[Economia] Salamandra

Mas vocês vivem em que mundo? Os velhotes comprar uma maquina de fazer pellets... Meninos da cidade! Venham para o interior cortar pinheiros e fazer pellets. Jasus.

Peletes de pinheiro não prestam
E já fui da aldeia, eu sei que as pessoas de uma certa idade não aderem a isto, e há um certo prazer em ver arder!
Ps: não sei porquê os meus post estão a desaparecer.

Até aprece que estão a falar de um negócio milionário que mais ninguém descobriu!!
Havia aqui uma empresa que tinha o matéria prima de borla (aparas de madeira das fábricas da zona), depois tinha um trator com aspiração e o funcionário e acabou por mandar o negócio à vida porque não compensava.
Outros sem que faziam, mas não sei bem os contornos, acabaram também por acabar com o negócio.
Essa máquina trabalha com trator, só custo do trator é substancial, agora o trator a trabalhar 8h por dia com uma maquineta dessas deve dar um rendimento irrisório se é que dá rendimento.

Eu falei disso para uso próprio de aquecimento no caso do meu sogro.
A máquina faz 90kg de peletes por hora.
Com 90 kg de peletes aqueces a casa durante muito tempo.
E o trator ao ralantie consome muito menos gasóleo que qualquer caldeira a gasóleo. A máquina em si só precisa de 15cv.

Já agora, um depósito de gasóleo de mil litros sao mais de mil € queimados por ano na caldeira.

Última edição:
Eu falei disso para uso próprio de aquecimento no caso do meu sogro.
A máquina faz 90kg de peletes por hora.
Com 90 kg de peletes aqueces a casa durante muito tempo.
E o trator ao ralantie consome muito menos gasóleo que qualquer caldeira a gasóleo. A máquina em si só precisa de 15cv.

Vamos assumir que a pessoa já tem o tractor, e esquecer a mamute e consumos de combustível, porque a manutenção já teria que ser feita.

Cá na terra 1 ton de sobro custa uns 90€, e eu queimo 1 ton/ano. Seriam necessários 20 anos de poupança para pagar a maquina.

E se tiveres montes para limpar?
Não preferes usar o desperdício para aquecimento da casa em vez de queimar dinheiro em gasóleo?

Eu percebo o teu ponto de vista! Como consumidor final mais vale comprar feito, mas para quem tem de se ver livre de desperdício florestal, acho um bom investimento.
Claro que para fazer negócio, tinha de ser a nível industrial.

Não equacionas uma salamandra a pellets?
São mais eficazes e com maior rendimento, além de fazerem menos lixo.
Desculpa a demora em responder não sei porque mas o Tapatalk não está a enviar notificações de citação
Sim equacionei mas o investimento inicial é algo elevado e ouço alguns relatos de diversas avarias, não sei até que ponto corretos ou não
Obrigado vou dar uma olhadela

Não preferes usar o desperdício para aquecimento da casa em vez de queimar dinheiro em gasóleo?

Eu percebo o teu ponto de vista! Como consumidor final mais vale comprar feito, mas para quem tem de se ver livre de desperdício florestal, acho um bom investimento.

A minha opção é a que for mais amiga da minha carteira. No meu caso é gastar, em teoria, 90€ anuais em lenha de sobro. Na realidade tenho sobreiros secos e quando os vendo parte do pagamento é em lenha. Ando há 2 anos a gastar lenha de um negócio desses.

Não tenho caldeira a gasóleo/gás/pellets, tenho apenas uma salamandra a lenha.

Os meus terrenos possuem poucos declives, portanto são maioritariamente limpos com tractores e grade de discos.

Os sobrantes podem ser usados para o forno do pão ou para ajudar a atear. Eu digo na brincadeira, mas com uma base de verdade, que tenho lenha para atear para 10 anos.

Desculpa a demora em responder não sei porque mas o Tapatalk não está a enviar notificações de citação
Sim equacionei mas o investimento inicial é algo elevado e ouço alguns relatos de diversas avarias, não sei até que ponto corretos ou nãoObrigado vou dar uma olhadela

Sem stress. Sim, a pellets custam 2 a 3x mais que uma a lenha. Eu tive recuperador a lenha na sala durante 20 anos. Era sempre muito lixo e cheiro a queimado dentro de casa.
Aproveitei o apoio dos edifícios mais sustentáveis, meti um a pellets e estou muito contente.
Um saco de pellets de 15kg dá-me para 3 dias (das 18h às 22h) durante a semana, quando antes gastava 4 ou 5 briquetes de lenha por serão. No mínimo poupo mais de metade em combustível.

Como tem ventilação forçada, propaga melhor o calor e a maior vantagem é poder programar uma hora para ligar/desligar.
Quanto ao consumo de energia, durante os minutos iniciais gasta 300W e depois fica a gastar entre 100 a 150W/h.

Quanto a avarias, é melhor ir para marcas com provas dadas como a Nordica ou Bronpi e evitar marcas brancas de superfícies comerciais.

A única manutenção é aspirar as cinzas a cada 3 dias (2 minutos) e no final de cada temporada abro o alimentador para aspirar o semfim.

Caldeira de aquecimento a lenha. Para quê complicar?

Na casa que construi, instalei uma Ecoforest Kiev Insert, de 16KW potencia e com 2 saidas de ar quente. Permite aquecer a casa de mais de 350m2. E isto com ela ligada no mínimo.

O aparelho não é barato (+4500€), mas na construção de raiz, ficou impecável e muito bem integrado na casa.

https://ecoforest.com/es/productos/biomasa/pellets/estufas-aire-canalizable/kiev-insert/

Gasto em média 2 a 3 sacos por semana.

20210527-105838.jpg

Mais uma vez cá ando eu, há a possibilidade de um familiar me dar uma que não utiliza e dessa forma já evito o investimento, mas surgiu um problema
O chão onde a vou instalar é em flutuante claro e acredito que com o tempo o calor das patas da salamandra possa deixar marca
O que aconselham a por por baixo?
Obrigado

Tenta encontrar alguma placa de material isolante.
Eu na minha antiga casa tinha posto uma pedra com um cartão por baixo para não riscar, mas no meu caso era madeira, não sei até que ponto o flutuante não cede com o peso da pedra.

Tenta encontrar alguma placa de material isolante.
Eu na minha antiga casa tinha posto uma pedra com um cartão por baixo para não riscar, mas no meu caso era madeira, não sei até que ponto o flutuante não cede com o peso da pedra.
Obrigado
Andei a pesquisar e ouvi falar de vermiculite, acham boa solução? É pedra certo?

Se não estou em erro são as placas brancas que substituíram o amianto dos recuperadores.
Mas dá para o que queres, aguenta altas temperaturas.

Se não estou em erro são as placas brancas que substituíram o amianto dos recuperadores.
Mas dá para o que queres, aguenta altas temperaturas.
São placas cor de areia com 1m por 0,60, a espessura pode ser variável do que vi
A mais barata acho que tem 2cm penso que seja suficiente
Estava a pensar cortar em 2 e colocava por baixo e nas costas por causa da parede

Eu na parede não meti nada, só respeitei a distância mínima, 10 cm acho eu.
Se a tua salamandra for de encostar é que convém ter uma proteção.

Uma questão a quem puder ajudar
Instalei a salamandra e os tubos de baixo para cima, ou seja o 1 ficou por fora da saída da salamandra e entrou no 2 tubo e assim sucessivamente.
No meu entender e do picheleiro era a maneira correta para não haver fumo na divisão, no entanto houve inúmeros escorrimentos de condensação para o exterior das tubagens e muito cheiro
Ora estive a ler e as tubagens no interior deviam estar invertidas para resolver este problema, alguém tem os tubos instalados desta forma? Não há fumos na divisão?
Obrigado

Já me aconteceu isso, o tubo que sai da divisão passa por um sótão?
Se sim, tenta isolar esse tubo com lá mineral.
O que acontece é o fumo quente ao subir arrefece e cria condensação que ao escorrer vai saindo pelas juntas dos tubos.
Depois fica um cheiro desagradável com fumo e por vezes aparece uma gosma preta a sair do tubo.

Já me aconteceu isso, o tubo que sai da divisão passa por um sótão?
Se sim, tenta isolar esse tubo com lá mineral.
O que acontece é o fumo quente ao subir arrefece e cria condensação que ao escorrer vai saindo pelas juntas dos tubos.
Depois fica um cheiro desagradável com fumo e por vezes aparece uma gosma preta a sair do tubo.

Sim passa, pensei também nisso mas achei que inverter os tubos era mais fácil e por enquanto está ok dos escorrimentos e também não passa fumo para a divisão por enquanto
Não sei é a longo prazo e queria ouvir alguma opinião de quem o tivesse feito
Sabem de alguma peça em inox que entre dentro da saída de fumos da salamandra?

Voltar
Superior