Ser professor .....

pipocas.jpg

Alguém é servido?

Após estes insultos, faltas de respeito e má educação, ainda há quem fale para ele? Deixam-no falar sozinho.

Os teus posts, sem uns nove ou dez smileys, parecem, sei lá, cinzentos e tristes. Perdem força. Não pode ser. Mete lá aí uma bonecada qualquer. Um pateta, por exemplo. Mas calado, que quando abre a boca, soa pouco educadito, coitado. [:)] (É fácil, como vês.)

Lamento, mas não vou descer ao teu nível, mesmo sendo no fórum. Felizmente no meu trabalho pagam-me para ter opinião própria mas também ouvir os outros e saber ouvir. Podes estar descansado que o meu patrão não passa mal. [;)]

Não gostaste, tens bom remédio. Não voltes a chamar a competência profissional de outros para a discussão. É uma regra básica de educação que eu gosto de ver respeitada.

Até outro dia, que já é tarde o suficiente para quem amanhã está a trabalhar bem cedo. Não sei a fazer o quê, pelo que aqui se diz, já que estou aparentemente de férias...

Fiquem bem.

Falamos de coisas diferentes: eu falo do antes e tu do depois. De resto, há uma diferença entre interrupção letiva e férias, mas ou desconheces ou convém-te desconhecer.

O teu desconhecimento e desatualização da profissão é preocupante [s)]

Falas do que é justamente devido pelo cumprimento de uma função. Desde quando o cumprimento da lei pelo empregador é reconhecimento?

Hesitei em escrever essas linhas, pois a maioria dos contratados com que me tenho cruzado fazem um excelente trabalho, e sei que fui extremamente injusto para eles.
No entanto, em momento algum me deste a entender que te enquadras neste grupo.

e aquilo que infelizmente vai dando razão a quem quer denegrir quem se entrega a esta profissão.

Falei dos professores porque o tópico é sobre eles.

Às vezes gosto de recorrer à ironia; para a próxima aviso antes de o fazer (ops, devia ter avisado).

A primeira coisita de jeito que disseste até agora...

(sem sentido)

Claro! Para ti nao é certamente, pois caso não tenhas reparado é de professores como tu que os outros users se queixam, dos que não têm apego à profissão, dos que vêem o Ensino como um trabalho, algo unicamente para lhes pôr um prato à frente, quando ensinar é algo muito maior.

É correto, a tua azia é que to impede de ver.

Isso é pura mentira e maledicência, nem sequer faz sentido. Acho que o adiantado da hora se começa a fazer sentir sobre o teu discernimento.

Foram muitas e todas rejeitadas. Por amor da santa: lê jornais ao menos, homem!

O teu desconhecimento e desatualização da profissão é preocupante [s)]

É bom que saias do Ensino o mais depressa possível - definitivamente não é para ti, vais prejudicar o futuro de muitos jovens que te iriam parar às mãos.
Não compreendes o que é ser professor nem revelas qualquer vontade em aprendê-lo.
Sai rapidinho, só precisamos é de quem quiser ajudar.

eu ando atento à minha profissão. as funções de docente são um adicional feito por gosto e são feitas no ensino politécnico. tu é que tens estado distraído.

simplesmente limito-me a dar a minha opinião. tu limitas-te a dizer que estou desactualizado.

o único reconhecimento que um profissional deve esperar é a retribuição pelas suas funções. o ensino é um emprego por muito que te custe ou os professores trabalham de borla?

e eu tenho azia porquê? porque não concordo com o rebanho? lamento mas isso não é ter azia é ser capaz de formar opinião independentemente das linhas que regem a maioria das pessoas.

as propostas de avaliação foram basicamente dizer "não queremos". mas se tiveres link para alguma proposta concreta preto no branco avançada por alguma das muitas estruturas em que os professores se associam gostaria de as ler.

Para variar, está distraído e fala do que não sabe. Como é óbvio, já foi contrariado em quase tudo.

Segue mais uma:

Este excerto segue completo, para que todos percebam melhor a manipulação que tem feito neste tópico. Possíveis cinco dias por ano, descontados no período de férias, desde que autorizados pela Direcção, algo que convenientemente se esqueceu de mencionar.

Fico à espera de mais uma retratação. (Já lhes perdi a conta...)

O Sr Professor, não tem qualquer razão, no meio de tanta atividade não se atualizou :)
=> http://legislacao.min-edu.pt/np4/np3content/?newsId=4944&fileName=decreto_lei_75_2010.pdf

O Decreto-Lei 75/2010 de 23 de Junho vem alterar um série de coisas no ECD e um dos artigos revogados foi precisamente o 102º.

Como 5 dias por ano eram poucos, conseguiram que lhes dessem mais 2 :sh)

E agora vou-lhe explicar como se utilizam os 102's, sempre que o motivo da falta seja previsível, terá solicitar com cinco dias de antecedência à Direção, que poderá autorizar ou não, mas agora tome muita atenção, quando quiser faltar sem dar cavaco a ninguém nem solicitar autorização, basta faltar, quando regressar ao serviço, preenche o impresso de justificação de falta e na parte que diz "Motivo:" o sr professor coloca "indisposição" ou outro motivo qualquer desde que seja imprevisível e a sua falta está justificada não carecendo de qualquer autorização [;)]

Qualquer funcionário(público ou privado) pode tirar dias por conta do período das férias, certo?
Certo, mas depois quando chegar a altura de marcar as suas férias, em vez de ter 25 dias, tem 24, 23, etc então um tipo pensa duas vez antes de faltar, só se tiver mesmo que ser.
Já os srs professores não têm esse problema, eles tal como o comum dos trabalhadores também descontam os dias dados ao longo do ano, mas assim que acabam as atividades que lhes foram atribuídas(faladas anteriormente) os srs professores desaparecem do recinto escolar e mesmo não estando oficialmente de férias, na prática estão, ou seja, os dias descontados não fazem qualquer mossa.

Quer que continue a falar dos podres do sistema?

Última edição:
Essa tentativa de colar o que aqui dizemos com a nossa profissão não só fica muito mal como me leva a perguntar se não consegues diferenciar a tua postura num fórum com a tua postura profissional. É para ti tudo o mesmo?

É que se isto que aqui mostram é indicativo do que fazem no vosso trabalho, pobre de quem vos paga.

mas a tentativa de colar o que aqui dizemos e a forma como dizemos à nossa postura profissional é algo que também tu fazes com boquinhas e mais boquinhas.

como por exemplo eu não usar maiúsculas nos meus posts.

quando dizes que existem licenciados em química a ensinar anatomia, insinuando que esses não são competentes.

enfim... tens postos em causa a competência de várias pessoas de forma mais ou menos clara... mas claro que o teu profissionalismo e competência têm que ser inatacáveis.

Caro Farang

Caro Farang

Pois é, li um pouco deste tópico mas como já sabia no que ia dar passei para as duas últimas páginas do mesmo. Contudo reparei nos seus post´s e pensei... pois é deve trabalhar na secretaria de uma escola para estar tão bem informado sobre horários, artigos e afins e realmente ele descreve comportamentos que não são generalizados mas que acontecem nas escolas (em cada 100 arrisco uns 10 a 15). Já sabemos que as direcções, muitas das vezes, ao conhecer esses baldas mandam o trabalho para cima dos que cumprem (exames, vigilâncias, projectos e muitas outras coisas) que são grande parte dos professores. Afinal não, não trabalha numa secretaria.......

Parece que fui mal interpretado, eu não odeio ninguém, é um sentimento muito feio, apenas faz-me impressão as lamechices infundadas dos professores, pois têm uma vida profissional bem acima da média e estão sempre a lamentar-se, e quem não conhece o sistema por dentro apoia :)

Conheço bem o sistema através de laços familiares, mãe, tia e esposa.

Deve ter um "Pó" à sua mãe , tia e esposa que é obra.....
Ou a sua mãe e tia deserdaram-no, ou a sua esposa pediu-lhe o divórcio ...... ou então uma terceira hipótese , são as três más profissionais.

Com tanta "mordomia" na classe docente , o que é que está a espera para se tornar num?

Deve ter um "Pó" à sua mãe , tia e esposa que é obra.....
Ou a sua mãe e tia deserdaram-no, ou a sua esposa pediu-lhe o divórcio ...... ou então uma terceira hipótese , são as três más profissionais.

Com tanta "mordomia" na classe docente , o que é que está a espera para se tornar num?
Repara, estes debates são recorrentes cá em casa e nem sempre acabam bem :)

É uma profissão nobre, apesar de ter sido criado no meio, nunca ambicionei ser professor, não gosto, não tenho vocação e não gosto das lamurias da classe.

É um bocado triste ver este tópico descambar. Tenho dificuldade em compreender o porquê de tanta animosidade contra os professores. Mas ainda compreendo menos, quando há professores a denegrirem colegas. Já aqui foi dito que existem bons e maus profissionais em todas as profissões. Os professores não têm o monopólio da sabedoria nem da razão e há muitas outras profissões que considero igualmente nobres (nomeadamente na área da saúde).

Não são só os alunos que aprendem connosco, nós também retiramos muitos ensinamentos do contacto que temos com eles. Não sabemos, a priori, tudo sobre todas as matérias e o melhor que temos a fazer, quando confrontados com a nossa ignorância é admiti-la. Já me aconteceu, várias vezes, em plena aula não conseguir responder a uma pergunta de um aluno (sobre animais, plantas…). Normalmente, respondo: “Sinceramente não me recordo desse assunto, mas vamos combinar uma coisa. O meu trabalho para casa hoje vai ser investigar sobre isso e amanhã trago-vos a resposta”. Eles ficavam todos contentes com a inversão de papéis e eu pensava. “ Desta, já me safei, amanhã tenho de saber tudo sobre esse assunto”.No dia seguinte, acreditem, perguntavam mal chegavam à sala: “Então professora, já sabe porque é que …”.

É só um exemplo para vos dizer que uma das melhores coisas que esta profissão tem é a de despertar a vontade de aprender cada vez mais, de nos superarmos enquanto profissionais e enquanto pessoas.

Este tópico poderia ser um sítio onde os professores poderiam contar um pouco da sua experiência e explicar a quem não compreende, o porquê de continuarmos na profissão, apesar dos obstáculos e incompreensões com que deparamos diariamente. Realçar os aspectos positivos, sob pena de parecer que passamos a vida a fazermo-nos de vítimas do sistema. Contra mim falo. Apesar de todos os inconvenientes e do trabalho excessivo, a verdade é que estou sempre ansiosa para que comece o novo ano lectivo e cheia de energia. O resto, são ossos do ofício.

Cumps

É um bocado triste ver este tópico descambar. Tenho dificuldade em compreender o porquê de tanta animosidade contra os professores. Mas ainda compreendo menos, quando há professores a denegrirem colegas. Já aqui foi dito que existem bons e maus profissionais em todas as profissões. Os professores não têm o monopólio da sabedoria nem da razão e há muitas outras profissões que considero igualmente nobres (nomeadamente na área da saúde).

Não são só os alunos que aprendem connosco, nós também retiramos muitos ensinamentos do contacto que temos com eles. Não sabemos, a priori, tudo sobre todas as matérias e o melhor que temos a fazer, quando confrontados com a nossa ignorância é admiti-la. Já me aconteceu, várias vezes, em plena aula não conseguir responder a uma pergunta de um aluno (sobre animais, plantas…). Normalmente, respondo: “Sinceramente não me recordo desse assunto, mas vamos combinar uma coisa. O meu trabalho para casa hoje vai ser investigar sobre isso e amanhã trago-vos a resposta”. Eles ficavam todos contentes com a inversão de papéis e eu pensava. “ Desta, já me safei, amanhã tenho de saber tudo sobre esse assunto”.No dia seguinte, acreditem, perguntavam mal chegavam à sala: “Então professora, já sabe porque é que …”.

É só um exemplo para vos dizer que uma das melhores coisas que esta profissão tem é a de despertar a vontade de aprender cada vez mais, de nos superarmos enquanto profissionais e enquanto pessoas.

Este tópico poderia ser um sítio onde os professores poderiam contar um pouco da sua experiência e explicar a quem não compreende, o porquê de continuarmos na profissão, apesar dos obstáculos e incompreensões com que deparamos diariamente. Realçar os aspectos positivos, sob pena de parecer que passamos a vida a fazermo-nos de vítimas do sistema. Contra mim falo. Apesar de todos os inconvenientes e do trabalho excessivo, a verdade é que estou sempre ansiosa para que comece o novo ano lectivo e cheia de energia. O resto, são ossos do ofício.

Cumps

do meu ponto de vista ter opiniões e pontos de vista diferentes não é denegrir. há é quem tenha dificuldade em encaixar críticas. essa ideia de que se são todos professores então devem todos pensar da mesma forma não faz sentido.

do meu ponto de vista ter opiniões e pontos de vista diferentes não é denegrir. há é quem tenha dificuldade em encaixar críticas. essa ideia de que se são todos professores então devem todos pensar da mesma forma não faz sentido.

O problema não está no facto de termos opiniões diferentes uns dos outros. Isso é salutar. É o tom de azedume ou de gozo utilizados, a roçar a agressão verbal e pessoal. Isso é que era desnecessário.

Recentemente a minha mulher mostrou-me este texto de um autor desconhecido, como tenho visto alguma animosidade por aqui em relação a esta profissão e como acho que é uma das mais nobres que se pode ter, resolvi partilhá-lo convosco:

SER PROFESSOR
Ser professor é ser artista,
malabarista,
pintor, escultor, doutor,
musicólogo, psicólogo...
É ser mãe, pai, irmã e avó,
é ser palhaço, estilhaço,
É ser ciência, paciência...
É ser informação,
é ser acção.
É ser bússola, é ser farol.
É ser luz, é ser sol.
Incompreendido?... Muito.
Defendido? Nunca.
O seu filho passou?...
Claro, é um génio.
Não passou?
O professor não ensinou.

Ser professor...
É um vício ou vocação?
É outra coisa...
É ter nas mãos o mundo de
AMANHÃ

AMANHÃ
os alunos vão-se...
e ele, o mestre, de mãos vazias,
fica com o coração partido.
Recebe novas turmas,
novos olhinhos ávidos de
Cultura
e ele, o professor,
vai despejando
com toda a ternura,
o saber, a Orientação
nas cabecinhas novas que
amanhã
luzirão no firmamento da
Pátria.
Fica a saudade...
a Amizade.
O pagamento real?
Só na eternidade.

Essa do professor tb ser PSICÓLOGO....valha me Deus!:confused:

Cada vez que ouço isto...da me vontade de rir!

Ser "psicólogo" não é ouvir/escutar os outros..... e depois dar palmadinhas nas costas e enviar para o psicólogo!lol[;)]

Voltar
Superior