[Economia] Salamandra

Tux

Well-known member
Eu tendo aquecimento eléctrico cá em casa e tendo visto a noticia em relação a brutal subida do IVA, tomei a iniciativa de instalar uma salamandra ou algo parecido cá em casa.

Agora gostaria de saber se sabem onde posso adquirir uma de jeito a um preço razoável prós lados de Braga, e se a instalação é complicada?

Estou a morar numa casa alugada no ultimo andar, e o dono já me deu autorização para poder montar a salamandra.

Ps: Tenho lenha aos montes de borla.

Eu tendo aquecimento eléctrico cá em casa e tendo visto a noticia em relação a brutal subida do IVA, tomei a iniciativa de instalar uma salamandra ou algo parecido cá em casa.

Agora gostaria de saber se sabem onde posso adquirir uma de jeito a um preço razoável prós lados de Braga, e se a instalação é complicada?

Estou a morar numa casa alugada no ultimo andar, e o dono já me deu autorização para poder montar a salamandra.

Ps: Tenho lenha aos montes de borla.

e a chaminé?

lol, a pergunta era mais no sentido 'por onde vais passar a chaminé? ' É que andar a fazer buracos no telhado do predio, não me parece que os teus vizinhos aprovem,....

Não é um prédio é uma vivenda geminada, e eu sou o inquilino de cima.

Última edição:
Aki, Bricomarché, e lojas semelhantes costumam ter salamandras. Conheço algumas lojas específicas, mas ficam um bocado longe de Braga.

Aí em cima tens a Ambinigma, por exemplo. Mas pelas marcas q vejo no site, é tudo produtos de design de preços pouco próprios a cardíacos :sh)
Mas não perdes em dar uma vista de olhos.

Por acaso desde o anúncio da subida do IVA, tenho reparado na quantidade de pickups carregadas de lenha q se movimentam pela cidade, e todos os meus vizinhos têm recebido lenha nos últimos dias. Um bom boost ao negócio...

Última edição:
Há uns anos montei uma das mais pequenas, igual a da imagem.
1310236812_197598981_1-Fotos-de--vendo-Salamandra-ALBA-aquecimento-a-lenha-Ferro-Fundido.jpg

A montagem foi muito fácil, apenas se pediram alguns conselhos sobre as alturas de tudo antes do pescoço de cavalo e depois. Não te esqueças de usar cola nas juntas dos tubos.

Atenção ao local da instalação, à dimensão da sala.. etc..

eu tenho uma pequena na minha sala, e a coitada já queimou umas valentes toneladas de lenha.
daqui a uns tempos estou a pensar em reforma-la porque os tijolos interiores já se partiram e já os substituí mas tem um bocado de chapa por dentro a fazer o chamado "pescoço de pato" e essa chapa já derreteu quase toda, além de que como a porta é pequena, a lenha também tem que ser pequena, o que dá mais trabalho a cortar

A essa distancia da parede, a tinta não fica estragada?

Aquela imagem não é da minha, a minha está instalada a cerca de 30 cm das paredes e nunca tivemos qualquer problema com a tinta, mas também a parede está pintada com tinta de água e não tem nada para escamar.

A única coisa que precisa de manutenção é a pintura dos tubos da chaminé que tendem a escamar, mas é coisa para fazer de 5 em 5 anos.

O mmao deu uma boa dica, atenção ao tamanho da boca da salamandra. A minha é pequena e obriga a escolher lenha para lá conseguir enfiar.

Boa noite,
Ja comprei a salamandra, e ja tive a experimenta-la. Aquilo faz um calor que nunca imaginei, aqueço a sala com mais de 10 graus de diferença em menos de uma hora.(a sala é muito grande)
Comprei uma sintra da Sanitop, com 11Kw de potencia.
Agora estou a pensar em rentabilizar o sistema, e gostaria de saber se há alguma maneira eficaz de fazer espalhar o calor da sala para os outros quartos.
Talvez consiga com uns tubos retracteis e umas ventoinhas de PC colocadas próximas da Salamandra.
A estética não interessa para o caso.
Alguma ideia?

Boa noite,
Ja comprei a salamandra, e ja tive a experimenta-la. Aquilo faz um calor que nunca imaginei, aqueço a sala com mais de 10 graus de diferença em menos de uma hora.(a sala é muito grande)
Comprei uma sintra da Sanitop, com 11Kw de potencia.
Agora estou a pensar em rentabilizar o sistema, e gostaria de saber se há alguma maneira eficaz de fazer espalhar o calor da sala para os outros quartos.
Talvez consiga com uns tubos retracteis e umas ventoinhas de PC colocadas próximas da Salamandra.
A estética não interessa para o caso.
Alguma ideia?

Acho que respondeste a ti próprio! "Talvez consiga com uns tubos retracteis e umas ventoinhas de PC colocadas próximas da Salamandra."
Se relamente a estética não interessa era por aí que eu avançava!

Acabei de fazer o teste, e resulta, consigo baixar a temperatura da sala transferindo-a para um dos quartos.
E ainda aproveitei para fazer uma omelete em cima da salamandra. ;)

Boa noite gente.
Tenho um problema, o suposto silicone alta temperatura (300º) derreteu, e agora escorre agua de condensação pelo tubo da salamandra.
Agora eu pergunto, alguém sabe o que posso usar para selar os tubos?
E já agora, será que posso meter espuma poliuretano para encher o buraco que fiz para passar o tubo em inox?

Boa noite gente.
Tenho um problema, o suposto silicone alta temperatura (300º) derreteu, e agora escorre agua de condensação pelo tubo da salamandra.
Agora eu pergunto, alguém sabe o que posso usar para selar os tubos?
E já agora, será que posso meter espuma poliuretano para encher o buraco que fiz para passar o tubo em inox?

A minha resolvemos com massa para escapes. Colocamos e não tivemos qualquer problema até hoje.

Por acaso usamos da Wurth, mas existem outras marcas.

VEDA%20ESCAPE%20WURTH1.jpg

Penso que a espuma de poliuretano não é resistente ao calor. O ideal mesmo é fazeres um pouco de massa e tapar o buraco. É fácil e depois só pecisas de uma pintura, por cima.

Não arranjas umas fotos desse teu sistema de aquecimento caseiro? Estou a ver que também conseguia fazer o mesmo com a minha.. [;)]

Voltar
Superior