Seat Exeo

O Cruze também não deixa de ser um rebadge de um Astra mas sempre disfarça um pouco mais... [:D]

Mas é esta diferenciação que marca a diferença para o consumidor que não associa que está na presença de dois produtos iguais na sua base.

EDIT: A plataforma do Astra e Cruze também é construída no por módulos...

Pois não.

O Múltipla foi em termos de engenharia um projecto brilhante, com a sua construção modular (agora tão em voga...particularmente pelos lados do grupo VW) e com o seu packaging sofisticado ao meter 6 pessoas a viajar com espaço e mais bagagens em 3,99m de automóvel.

Já o Exeo é um rebadge de um veículo anterior de outra marca, que não terá a mínima referência/interesse na história da indústria automóvel.

São realmente o exacto oposto um do outro.

[:D]

You've learned well, my young padawan[:D]

E não nos esqueçamos da estrutura do tipo steel space frame, que permitiu dar um veículo bem mais largo que a concorrência da altura, sem haver penalização no peso do veículo.

O Exeo, por outro lado, leva a questão de importação de carros a um nivel completamente diferente.
Não se importa o carro, mas a linha de produção.[:D]

O Cruze também não deixa de ser um rebadge de um Astra mas sempre disfarça um pouco mais... [:D]

Mas é esta diferenciação que marca a diferença para o consumidor que não associa que está na presença de dois produtos iguais na sua base.

EDIT: A plataforma do Astra e Cruze também é construída no por módulos...

Questões diferentes.
O Cruze está para o Astra, como um Leon para o Golf.
2 modelos perfeitamente distintos (pelo menos no que é visivel), que partilham as entranhas.

No caso do Exeo é o puro do rebadge. Não se preocuparam em mudar nada. E por outro lado, é apenas um prolongar da carreira comercial de um modelo descontinuado por outros.

Uma estrategia muito comum em países ditos sub-desenvolvidos.
O Peugeot 405 é ainda construido no Irão.
O Citroen ZX com um monte de restylings na China, assim como o VW Jetta 2ª geração.

O caso aqui ainda não é dramático, pois o A4 B6 e B7 ainda são de concepção relativamente recente.

Mas uma solução claramente a não seguir no futuro. Tinha lido à uns meses que a VW iria desistir dessa estratégia, quando se falava que o sucessor do Phaeton poderia seguir caminho semelhante ao reaproveitar a base do Audi A8 que foi substituido recentemente.

Tendo o grupo VW uma das melhores aplicações da construção por módulos, que lhe garante grande flexibilidade industrial, o Exeo é mesmo um atirar de areia para os olhos.

Viva, vi hoje um Exeo SW, o curioso é que acho que foi o primeiro que me lembro ter visto com matricula portuguesa, tenho visto alguns aqui na minha zona, mas todos de matricula espanhola. O que vi hoje era uma carrinha branca muito fixe.

Aqui pela Guarda vão-se vendo alguns, mas Espanhois [:D]

Com matricula Portuguesa até hoje vi 2 ou 3. Este A4 travestido não tem tido grande sucesso pelo nosso país.

Acredito que a fasquia não estivesse muito elevada, e sei que Portugal não é nada, mas sempre pensei que visse mais 5 ou 6 Exeos do que vi Toledos II. [:D]

Em termos globais, o Exeo está a ser uma aposta cumpridora dos objectivos a que se propôs.

Portugal não é nada.

Até está a vender demasiado bem, pra mal dos meus pecados[:D]
E a Seat acabou de anunciar o MY2011, com upgrades a nivel de mecânicas e equipamentos.

Parece que o sucessor do Exeo será algo mais nos moldes a que estamos habituados no mundo da partilha de componentes e plataformas. Ao que parece será algo semelhante a um A5 Sportback

Ainda nem vi a versão ST[8b]. E as berlinas vêem-se realmente pouco. Parece-me que o problema é a Seat não ter grande história no Segmento dos familiares médios. Se todas as pessoas soubessem que por baixo daquele carro estava o antigo A4 tinha sido um sucesso de vendas.

Não tinha história, mas agora passa a ter. Daí este primeiro Exeo ser apenas, como sempre foi dito, um "quick project" de transição até ter um projecto de raíz (ou mais perto disso).

Curiosamente, o meu "olhómetro" já detectou uma data de Exeo's (quer sejam sedans ou carrinhas), em várias cores (preto, cinzento, vermelho, branco...) na Grande Lisboa.

o problema do EXEO é o seu preço, pois um carro destes a custar cerca de 35.000€, quando existe por esse valor muitas alternativas nao premium por esse preço, torna a vida dificil ao EXEO.
se pensarmos que o passat 2.0 blue ou um mazda 6 2.2, ou um alfa 159 2.0 ou volvo s60 2.0 dos novos tem preços semelhantes, um design mais apelativo, não tão bem equipados é certo, mas assim fica dificil.
por exemplo em espanha está em campanha a 19.990€ o exeo.
isso sim, faz sentido.
custasse ele em PT por exemplo 29.990€ (preço de tabela) e acredito que viam muitos mais.

acho que foi eleito o carro de frota 2010

Até está a vender demasiado bem, pra mal dos meus pecados[:D]
E a Seat acabou de anunciar o MY2011, com upgrades a nivel de mecânicas e equipamentos.

Parece que o sucessor do Exeo será algo mais nos moldes a que estamos habituados no mundo da partilha de componentes e plataformas. Ao que parece será algo semelhante a um A5 Sportback

Tu sempre foste muito "duro" com o Exeo, pela forma como nasceu (ou não nasceu...) [;)]

Contudo, se formos a ver, ter o Exeo é melhor do que ter nada no segmento D.

O pessoal esquece-se mas a Seat NUNCA tinha tido um representante neste segmento, logo seria sempre complicado QUALQUER produto chegar ao mercado e instalar-se com facilidade.

Particularmente na situação de penúria deste segmento, com os generalistas a serem chutados.

Jogando pelo seguro, com uma base segura, asseguraram-se alguns clientes, criou-se um nome (e isso é meio caminho andado) e agora pode evoluir-se, lentamente, para algo mais original e próprio :)

O Exeo foi uma boa aposta [:cool:]

Eu acho uma boa proposta, as pessoas assim conseguem um bom produto a um bom preço.Como o superb.

Tenho visto alguns Exeo.

Já agora alguem tem os numeros das vendas em Tugalandia e na europa?

Mas inteligente e português são duas palavras que raramente vão juntas....

Chega o português à terra com um Exeo novo, perdão, com um Seat qualquer.... e é um pobrezinho.
Chega o português à terra com um A4 usado, perdão, com um Audi brutal.... e é um senhor!

hehe

Viva a mentalidade portuguesa.
Concordo, um amigo meu tem um audi, e queria vá que engatar uma miuda [:p], e ela quando entrou disse, nunca tinha andado num Audi toda [br:)] com o carro.

É um A4 B6, duvido que ela diga o mesmo se entrar num Exeo..

Tu sempre foste muito "duro" com o Exeo, pela forma como nasceu (ou não nasceu...) [;)]

Contudo, se formos a ver, ter o Exeo é melhor do que ter nada no segmento D.

O pessoal esquece-se mas a Seat NUNCA tinha tido um representante neste segmento, logo seria sempre complicado QUALQUER produto chegar ao mercado e instalar-se com facilidade.

Particularmente na situação de penúria deste segmento, com os generalistas a serem chutados.

Jogando pelo seguro, com uma base segura, asseguraram-se alguns clientes, criou-se um nome (e isso é meio caminho andado) e agora pode evoluir-se, lentamente, para algo mais original e próprio :)

O Exeo foi uma boa aposta [:cool:]

Se pensarmos estritamente do ponto de vista do negócio, ou do ponto de vista comercial não deixas de ter razão em relação à boa aposta. Isso é o pensamento "à contabilista"[:D]. Pouco investimento e máximo lucro.

Agora, quando pensamos no automóvel em si, o Exeo e toda uma série de recauchutamentos, brand engineered, ou low-costs feitos com bocados de coisas enterradas e esquecidas, que andam por aí, é apenas areia para os olhos. São politicas de desinvestimento, facilitismo e não contribui nada para termos produtos melhores, ou para a evolução do próprio automóvel em si, porque o único esforço é mesmo saber quais simbolos irão ornamentar a frente

É uma boa estratégia para tapar buracos, mas o que precisamos é mesmo de um novo piso.

A cultura da marca tem destas coisas. O foco não está tanto nos automóveis (ou outros produtos) em si, mas sobretudo no simbolo que os mesmo ostentam.
Tem simbolo X ou Y é o que interessa. O resto acaba por ser secundário.

Voltar
Superior