Ser professor .....

E novamente a mesma história, um tópico sobre professores e já vai quase com 10 páginas em menos de 1 dia...

Para mim (que também pertenço à classe) não me parece relevante colocarmos tópicos destes, pois já sabemos o que esperar dos outros, por muito que se explique jamais mudarão as suas ideias sobre a "boa" vida dos profs... outro lado, também não vale a pena falar das dificuldades/lamentações da profissão docente, pois elas existem por todo o lado.

Acima de tudo deveríamos respeitar o trabalho de cada um, o que cada vez se verifica menos.

Em Portugal, quase toda a gente percebe de futebol. Comenta alegremente características ténicas, tácticas, físicas, mentais de jogadores; discutem opções dos treinadores, etc, etc. Tudo bem, faz parte do jogo, da mediatização, do lucro, mas também do desejo intrínseco de nos revermos nas vidas aparentemente glamourosas das personagens futebolísticas.

De educação também todos percebemos e não porque tivessemos tirado licenciaturas, mestrados ou doutoramentos na área, mas porque simplesmentes andámos muitos anos a levar na cabeça dessas entidades, antes semi-divinas, mas agora apenas humanas, porque já somos adultos e vêmo-lhes os defeitos à distância. Lembramo-nos os tempos em que fomos enxovalhados por esta ou aquela professora, do percurso académico que não conseguimos ter, do curso que não tirámos, da profissão que não temos, da vida que nos resta!
Os professores são os culpados de tudo! Não nós simples mortais que tudo o que queriamos era profissionalismo. Nós os alunos! Essas crianças e jovens portuguesas, ávidas por conhecer, por saber mais; sempre concentradíssimos, com respeito e atenção! Se algo vai mal neste país é por culpa dos professores!

Querem que fale mais de quê? De médicos? De juízes? De entregadores de pizza? De operadores de call center? Disponham. Vá lá. Eu como qualquer português estou cá para dar opiniões completamente fundamentadas sobre tudo!

Outro tópico de professores...

Confesso que não li tudo, mas do que li tirei as criticas normais à classe.. Horário de sonho, ordenado de sonho, no fundo profissão de sonho...

Não consigo criticar qq profissão. Quem trabalha merece o nosso profundo respeito pois somos nós que andamos a aguentar o barco.

Este ano "calhou-me" uma direcção de turma e os pais que mais criticam os professores são aqueles que estão desempregados e a receber do que eu desconto. Se calhar têm tempo livre demais para se preocupar com os "outros"...

São uns coitadinhos, os professores. Pobres desgraçados, que trabalham de sol a sol. Só se esquecem de referir as boas reformas que mais tarde auferem à conta de cursos pós-laborais tirados no Piaget, por exemplo, onde lhes basta fazerem um trabalho de bricolage e estão aprovados, ou então aqueles que se cagam de alto para o futuro dos alunos que têm nas suas mãos e vão para as aulas para fazer tudo menos ensinar. Pobres coitados.

Borboleta com eles!![:p]

São uns coitadinhos, os professores. Pobres desgraçados, que trabalham de sol a sol. Só se esquecem de referir as boas reformas que mais tarde auferem à conta de cursos pós-laborais tirados no Piaget, por exemplo, onde lhes basta fazerem um trabalho de bricolage e estão aprovados, ou então aqueles que se cagam de alto para o futuro dos alunos que têm nas suas mãos e vão para as aulas para fazer tudo menos ensinar. Pobres coitados. Post candidato ao post mais dor de cotovelo do ano.[8b]

Inveja, meu caro?:sh)[8b]
A azul

Para acabar a minha participação aqui...

É impossível ter-se uma conversa sobre professores sem a levar para os extremos. De um lado os professores não conseguem lidar com qualquer critica (fiz algumas e fui logo massacrado) e quem está de fora também parece que tem um ódio aos professores, não conseguindo distinguir os bons dos maus.

Como em qualquer discussão vão-se buscar os extremos para fundamentar o que dizemos, seja de um lado ou do outro. Pessoalmente tentei ter algum bom senso nas opiniões, como tento sempre, fundamentando-as. É normal que mande uns tiros ao lado, pois não estou dentro do meio, mas penso que um fórum é isto mesmo. Se cada um fosse falar apenas do que sabe não haveria offtopic! Mau é quando a argumentação passa para o insulto e não para factos, viu-se isso dos dois lados.

Para terminar, não invejo nada os professores por muitas razões, tal como os professores não me devem invejar a mim. Cada um escolhe o seu percurso e tem de se sentir bem com ele. Olhar a uma profissão apenas pelas regalias, salário, tempo livre, etc. pode dar muito mau resultado caso algo mude.

Para acabar a minha participação aqui...

É impossível ter-se uma conversa sobre professores sem a levar para os extremos. De um lado os professores não conseguem lidar com qualquer critica (fiz algumas e fui logo massacrado) e quem está de fora também parece que tem um ódio aos professores, não conseguindo distinguir os bons dos maus.

Como em qualquer discussão vão-se buscar os extremos para fundamentar o que dizemos, seja de um lado ou do outro. Pessoalmente tentei ter algum bom senso nas opiniões, como tento sempre, fundamentando-as. É normal que mande uns tiros ao lado, pois não estou dentro do meio, mas penso que um fórum é isto mesmo. Se cada um fosse falar apenas do que sabe não haveria offtopic! Mau é quando a argumentação passa para o insulto e não para factos, viu-se isso dos dois lados.

Para terminar, não invejo nada os professores por muitas razões, tal como os professores não me devem invejar a mim. Cada um escolhe o seu percurso e tem de se sentir bem com ele. Olhar a uma profissão apenas pelas regalias, salário, tempo livre, etc. pode dar muito mau resultado caso algo mude.

Na profissão há os bons e os maus profissionais e a sensação que tenho é que os maus profissionais são constantemente protegidos pelos sindicatos do sector.[8b]:sh)

Na profissão há os bons e os maus profissionais e a sensação que tenho é que os maus profissionais são constantemente protegidos pelos sindicatos do sector.[8b]:sh)

Como em todas as profissões Joana! O corporativismo é um dos problemas da sociedade, mas a verdade é que sem os sindicatos, os trabalhadores seriam pouco mais do que mão-de-obra descartável...

A verdade é que a profissão de professor é muito exigente e há muitos que não têm nem nunca tiveram vocação nem estofo para a aguentar. Por outro lado, as condições materiais e humanas da educação em Portugal sobrecarrega ainda mais os docentes, porque faz depender das suas características pessoais a capacidade de se impor na sala de aula. Ou seja, o profissional não emana um especial respeito, sendo obrigado a perder tempo e energia com a simples manutenção da ordem para depois poder trabalhar um bocadinho e devagar com os alunos...

Precisamente, eu se fosse professor mandava o sindicato dar uma volta. Nas vossas manifestações eles a única coisa que fizeram foi dar uma má imagem dos professores. Os sindicatos estão muito desfasados da realidade e têm uma postura que apenas prejudica os jovens profissionais.

Precisamente, eu se fosse professor mandava o sindicato dar uma volta. Nas vossas manifestações eles a única coisa que fizeram foi dar uma má imagem dos professores. Os sindicatos estão muito desfasados da realidade e têm uma postura que apenas prejudica os jovens profissionais.

totalmente de acordo... um dos motivos pelos quais não sou sindicalizado em nenhuma das profissões que exerço, e os sindicatos a que me poderia associar considero que estão uns degraus acima da qualidade média dos sindicatos nacionais.

Outro tópico de professores...

Confesso que não li tudo, mas do que li tirei as criticas normais à classe.. Horário de sonho, ordenado de sonho, no fundo profissão de sonho...

Não consigo criticar qq profissão. Quem trabalha merece o nosso profundo respeito pois somos nós que andamos a aguentar o barco.

Este ano "calhou-me" uma direcção de turma e os pais que mais criticam os professores são aqueles que estão desempregados e a receber do que eu desconto. Se calhar têm tempo livre demais para se preocupar com os "outros"...

é comum em todas as escolas......... muito tempo livre

Ó meus amigos, sou professor com muito orgulho. Como em todo o lado, há bons ou mais. Há engenheiros cujas estruturas rebentam sem mais nem menos, arquitectos que desenham aberrações, médicos que falham diagnósticos, etc. Estavamos aqui o dia todo.

Eu respeito as outras profissões como gosto que respeitem a minha. Já agora não sou sindicalizado nem gosto de sindicatos. Afinal, cheguei à conclusão que pagava 1% do meu salário para estar alimentar pessoas que apenas e só vão ser sempre do contra.

E sou a favor de avaliação (não nos moldes actuais) para diferenciar os que trabalham e se esforçam mais. Ponto final.

Ps- E não venham com aquela argumentação de que professor é para quem não sabe fazer mais nada, porque as escolas estão cheias de engenheiros civis, engenheiros mecânicos, arquitectos, advogados, contabilistas, etc. Por que será? Do guaraná é que não é.

Última edição:
E eu a pensar que só existem engenheiros, médicos, advogados, policias, etc, etc... porque existem professores para os ensinar a ser o que são...

... provavelmente estou errado, já devem ter nascido com formação. :sh)

E eu a pensar que só existem engenheiros, médicos, advogados, policias, etc, etc... porque existem professores para os ensinar a ser o que são...

... provavelmente estou errado, já devem ter nascido com formação. :sh)

engenheiros, médicos, advogados, polícias que também são alguns deles professores dos professores "tradicionais"

Como em todas as profissões Joana! O corporativismo é um dos problemas da sociedade, mas a verdade é que sem os sindicatos, os trabalhadores seriam pouco mais do que mão-de-obra descartável...

A verdade é que a profissão de professor é muito exigente e há muitos que não têm nem nunca tiveram vocação nem estofo para a aguentar. Por outro lado, as condições materiais e humanas da educação em Portugal sobrecarrega ainda mais os docentes, porque faz depender das suas características pessoais a capacidade de se impor na sala de aula. Ou seja, o profissional não emana um especial respeito, sendo obrigado a perder tempo e energia com a simples manutenção da ordem para depois poder trabalhar um bocadinho e devagar com os alunos...

Posso ter exagerado no meu post, mas nas escolas por onde passei, tive essa sensação.

Querem ver que tu consegues ter a omelete feita antes de meteres os ovos na frigideira? :O

não, mas se amanhã deixasse de haver a profissão de professor as pessoas continuariam a aprender... durante anos e anos não houve professores com a definição que se dá hoje e sempre houve aprendizagem e produção de novo conhecimento.

não é por serem a base da cadeia actual que são imunes a críticas ou reparos.

não, mas se amanhã deixasse de haver a profissão de professor as pessoas continuariam a aprender... durante anos e anos não houve professores com a definição que se dá hoje e sempre houve aprendizagem e produção de novo conhecimento.

não é por serem a base da cadeia actual que são imunes a críticas ou reparos.

Eu pelo menos não os quero imunes a criticas ou reparos, são seres humanos como todos os outros, e como tal existem bons e maus profissionais como em todas as outras profissões.

Só acho é que se são a "base da cadeia actual" têm de ser tratados com o devido respeito, pois eu pelo menos se hoje sei ler e escrever foi graças aos professores que tive.

Eu pelo menos não os quero imunes a criticas ou reparos, são seres humanos como todos os outros, e como tal existem bons e maus profissionais como em todas as outras profissões.

Só acho é que se são a "base da cadeia actual" têm de ser tratados com o devido respeito, pois eu pelo menos se hoje sei ler e escrever foi graças aos professores que tive.

é um ponto de vista... eu sei ler porque uma pessoa me ensinou, foi um professor... podia ter sido um médico ou um advogado, podia ter sido a minha mãe que era uma simples dona de casa (por acaso até foi mesmo ela quem me ensinou a ler e escrever).

Voltar
Superior