Que vinho bebem?

Eu, desde que dei em monárquico, só acompanho os gostos da nossa raínha Dona Carlota Joaquina Teresa Cayetana de Burbon que, de facto, era de Espanha como era mais ou menos normal desses tempos!

Eu digo Burbon mas também serve Bourbon ou Whiskey...

De facto, parece que a nossa raínha trouxe para cá a receita da caipirinha, se bem que, nesses tempos idos, ainda não tivesse sido inventado o gelo. Mas a caipirinha bebe-se bem com ou sem gelo e até se pode lá colocar uma folha ou duas de hortelã!

Também parece que a nossa raínha "transava" com quase tudo o que fosse homem... mas isso é o que dizem as más-línguas!

Tal como diziam que a senhora bebia aos 20 litros de caipirinha por dia! Obviamente que todos sabemos hoje que seria um litro para ela e os outros 19 litros para cada um dos amantes diários porque ela precisava de muita assistência...

Um grande bem-haja a quem nos truches edta belu bebuda qui es a caipinhinha... ai que caracas... cai pi ri nha! Iq! dasse... tava a ver que não!

https://aventurasnahistoria.uol.com...ainha-ninfomaniaca-que-criou-caipirinha.phtml

Já estive a fazer o puzzle.

Com a diferença grande de formatos de garrafa não e fácil encaixar tudo. Consegui umas 26 garrafas mas algumas estão mesmo no limite do aceitável. Ainda estraguei um rótulo.

É pena não ter um bocadinho mais de espaço entre níveis. Fazem isto ao milímetro e depois da pouca folga.

Agora já liguei a 14° na zona de baixo e a 8° na zona de cima. Mas estou aqui indeciso se ainda ajusto um pouco mais a temperatura.

89b801732a0735c41e680676a8a95bda.jpg

PXL-20210913-094130189.jpg

Fui confirmar, tenho a minha a 7 e 15ºC. Para mim saem no ponto para subir ~2ºC desde que se abre a porta do frigo até que chega à mesa (normalmente com uma "camisa").

Tendo em conta que isso parece um espaço "único", a temperatura mais baixa não deveria estar na parte inferior?

Tem ali um separador ao meio, mas não me parece que isole a 100% entre espaços.

Gostaria de ver na prática com a medição de 2 termómetros nessas duas zonas para ver se correspondia ao valor que aparece na parte digital da cave.

Das duas uma. Ou tem dois compressores e bom isolamento entre zonas, ou tem apenas um compressor para a zona superior, sendo deixa "descer" o ar frio necessário para a parte de baixo.

Mas só mesmo medindo...

Tem ali um separador ao meio, mas não me parece que isole a 100% entre espaços.

Gostaria de ver na prática com a medição de 2 termómetros nessas duas zonas para ver se correspondia ao valor que aparece na parte digital da cave.

Já medi (como é óbvio [:)][:)]) e bate certo com o termómetro (+/- 1ºC de diferença). O separador / isolante parecendo que não funciona bastante bem!

Das duas uma. Ou tem dois compressores e bom isolamento entre zonas, ou tem apenas um compressor para a zona superior, sendo deixa "descer" o ar frio necessário para a parte de baixo.

Mas só mesmo medindo...

Não te sei dizer, o modelo é um AEG Santo W 9 88 20-4i, que "herdei" quando comprei esta casa, foi das poucas coisa que reaproveitei da cozinha anterior, foi tudo abaixo e feito de novo. Aproveitei um frigorífico americano (que avariou passados 2 meses) e este frigorífico de vinho que tem trabalhado bem até agora!

Encontrei um site de 2009 a falar dele [:)][:)]https://luxurylaunches.com/home_improvement/builtin_aegelectrolux_sw988205l_wine_cellar_is_perfect_for_compact_homes.php

Última edição:
Já medi (como é óbvio [:)][:)]) e bate certo com o termómetro (+/- 1ºC de diferença). O separador / isolante parecendo que não funciona bastante bem!

Eu na minha (só uma temperatura), o vinho está um pouco mais fresco do que acusa, estamos a falar de diferenças de 0,4 até 0,2.

Mas como é termo eléctrica, no inverno permanece nos 12º, no verão está nos 16º, por vezes vai até aos 17º, mas enquanto no ano passado não aumentava para lá dos 14/15º, este ano até com menos temperatura na cozinha fica pelos 16º na maior parte das vezes. Mas pronto, teoricamente a capacidade dela é fazer menos 10º que a temperatura exterior (não baixando dos 12º).

Pelo menos nos tintos desde que cumpra o range de temperatura, será tranquilo. Mas no brancos, se falhar, especialmente para cima, já é mau para consumo. Às vezes até no copo sinto a diferença, com a temperatura do vinho a aumentar. Nos brancos tem de ser mesmo com manga e pouco de cada vez no copo.

Pelo menos nos tintos desde que cumpra o range de temperatura, será tranquilo. Mas no brancos, se falhar, especialmente para cima, já é mau para consumo. Às vezes até no copo sinto a diferença, com a temperatura do vinho a aumentar. Nos brancos tem de ser mesmo com manga e pouco de cada vez no copo.

Os brancos não há problema que vão para o frigorifico, depois é deixá-los ganhar temperatura, geralmente gosto deles com a temperatura mais alta, ali por volta dos 12º até 14º, só aqueles vinhos correntes mais simples é que os bebo mais frescos, ali pelos 10º

Ora boas, alguém sabe onde se pode comprar o Esquecido Arinto a bom preço?

Não sabendo o que para ti é um bom preço, mas liga a este tipo e faz uma oferta: https://www.custojusto.pt/lisboa/desporto-lazer/vinho-gastronomia/arinto-esquecido-2019-33772022

Ainda há em algumas lojas:
Vinhos do Alentejo : Herdade de São Miguel Esquecido Branco 2019

Esse do CustoJusto por acaso já lhe comprei vinho.
Não deves conseguir a menos de 14€, que na realidade é o preço em que ele saiu. 13.50/14€

Estive numa loja física "Garcias" e vi que tinham excelentes preços (pena eu não estar com espaço disponível para carga... [:D]:sh)).

Um exemplo é que tinham um monte velho a 2,49€ + IVA (promoção), e vi no continente que está a 5,49€ (preços mais baixos sempre!!!) [:D]

Mas tinha um oferta bastante variada e bons preços. O Planalto na casa dos 3 euros e pico. Meandro nos 11 euros. Só para dar alguns exemplos.

Mas fui visitar agora o site de vendas e os preços parecem-me mais "normais", e não aparece as promoções que vi em loja. Ou seja, deve valer a pena ir comprar directamente à garrafeira, porque é provável que se encontrem negócios que não metem no online (?).

Estive numa loja física "Garcias" e vi que tinham excelentes preços (pena eu não estar com espaço disponível para carga... [:D]:sh)).

Um exemplo é que tinham um monte velho a 2,49€ + IVA (promoção), e vi no continente que está a 5,49€ (preços mais baixos sempre!!!) [:D]

Mas tinha um oferta bastante variada e bons preços. O Planalto na casa dos 3 euros e pico. Meandro nos 11 euros. Só para dar alguns exemplos.

Mas fui visitar agora o site de vendas e os preços parecem-me mais "normais", e não aparece as promoções que vi em loja. Ou seja, deve valer a pena ir comprar directamente à garrafeira, porque é provável que se encontrem negócios que não metem no online (?).

Sim, a Garcias tem alguns bons preços em loja, muito diferente do online, mas já foi melhor e com mais variedade.

Voltar
Superior