rebaixar saxo

Nunca tinha ouvido falar em rebaixar o veículo para ganhar segurança. Ainda por cima mantendo os amortecedores de origem...é daquelas modificações que me custam a compreender do ponto de vista racional.

O carro vai ficar duro, vai ser um suplício andar nele porque qualquer imperfeição na estrada será transmitida para todo o veículo. Não é algo a que eu quereria sujeitar os meus próximos. Para piorar, essas vibrações irão aumentar consideravelmente a quantidade de barulhos parasitas no veículo.

Em termos de segurança...ficas com um carro mais baixo, menos previsível, menos permissível, e duvido que, no limite da aderência, ganhes em dinâmica: conciliar molas curtas com amortecedores de origem num carro deste género pode ser uma muito má opção em vários aspectos...

Se puseres uns pneus mais macios (de uma boa marca...) vais notar uma diferença enorme e aí sim, estarás a aumentar verdadeiramente a segurança do veículo.
Acho que quem falou no rebaixamento, está implícito que não é com os amortecedores de origem...

Num B actual fazes isso na boa, sobretudo se tiver um motor que aguente relativamente bem esse ritmo. Num Saxo, eu não sei se arriscaria [:D]

---

Se o problema é o adornar, rebaixa. Perdes é conforto, mas ganhas confiança psicológica porque um carro adornar não é sinal que vai virar. Com o rebaixamento ele vai ficar mais duro e consequentemente, mais rijo.

Troca os amortecedores e coloca aí umas molas de rebaixamento se tiveres mesmo amor ao carro. Pneus porreiros também é importante.
Num segmento B atual, não é num Saxo.
Já o Clio cá de casa curvar acima dos 130 começa a ser perigoso... imagino um Saxo a 150.

Para isso ficar bem feito, molas + bons amortecedores + uns pneus de qualidade, gastarás menos de 600 euros? Será que compensa?
Pneus, sendo 165/65 R14, ficam-lhe por 60€ uns bons pneus já com montagem, 60 x 4 = 240€, que sejam 250€ com alinhamento de direção.
Molas não faço ideia do preço, amortecedores que seja uns 200€, fica por 450, sem molas.
Para um Saxo 1.1... epah, não sei. Se ele tiver mesmo amor ao carro, vale a pena.

Esqueçam lá a parte dos pneus pois isso ele já tem. Eu queria era saber de experiências, visto que nunca experimentei nenhum, dizer que não fica mais seguro sem experimentar parece-me complicado...
Amor ao carro tenho algum mas não sei por quanto tempo será para manter devido exactamente a segurança dele, pois ele apenas tem 75 000kms e já com 12 anos, parece-me então que essa alteração não é viável...

Vou-te dar a minha opinião pessoal...

Eu no teu lugar estava quieto. Não se justifica gastar isso num rebaixamento para esse carro. Isso é um carro para ser conduzido com calma, e tem segurança compatível com essa calma. O dinheiro que gastarás nisso dá para muita gasolina, ou então já é uma ajuda para uma futura troca.

[;)]

Opah, rebaixa isso à vontade !! Encontras facilmente umas molas baratas para esse carro, se ficares satisfeito muito bem, caso contrario voltas a meter original. Não tem nada que saber....

Se começas a dar ouvidos a este pessoal ficas a saber ainda menos [;)]

Opah, rebaixa isso à vontade !! Encontras facilmente umas molas baratas para esse carro, se ficares satisfeito muito bem, caso contrario voltas a meter original. Não tem nada que saber....

Se começas a dar ouvidos a este pessoal ficas a saber ainda menos [;)]
Sendo que tu fazes parte deste pessoal...

Se queres segurança a curvar compra uns pneus decentes.

Se for apenas para mostrar aos vizinhos e amigos chega-lhe azeite.
Se puderes le um pouco o tópico onde já disse que é apenas e só para segurança, vens logo a dizer que é azeite. E também já disse que tenho pneus decentes, mas obrigado pela tua contribuição...

O saxo é mas é um bom amigo, ele tá-te a dizer "anda devagarinho que isto não é nenhum F1". [:D]

Devagar se vai ao longe, um saxo é um saxo, mesmo o cup quando foge já ninguém o vai buscar...

Mete umas molas Eibach, HR ou outra marca qualquer, progressivas de preferência, mas não excedas os 30/35mm de rebaixamento. Tem em conta que os amortecedores poderão ir à vida mais cedo, portanto ou esperas para trocar quando acabarem ou metes já uns que aguentem com rebaixamentos.
É uma modificação que não fica nem ficará por fazer nos meus carros e não tenhas medo de a fazer, seja em que carro for. Altera para melhor a incisão e a sensibilidade em curva.

Última edição:
Faz o que te digo, se queres o carro a curvar melhor, coloca uns amortecedores desportivos a gaz de uma boa marca para as molas de origem.
Se queres mesmo rebaixar para mudar o look também, troca molas e os amortecedores (espigão mais curto), mas para o carro que é, acaba por ser um investimento elevado.
Se queres só look, e ficar com o carro pior, faz o que muitos fazem arranjas apenas as molas ou então para poupar mandas cortar/prensar as que tens.

Última edição:
img1083hn.jpg

Não te esqueças do aileron para dar mais downforce!

Foste logo pegar num que nem rebaixado está portanto logo por aí dá para ver que rebaixamentos e xuninguice são coisas independentes:)

Sent from my Cheerios box.

Eu sou mais da parte aerodinâmica, ou vais dizer que um aileron daqueles e uns choques não ajudam a extrair todo o potencial de um saxo?

A serio pessoal, deixem lá a parte do xunning de lado pois eu sou totalmente contra isso, tem apenas e só a ver com a segurança. Eu sei que estou num forum público etc etc etc e que tenho que ouvir as opiniões de todos, mas peço ao pessoal que se está a referir ao xunning que não comente pois o meu objectivo não é esse!!
Obrigado aos users que comentam tendo em conta as experiências, já agora, se eu rebaixar aí uns 30 ou 35mm terei problemas na entrada de uma garagem subterrânea? penso que não pois o saxo parece um jipe em relação a maioria dos carros. Se sempre mudar em principio seria para umas molas eibach que dizem ser as melhores em termos de conforto.

A serio pessoal, deixem lá a parte do xunning de lado pois eu sou totalmente contra isso, tem apenas e só a ver com a segurança. Eu sei que estou num forum público etc etc etc e que tenho que ouvir as opiniões de todos, mas peço ao pessoal que se está a referir ao xunning que não comente pois o meu objectivo não é esse!!
Obrigado aos users que comentam tendo em conta as experiências, já agora, se eu rebaixar aí uns 30 ou 35mm terei problemas na entrada de uma garagem subterrânea? penso que não pois o saxo parece um jipe em relação a maioria dos carros. Se sempre mudar em principio seria para umas molas eibach que dizem ser as melhores em termos de conforto.

Só queremos ajudar mas quando falam em cortar e prensar molas... Calma lá que não podem estar a falar a sério.

Quanto ao teu problema, acho que com uns BONS amortecedores a gás e uns bons pneus ficas logo com muito mais segurança, não precisas de andar a comprar molas, ainda por cima custam praticamente o mesmo que os amortecedores.

Só queremos ajudar mas quando falam em cortar e prensar molas... Calma lá que não podem estar a falar a sério.

Quanto ao teu problema, acho que com uns BONS amortecedores a gás e uns bons pneus ficas logo com muito mais segurança, não precisas de andar a comprar molas, ainda por cima custam praticamente o mesmo que os amortecedores.
Baixar o centro de massa é mais eficaz e isso consegue-se rebaixando o carro. Com material decente claro.

Voltar
Superior