Seat Exeo

claro que a seat leva vantagem em relação á dacia.
mas como referi há alguns posts atras acho que a seat podia ter feito o exeo com a mesma base do a4 mas alterando muito mais o automovel tentando demarcar-se mais do a4.
no exeo o que fizeram foi pegar no a4,meter novos motores,interiores do a4 cabrio,farois novos e já está.
ora por a seat ter uma boa imagem de marca acho que poderia ter ido mais alem e não lançar um modelo que basicamente é uma copia de um automovel descontinuado do mesmo grupo,e com projecto original com cerca de 8 anos.
quando a seat lançou o leon II criou uma identidade propria que acho que nada tem a ver com o exeo,achando eu que o exeo é apenas uma maneira de rentabilizar moldes e peças por parte da vag/seat o que não abona nada na imagem de marca da seat parecendo assim mais uma low cost do grupo vag.

Concordo plenamente, a Seat deveria ter lançado um Exeo mais afastado do A4 em que se baseia, ou melhor, de que é cópia quase descarada.[;)]

Mas inteligente e português são duas palavras que raramente vão juntas....

Chega o português à terra com um Exeo novo, perdão, com um Seat qualquer.... e é um pobrezinho.
Chega o português à terra com um A4 usado, perdão, com um Audi brutal.... e é um senhor!

hehe

Viva a mentalidade portuguesa.
De facto.

É uma pena as estradas portuguesas não terem espelhos laterais para o pessoal ir andando e mirando a sua esbelta silhueta ao volante de um... [:D] [;)]

Eu quando vejo um exeo penso " olha vai ali o ultimo recauchutanço da wv!!" Quando vejo um audi penso " sera que aquilo era um a3,a4,a6 ou mesmo um a8 ? "

agora pensa nisto:
a dacia resolvia lançar um modelo baseado no laguna II,um dacia laguna.
o mesmo modelo com algumas alteraçoes mas com um preço mais baixo que o do modelo de que derivava e que já deixou de ser fabricado.
achas que teria um volume de vendas significativo??
A questão é que o A4 B7 era um produto bem referenciado/cotado no mercado (até mesmo quando deixou de ser produzido) e o Laguna II não.
Por outro lado, a Seat é uma marca generalista que pode beneficiar com a vinda de um valor seguro, uma referência no segmento com qualidade. A Dacia não iria beneficiar em nada com um Laguna II, até porque nem tem uma gama e presença definida sequer.

seatexeostrl.jpg

possivelmente dos maiores fiáscos comerciais de que há memória em Portugal LOL

até se via mais fiat multiplas do que exeos xD
É apenas um "problema" de marketing e / ou de apetência de mercado, pois parece-me que não há dúvidas de qual o valor comparado entre um Multipla e um Exeo!

Pois não.

O Múltipla foi em termos de engenharia um projecto brilhante, com a sua construção modular (agora tão em voga...particularmente pelos lados do grupo VW) e com o seu packaging sofisticado ao meter 6 pessoas a viajar com espaço e mais bagagens em 3,99m de automóvel.

Já o Exeo é um rebadge de um veículo anterior de outra marca, que não terá a mínima referência/interesse na história da indústria automóvel.

São realmente o exacto oposto um do outro.

[:D]

Última edição:
Pois não.

O Múltipla foi em termos de engenharia um projecto brilhante, com a sua construção modular (agora tão em voga...particularmente pelos lados do grupo VW) e com o seu packaging sofisticado ao meter 6 pessoas a viajar com espaço e mais bagagens em 3,99m de automóvel.

Já o Exeo é um rebadge de um veículo anterior de outra marca, que não terá a mínima referência/interesse na história da indústria automóvel.

São realmente o exacto oposto um do outro.

[:D]

mas têm uma "diferençazinha", é que o Multipla é feia que até doi e o Exeo até se "come bem"

Factos [:p]

A engenharia de produto é o que é. Num caso é inexistente e resume-se a uma viagem de prensas de Ingolstadt para Martorell, noutro é audaz e vanguardista ao ponto de influenciar actualmente o desenvolvimento de produto em Ingolstadt [:cool:]

Última edição:
mas têm uma "diferençazinha", é que o Multipla é feia que até doi e o Exeo até se "come bem"

Isso é outra conversa.

A diferença substancial é que o Exeo nunca figurará num livro de história da indústria automóvel porque é exactamente o que de mais aborrecido pode acontecer (pegar num produto já existente, dar-lhe um restyling e vender sobre outro logótipo), ao passo que o Multipla com elevada probabilidade estará em destaque em qualquer capítulo sobre os automóveis marcantes/influenciadores que a década de 90 conheceu.

E isto são factos. Não opiniões de gosto [;)]

Voltar
Superior