Tão plausível como o erro que anunciam nos consumos, ainda bem que vocês acreditam naquilo que eles querem que acreditem, assim a evolução é mais lenta e assim os clientes andam sempre contentes, dai a evolução dos automóveis ser lenta e vagarosa.
Portanto a centralina é um cérebro e sabe o que está fazer, sendo enganada ou não, inclusive sabe se é enganada com outra programação e corrige o consumo de maneira a ser o mais real possivel. [

][

][

]
O bom disto tudo é que já vimos que fazendo reprogramações como lhe chamam os motores ficam mais eficientes, o que quer dizer que os fabricantes estão muito atrasados na tecnologia, já que não testaram os carros com as várias programações possíveis certo.
Sendo assim eu sou programador de quase todo o tipo de micro-processadores e micro-controladores e esta conversa deu-me uma ideia excelente como baixar o consumo para menos de metade, basta simplesmente pegar no valor que o CB mostra e dividir por 2 e apresentar o valor, logo ai o valor do consumo desce para metade. [

][

][

]
Outra coisa, a centralina não mexe no ar, no turbo, apenas na quantidade e pressão de combustível que entra no cilindro, essa quantidade varia em função da temperatura e humidade do ar, que determina a quantidade de ar e pressão dentro do cilindro, até nos turbo de geometria variável não é a centralina que controla isso. Outros pontos de controle são a temperatura do motor, ignição ou não da ultima combustão.
Portanto as alterações a nivel de centralina ou repro's como lhe chamam é alterar as tabelas de comparação destes sensores e nalguns casos até o algoritmo do calculo. Portanto sei muito bem do que estou a falar e até já fiz esse tipo de serviço entre outras coisas, só que deixei a actividade porque tá minada de gente que não sabe o que faz e depois aparece com relatórios de consumo e potências que não tem nada a ver, além disso o risco de problemas é muito grande e tenho outras actividades mais lucrativas.
Portanto continuo a afirmar o mesmo, porque os vossos argumentos não são convincentes e metem em causa tanto as leis da física como o trabalho dos fabricantes.