Racismo....

Eu, que não sou nada racista, há uma coisa que acho se deve considerar:

- Há pessoas perante as quais qualquer coisinha que se diga é logo interpretado como racismos. Dizer "pretos" ou "ciganos" ou "brancos" em minha opinião é a mesmissima coisa, mas para alguns há palavras tabus.

- De facto há etnias ou grupos ou o que quer que seja que "tradicionalmente" têm dificuldades de integração, ou dizer isto é ser racista ?

- É que ir para um sitio novo e em vez de nos integrarmos, querermos impor o nosso modo de vida, costumes, etc. é de facto meio caminho para nos ostracizarem.

Tendo em conta o fecho de um tópico, e as reacções de alguns colegas, aqui fica um relato real de um actor bem conhecido de todos nós - Michael Richards, o "Kramer" da série Seinfeld :

O comentário é mais do que oportuno. Os conceitos do mundo
actual mudaram de uma forma perigosa.Qualquer dia para vivermos em paz
só nos restará a vergonha de sermos brancos.
Para ler e pensar... não deixa de ser um comentário a nível do país em
questão, mas é concerteza um comentário muito interessante.

"O politicamente incorrecto...muito bem.
Michael Richards conhecido como Kramer da série televisiva Seinfeld,
levantou um bom problema.
O que se segue é o seu discurso de defesa em tribunal depois de ter feito
alguns comentários raciais na sua peça de comédia. Ele levanta alguns
pontos muito interessantes.
Orgulho em ser Branco
Finalmente alguém diz isto.
Quantas pessoas estão actualmente a prestar atenção a isto?
Existem Afro-Americanos, Americanos Hispânicos, Americanos Asiáticos,
Americanos Árabes, etc.
E depois há os apenas Americanos.
Vocês passam por mim na rua e mostram arrogância.
Chamam-me 'White boy,' 'Cracker,' 'Honkey,' 'Whitey,' 'Caveman' ...e está
tudo bem.
Mas quando eu vos chamo Nigger, Kike, Towel head, Sand-nigger, Camel
Jockey,
Beaner, Gook, or Chink .
Vocês chamam-me racista.
Quando vocês dizem que os Brancos cometem muita violência contra vocês,
então porque razão os ghettos são os sítios mais perigosos para se viver?
Vocês têm o United Negro College Fund.
Vocês têm o Martin Luther King Day.
Vocês têm Black History Month.
Vocês têm o Cesar Chavez Day.
Vocês têm o Yom Hashoah.
Vocês têm o Ma'uled Al-Nabi.
Vocês têm o NAACP.
Vocês têm o BET [Black Entertainment Television] (tradução: Televisão de
Entretenimento para pretos)
Se nós tivéssemos o WET [White Entertainment Television] seriamos racistas.
Se nós tivéssemos o Dia do Orgulho Branco, vocês chamariam-nos racistas.
Se tivéssemos o mês da História Branca, éramos logo racistas.
Se tivéssemos alguma organização para ajudar apenas Brancos a andarem com a
sua vida para frente, éramos logo racistas.
Existem actualmente a Hispanic Chamber of Commerce, a Black Chamber of
Commerce e nós apenas temos a Chamber of Commerce.
Quem paga por isto?
Uma mulher Branca não pode ser a Miss Black American, mas qualquer mulher
de outra cor pode ser a Miss America.
Se nós tivéssemos bolsas direccionadas apenas para estudantes Brancos,
éramos logo chamados de racistas.
Existem por todos os EUA cerca de 60 colégios para Negros. Se nós
tivéssemos colégios para Brancos seria considerado um colégio racista.
Os pretos têm marchas pela sua raça e pelos seus direitos civis, como a
Million Man March. Se nós fizéssemos uma marcha pela nossa Raça e pelos
nossos direitos seriamos logo apelidados de racistas.
Vocês têm orgulho em ser pretos, castanhos, amarelos ou laranja, e não têm
medo de o demonstrar publicamente. Mas se nós dissermos que temos 'Orgulho
Branco', vocês chamam-nos racistas.
Vocês roubam-nos, fazem-nos carjack, disparam sobre nós. Mas, quando um
oficial da policia Branco dispara contra um preto de um gang ou pára um
traficante de droga preto que era um fora-da-lei e um perigo para a
sociedade, vocês chamam-no racista.
Eu tenho orgulho.
Mas vocês chamam-me racista.
Porque razão só os Brancos podem ser chamados de racistas?"

Bom texto, nem que seja para reflectir. Em Portugal não se se aplicam a maior parte das situações descritas no texto (BET, Black chamber of commerce, Bolsas para negros, etc.)

No entanto nos E.U.A, esta questão é muito sensível, chegando-se a certas medidas ridículas, por exemplo escandaloso para mim é haver quotas para negros na Universidades....

Acusaram a Abercrombie & Fitch de racismo, só contratavam brancos (e sempre bem parecidos), em alternativa temos a FUBU (for us, by us),marca esta que se diz criada por negros, para negros. Parece que com a FUBU não houve grande problema.....

Tenho orgulho em ser branco, da mesma maneira que um negro tem orgulho em ser negro, e depois sou racista por isso? Sou automaticamente neo-nazi por causa disso? Não posso ter orgulho na minha história e na história do meu país? (mesmo que me envergonhe de alguns episódeos).

Independentemente das vossas opiniões, pensem nisto da forma mais séria possível.

eu acho os pretos mais racistas que os brancos..

exemplo

um preto que trabalha comigo natural da guiné, teve a mulher lá 7 meses , mandou para cá para os filhos terem nacionalidade portuguesa... e agora sao..
as vezes com comentarios mesmo estupidos..
diz que tá cá para "roubar o branco"
o barack obama vai ser "presidente do mundo" e os brancos estao lixados
depois de muita andanças conseguiu o BI portugues, mas diz que o quer so pa trabalhar por ele queimava-o...

Pediu desculpa.Terá sido por pressões?Sociais ou outras quaisquer?
E mesmo assim não invalida que as questões que ele levantou sejam pertinentes

Quanto à questão de se ter retractado em público no Letterman, não te sei dizer, só me pareceu um pedido de desculpas honesto e sincero, e até se sentiu incomodado com os sorrisos, pediu desculpa porque achou que devia pedir.

Continuo a dizer que comparar a questão do racismo nos Eua com Pt, é errado, em Pt não houve no século passado escravatura como houve lá, as questões são diferentes porque era mesmo uma coisa "in your face", ainda À pouco tempo houve um caso no Louisiana por um grupo de estudantes brancos terem pendurado laços (de forca) numa árvore numa escola, que tem um significado muito pesado naquela zona... Ou seja isto são coisas do quotidiano lá...

Eu não faço discriminação, pelo menos tento não o fazer, tenho amigos de todas as raças, e tratamo-nos por vezes em tom de brincadeira, por preto, branco, amarelo, monhé, e andamos nisto, não temos complexos... Agora se alguém fora do nosso grupo tenta ofender um de nós com estas mesmas expressões, arranja um camião de problemas...

Orgulho branco e orgulho negro, para mim são expressões vazias, não fazem sentido, orgulho pela pele que se ostenta!?!?! Épa a mim não me diz nada.

Eu, que não sou nada racista, há uma coisa que acho se deve considerar:

- Há pessoas perante as quais qualquer coisinha que se diga é logo interpretado como racismos. Dizer "pretos" ou "ciganos" ou "brancos" em minha opinião é a mesmissima coisa, mas para alguns há palavras tabus.

- De facto há etnias ou grupos ou o que quer que seja que "tradicionalmente" têm dificuldades de integração, ou dizer isto é ser racista ?

- É que ir para um sitio novo e em vez de nos integrarmos, querermos impor o nosso modo de vida, costumes, etc. é de facto meio caminho para nos ostracizarem.

Ponto essencial, há gente que nao se integra nem quer tão pouco, depois metem-nos em bairros sociais, onde cultivam ainda mais a aversão pelo que está fora do seu "ambito" (faltou palavra mais adequada)

O que me parece é que há pessoas que perante certas questões, se deveriam abster de produzir opinião.

Temos o dever de analisar o comportamento das pessoas como... pessoas. E não pela cor da sua pele, religião, raça, tamanho do coiso...

As opiniões que tenho lido a propósito desta questão de Loures, enchem-me de tristeza. Porque demonstram uma visão segregada das pessoas, por outras que se julgam (???) numa escala superior.

Deveriam ver o que outros cidadãos de outros Países pensam das comunidades portuguesas para saberem o que é a inversão de posições.

E saberem que a única forma de lidar com isto é com elevação.

O que me parece é que há pessoas que perante certas questões, se deveriam abster de produzir opinião.

Temos o dever de analisar o comportamento das pessoas como... pessoas. E não pela cor da sua pele, religião, raça, tamanho do coiso...

As opiniões que tenho lido a propósito desta questão de Loures, enchem-me de tristeza. Porque demonstram uma visão segregada das pessoas, por outras que se julgam (???) numa escala superior.

Deveriam ver o que outros cidadãos de outros Países pensam das comunidades portuguesas para saberem o que é a inversão de posições.

Excelente post, conseguir eliminar a questão étnica dos julgamentos de certas situações torna-se muito complicada para alguns...
Parabéns pelo teu post Carlos... [;)]

Quanto à questão de se ter retractado em público no Letterman, não te sei dizer, só me pareceu um pedido de desculpas honesto e sincero, e até se sentiu incomodado com os sorrisos, pediu desculpa porque achou que devia pedir.

Continuo a dizer que comparar a questão do racismo nos Eua com Pt, é errado, em Pt não houve no século passado escravatura como houve lá, as questões são diferentes porque era mesmo uma coisa "in your face", ainda À pouco tempo houve um caso no Louisiana por um grupo de estudantes brancos terem pendurado laços (de forca) numa árvore numa escola, que tem um significado muito pesado naquela zona... Ou seja isto são coisas do quotidiano lá...

Eu não faço discriminação, pelo menos tento não o fazer, tenho amigos de todas as raças, e tratamo-nos por vezes em tom de brincadeira, por preto, branco, amarelo, monhé, e andamos nisto, não temos complexos... Agora se alguém fora do nosso grupo tenta ofender um de nós com estas mesmas expressões, arranja um camião de problemas...

Orgulho branco e orgulho negro, para mim são expressões vazias, não fazem sentido, orgulho pela pele que se ostenta!?!?! Épa a mim não me diz nada.

Pegando apenas nesta frase, quando eu me referi a ter orgulho em ser branco, é mais no sentido de não ter vergonha nenhuma de ser branco, nem sentir qualquer complexo, o que por vezes se tenta passar, é que devíamos quase pedir desculpa por ser brancos.

Muitos norte-americanos, pensam que os europeus vivem em palhotas...

Já pensei dezenas de vezes nisso, e se fosse eu que estivesse do outro lado? Como Português que sou, no estrangeiro, como é que seria visto? Pois bem, o que penso é que os emigrantes Portugueses são emigrantes integrados por um lado, e semi integrados por outro (por exemplo, é raro verem-se portugueses a participar na política lá fora, pelo menos activamente, mesmo quando têm dupla nacionalidade.) Os Portugueses são vistos como um povo trabalhador e que está nos países apenas para ganhar dinheiro, e não para causar distúrbios. Já outros povos....

O que já é bom... Visto que deve haver alguns que nem sabem o que é a Europa.

Penso que não é bem assim, penso que os Americanos que conhecem já ouviram falar de um continente chamado Europa, acham que os Europeus têm uma boa qualidade de vida, apesar de serem meio estranhos (porque falam Francês), mas que têm coisas muito bonitas, nomeadamente a Torre Eifel. No resumo e na conclusão, para os Americanos, Europa= França.

Pegando apenas nesta frase, quando eu me referi a ter orgulho em ser branco, é mais no sentido de não ter vergonha nenhuma de ser branco, nem sentir qualquer complexo, o que por vezes se tenta passar, é que devíamos quase pedir desculpa por ser brancos.

Compreendo o que dizes[;)] acho que damos valor demais à cor da pele de alguém, já sabemos se é bandido ou não, então se vier de um qualquer Bº degragado, é melhor prender logo, porque de certeza que vem armado... Enfim como civilização ainda temos um longo caminho a trilhar, mas já percorremos um grande caminho...

Não me estou a referir à tua posição em concreto[;)]

Penso que não é bem assim, penso que os Americanos que conhecem já ouviram falar de um continente chamado Europa, acham que os Europeus têm uma boa qualidade de vida, apesar de serem meio estranhos (porque falam Francês), mas que têm coisas muito bonitas, nomeadamente a Torre Eifel. No resumo e na conclusão, para os Americanos, Europa= França.

Sim, claro. Estava a ser irónica. Aliás, se falas Português na América, és Brasileiro. [:D]

...
Os Portugueses são vistos como um povo trabalhador e que está nos países apenas para ganhar dinheiro, e não para causar distúrbios. Já outros povos....
Não será bem assim...

Ainda bem há pouco tempo, eu a mais uns colaboradores estivemos em Paris e uma noite, estávamos a jantar num restaurante 'normal' (não para turistas) e estávamos a falar em português.

Na mesa ao lado, estava um grupo de franceses e perguntaram-nos em que estaleiro (obras) é que estávamos a trabalhar.

E a conversa prosseguiu sempre a roçar um pouco a intolerância...
Ou seja, aqueles gajos eram trabalhadores da construção civil franceses, e queriam ser simpáticos com os ´pretos' da mesa ao lado. Mas só diziam atordoada atrás de atordoada...

O que prova que a cretinisse não é exclusivo de um povo nem de uma cultura.

Não será bem assim...

Ainda bem há pouco tempo, eu a mais uns colaboradores estivemos em Paris e uma noite, estávamos a jantar num restaurante 'normal' (não para turistas) e estávamos a falar em português.

Na mesa ao lado, estava um grupo de franceses e perguntaram-nos em que estaleiro (obras) é que estávamos a trabalhar.

E a conversa prosseguiu sempre a roçar um pouco a intolerância...
Ou seja, aqueles gajos eram trabalhadores da construção civil franceses, e queriam ser simpáticos com os ´pretos' da mesa ao lado. Mas só diziam atordoada atrás de atordoada...

O que prova que a cretinisse não é exclusivo de um povo nem de uma cultura.

Percebo a tua posição perfeitamente, o que dizes é normal, eles perguntam às mulheres se fazem a "ménage" (mesmo os portugueses uns aos outros), mas por considerarem todos os portugueses trabalhadores das obras, e todas as portuguesas empregadas domesticas, não quer dizer que não considerem os portugueses um povo relativamente pacífico, trabalhador e honesto.

(No entanto não anula a cretinisse anterior).

Voltar
Superior