Ser professor .....

Tanto ódio estou estupefacta. Qual é a sua profissão?

Só para a sua informação, nunca faltei um dia de trabalho na minha vida . Da 5 de Junho fui para as mesas e podia ter faltado e não faltei porque não achei justo para os alunos.
Parece que fui mal interpretado, eu não odeio ninguém, é um sentimento muito feio, apenas faz-me impressão as lamechices infundadas dos professores, pois têm uma vida profissional bem acima da média e estão sempre a lamentar-se, e quem não conhece o sistema por dentro apoia :)

Conheço bem o sistema através de laços familiares, mãe, tia e esposa.

areia para os olhos? não é por apontarem defeitos que se considera o ensino domiciliário como melhor.

Pois não, depende de quem ensinar e de quem aprender - hmm, onde é que já ouvi isto?

há aqui muitas incongruências. as reuniões de avaliação cingem-se a períodos de tempo curtos.
Talvez para quem tenha duas ou três turmitas e dê as notas em cima do joelho ou para agradar a todos. A sua preparação pode ser fácil ou difícil, conforme as turmas e conforme a seriedade que se quiser aplicar ao processo.

se planificam as aulas nesses períodos então não percebo as queixas que durante o ano para além das aulas ainda têm que ir para casa planificar as mesmas. se preparam as actividades nesse período então durante o restante ano é só por em prática, quando se vigiam e corrigem exames é-se dispensado de outras tarefas e acima de tudo remunerado para o fazerem.
Durante o ano planificam-se atividades e aulas especiais que às vezes demoram uma semana a preparar, quando se quer fazê-las como deve ser; esta planificação não se refere, obviamente, a uma aula normal, mal de mim se ainda agora não conseguisse dá-las em "velocidade de cruzeiro"; estas atividades têm que ser enquadradas no Projeto Educativo de Escola, caso tenhas ouvido falar nisso, e requerem aprovação superior (umas vezes do grupo e sempre do Conselho Pedagógico). As planificações no fim/princípio do ano referem-se ao médio/longo prazo e são feitas em reuniões que invariavelmente consomem várias sessões, pois os programas por vezes são alterados, o manual que se adota aconselha a ajustes, um colega fez uma formação que traz nova luz sobre um tema, o que se conhece da turma X aconselha outra abordagem, ou simplesmente quer-se experimentar se doutra maneira resulta melhor.
Nas reuniões de final de período fazem-se ainda ajustamentos, pois o ritmo das turmas não é todo igual e o ano não estica, por isso há que analisar onde se pode ir buscar aulas para compensar.

Como podes ver, pensavas que fazer planificações era apenas preparar sumários e resolver os exercícios da aula seguinte, mas há muito que ainda desconheces.

A vigilância dos exames decorre à parte de todas as outras funções e não dispensa ninguém de coisa alguma. Na minha escola até os membros do Secretariado de Exames fazem coadjuvâncias e são convocados para correção de provas, as quais não são pagas, como falsamente afirmas - consulta a lei, pois estás mal informado.

De resto, um professor é alguém que ensina, e pessoalmente custa-me muito ouvir perguntas dos alunos que nascem da sua natural curiosidade e da observação do que os rodeia e não saber responder a dúvidas que por vezes não têm nada a ver com a aula. Para isso tento diversificar as minhas leituras - faço-o porque quero e não tenho que ser pago para isso, mas um pouco de reconhecimento de vez em quando sabe bem.

os pará-quedistas fazem o que lhes é pedido.
que é proporcional à confiança que geram

são pagos bem demais tendo em conta a oferta existente de profissionais dessa área.
Pois, e a mim ninguém me tira que isso foi uma estratégia bem pensada precisamente para fundamentar esse argumento. Se houver 4 ou 5 debaixo de cada pedra, paga-se menos.
Esquecem-se, porém, da verdade de uma frase do pai da publicidade moderna: quando se paga amendoins, obtém-se macacos.

ganham mais que alguns e menos que outros, é uma não questão. para além disso os professores fazem questão de ter uma carreira própria.
Que nos vai sendo negada aos poucos e naquilo que mais diferença nos faz. Por isso é uma questão, pois disseram-nos que as diferenças eram para compensar o vencimento inferior; se as diferenças desaparecem, onde está a compensação?

peçam para se juntarem aos restantes técnicos superiores para poderem reclamar.
Pah, voto já em ti para MinEdu! Onde é que ponho a cruzinha??

não é certamente por os professores serem os segregados da sociedade.
Não diria tanto, pois opiniões como a tua são felizmente minoritárias.
Mas é especialmente por não se valorizar a escola nem se achar que dela pode advir um futuro melhor que estamos a ir cada vez mais para o fundo.

infelizmente ainda há muito professor arrogante e prepotente.
"Se queres conhecer a verdadeira natureza de alguém, dá-lhe poder" [;)]
E quantos chefes o são? Quantos empreiteiros? Quantos patrões?

é uma profissão como outra qualquer.
Estás profundamente errado: é a melhor de todas! [:cool:]

sinceramente não tenho dados mas lembro-me de ver aqui há algum tempo uma notícia e os professores julgo que vinham lá bem para o meio da tabela que era encabeçada por polícias, bombeiros, profissionais de saúde...
Tudo profissões de intenso contacto com o público: consegues ver a ligação?

faltou aos professores serem corporativistas para defenderem a dignidade da profissão, faltou saberem unir-se por aquilo que é realmente importante.
Olha que normalmente somos acusados precisamente do contrário. Mas se alguma de bom tiveram os governos anteriores, foi o de conseguirem unir uma classe desunida, com a qual sempre foi fácil fazer-se o que se quis. De resto não são os professores que concedem alvarás a universidades, nem são os professores que autorizam os numerus clausus.

outra coisa que os professores (e muitas outras classes) recusam: avaliação com consequências.
Outro mito: os professores não recusam ser avaliados - recusam é ser avaliados desta maneira!
E consequências? Quais? :confused: Temos a carreira congelada, uma avaliação positiva não serve para nada!

agora vais tentar convencer que chegas todos os dias tardíssimo a casa... é por estes exageros que muitas pessoas não os conseguem levar a sério. terão dias que chegam tarde, da mesma forma que terão dias que chegam cedo, dias que podem sair de casa mais tarde... como todas as profissões.
Peço desculpa se ficaste tentado a acreditar; apenas quis partilhar um aspeto do meu dia a dia, que não é refletido no meu horário letivo. Como deves ter ouvido, há instâncias dentro de uma escola que têm que ser preenchidas por professores (Direção, Conselho Pedagógico, Conselho Geral e outros grupos que se encarregam da gestão específica de projetos, por exemplo). E se calhar até admites a possibilidade de alguns desses professores estarem em mais do que uma dessas instâncias... Talvez nunca tenhas pensado nisso, é natural.

todos os que têm ideias diferentes são treinadores de bancada? muito bem.
São treinadores de bancada os que dizem que fariam melhor de um dia para o outro e os que falam sem terem lá passado o tempo suficiente para sequer perceberem as diversas faces do problema.

mas é a corporação professor que tudo fez para não haver avaliação, é a corporação professor que tudo faz que todos possam ser avaliados como muito bom ou excelente.
Já respondido.

pessoalmente não tenho qualquer inveja.
Pelos vistos nem tens como.

Continua a meter os pés pelas mãos, o que vai redundar em mais uma correcção. Com tanta asneira, não era de esperar que pensasse duas vezes antes de escrever?

Srº Professor corrija-me por favor, então os srs professores não têm direito por lei a colocar 7 artigos 102 ao longo do ano letivo? com o limite de 1 por mês?

102x.png

Última edição:
Pois não, depende de quem ensinar e de quem aprender - hmm, onde é que já ouvi isto?

Talvez para quem tenha duas ou três turmitas e dê as notas em cima do joelho ou para agradar a todos. A sua preparação pode ser fácil ou difícil, conforme as turmas e conforme a seriedade que se quiser aplicar ao processo.

nem que tenhas 10 turmas, as reuniões são em períodos de tempo curtos a menos que se ultrapassem todos os prazos aceitáveis para publicar a avaliação.

Durante o ano planificam-se atividades e aulas especiais que às vezes demoram uma semana a preparar, quando se quer fazê-las como deve ser; esta planificação não se refere, obviamente, a uma aula normal, mal de mim se ainda agora não conseguisse dá-las em "velocidade de cruzeiro"; estas atividades têm que ser enquadradas no Projeto Educativo de Escola, caso tenhas ouvido falar nisso, e requerem aprovação superior (umas vezes do grupo e sempre do Conselho Pedagógico). As planificações no fim/princípio do ano referem-se ao médio/longo prazo e são feitas em reuniões que invariavelmente consomem várias sessões, pois os programas por vezes são alterados, o manual que se adota aconselha a ajustes, um colega fez uma formação que traz nova luz sobre um tema, o que se conhece da turma X aconselha outra abordagem, ou simplesmente quer-se experimentar se doutra maneira resulta melhor.
Nas reuniões de final de período fazem-se ainda ajustamentos, pois o ritmo das turmas não é todo igual e o ano não estica, por isso há que analisar onde se pode ir buscar aulas para compensar.

Como podes ver, pensavas que fazer planificações era apenas preparar sumários e resolver os exercícios da aula seguinte, mas há muito que ainda desconheces.

A vigilância dos exames decorre à parte de todas as outras funções e não dispensa ninguém de coisa alguma. Na minha escola até os membros do Secretariado de Exames fazem coadjuvâncias e são convocados para correção de provas, as quais não são pagas, como falsamente afirmas - consulta a lei, pois estás mal informado.

quando é que deixou de ser remunerada? de resto se deixou de ser remunerada ainda bem... a avaliação é parte da função dos professores logo não vejo qualquer motivo para que recebam extra por essa função.

De resto, um professor é alguém que ensina, e pessoalmente custa-me muito ouvir perguntas dos alunos que nascem da sua natural curiosidade e da observação do que os rodeia e não saber responder a dúvidas que por vezes não têm nada a ver com a aula. Para isso tento diversificar as minhas leituras - faço-o porque quero e não tenho que ser pago para isso, mas um pouco de reconhecimento de vez em quando sabe bem.

o reconhecimentos tens no fim do mesmo quando te pagam certinho.

que é proporcional à confiança que geram

que é proporcional às responsabilidades que lhes atribuam. podemos andar aqui em pescadinha de rabo na boca mas se não atribuem responsabilidades aos contratados não podem obviamente esperar que gerem confiança em algo que não os deixam fazer.

Pois, e a mim ninguém me tira que isso foi uma estratégia bem pensada precisamente para fundamentar esse argumento. Se houver 4 ou 5 debaixo de cada pedra, paga-se menos.
Esquecem-se, porém, da verdade de uma frase do pai da publicidade moderna: quando se paga amendoins, obtém-se macacos.

é a dura lei do mercado.

Que nos vai sendo negada aos poucos e naquilo que mais diferença nos faz. Por isso é uma questão, pois disseram-nos que as diferenças eram para compensar o vencimento inferior; se as diferenças desaparecem, onde está a compensação?

a vocês a a toda a função pública.

Pah, voto já em ti para MinEdu! Onde é que ponho a cruzinha??

não se vota em ministros.

Não diria tanto, pois opiniões como a tua são felizmente minoritárias.
Mas é especialmente por não se valorizar a escola nem se achar que dela pode advir um futuro melhor que estamos a ir cada vez mais para o fundo.

desta escola actual, do facilitismo, das novas oportunidades, dos cefs não vem certamente nenhum futuro melhor.

"Se queres conhecer a verdadeira natureza de alguém, dá-lhe poder" [;)]
E quantos chefes o são? Quantos empreiteiros? Quantos patrões?

também há os prepotentes e arrogantes cujo único poder é o de escolherem o que janta.
Estás profundamente errado: é a melhor de todas! [:cool:]

para ti.

Tudo profissões de intenso contacto com o público: consegues ver a ligação?

o que vejo é que mais uma vez disseste algo que não é correcto.

Olha que normalmente somos acusados precisamente do contrário. Mas se alguma de bom tiveram os governos anteriores, foi o de conseguirem unir uma classe desunida, com a qual sempre foi fácil fazer-se o que se quis. De resto não são os professores que concedem alvarás a universidades, nem são os professores que autorizam os numerus clausus.

só o são em algumas coisas... infelizmente não o são em assuntos que não envolvam dinheiro e progressão na carreira para todos.

Outro mito: os professores não recusam ser avaliados - recusam é ser avaliados desta maneira!
E consequências? Quais? :confused: Temos a carreira congelada, uma avaliação positiva não serve para nada!

não avançaram com nenhum proposta alternativa.

Peço desculpa se ficaste tentado a acreditar; apenas quis partilhar um aspeto do meu dia a dia, que não é refletido no meu horário letivo. Como deves ter ouvido, há instâncias dentro de uma escola que têm que ser preenchidas por professores (Direção, Conselho Pedagógico, Conselho Geral e outros grupos que se encarregam da gestão específica de projetos, por exemplo). E se calhar até admites a possibilidade de alguns desses professores estarem em mais do que uma dessas instâncias... Talvez nunca tenhas pensado nisso, é natural.

São treinadores de bancada os que dizem que fariam melhor de um dia para o outro e os que falam sem terem lá passado o tempo suficiente para sequer perceberem as diversas faces do problema.

Já respondido.

Pelos vistos nem tens como.

instâncias essas que conduzem a reduções na carga lectiva não é verdade?

nem que tenhas 10 turmas, as reuniões são em períodos de tempo curtos a menos que se ultrapassem todos os prazos aceitáveis para publicar a avaliação.

Falamos de coisas diferentes: eu falo do antes e tu do depois. De resto, há uma diferença entre interrupção letiva e férias, mas ou desconheces ou convém-te desconhecer.

quando é que deixou de ser remunerada? de resto se deixou de ser remunerada ainda bem... a avaliação é parte da função dos professores logo não vejo qualquer motivo para que recebam extra por essa função.
O teu desconhecimento e desatualização da profissão é preocupante [s)]

o reconhecimentos tens no fim do mesmo quando te pagam certinho.
Falas do que é justamente devido pelo cumprimento de uma função. Desde quando o cumprimento da lei pelo empregador é reconhecimento?

que é proporcional às responsabilidades que lhes atribuam. podemos andar aqui em pescadinha de rabo na boca mas se não atribuem responsabilidades aos contratados não podem obviamente esperar que gerem confiança em algo que não os deixam fazer.
Hesitei em escrever essas linhas, pois a maioria dos contratados com que me tenho cruzado fazem um excelente trabalho, e sei que fui extremamente injusto para eles.
No entanto, em momento algum me deste a entender que te enquadras neste grupo.

é a dura lei do mercado.
e aquilo que infelizmente vai dando razão a quem quer denegrir quem se entrega a esta profissão.

a vocês a a toda a função pública.
Falei dos professores porque o tópico é sobre eles.

não se vota em ministros.
Às vezes gosto de recorrer à ironia; para a próxima aviso antes de o fazer (ops, devia ter avisado).

desta escola actual, do facilitismo, das novas oportunidades, dos cefs não vem certamente nenhum futuro melhor.
A primeira coisita de jeito que disseste até agora...

também há os prepotentes e arrogantes cujo único poder é o de escolherem o que janta.
(sem sentido)

Claro! Para ti nao é certamente, pois caso não tenhas reparado é de professores como tu que os outros users se queixam, dos que não têm apego à profissão, dos que vêem o Ensino como um trabalho, algo unicamente para lhes pôr um prato à frente, quando ensinar é algo muito maior.

o que vejo é que mais uma vez disseste algo que não é correcto.
É correto, a tua azia é que to impede de ver.

só o são em algumas coisas... infelizmente não o são em assuntos que não envolvam dinheiro e progressão na carreira para todos.
Isso é pura mentira e maledicência, nem sequer faz sentido. Acho que o adiantado da hora se começa a fazer sentir sobre o teu discernimento.

não avançaram com nenhum proposta alternativa.
Foram muitas e todas rejeitadas. Por amor da santa: lê jornais ao menos, homem!

instâncias essas que conduzem a reduções na carga lectiva não é verdade?
O teu desconhecimento e desatualização da profissão é preocupante [s)]

É bom que saias do Ensino o mais depressa possível - definitivamente não é para ti, vais prejudicar o futuro de muitos jovens que te iriam parar às mãos.
Não compreendes o que é ser professor nem revelas qualquer vontade em aprendê-lo.
Sai rapidinho, só precisamos é de quem quiser ajudar.

Última edição:
O pateta não gostou do epíteto que a si próprio atribuiu e tenta colar a falha que possui noutra caderneta que não a sua. É feio. Mais: é pateta.

Quase isso.. Fazes lembrar o zero07 esse mítico user que tinha a mania de inverter os assuntos.. As tuas tentativas de sair na mó de cima são uma nulidade (entenda-se aspirante a poeta LOL) já perdeste há muito tempo a credibilidade, és mal educado e pensas que tens sempre razão. Indirectamente estás a defender que a tua classe é 100% perfeita, quando não há nada perfeito ainda por cima em Portugal.

Fica bem e trata bem os teus alunos.

Algum dos professores que anda aqui negou ter esse tempo de pausa, o horário, o vencimento, não!

Para variar, está distraído e fala do que não sabe. Como é óbvio, já foi contrariado em quase tudo.

Segue mais uma:

Diário da República nº 190 Série I de 30/09/2009 disse:
Decreto-Lei nº 270/2009 de 30-09-2009
ANEXO I - Republicação do Estatuto da Carreira dos Educadores de Infância e dos Professores dos Ensinos Básico e Secundário
CAPÍTULO X - Condições de trabalho
SUBCAPÍTULO III - Férias, faltas e licenças
SECÇÃO III - Faltas
----------
Artigo 102.º - Faltas por conta do período de férias

1 - O docente pode faltar um dia útil por mês, por conta do período de férias, até ao limite de cinco dias úteis por ano.
2 - As faltas previstas no presente artigo quando dadas por docente em período probatório apenas podem ser descontadas nas férias do próprio ano.
3 - O docente que pretenda faltar ao abrigo do disposto no presente artigo deve solicitar, com a antecedência mínima de três dias úteis, autorização escrita ao órgão de direcção executiva do respectivo estabelecimento de educação ou de ensino, ou se tal não for comprovadamente possível, no próprio dia, por participação oral, que deve ser reduzida a escrito no dia em que o docente regresse ao serviço.
4 - As faltas a tempos lectivos por conta do período de férias são computadas nos termos previstos do n.º 5 do artigo 94.º, até ao limite de quatro dias, a partir do qual são consideradas faltas a um dia.

Este excerto segue completo, para que todos percebam melhor a manipulação que tem feito neste tópico. Possíveis cinco dias por ano, descontados no período de férias, desde que autorizados pela Direcção, algo que convenientemente se esqueceu de mencionar.

Fico à espera de mais uma retratação. (Já lhes perdi a conta...)

Quase isso.. Fazes lembrar o zero07 esse mítico user que tinha a mania de inverter os assuntos.. As tuas tentativas de sair na mó de cima são uma nulidade (entenda-se aspirante a poeta LOL) já perdeste há muito tempo a credibilidade, és mal educado e pensas que tens sempre razão. Indirectamente estás a defender que a tua classe é 100% perfeita, quando não há nada perfeito ainda por cima em Portugal.

Fica bem e trata bem os teus alunos.

Não te irrites, que a falta de educação que mostras já chegava para te qualificar. Nada contribuíste para o tópico, para além de umas tiradas nulas, de um intelecto difícil de adjectivar. Preferiste, na primeira vez que a mim te dirigiste, afirmar que "Para professor/a podias ser mais educado..". Só isto chegava para perceber ao que vinhas, e não desiludiste.

Não te melindres agora se as respostas que recebes seguem o diapasão que tocaste. Resigna-te. Credibilidade nunca mostraste um vestígio que fosse, para ainda acusares quem quer que seja de não a possuir. Que pobreza de espírito, francamente.

Que falta de poder de encaixe e respeito tu tens... Também és assim com os teus alunos?

Essa tentativa de colar o que aqui dizemos com a nossa profissão não só fica muito mal como me leva a perguntar se não consegues diferenciar a tua postura num fórum com a tua postura profissional. É para ti tudo o mesmo?

É que se isto que aqui mostram é indicativo do que fazem no vosso trabalho, pobre de quem vos paga.

Essa tentativa de colar o que aqui dizemos com a nossa profissão não só fica muito mal como me leva a perguntar se não consegues diferenciar a tua postura num fórum com a tua postura profissional. É para ti tudo o mesmo?

É que se isto que aqui mostram é indicativo do que fazem no vosso trabalho, pobre de quem vos paga.

Lamento, mas não vou descer ao teu nível, mesmo sendo no fórum. Felizmente no meu trabalho pagam-me para ter opinião própria mas também ouvir os outros e saber ouvir. Podes estar descansado que o meu patrão não passa mal. [;)]

Voltar
Superior