Bom, eu só conduzi alguns modelos de segmento D, e do Premium apenas Audi A4 2.0 Tdi, Lexus IS 220d e IS 250.
Do segmento D "normal", conduzi Accord 2.2 i-CTDI, Avensis 2.0 D-4D e 2.2 D-CAT, Laguna 2.0 DCI (170), 407 (2.0 HDI e Break com 1.6 HDI) e Passat (2.0 TDI).
Não me considero um expert em automóveis, desde já aviso.
Começando pelo Premium, não gostei por demais do A4. Parece-me um carro interessante, mas nada de especial em termos de comportamento em curva. Tive algumas dificuldades em abordar as curvas, talvez por falta de hábito (ou unhas). Pareceu-me seguro, mas que não passava muito "feeling" ao condutor.
O Lexus IS 220d é um bom automóvel. Gostei, talvez por estar mais habituado a carros nipónicos, da sua performance. Pareceu-me reactivo o suficiente, mas não me parece que seja um carro divertido para conduzir em estradas sinuosas. De qualquer forma, agarrava-se bem à estrada.
Passando aos normais:
O Accord é um carro que eu gosto bastante, mas desiludiu-me um bocadinho. Se calhar era dos pneus não serem novos, mas não é um supra-sumo do comportamento em curva. Aliás, deslizava bastante, deu-me um ou dois sustos num percurso a puxar mais por ele.
O Avensis é um Toyota. Previligia "conforto", no sentido nipónico e não europeu, ao comportamento. Ou seja, não entusiasma, apesar de que com aquele motor D-CAT temos tendência a exagerar um bocadinho e ele não foge assim tanto de traseira. É um carro calmo.
O Laguna era uma "besta". Gostei muito de o conduzir, muito seguro e estável em curva. Aquele 2.0 puxava, e puxava bem, e em curva a travagem e as reduções eram bastante calculadas. Dava a impressão, no entanto, que se puxássemos mais por ele (coisa que decidi não fazer, não tenho assim tanto dinheiro...) podia correr qualquer coisa mal, maioritariamente na saída de curva, ao carregar no acelerador. Pareceu-me que tinha muita força, e algum descuido ou pisadela inconveniente podia levar para outros caminhos (tipo a valeta).
Aviso desde já que não gosto do 407. Muito bom, excelente suspensão, comportamento irrepreensível (até onde o levei), mas não gosto dele. É muito grande, tem a frente muito "lá à frente", parece que não sei onde estou quando o conduzo. Não me identifico nem um pouco com ele. Já sei que toda a gente vai dizer que é o supra-sumo, o melhor do segmento, mas não me consigo abstrair da má impressão que tenho do 1.6 HDI a esfolar-se para fazer seja o que for. E o 2.0HDI tive pouco tempo para o testar, pareceu-me mais interessante, mas nada de especial.
O Passat... Bem, é o Passat. Não vou comentar, porque também tenho uma má opinião dele. Até porque era um carro novo (com 12.000 kms) e já tinha a caixa meio lixada. Convém referir que era um automóvel cedido pela SIVA...
Todos estes carros foram experimentados no mesmo percurso, acreditem ou não. E esta é apenas a minha opinião, que espero bem que seja diferente de todas as outras.
O que eu mais gostei de conduzir do segmento D até hoje foi o Laguna 2.0 170 cvs.