Então esta bem vou deixar o site de lado e dizer a ele para começar a comprar ele que ja estou a perder tempo de mais, e ja falei com ele e ele disse que não à necessidade de mudar a bomba de agua nem a correia de distribuição porque elas ainda estão como novas, deve ter trocado antes de me vender, o que achas CL?
Já te dei a minha opinião várias vezes tanto aqui publicamente como por PM. O dinheiro é teu, faz o que bem achares.
Se ficar mal feito, não venhas aqui daqui a 6 meses dizer que tens 2.500€ de reparação de umas válvulas empenadas e um ou outro êmbolo furado. Saberás que poupaste meia dúzia de euros hoje!
Pelo menos ele que meça a saliência das camisas face ao bloco para ter a certeza de qual o tipo de junta a aplicar. É o mínimo dos mínimos por onde se começa um trabalho desses. A seguir é bloquear as camisas, para não danificar a vedação do Hylomar que está por baixo...
Portanto, a minha opinião, pela não sei quantas vez...
Tirar a cabeça para fora, medir a folga entra camisas e bloco para decidir qual o tipo de junta a utilizar (ainda nem chegámos a marcas e modelos!); tirar os 10 parafusos e metê-los por ordem sobre um papel ou cartão, imobilizar de imediato as camisas. Limpar os parafusos, lubrificar as roscas com 2-3 gotas de óleo de motor (um qualquer!), enroscar em baixo à mão e medir a distância livre face ao bloco. 1-2 parafusos maus, mudam-se esses. 6-7 maus, mudam-se todos. Situações intermédias... mudam-se apenas os maus, se se tiver parafusos em stock (como os ex-concessionários). Não havendo stock... isso vende-se apenas em kit de 10.
Bomba de água, tensor e todas as correias nem sequer é uma questão! É mudar tudo! Esse termostato e a sua caixinha ainda devem ser de origem... muda-se isso também!
Também se olha para o tubo metálico que liga ao termostato, para além de se lavar bem todo o circuito de arrefecimento, incluindo, obviamente, os dois radiadores: o do motor e o da chaufage (antes de começar o trabalho já se pôs o botão para o máximo de aquecimento, para abrir essa válvula e fazer circular água da mangueira por lá).
De resto é simples, é só ler o manual e fazer as coisas como se devem fazer e deixar de invenções baratas e silicones de vedar as banheiras.