Ser professor .....

Bom vou meter a minha colher, pois sou professora mas já trabalhei noutras áreas (numa empresa de traduções como translation manager, e num balcão de aeroporto)

Primeiro que tudo, quero dizer que sai desses dois empregos no privado porque quis, porque tinha saudades de dar aulas, é a única actividade que me dá um objectivo válido ao fim do dia, que não seja o de enriquecer o meu patrão.

Primeiro, como já disseram, TODOS os empregos têm vantagens e inconvenientes (na aviação por exemplo, trabalhava fins de semana e feriados, mas em compensãção quando estava de folga, estava mesmo de folga e não levava nada para fazer) e portanto nem vale a pena ir por aí.

Eu noto que as pessoas não se dão bem conta de como está a escola agora. EU também só me dei conta agora, que voltei a concorrer e voltei ao ensino:
há uma quantidade louca, monstruosa de PAPELADA a preencher, de relatórios (da treta) a entregar, etc etc. Por exemplo:
-o aluno excedeu as faltas? o Professor tem de fazer um plano individual de trabalho para o menino.
- o menino é repetente? o professor tem de fazer um plano de recuperação e adaptar os testes e as fichas para o coitadinho do menino.
-o menino está em risco de retenção? o menino tem dificuldades? etc etc

Agora sabendo que cada turma tem cerca de 28 alunos, a preparação de aulas tornou-se secundária, porque é preciso preencher papelada e entregar relatórios e objectivos para tudo e mais alguma coisa.
Preparar aulas, preparar actividades e material interesssante, desafiante, variado, de qualidade? jã não há tempo. E isso é triste, e por isso é que vejo a maior parte dos profs desmotivados.

Ah tenho uma amiga que dá aulas há 11 anos e não passa de uma mera contratada, assim como ela são a maioria que conheço, onde estão esses empregos garantidos?

Já volto dar mais umas opiniões :)

Os professores têm normalmente um mês de férias no verão. 2 ou 3 dias no natal e na páscoa pouco mais é. Tu também terás 24 dias úteis para gozar sério que nem é bem por aí.

Os professores têm normalmente um mês de férias no verão. 2 ou 3 dias no natal e na páscoa pouco mais é. Tu também terás 24 dias úteis para gozar sério que nem é bem por aí.

Eu quando trabalhava no privado tinha de trabalhar dia 24 e dia 31 dezembro como outro dia qualquer.
Este ano não meti os pés na escola entre o natal e o ano novo, nem na semana da páscoa.

tá explicado grande parte dos problemas dos professores e do excesso de trabalho... todos os conteúdos que produzem num ano quando chega ao final são deitados para o lixo e no ano seguinte voltam a fazer de novo, pelo menos tendo em conta os testemunhos deixados... a isto eu chamo incompetência.

mas já agora, desculpem lá mas SIM os profs têm mais dias de férias do que as outras profissões. E sei do que falo.

não gozes... por acaso queres convencer alguém que os professores trabalham todos os dias em que os alunos estão de férias? principalmente nas férias de verão? lol

“Pais bons preparam os filhos para aplausos, pais brilhantes preparam os filhos para os fracassos.”

Para quê usar mais palavras quando estas explicam tudo?!

[FONT=&quot]Se Portugal é um país cheio de pais bons, o que nos resta fazer senão aplaudir?apr:):sh)[/FONT]

“Começa a ser agora aquilo que vais ser depois.” (William James)

Só é pena que a maioria dos encarregados de educação não perceba isto. Depois, como não se encarregam da educação dos filhos, empurram-nos para a escola à espera que esta faça milagres.

Sempre é mais fácil vir para aqui discutir aquilo que os professores fazem ou quanto ganham em vez de fazerem o que devem.

e no entanto as questões objectivas que vão sendo colocadas aos "representantes da classe" que por aqui andam vão ficando sem resposta.

eu não ódios os professores, até exerço funções docentes como complemento à minha actividade base, no entanto odeio esta postura de coitadinhos.

Querem saber o que realmente se passa nas escolas? é uma realidade num sistema em que se penaliza o professor com provas de recuperação (PIT) e apoios suplementares e mil uma papeladas e reuniões em prol de quem não quer saber nem é punido.
Mesmo beneficiando de todos os apoios pedagógicos e subsídios escolares, as poucas vezes que se dignam entrar na sala de aula, são mal-educados perturbando as aulas, sendo-lhes admitido aquilo que não se admite aos outros para que não sejam constantemente postos fora da sala.

Existe um sem número de leis e decretos que cerceiam a verdade do ensino e que nos dizem a nós professores “passem os alunos senão vocês poderão vir a ter problemas”. Quando se andam a avaliar os docentes pelo aproveitamento escolar dos alunos, qual o objectivo principal disto senão a coacção dos professores!?

CLAP CLAP CLAP....eu senti isso tudo que descreves....o trabalho passou todo para o professor.....mas que é isto????o aluno só precisa de existir e dar a um ar da sua graça de vez em quando....

não gozes... por acaso queres convencer alguém que os professores trabalham todos os dias em que os alunos estão de férias? principalmente nas férias de verão? lol
Olha, meu amigo, não fales daquilo que não sabes. Ainda este fim-de-semana que passou estive a trabalhar noite e dia a preparar uma reunião de emergência marcada por causa da situação de um aluno problemático. Meti-me no escritório a preparar a reunião e dissecá em casa à família para ninguém sequer abrir a porta para me incomodar. O trabalho tinha de ser feito a bem ou a mal, entendes?

Situações destas e outras semelhante surgem constantemente na vida dos professores. são ossos do ofício. Algumas vantagens e outras desvantagens, como em qualquer profissão. No dia em que tiver de picar o ponto na hora de entrada e dea saída do trabalho, então prepara-te para abrir os cordões à bolsa para me pagares horas extraordinárias.
Quando as escolas funcionarem com esse vosso horário com hora certa de entrada e de saída (que eu também já tive quando exerci outras profissões), então podes ter a certeza que sereio 1º a aplaudir. É que é uma chatisse quando se diz cá em casa que neste fds cancela-se tudo porque surgiu trabalho imprevisto. Uma moeda tem dois lados - só para relembrar.[;)]

Quanto mais depressa se deixar de romantizar a profissão de professor, mais depressa serão levados a sério.

Um professor é um profissional como qualquer outro - há-os bons e maus em todas as áreas e o Ensino obviamente que não é exceção. Mais, por ser uma profissão de forte contato com o público, e em que o público tem o sentido crítico tão apurado, é normal que os defeitos e virtudes de uns transbordem para outros.

Um professor serve para ensinar.

Quanto menos tempo tiver que desperdiçar a corrigir erros familiares, esbracejar sobre a papelada e suportar a má organização que o sistema e ensino lhes tenta impor, melhor executará as suas funções.

E mais depressa e claramente se separarão os competentes dos outros.

De resto, vejo muitos users a falar das benesses de algumas profissões e apetece-me perguntar: o que fizeram durante a sua formação escolar para obter essas benesses?

Última edição:
Olha, meu amigo, não fales daquilo que não sabes. Ainda este fim-de-semana que passou estive a trabalhar noite e dia a preparar uma reunião de emergência marcada por causa da situação de um aluno problemático. Meti-me no escritório a preparar a reunião e dissecá em casa à família para ninguém sequer abrir a porta para me incomodar. O trabalho tinha de ser feito a bem ou a mal, entendes?

Situações destas e outras semelhante surgem constantemente na vida dos professores. são ossos do ofício. Algumas vantagens e outras desvantagens, como em qualquer profissão. No dia em que tiver de picar o ponto na hora de entrada e dea saída do trabalho, então prepara-te para abrir os cordões à bolsa para me pagares horas extraordinárias.
Quando as escolas funcionarem com esse vosso horário com hora certa de entrada e de saída (que eu também já tive quando exerci outras profissões), então podes ter a certeza que sereio 1º a aplaudir. É que é uma chatisse quando se diz cá em casa que neste fds cancela-se tudo porque surgiu trabalho imprevisto. Uma moeda tem dois lados - só para relembrar.[;)]

situações imprevistas não são só os professores que têem. estou disposto a que ganhes horas extraordinárias se tu estiveres disposto a ganhar menos nos momentos em que o trabalho é menor (meses das férias de verão por exemplo)...

e sei muito bem do que falo... este ano vou ter que ser membro de dois júris de avaliação de dois projectos que só vão ser entregues em época de recurso... o meu contrato já terminou nessa altura e só será renovado em Setembro... sabes o que vou ganhar? trabalho...

se fico chateado com esta situação? de forma alguma porque tenho plena consciência que se nessa altura vou trabalhar de graça outras houve em que me pagaram x horas e eu não precisei delas todas para realizar o trabalho que me era pedido.

Última edição:
Vejam o vídeo e notem a diferença das escolas japonesas com as nossas (vale a pena).
[video]http://www.nhk.or.jp/jp-prize/english/2003/jyusyou_05.html[/video]
A nossa maior diferença é cultural.
Os nossos miúdos também gostam de fazer, de aprender, têm curiosidade e capacidades. Todavia, «a mão dos pais» está permanentemente presente na falta de maneiras, no «não saber estar», na falta de educação, na falta de respeito, na falta de valores e na falta de poder de argumentação.

Isto poderá parecer pouco ou supérfluo no processo de aprendizagem, mas garanto-vos que é quase tudo aquilo que é preciso encontrar-se numa sala de aula para que o ensino floresça.
Como vêm a desculpa da falta de meios é apenas uma pequena parte do problema. O maior problema prende-se com a enorme deficiência cultural do nosso povo. Esse modo de ser e de estar reinante é o principal culpado pelo estado de coisas no nosso país.

Comparar é sempre bom, para que certos pais vejam o resultado de uma boa educação que se dá lá fora. E tudo começa com o respeito e a tolerância.
Para isso, basta que os pais saibam explicar à criança o que é certo e errado e por que motivos.

Parece ser algo muito fácil, mas quando temos inúmeras crianças que não sabem virar a cara ou pedir perdão quando espilram para cima dos outros, ou ter um lenço no bolso para quando dele necessitam, como se poderá falar em educação?
Se há pais que nem o mais elementar ensinam aos filhos, como poderemos exigir que lhes incutam certos valores essenciais?

O nosso povo jamais sairá da «cepa torta» enquanto for a sociedade a moldar a escola e não a escola a moldar a sociedade! Para isso basta que se dignifiquem as escolas, não especialmente com quadros interactivos, mas com a devolução da autoridade aos professores que, como adultos, incutirão os valores do respeito, da justiça, da igualdade e do mérito nos homens e mulheres do amanhã. Afinal, qual é o pai que não quer ver o filho a ser bem-sucedido na vida em lugar de ter um canudo ou um tacho provisório?

Ah, já me esquecia! O exemplo que vem de cima não é o melhor… e estas «mariquices» não dão votos!!
!

@nipnip
Quanto mais falas, mais me dás razão. Eu já disse que é uma profissão como outra qualquer, com bons e maus profissionais, vantagens e desvantagens. Tu é que te tens desdobrado em querer mostrar que esta profissão só tem privilégios e são todos uns incompetentes. Isso é ser-se tendencioso e não quero sequer saber quais os motivos para veres a realidade dessa forma. O pessoal começa a dizer qual é a sua profissão para começarmos a criticar e transformamos isto num campo de batalha.
A tua extrema preocupação com os outros é o único fenómeno preocupante que aqui vejo.

Quanto ao ensino, regresso da autoridade aos professores, menos burocracia e mais tempo para ensinar e a qualidade de ensino dava um enorme salto.
Em vez disso anda-se para aqui a medir p*linhas. Paisinho pequeno, este!

a escola deve moldar a sociedade? não vejo problema nenhum nisso no entanto a escola são na sua maioria os professores... portanto se a escolha falha a culpa também é dos professores.

os professores queixam-se que dá muito trabalho chumbar um aluno? pode ser verdade que dê trabalho mas é possível, se não o fazem é porque não querem.
os professores querem competência e autoridade mas rejeitam ser avaliados, e agora vem a lenga lenga de que estão é contra o modelo de avaliação no entanto não adiantaram nenhum alternativa.
como é que os professores querem incutir valores de respeito, justiça, igualdade e de mérito se esses valores são coisas que lhes passam completamente ao lado?

na televisão só aparece o aluno que atende o telemóvel, o aluno que agride o professor, o pai que agride o professor... mas o contrário também acontece.

deixo-te então várias questões:

são os professores os únicos que se têm que deslocar para trabalhar? se não são então porque acham os professores que devem ter direito a um emprego à "porta de casa"? se está colocada a 200 km é porque nas tuas opções quando concorreste colocaste esses locais e se os colocas e aceitas para lá ir é porque consideras ainda assim vantajoso? não é verdade?

sinceramente duas viagens de 200 km não provocam assim tanto desgaste físico. quanto a fazeres o teu trabalho com o máximo de profissionalismo isso não é mais que a tua obrigação pela qual te pagam.

a componente lectiva é de 25h para quem está no fundo da escala, sabes perfeitamente que há muitos professores com menos horas. tens 10h de actividades não lectivas no entanto ainda assim trabalhas 5 horas a menos que a generalidade da população e ainda gostava de ver qual é o professor que vigia os recreios.

a preparação das aulas é uma falsa questão. depois de preparadas uma vez nos anos seguintes só são necessárias pequenas adaptações, se assim não é então talvez devas rever a metodologia de trabalho.

as reuniões é outra falsa questão, não há reuniões todos os dias nem o projecto curricular é actualizados todos os dias, talvez nem todos os meses.

para além disso coloco outra questão. durante as férias dos alunos o que é que fazes? e não me vais responder que fazer reuniões porque ninguém acredita que os 3 ou 4 meses que os alunos têm de férias são todos preenchidos com reuniões e preparação do ano lectivo seguinte.

Olá,

Colocas algumas questões que vou tentar responder-te:

Não me estou a comparar com ninguém. Se fico colocada longe de casa é porque prefiro trabalhar longe do que ficar desempregada. Mas não me venhas dizer que é a mesma coisa e que não implica despesa e sacrifício para mim e para a minha família. Mas sim, tens razão quando dizes que ainda assim é vantajoso.

Quanto ao desgaste físico provocado pelas viagens, o cansaço vai-se acumulando e, sendo mulher e mãe, o fim-de-semana não serve só para descansar. Tenho obrigações familiares que, muitas vezes, não me permitem descansar tanto quando desejaria.

Nas escolas mais problemáticas inseridas em contextos sociais difíceis, é comum haver nas escolas escalas de professores para vigiarem os recreios (falo da minha experiência).

Quanto à preparação das aulas, como é que eu posso aproveitar as aulas de uns anos para os outros se de ano para ano mudo de escola e tanto posso ter uma turma do 1º ano, como do 4º ano?

És professor? Conheces a realidade de quantas escolas? A quantidade de trabalho burocrático que actualmente existe nas escolas e que passou para os ombros dos professores é de pôr os cabelos em pé a qualquer um. Com a lógica dos agrupamentos, posso dizer-te que tenho mais trabalho agora do que no tempo em que dependíamos da Delegação Escolar e só tínhamos que nos preocupar com a nossa turma.

Durante as férias dos alunos, em Julho, é preciso constituir as turmas para o no seguinte e deixar os Dossiers todos actualizados e fazer matrículas. Pouco trabalho para o mês todo. Mas as escolas inventam trabalho para o professor fazer. Faço o mesmo nº de km todas as semanas, quer tenha mais ou menos trabalho porque as férias só estão marcadas para Agosto. Se julgas que os professores têm 3 ou 4 meses de férias, só significa que não sabes daquilo que estás a falar.

Finalmente, não compreendeste o espírito com que escrevi este tópico. No entanto, a citação que fiz resume-o bem. Não vim para aqui fazer-me de vítima. Só dei o meu testemunho para aqueles que gostam de generalizar e se esquecem que a vida dos professores, actualmente, exige mais horas de trabalho do que aquelas que fazem parte do seu horário (no meu caso 35h semanais).

Cumps

@nipnip
Quanto mais falas, mais me dás razão. Eu já disse que é uma profissão como outra qualquer, com bons e maus profissionais, vantagens e desvantagens. Tu é que te tens desdobrado em querer mostrar que esta profissão só tem privilégios e são todos uns incompetentes. Isso é ser-se tendencioso e não quero sequer saber quais os motivos para veres a realidade dessa forma. O pessoal começa a dizer qual é a sua profissão para começarmos a criticar e transformamos isto num campo de batalha.
A tua extrema preocupação com os outros é o único fenómeno preocupante que aqui vejo.

Quanto ao ensino, regresso da autoridade aos professores, menos burocracia e mais tempo para ensinar e a qualidade de ensino dava um enorme salto.
Em vez disso anda-se para aqui a medir p*linhas. Paisinho pequeno, este!

tu é que começaste por passar uma imagem de coitadinhos do professores e perante essa postura apontarei todo e qualquer defeito que conheça.

mais tempo para ensinar? as crianças passam o dia enfiados na escola...

Olá,

Colocas algumas questões que vou tentar responder-te:

Não me estou a comparar com ninguém. Se fico colocada longe de casa é porque prefiro trabalhar longe do que ficar desempregada. Mas não me venhas dizer que é a mesma coisa e que não implica despesa e sacrifício para mim e para a minha família. Mas sim, tens razão quando dizes que ainda assim é vantajoso.

se é vantajoso não percebo porque tantas queixas.

Quanto ao desgaste físico provocado pelas viagens, o cansaço vai-se acumulando e, sendo mulher e mãe, o fim-de-semana não serve só para descansar. Tenho obrigações familiares que, muitas vezes, não me permitem descansar tanto quando desejaria.

e as outras mulheres e mães que trabalham em 3 casas diferentes todos os dias a limpar e a cozinhar? que ainda assim ganham menos que tu? as coisas têm que ser postas em perspectiva para não se cair no ridículo.
Nas escolas mais problemáticas inseridas em contextos sociais difíceis, é comum haver nas escolas escalas de professores para vigiarem os recreios (falo da minha experiência).

que arriscaria dizer são uma minoria, a generalidade dos professores nunca vigiou um recreio na vida.
Quanto à preparação das aulas, como é que eu posso aproveitar as aulas de uns anos para os outros se de ano para ano mudo de escola e tanto posso ter uma turma do 1º ano, como do 4º ano?

há quantos anos dás aulas? a menos que seja menos de 4 anos e tenhas tido a pontaria de ter uma turma de cada ano então já terás repetido turmas de anos a que já tinhas dado aulas. se não aproveitaste material é um problema teu.
És professor? Conheces a realidade de quantas escolas? A quantidade de trabalho burocrático que actualmente existe nas escolas e que passou para os ombros dos professores é de pôr os cabelos em pé a qualquer um. Com a lógica dos agrupamentos, posso dizer-te que tenho mais trabalho agora do que no tempo em que dependíamos da Delegação Escolar e só tínhamos que nos preocupar com a nossa turma.

sou professor no ensino superior pelo que admito que a realidade seja ligeiramente diferente no entanto a carga burocrática também existe no ensino superior e não é por isso que passam a vida a queixar-se.
Durante as férias dos alunos, em Julho, é preciso constituir as turmas para o no seguinte e deixar os Dossiers todos actualizados e fazer matrículas. Pouco trabalho para o mês todo. Mas as escolas inventam trabalho para o professor fazer. Faço o mesmo nº de km todas as semanas, quer tenha mais ou menos trabalho porque as férias só estão marcadas para Agosto. Se julgas que os professores têm 3 ou 4 meses de férias, só significa que não sabes daquilo que estás a falar.

outra treta, no ensino primário até posso dar de bónus no entanto nos restante níveis de ensino essas responsabilidades caem em cima de meia dúzia de professores. actualizar dossiers? vai actualizando oa longo do ano e chegas ao fim pouco tens que alterar.

Finalmente, não compreendeste o espírito com que escrevi este tópico. No entanto, a citação que fiz resume-o bem. Não vim para aqui fazer-me de vítima. Só dei o meu testemunho para aqueles que gostam de generalizar e se esquecem que a vida dos professores, actualmente, exige mais horas de trabalho do que aquelas que fazem parte do seu horário (no meu caso 35h semanais).

Cumps

a vida de alguns professores pode exigir mais que as 35 horas de trabalho, e sinceramente se exige na minha opinião é por falta de organização do mesmo, mas isso não é verdade para todos os professores.

Vai a uma eb 2.3 ou a uma secundária ou mesmo a uma faculdade veres quantos professores lá vês em tempo de férias.

Voltar
Superior