Racismo....

Taxi Driver

Banido
Tendo em conta o fecho de um tópico, e as reacções de alguns colegas, aqui fica um relato real de um actor bem conhecido de todos nós - Michael Richards, o "Kramer" da série Seinfeld :

O comentário é mais do que oportuno. Os conceitos do mundo
actual mudaram de uma forma perigosa.Qualquer dia para vivermos em paz
só nos restará a vergonha de sermos brancos.
Para ler e pensar... não deixa de ser um comentário a nível do país em
questão, mas é concerteza um comentário muito interessante.

"O politicamente incorrecto...muito bem.
Michael Richards conhecido como Kramer da série televisiva Seinfeld,
levantou um bom problema.
O que se segue é o seu discurso de defesa em tribunal depois de ter feito
alguns comentários raciais na sua peça de comédia. Ele levanta alguns
pontos muito interessantes.
Orgulho em ser Branco
Finalmente alguém diz isto.
Quantas pessoas estão actualmente a prestar atenção a isto?
Existem Afro-Americanos, Americanos Hispânicos, Americanos Asiáticos,
Americanos Árabes, etc.
E depois há os apenas Americanos.
Vocês passam por mim na rua e mostram arrogância.
Chamam-me 'White boy,' 'Cracker,' 'Honkey,' 'Whitey,' 'Caveman' ...e está
tudo bem.
Mas quando eu vos chamo Nigger, Kike, Towel head, Sand-nigger, Camel
Jockey,
Beaner, Gook, or Chink .
Vocês chamam-me racista.
Quando vocês dizem que os Brancos cometem muita violência contra vocês,
então porque razão os ghettos são os sítios mais perigosos para se viver?
Vocês têm o United Negro College Fund.
Vocês têm o Martin Luther King Day.
Vocês têm Black History Month.
Vocês têm o Cesar Chavez Day.
Vocês têm o Yom Hashoah.
Vocês têm o Ma'uled Al-Nabi.
Vocês têm o NAACP.
Vocês têm o BET [Black Entertainment Television] (tradução: Televisão de
Entretenimento para pretos)
Se nós tivéssemos o WET [White Entertainment Television] seriamos racistas.
Se nós tivéssemos o Dia do Orgulho Branco, vocês chamariam-nos racistas.
Se tivéssemos o mês da História Branca, éramos logo racistas.
Se tivéssemos alguma organização para ajudar apenas Brancos a andarem com a
sua vida para frente, éramos logo racistas.
Existem actualmente a Hispanic Chamber of Commerce, a Black Chamber of
Commerce e nós apenas temos a Chamber of Commerce.
Quem paga por isto?
Uma mulher Branca não pode ser a Miss Black American, mas qualquer mulher
de outra cor pode ser a Miss America.
Se nós tivéssemos bolsas direccionadas apenas para estudantes Brancos,
éramos logo chamados de racistas.
Existem por todos os EUA cerca de 60 colégios para Negros. Se nós
tivéssemos colégios para Brancos seria considerado um colégio racista.
Os pretos têm marchas pela sua raça e pelos seus direitos civis, como a
Million Man March. Se nós fizéssemos uma marcha pela nossa Raça e pelos
nossos direitos seriamos logo apelidados de racistas.
Vocês têm orgulho em ser pretos, castanhos, amarelos ou laranja, e não têm
medo de o demonstrar publicamente. Mas se nós dissermos que temos 'Orgulho
Branco', vocês chamam-nos racistas.
Vocês roubam-nos, fazem-nos carjack, disparam sobre nós. Mas, quando um
oficial da policia Branco dispara contra um preto de um gang ou pára um
traficante de droga preto que era um fora-da-lei e um perigo para a
sociedade, vocês chamam-no racista.
Eu tenho orgulho.
Mas vocês chamam-me racista.
Porque razão só os Brancos podem ser chamados de racistas?"

PS: Nada tenho como negros, chineses, ciganos, etc, o que não posso suportar é que certo tipo de comportamento, que parte quase que exclusivamente de alguns grupos, digamos assim, seja sempre de carácter violento ou criminoso.

Lamentável este texto!
É óbvio que as pessoas de raça negra, discriminadas e escravizadas durante séculos, sentem vontade de se emancipar. E nós temos a obrigação de sermos tolerantes perante isso, incentivando-as a participar nas actividades sociais e a abandonarem cada vez mais esses movimentos de cor. No entanto, o RACISMO (tal como a homofobia, a discriminação das mulheres e dos deficientes) EXISTE! E não podemos ser minimamente tolerantes com qualquer ímpeto desta índole.

Por favor não tentem virar a história. Os negros sempre foram discriminados e enquanto não cessarem estas tentativas para os continuar a discriminar, continuarão a ser marginalizados.

Basta!

Apoiadíssimo...(em relação ao post inicial...)

Algo desse género já eu tinha mencionado levemente num post num outro tópico...

Última edição:
Lamentável este texto!
É óbvio que as pessoas de raça negra, discriminadas e escravizadas durante séculos, sentem vontade de se emancipar. E nós temos a obrigação de sermos tolerantes perante isso, incentivando-as a participar nas actividades sociais e a abandonarem cada vez mais esses movimentos de cor. No entanto, o RACISMO (tal como a homofobia, a discriminação das mulheres e dos deficientes) EXISTE! E não podemos ser minimamente tolerantes com qualquer ímpeto desta índole.

Por favor não tentem virar a história. Os negros sempre foram discriminados e enquanto não cessarem estas tentativas para os continuar a discriminar, continuarão a ser marginalizados.

Basta!

Respeito a tua opinião, mas relê o texto, por favor, e tenta dissecar bem o que ali está em causa

Releio. E vejo na frase seguinte RACISMO (OU XENOFOBIA) PURO.
As pessoas não se definem pela cor de pele!!!!!

"Nada tenho como negros, chineses, ciganos, etc, o que não posso suportar é que certo tipo de comportamento, que parte quase que exclusivamente de alguns grupos, digamos assim, seja sempre de carácter violento ou criminoso."

Respeito a tua opinião, mas relê o texto, por favor, e tenta dissecar bem o que ali está em causa

Lamentável este texto!

Basta!

Não é virar a historia.

O texto apenas quer dizer que muitas vezes os maiores racistas não são os brancos como se quer fazer crer.

Releio. E vejo na frase seguinte RACISMO (OU XENOFOBIA) PURO.
As pessoas não se definem pela cor de pele!!!!!

"Nada tenho como negros, chineses, ciganos, etc, o que não posso suportar é que certo tipo de comportamento, que parte quase que exclusivamente de alguns grupos, digamos assim, seja sempre de carácter violento ou criminoso."

Tenho pena que não chegues lá.

O racismo, para ti, parte apenas de branco -outros.

Nunca no sentido inverso.....

Posso dizer que não sou racista, tenho amigos negros e árabes, e já lidei com ciganos com uma elevação e educação fantásticas.

Os negros foram oprimidos durante séculos e acho isso deplorável.

Agora, para se "emanciparem", achamos normal que andem a fazer carjacking, e que tenham armas de fogo que usam como se fumassem um cigarro, e que a maior parte da comunidade viva ela fechada em bairros problemáticos(a culpa também é minha....), e uma boa fatia da população desses bairros o único contacto que tem com o resto da comunidade é para lhes apontar uma arma à cabeça, levar o carro, dinheiro e telemóvel, andarem grupos de 30 nos comboios a roubar carteiras, etc etc

Não sou racista, sou realista

Tenho pena que não chegues lá.

O racismo, para ti, parte apenas de branco -outros.

QUando não há argumentos, acusa-se os outros de não serem inteligentes o suficiente para lá chegar...

Quem é que disse que eu acho que só há brancos racistas. Antes pelo contrário. Simplesmente não gosto de polarizar as discussões em torno da cor das pessoas.

Há pretos racistas como há brancos racistas como há árabes racistas. Não é por isso que devemos dizer que uns são mais do que os outros. Isso depende de cada pessoa em concreto e não da cor da pele que ela ostenta!

Lamentável este texto!

Basta!

Tu não és branco de certeza. Pq se fosses, conseguirias ler o texto, e não o tentaste sequer ler.

Está lá tudo e só não vê quem não quer, nomeadamente... os visados no texto, e a razão desse texto ter sido redigido.

É como as coisas actualmente são, e o passado não é desculpa para se fazer o que se quiser e der na real gana, e se puder passar incolume por isso.

Nem sequer se coloca a questão de os brancos serem mais tolerantes ou não, pq tal como o Kramer demonstra, uma branca não entrar num concurso Miss Black America, mas uma...(e agora não sei como as descrever, pois o que quer que escreva é logo conotado com racismo, mesmo depois de escrever brancas em relação às... brancas) já pode ser Miss América, ou pelo menos entrar no concurso.

Perante isto, a intolerância não parte dos brancos.

QUando não há argumentos, acusa-se os outros de não serem inteligentes o suficiente para lá chegar...

Quem é que disse que eu acho que só há brancos racistas. Antes pelo contrário. Simplesmente não gosto de polarizar as discussões em torno da cor das pessoas.

Há pretos racistas como há brancos racistas como há árabes racistas. Não é por isso que devemos dizer que uns são mais do que os outros. Isso depende de cada pessoa em concreto e não da cor da pele que ela ostenta!

Os meus argumentos estão lá...
Não te "acusei" de falta de inteligência, nem por sombras, que fique sublinhado.

O que dizes no teu último parágrafo eu já tinha referido anteriormente

Os meus argumentos estão lá...
Não te "acusei" de falta de inteligência, nem por sombras, que fique sublinhado.

O que dizes no teu último parágrafo eu já tinha referido anteriormente

Então parem de falar em pretos racistas ou em brancos racistas. Falemos apenas de racismo e condenemo-lo (seja de um lado ou do outro!).

Lamentável este texto!

Basta!

Pff, o argumento de que viveram escravizadas, blabla, os putos de hoje foram escravos? Os meus pais foram pobres, eu fui pobre? Não! Tenho de me vitimizar porque os meus pais foram? Não!

Pff, o argumento de que viveram escravizadas, blabla, os putos de hoje foram escravos? Os meus pais foram pobres, eu fui pobre? Não! Tenho de me vitimizar porque os meus pais foram? Não!

E ai de ti que fizesses isso!A não ser que faças parte de uma minoria.Aí já podes e já tens o apoio de todos[;)]

Já agora aproveitando a embalagem...

Ontem assisti a um episódio das Brigadas da PSP aqui na Margem Sul.

Um Honda Civic pimp my ride, que vinha dos bairros ali do Monte, foi encostado por uma viatura descaracterizada. 3 "pintas" foram revistados de alto a baixo, incluindo o Civic.

Alguns estão a ler isto "pois pois, lá andam os gorilas a bater na malta que anda apenas na descontacção, não fazemos mals a ninguem, bla bla bla, RACISMO PÁ!!!! É SEMPRE A MESMA M......!!!".

Agora os pormenores. Os "pintas" eram brancos, e o agente que os revistava era um matulão.... negro, preto, de cor, whatever.

Para mim foi um episódio normal. Pq iria eu acusar o agente da autoridade de racismo? Não vi qq abuso, não bateu em ninguém, apenas fez o seu trabalho.

Lamentável este texto!

Basta!

e por isso vamos bater nas costas e continuar a assistir a assaltos e outras coisas e sorrir:sh)

Para mim foi um episódio normal. Pq iria eu acusar o agente da autoridade de racismo? Não vi qq abuso, não bateu em ninguém, apenas fez o seu trabalho.

Completamente do acordo!!

Há brancos racistas? Há!
Há negros racistas? Há!
Há negros que se aproveitam do suposto racismo? Há!

Nada disto implica que seja necessário tecer comentários sobre os pretos em geral! Apenas nos devemos focar nos indivíduos, sejam brancos ou pretos ou amarelos, que não sabem viver em sociedade! E não em todos os que partilham características físicas!

Voltar
Superior