zerenau5
New member
Acho que quem falou no rebaixamento, está implícito que não é com os amortecedores de origem...Nunca tinha ouvido falar em rebaixar o veículo para ganhar segurança. Ainda por cima mantendo os amortecedores de origem...é daquelas modificações que me custam a compreender do ponto de vista racional.
O carro vai ficar duro, vai ser um suplício andar nele porque qualquer imperfeição na estrada será transmitida para todo o veículo. Não é algo a que eu quereria sujeitar os meus próximos. Para piorar, essas vibrações irão aumentar consideravelmente a quantidade de barulhos parasitas no veículo.
Em termos de segurança...ficas com um carro mais baixo, menos previsível, menos permissível, e duvido que, no limite da aderência, ganhes em dinâmica: conciliar molas curtas com amortecedores de origem num carro deste género pode ser uma muito má opção em vários aspectos...
Se puseres uns pneus mais macios (de uma boa marca...) vais notar uma diferença enorme e aí sim, estarás a aumentar verdadeiramente a segurança do veículo.
Num segmento B atual, não é num Saxo.Num B actual fazes isso na boa, sobretudo se tiver um motor que aguente relativamente bem esse ritmo. Num Saxo, eu não sei se arriscaria []
---
Se o problema é o adornar, rebaixa. Perdes é conforto, mas ganhas confiança psicológica porque um carro adornar não é sinal que vai virar. Com o rebaixamento ele vai ficar mais duro e consequentemente, mais rijo.
Troca os amortecedores e coloca aí umas molas de rebaixamento se tiveres mesmo amor ao carro. Pneus porreiros também é importante.
Já o Clio cá de casa curvar acima dos 130 começa a ser perigoso... imagino um Saxo a 150.