[Sociedade] repatriação de ciganos

O problema desta medida não está na repatriação de ilegais. Quanto a isso tudo bem, a lei é para cumprir. Não há, strictu sensu, qualquer xenofobia nisso.
O problema surge quanto se confunde deliberadamente estrangeiros ilegais com ciganos. Aí sim, há xenofobia, ou melhor, racismo. Uma coisa é repatriar cidadãos romenos e búlgaros ilegais independentemente da sua cor, raça, credo, etnia, etc. Outra diferente é repatriar ciganos em concreto. Da maneira que a história tem corrido nos media, parece que andam a identificar as pessoas a deportar pela etnia, e isso é objectivamente ilegal. Dá a ideia que um romeno ou um bulgaro que seja branquinho e loiro não vai ser chateado, mesmo que esteja ilegal. Isso é de facto xenofobia.

Dizem que a etnia cigana resiste muito à integração. É verdade. E também insiste em manter regras culturais que a mim me chocam, como por exemplo fazer casamentos arranjadas pelas famílias, entre homens adultos e meninas de 13 ou 14 anos. Para já não falar na tendência para viver à margem das normas ecónomicas.
Mas uma sociedade moderna tem que agir contra essas coisas fazendo tábua rasa de considerações étnicas. A lei deve ser aplicada cegamente, sem olhar a cor, raça, religião, etc. Um casamento com menor é punível por lei. Uma venda sem factura também. Fazer as coisas de outra maneira leva a um caminho muito perigoso que facilmente descamba no oposto da lei e da ordem.

Concordo inteiramente. Nesta medida o que acho mal é repatriarem apenas ciganos é aqui que peca esta medida. Vendo isto pelo lado legal da questão e tendo como justificação medidas de protecção do nacional. Já pelo aspecto social deixa muito a desejar. Mas não existem leis personalizadas ainda nem são feitas caso a caso. Existe sempre o reverso da medalha em cada decisão que é tomada e vão existir sempre opiniões contrárias.
Em relação às tradições ciganas...admiro muito a cultura desta etnia...onde existem valores. Agora se a lei se deve sobrepor à tradição é um assunto polémico e daria pano para mangas.

Só tenho a dizer...

GRANDE SARKOZY apr:)apr:)apr:)apr:)apr:)

É pena que não hajam mais governantes com eles no sitio como o Sarkozy.

Há que começar a impor a lei e as regras para se conseguir ter uma Europa com futuro.
Este tipo de gente são como os vírus, vão-se espalhando aos poucos até conseguirem adoecer os países e as economias que os acolhem.

Totalmente de acordo, assino por baixo.

Concordo inteiramente. Nesta medida o que acho mal é repatriarem apenas ciganos é aqui que peca esta medida. Vendo isto pelo lado legal da questão e tendo como justificação medidas de protecção do nacional. Já pelo aspecto social deixa muito a desejar. Mas não existem leis personalizadas ainda nem são feitas caso a caso. Existe sempre o reverso da medalha em cada decisão que é tomada e vão existir sempre opiniões contrárias.
Em relação às tradições ciganas...admiro muito a cultura desta etnia...onde existem valores. Agora se a lei se deve sobrepor à tradição é um assunto polémico e daria pano para mangas.

Not,

Não, não é. Qualquer Jurista te diz que a tradição não é fonte de direito positivo em Portugal. Concordo que alguma coisa tem de ser feita, mas o quê?

[:)]Cada vez que ouço alguém a dizer que admira a cultura cigana escangalho-me a rir. Especialmente se for uma mulher...
`

Não querendo ser mázinha e como referiu uma questão de género em relação aos meus comentários. E que tal se se limitasse a comentar questões sobre...futebol[:D] (foi merecida)

Not,

Não, não é. Qualquer Jurista te diz que a tradição não é fonte de direito positivo em Portugal. Concordo que alguma coisa tem de ser feita, mas o quê?

Mas analisando esta questão mais a fundo e se a lei é feita e contempla uma vontade maioritária do povo. O que é a norma. Muitas vezes é da vontade do povo que se mudam as leis.

Isso é a forma típica de ver as coisas. E não me parece que a pedófilia exista só na etnia cigana.

Ai existe noutras etnias? Ok, então está bem. Pensei que pedofilia fosse pedofilia em qualquer contexto étnico. Então não é pedofilia quando se trata da comunidade cigana.

Ora deixa ver... No Afeganistão tem a tradição do apedrejamento das mulheres à morte.

Mas está bem porque é tradição. Certo? Ou mutilação genital porque se calhar também existe noutros povos. Ou... outra coisa qualquer porque existe noutro lado.

`

Não querendo ser mázinha e como referiu uma questão de género em relação aos meus comentários. E que tal se se limitasse a comentar questões sobre...futebol[:D] (foi merecida)

Tens conhecimento sobre o ritual de virgindade que as ciganas efectuam antes de se casarem? É que ouvir uma mulher dizer que admira a cultura cigana, que efectua esse tipo de barbaridades, simplesmente transcende-me. Uma coisa é gostar de ouvir Gipsy Kings (que até ouço lá quando calha) e fantasiar com uma vida de nómada, outra é a cultura cigana na realidade, que não tem nada a ver...

Pra mim é o mesmo que uma mulher dizer que admira os costumes de algumas tribos africanas que muitas das vezes incluem mutilação genital feminina.

Agora se a lei se deve sobrepor à tradição é um assunto polémico e daria pano para mangas.

-Então está aqui porquê, Sr. Ximenes?
-Porque vendi pó branco, Sr. Dr. Juiz!
-Mas isso é ilegal, não sabe?
-Sei, mas é tradição de família, Sr. Dr. juiz.
-Então está bem, está absolvido. Pode ir.

Há pessoas que querem parecer ou fazer-se passar por intelectuais, conhecedores de uma determinada cultura, formular opiniões com base em conhecimento nenhum e acabam por dizer as coisas mais ignorantes a absurdas.
E evidente que existe pedófilia nas comunidades ciganas, onde os "homens" são misóginos e completamente distorcidos quando avaliam o papel da mulher na sua vida e na sociedade.
Quem diz que admira a cultura cigana, principalmente se for mulher, deve andar a ver muitos videoclips da Jenifer Lopez de certeza.
To be or NOT to be ignorante, essa é a questão! :sh)

Not,

No entanto não são poucas vezes que a Lei garante a manuntenção destas "tradições" com excepções à aplicação da mesma.

Neste caso concreto o "problema" é que o casamento com uma menor, por ex., é registado onde? Como é que se prova que há casamento? Quando a própria "vitima" não se reconhece como tal e não apresenta queixa.

A lei deve ser aplicada de igual forma.

-Então está aqui porquê, Sr. Ximenes?
-Porque vendi pó branco, Sr. Dr. Juiz!
-Mas isso é ilegal, não sabe?
-Sei, mas é tradição de família, Sr. Dr. juiz.
-Então está bem, está absolvido. Pode ir.

[:D][:D][:D][:D]

Assim, afirma LEININGER apud BODNER; LEININGER (1992), "... sua visão de mundo é uma força para sustentar a identidade cultural e auto-estima; identificou-se a visão de mundo dos ciganos como a maneira de uma cultura se guardar e ver o mundo e o universo". Em relação à perspectiva de vida foi dito: "nós temos nossa vida muito unida, compreende; cada um tem seu mundo, respeita seu espaço; nós somos todos unidos numa só maneira. Quando o chefe dá uma ordem nós temos que cumprir, sendo a família qual for. Se aqui tivessem dez barracas e o chefe mandasse, nós levantaríamos o acampamento, compreende".
Os ciganos, segundo BODNER; LEININGER (1992), "são altamente conscientes de seu modo e estilo de vida para manter a sobrevivência cultural... Como um povo, eles não têm um país próprio de ficar, mas têm sua identidade cultural fixa".
O valor cultural exerce influência marcante nesta cultura, destacando-se a valorização da família, da união e do respeito.

Ps: E nós o que temos?

Perdemos os escudos, fechamos escolas, metemos os nossos velhos em lares, só falta mudarem a bandeira e passar a ser obrigatório falar Inglês.

Última edição:
Os norte-africanos já estão em França há muito tempo, não é só de agora, portanto, eles são tudo menos imigrantes ilegais.
Eu acho é engraçado estas medidas virem agora numa altura de crise, é de uma hipocrisia atroz...quando a Europa era um continente próspero e com trabalho para todos abrimos as portas a tudo e fechamos os olhos a muita coisa. Muito do que foi construído por essa Europa fora foi graças a emigrantes ilegais mas é claro, agora não há trabalho toca a escorraçar o pessoal. [:D] :sh)

Depois não querem que o povo se revolte, começaram por construir habitações sociais para eles em locais estrategicamente posicionados, nas periferias como é óbvio, não queremos misturas, e agora queixam-se que eles não se querem integrar na sociedade, blah blah blah blah, quando na verdade nunca quiseram que se integrassem na sociedade. [:D] :sh)

Mais engraçado é a forma como a comunicação social aproveita-se disto para gerar ainda mais polémica, dão mais ênfase ao facto de serem ciganos do que ao facto de serem ilegais. Eu acredito que muita gente aceitava de bom grado que eles fossem expulsos mesmo que não estivessem ilegais, e isto aplica-se a ciganos, negros, marroquinos, etc...
É tudo muito bonito criticar o que foi feito e desculpar os coitadinhos.
Como toda a gente sabe milhões de outros povos que não árabes e africanos emigraram para França, o próprio Sarkozy é se não me engano descendente de Gregos.
Os problemas que se dão com os povos africanos e muçulmanos advém das grandes diferenças culturais face ao país de acolhimento.

Agora devemos nós nos adaptar a eles ou o contrário? Quanto a mim ambos têm alguma responsabilidade mas as minorias (visto serem isto mesmo) devem perceber que é uma responsabilidade e um dever a sua integração. Porque se funcionou para todos os povos excepto para estes, alguma coisa está mal!

Quanto à questão de os colocarem em periferias querias o quê?
EU e atenção falo principalmente por mim, não digo que gostaria de adquirir um apartamento e de um dia para o outro ter ciganos, africanos ou muçulmanos como maioria no prédio a viver comigo.
Não gosto nem queria ter, agora eu pergunto-te se tu que és tão contra essa politica gostarias. Eu ouço as falar ah e tal coitadinhos mas muitos desses vivem em moradias de luxo se for preciso em zonas com condomínio fechado, assim também eu! Quando se sente na pele o processo de integração desses povos muitos mudam de opinião. A mim o que não me parece justo estar a "sacrificar" alguns contra a sua vontade em favor da integração dessas minorias. Chamem racismo ou xenofobia, mas essa é a verdade.
Opiniões como a minha que são, quer queiram quer não, a mais comum e reconheço que acaba por dificultar o processo daí a construção dos tais "guettos". Espalhar as famílias o mais possível também tem os seus pontos contra, muitos não querem nem isso é logisticamente possível, portanto resta a hipótese clássica dos bairros de imigrantes, que não são bons mas é o possível.

Quanto ao repatriamento acho muito bem, cá devia-se fazer o mesmo.

Última edição:
Assim, afirma LEININGER apud BODNER; LEININGER (1992), "... sua visão de mundo é uma força para sustentar a identidade cultural e auto-estima; identificou-se a visão de mundo dos ciganos como a maneira de uma cultura se guardar e ver o mundo e o universo". Em relação à perspectiva de vida foi dito: "nós temos nossa vida muito unida, compreende; cada um tem seu mundo, respeita seu espaço; nós somos todos unidos numa só maneira. Quando o chefe dá uma ordem nós temos que cumprir, sendo a família qual for. Se aqui tivessem dez barracas e o chefe mandasse, nós levantaríamos o acampamento, compreende".
Os ciganos, segundo BODNER; LEININGER (1992), "são altamente conscientes de seu modo e estilo de vida para manter a sobrevivência cultural... Como um povo, eles não têm um país próprio de ficar, mas têm sua identidade cultural fixa".
O valor cultural exerce influência marcante nesta cultura, destacando-se a valorização da família, da união e do respeito.

Também os judeus têm uma identidade cultural fixa e unida e certamente haverá muitas mais culturas, que seguirão na mesma onda. Os maus da cultura cigana que são certos rituais que num país civilizado são considerados crimes e a tendência para usar a tal união e linguagem própria para a prática de crimes pelo mundo fora, pra mim retiram qualquer admiração que possa ter por essa etnia. Para mim, ciganos, só os Gipsy Kings que é uma versão ultra comercial da música tradicional cigana.[:D] O resto que se integre e virem gente.

E para o Bodner e Leininger, eles que os aceitem no quintal deles, ver quanto tempo eles os conseguem aguentar.[:D]

Embora que acho essa repatriamento uma boa ideia, a problema é que acaba por ser uma mão cheia de nada. Como alguns já mencionou, não há nada que impede-lhes de regressar a França. Logo, o Governo Francês acabou, essencialmente, por utilizar o dinheiro dos contribuintes para pagar uma viagem a eles mais algum dinheiro para se gastar para depois voltar a França, e repete-se a baila de novo.

Isto, para dar algum resultado, teria de ser mais definitivo, o que não será fácil devido ao contexto Europeu.

Voltar
Superior