[Antevisão] SEAT Leon Leasing

E falta saber quem consegue manter o carro num estado imaculado de modo a que não pague mais que o seguro suporta, 615€, tudo o que ultrapassar este valor o cliente tem de abrir a carteira.

Hoje em dia, não sei se haverá grande diferença entre a manutenção dos motores a gasolina face aos a gasóleo. Aliás, eu tenho também um citadino a gasolina e o preço da manutenção equipara-se à do Leon, mesmo sendo um carro mais simples e com um motor mais pequeno. Falo de concessionários oficiais, claro.

Sim, já ouvi dizer que a gestoras de frota recorrem à Midas. Mas nem vou entrar por essas contas, por serem complexas.

Seja como for, temos de analisar estas campanhas na perspetiva da maioria dos portugueses. Ou seja, a maior parte das pessoas não tem níveis de poupança para comprar um carro deste segmento a pronto, muitos deles nem dinheiro para a entrada têm.
Portanto, se forem comprar um carro destes recorrendo a crédito, a prestação vai passar bem estes 209 euros, mesmo que o PVP do carro tenha um desconto simpático. A esse valor mensal, há todas as despesas inerentes, já aqui referidas.

Fazendo um renting destes, não necessitam de entrada e não têm qualquer surpresa. Alocam aquele valor por mês para o carro e está feito.

Não vale a pena extrapolarmos para o tema dos créditos e afins, dizendo que quem não poupa não pode ter coisas e só deveria comprar xaços. Há muitas pessoas com rendimentos simpáticos que não conseguem poupar, seja porque gerem mal, ou porque gastam muito em gadgets, férias, jantares etc. No entanto, valorizam a segurança e conforto de um automóvel moderno e não passam dificuldades para pagar 209 euros por mês.

Concordo com tudo o que dizes.
Por acaso a respeito da manutenção de carro a gasolina vs carro a diesel, vou fazer a manutenção do meu MX-5 no mesmo sitio onde fazia do meu QQ a diesel pois são representantes oficiais das 2 marcas e no MX-5 foi bem mais barato do que no QQ, mesmo que eu somasse à revisão do MX-5 o filtro de habitáculo que não trocaram e que no QQ trocavam todas as revisões salvo erro. E a mão de obra agora está mais cara do que era há 3 anos.

E falta saber quem consegue manter o carro num estado imaculado de modo a que não pague mais que o seguro suporta, 615€, tudo o que ultrapassar este valor o cliente tem de abrir a carteira.
Não sabia que o seguro tinha esse limite, basta ter 3 painéis riscados que numa oficina oficial esses 615€ já não chegam.
Eu aí já ponderava se queria pagar esse seguro, com os 500€ que se paga pelo seguro numa oficina "da esquina" já se arranja muita coisa.

Não é preciso exagerar.
Eu tenho um carro parecido ao da campanha, que vai fazer agora 3 anos, mas não tem 30.000 km, tem 65.000 km. Se o fosse entregar hoje, não precisaria de 600 euros para recondicionar, nem nada do género.
E não, não trato o carro nas palminhas das mãos. Até sofre bastante.

Concordo com tudo o que dizes.
Por acaso a respeito da manutenção de carro a gasolina vs carro a diesel, vou fazer a manutenção do meu MX-5 no mesmo sitio onde fazia do meu QQ a diesel pois são representantes oficiais das 2 marcas e no MX-5 foi bem mais barato do que no QQ, mesmo que eu somasse à revisão do MX-5 o filtro de habitáculo que não trocaram e que no QQ trocavam todas as revisões salvo erro. E a mão de obra agora está mais cara do que era há 3 anos.

Acredito, mas é complicado extrapolar apenas para a diferença no combustível. Cada marca tem um preço por MO e isso pode influenciar, assim como os planos de manutenção. Como disse, no meu caso, não sinto qualquer diferença.

Os modernos motores a gasolina também já usam óleos caros, por isso nem será por aí. A quantidade também é a mesma.

Não sabia que o seguro tinha esse limite, basta ter 3 painéis riscados que numa oficina oficial esses 615€ já não chegam.
Eu aí já ponderava se queria pagar esse seguro, com os 500€ que se paga pelo seguro numa oficina "da esquina" já se arranja muita coisa.

Ó msantos, tens que ler melhor o que por aqui se escreve [:D].

Eu já tinha referido na resposta a uma pergunta tua que "sim, a mensalidade inclui o seguro de recondicionamento no valor de 500+IVA" e quanto ao valor do carro chave na mão também já indiquei que "tendo em conta o valor da franquia o mesmo se situa nos €24.723 o que implica um desconto na ordem dos €5000 face ao preço no simulador" com todos os extras que a viatura desta campanha tem (e são muitos). Na verdade são quase €6000 de desconto pois o valor no simulador com todos os extras considerados vai para €30,701!!!

Volto a dizer, andei nestes últimos 2 meses a pedir propostas para um renting de 36 meses e 30.000 kms, tudo para viaturas do segmento B, e nada chega sequer perto a nível de mensalidade e ainda menos se compararmos os serviços incluídos. Nos concessionários, as melhores propostas que tive foram sempre da SEAT, através do Volkswagen Bank. São muito competitivos face a todas as outras marcas por uma margem significativa. Mas face a esta campanha do Leon da Leaseplan, não têm hipótese, ficam muito longe.

Para se ter uma idéia um Seat Ibiza 1.0 TSI Style de 95cv, já com equipamento interessante (cerca de €1900 de extras) e com um desconto simpático de cerca de €2750, ficava chave na mão por €17631 (cerca de €7000 menos que o Leon da campanha da Leaseplan). No entanto, o renting em 36 meses e 30000 kms, para esse Ibiza, sem entrada ficava em €289. Com uma entrada de €2460 (€2000+IVA) a mensalidade baixava para €219. Mas não incluía pneus (desprezável, dado o prazo curto e a quilometragem do contrato) nem veículo de substituição. Também não tinha seguro de recondicionamento. Mas tinha franquia de apenas 2%.

Esta é de facto uma excelente oportunidade.

​

Última edição:
Ó msantos, tens que ler melhor o que por aqui se escreve [:D].

Eu já tinha referido na resposta a uma pergunta tua que "sim, a mensalidade inclui o seguro de recondicionamento no valor de 500+IVA" e quanto ao valor do carro chave na mão também já indiquei que, tendo em conta o valor da franquia o mesmo se situa nos €24.723 o que implica um desconto na ordem dos €5000 face ao preço no simulador com todos os extras que a viatura desta campanha tem (e são muitos).

​

Mas eu li bem, o seguro é 500€, tinha-me esquecido do valor do IVA, O CO2 estava a dizer que o seguro só cobre arranjos até aos 615€, ele está errado?
Realmente se formos a somar o IVA dá os 615€ e não tem logica o seguro só pagar o arranjo até ao seu valor, ele deve estar a fazer confusão, mas tem limite para o arranjo o valor do seguro?

O 1.0 a gasolina custa 24.700€ chave na mão?!
Os SEAT devem ter aumentado bem o preço desde 2016, tal como disse em 2016 tive a proposta de 24.500€ para o 1.6 Tdi e pelo que vejo o equipamento até era melhor do que neste, eu quando configuro um carro ponho quase todos os extras. [:D]

E a tua mulher gostou do test drive ao Leon?

Os SEAT devem ter aumentado bem o preço desde 2016, tal como disse em 2016 tive a proposta de 24.500€ para o 1.6 Tdi e pelo que vejo o equipamento até era melhor do que neste, eu quando configuro um carro ponho quase todos os extras. [:D]

Os preços dos automóveis subiram todos, por vários motivos. No entanto, algo não bate certo nesse valor que referes. O Leon TDI com o equipamento desta unidade do renting nunca custou 24.500.

Mas eu li bem, o seguro é 500€, tinha-me esquecido do valor do IVA, O CO2 estava a dizer que o seguro só cobre arranjos até aos 615€, ele está errado?
Realmente se formos a somar o IVA dá os 615€ e não tem logica o seguro só pagar o arranjo até ao seu valor, ele deve estar a fazer confusão, mas tem limite para o arranjo o valor do seguro?

O 1.0 a gasolina custa 24.700€ chave na mão?!

E a tua mulher gostou do test drive ao Leon?

Sim, os €615 são os €500+IVA. O seguro de recondicionamento só cobre até esse valor. É um seguro para pequenos arranjos (tipo, riscos e pequenas amolgadelas). Se bateres com o carro, tens o seguro de danos próprios, mas aí tens que pagar a franquia. Como é óbvio não vais usar o seguros de danos próprios para arranjar estes pequenos arranjos porque, nesse caso, até 4% do valor do carro és tu que pagas.

Este carro vem mesmo muito bem equipado, são cerca de €4000 de extras. Até tem coisas a mais, que eu provavelmente dispensaria se o fosse comprar.

A minha esposa gostou do Leon, como eu já estava à espera, no entanto estávamos os dois à espera que atrás fosse mais confortável que o Ibiza 1.0 FR que já havíamos testado antes. Atendendo a que o Leon é um carro de segmento superior e equipado com jante 16 e pneus 205/55 só posso dizer que a SEAT fez um belo trabalho de afinação na suspensão desportiva do Ibiza FR (-15mm que nos outros Ibiza). Ainda para mais se tivermos em atenção que o FR que testámos estava equipado com jante 18 e pneus 215/40!!

(só de pensar que o meu antigo Accord Type-R de 212cv tinha jantes de 17 e pneus 215/45 acho que hoje em dia exagera-se imenso no calçado dos carros: 215/40R18 num segmento B com de 115cv é obra!!!)

Última edição:
Os preços dos automóveis subiram todos, por vários motivos. No entanto, algo não bate certo nesse valor que referes. O Leon TDI com o equipamento desta unidade do renting nunca custou 24.500.

Que pena eu já não ter a proposta comigo.
Fui ver a listagem de equipamento da oferta deste SEAT e só há uma coisa que não tenho a certeza se tinha ou não na proposta que eu tinha, que é a câmara de marcha atrás.
O carregador sem fios se não fosse de série tenho a certeza que não coloquei e na altura acho que não havia Carplay mas lembro-me de ter escolhido o Mirror Link ou o equivalente da SEAT. De resto não vejo diferenças no equipamento.
Ainda me lembro que eu queria comprar o carro em Azul e essa cor estava em campanha e era oferecida, ainda valia 300 ou 400€ acho eu.

Bem, lembrei-me agora de outra coisa a nível de equipamento que podia ser diferente, já não me lembro se o carro trazia oferta do tecto de abrir nalgum pack de equipamento que escolhi, pois como não gosto de tectos de abrir isso de certeza que não coloquei.

Vi isto há pouco mas da bmw, não parece ser tão vantajoso.

Digo eu

d141ee200aac6371ee438a8dcb515717.jpg

Que pena eu já não ter a proposta comigo.
Fui ver a listagem de equipamento da oferta deste SEAT e só há uma coisa que não tenho a certeza se tinha ou não na proposta que eu tinha, que é a câmara de marcha atrás.
O carregador sem fios se não fosse de série tenho a certeza que não coloquei e na altura acho que não havia Carplay mas lembro-me de ter escolhido o Mirror Link ou o equivalente da SEAT. De resto não vejo diferenças no equipamento.
Ainda me lembro que eu queria comprar o carro em Azul e essa cor estava em campanha e era oferecida, ainda valia 300 ou 400€ acho eu.

Bem, lembrei-me agora de outra coisa a nível de equipamento que podia ser diferente, já não me lembro se o carro trazia oferta do tecto de abrir nalgum pack de equipamento que escolhi, pois como não gosto de tectos de abrir isso de certeza que não coloquei.

O carregador sem fios nao existia. Só apareceu com o FL.

O mirrolink já inclui o Carplay.

O teto de abrir é um extra caro.

Globalmente é um excelente negócio.

Pessoalmente não me vejo a comprar carros novos fora destes modelos modernos de renting ou parecido, nomeadamente nos modelos que envolvem a devolução do veículo ao fim de x anos. Isto porque a indústria está numa fase complexa por causa dos combustíveis, ambiente e afins. Eles que assumam o risco e fiquem com o menino nas mãos.

Globalmente é um excelente negócio.

Pessoalmente não me vejo a comprar carros novos fora destes modelos modernos de renting ou parecido, nomeadamente nos modelos que envolvem a devolução do veículo ao fim de x anos. Isto porque a indústria está numa fase complexa por causa dos combustíveis, ambiente e afins. Eles que assumam o risco e fiquem com o menino nas mãos.

Essa é para mim uma das grandes vantagens destes negócios, da maneira como as coisas estão a evoluir, corremos o risco de o carro a combustão que compramos agora ter uma desvalorização ainda superior ao esperado e assim os gajos da empresa de renting que a suporte.
Isto obviamente para quem estiver a pensar em trocar de carro num espaço temporal relativamente curto, quem pensar em ficar com o carro uma década pouca diferença fará.
Eu apesar de fazer poucos km no carro da minha mulher, quando chegar aos 5 anos sou capaz de o trocar outra vez pois prefiro vender enquanto ele ainda vale alguma coisa numa troca e ter que meter menos dinheiro do meu bolso do que vender passado uma década e ter que fazer maior esforço financeiro para comprar um carro novo, pelo que uma modalidade deste género até faria sentido, mas para os carros que quero não aparecem preços/promoções assim.
A Toyota tentou vender-me algo do género: ToyotaFlex, mas o negócio só era bom para eles...[:D]

Vi isto há pouco mas da bmw, não parece ser tão vantajoso.

Digo eu

d141ee200aac6371ee438a8dcb515717.jpg

Mais 120€ por mês, e mais 30 meses. E a nivel de serviços o que inclui?
Seguro?
Seg.Recondicionamento
Manutenção
Pneus?

E ainda acresce mais 330 de abertura de dossier. Sem por em questão o carro ser diferente. Para mim seria um negocio logo fora de hipotesse.

Continuo a aguardar a entrega do carro, pelos vistos ainda não é esta semana.[s)]

Mais 120€ por mês, e mais 30 meses. E a nivel de serviços o que inclui?
Seguro?
Seg.Recondicionamento
Manutenção
Pneus?

E ainda acresce mais 330 de abertura de dossier. Sem por em questão o carro ser diferente. Para mim seria um negocio logo fora de hipotesse.

Continuo a aguardar a entrega do carro, pelos vistos ainda não é esta semana.[s)]

Deram-te algum prazo de entrega? Que as opções de que cor escolheste, se não for indiscrição?

Deram-te algum prazo de entrega? Que as opções de que cor escolheste, se não for indiscrição?

O que está indicado no contrato são 15dias. Preto, Cinza, Prata por esta ordem. E tendo em conta que acredito que tenha sido dos 1º ter tudo aprovado (5f ao fim do dia ja tinha tudo assinado, entregue e caução paga). Vão ter de me explicar muito bem se não for a 1ª opção.

Voltar
Superior