Que vinho bebem?

Tenho duas guardadas para aqueles dias "especiais". É melhor baixar as expectativas então...

Olhando ao que me parece o teu perfil enológico, dira que vais gostar... e muito.
Parece-me que conheces bem os vinhos da zona do pegos, as castas típicas dessas regiões, nomeadamente o Castelão... no fundo conheces bem o terroir... e, dentro desse tipo de vinho, este é muito bom.
Acho que o maior problema é mesmo o que disse há pouco: compará-lo, como se calhar é inevitável que se faça, com o nosso padrão... mais ao gosto de Douros e Alentejanos...
Por isso, não temas! [:D][:D]

Pois, dos que bebi nenhum me surpreendeu ou agradou ao ponto de me deslumbrar.

Provei o Pai Abel tinto, confesso que me desiludiu tendo em conta que eu gosto de quase tudo da Quinta das Bágeiras, esperava muito mais de um vinho daquele preço...

Provei o Deu la Deu Histórico, uma decepção, não apreciei nada o estilo do vinho.

Provei o Pedra Cancela Intemporal, é um bom vinho mas não me encheu as medidas, tem alguns defeitos que não me agradaram, álcool a interferir um pouco na prova e deveria ser mais redondo, atendendo aos anos que teve de garrafa (6 anos), estava à espera de um vinho afinadíssimo, o que não aconteceu.

Kompassus 2013, já o conhecia, é um bom vinho, mas não para ser seleccionado como um dos 30 melhores, na minha opinião.

Depois conheço alguns dos vinhos que foram escolhidos, mas de outro ano (Incógnito, Vinha do Lordelo, Vinha Barrosa e Chryseia) , e tenho dois da lista que ainda não abri, o Pegos Claros 2016 e o Kopke Porto Colheita 1981.

Se esse Kopke não te converter aos Porto's, nada te converterá... [:D][:D]

Olhando ao que me parece o teu perfil enológico, dira que vais gostar... e muito.
Parece-me que conheces bem os vinhos da zona do pegos, as castas típicas dessas regiões, nomeadamente o Castelão... no fundo conheces bem o terroir... e, dentro desse tipo de vinho, este é muito bom.
Acho que o maior problema é mesmo o que disse há pouco: compará-lo, como se calhar é inevitável que se faça, com o nosso padrão... mais ao gosto de Douros e Alentejanos...
Por isso, não temas! [:D][:D]

Dar-te-ei o feedback [;)]

Fiquei curioso com a descrição que fizeste dele face ao nosso "padrão" duriense, por um lado, e por outro porque posso compará-lo com os diversos e bons Castelões que a Peninsula de Setubal tem.

Última edição:
Dar-te-ei o feedback [;)]

Fiquei curioso com a descrição que fizeste dele face ao nosso "padrão" duriense, por um lado, e por outro porque posso compará-lo com os diversos e bons Castelões que a Peninsula de Setubal tem.

Isso, anda mandar aqui um bitaite...
Quando o bebi pensei: está fora da minha linha habitual mas dentro do estilo, achei-o rico, sumptuoso em termos de sabores... agora, claro que é fininho, o corpo parece que não existe... mas é um Castelão e tem de ser apreciado assim....
Se calhar não volto a comprar (ou talvez sim...), mas isso terá mais que ver com o meu perfil, do que com o vinho... digo eu.

Isso, anda mandar aqui um bitaite...
Quando o bebi pensei: está fora da minha linha habitual mas dentro do estilo, achei-o rico, sumptuoso em termos de sabores... agora, claro que é fininho, o corpo parece que não existe... mas é um Castelão e tem de ser apreciado assim....
Se calhar não volto a comprar (ou talvez sim...), mas isso terá mais que ver com o meu perfil, do que com o vinho... digo eu.

Por isso disse que me fazia recordar (bons) vinhos americanos, vinhos delicados, na linha de um Pinot.

Coisas boas

2d6c9266b4454f01a25f28e0252b4ccb.jpg
Onde desencantas estas coisas?

A escolha de hoje para acompanhar uns bifinhos de peru com cogumelos.

Não o conhecia, e como não sou grande fã do Encruzado e principalmente se é monocasta, estava de pé atrás. Ainda assim dentro dos brancos farei sempre outras escolhas, mas gostei do aroma citrico dele, da frescura e dos 13,5 graus que atenuam um pouco da acidez elevada deste vinho.
Mas é um branco de encher a boca!

d577f91baf247f5c044eabc095b93820.jpg

O jdem vai comprar os vinhos aos chineses, daí os rótulos vistosos...

Sobre encruzados monocasta bebi agora por acaso o das caves velhas e está de acordo com o preço. Vinho agradável, suave, sabor ligeiramente cítrico sem ser agressivo. Cumpre os mínimos. Continuo a preferir a versão cabriz encruzado e tenho na lista o encruzado Ribeiro Santo, que ainda não comprei.

O jdem vai comprar os vinhos aos chineses, daí os rótulos vistosos...

Sobre encruzados monocasta bebi agora por acaso o das caves velhas e está de acordo com o preço. Vinho agradável, suave, sabor ligeiramente cítrico sem ser agressivo. Cumpre os mínimos. Continuo a preferir a versão cabriz encruzado e tenho na lista o encruzado Ribeiro Santo, que ainda não comprei.

O Cabriz Encruzado é um bom vinho, bastante agradável de se beber e por um preço bastante bom (cerca de 8€) para o que oferece.

O Ribeiro Santo, o de entrada não conheço, mas o Vinha da Neve é o melhor exemplo que podes encontrar da casta Encruzado, ainda não apanhei nada sequer parecido.

Depois de uns meses atrás de quem me fizesse uma garrafeira por medida lá arranjei e foi feita literalmente por favor para o meu pai, e de arranjar quem a entregasse em Lisboa (outro favor...), hoje finalmente chegou ao sítio!

Ainda parti uma garrafa no processo de as mudar de sítio, que inferno para limpar tudo, mas estou feliz com o resultado!

Embora ache que precise mais suporte a meio das prateleiras, as garrafas só assentam no gargalo (algumas mesmo só uma pontinha) e na base. Alguma ideia de como posso fazer isso de forma simples?
446a61bfbd8b7bec3890ac02031d9fe0.jpg

Depois de uns meses atrás de quem me fizesse uma garrafeira por medida lá arranjei e foi feita literalmente por favor para o meu pai, e de arranjar quem a entregasse em Lisboa (outro favor...), hoje finalmente chegou ao sítio!

Ainda parti uma garrafa no processo de as mudar de sítio, que inferno para limpar tudo, mas estou feliz com o resultado!

Embora ache que precise mais suporte a meio das prateleiras, as garrafas só assentam no gargalo (algumas mesmo só uma pontinha) e na base. Alguma ideia de como posso fazer isso de forma simples?

Então o problema está na parte onde assenta a base da garrafa, devia ser maior (mais larga), assim conseguias meter todas à mesma distância a contar do topo gargalo.

Talvez metendo aí uma viga de madeira adaptada, com encaixe nas laterais, para solucionar.

Então o problema está na parte onde assenta a base da garrafa, devia ser maior (mais larga), assim conseguias meter todas à mesma distância a contar do topo gargalo.

Talvez metendo aí uma viga de madeira adaptada, com encaixe nas laterais, para solucionar.

Sim, onde assenta a garrafa devia ser mais larga ou a garrafeira menos profunda (eu é que passei as medidas por isso a culpa será minha). Aqui vê-se melhor, a base da garrafa assenta só naquela parte de trás, e encosta na traseira, o problema foi quando começaram a rolar umas quantas e uma delas caiu mesmo ao chão (aliás caíram várias) e partiu, o que pode voltar a acontecer facilmente (daí ter posto caixas a amparar para não rolarem).

Gostei da ideia da rede com abraçadeiras, é capaz de funcionar. Melhor que fio de pesca ou andar a tentar meter vigas de madeira que não sei como prender.

A 1º tentativa ontem foi meter papel de celofane e falhou redondamente [:)][:)], não consegue suportar peso nenhum.

Screen-Shot-2021-08-12-at-13-15-01.png

devia ter mais um tubo (a nível ligeiramente inferior) a passar pelo meio de todas as garrafas, para evitar quedas (embora pudesse roubar espaço às de baixo

446a61bfbd8b7bec3890ac02031d9fe0.jpg

Sim, onde assenta a garrafa devia ser mais larga ou a garrafeira menos profunda (eu é que passei as medidas por isso a culpa será minha). Aqui vê-se melhor, a base da garrafa assenta só naquela parte de trás, e encosta na traseira, o problema foi quando começaram a rolar umas quantas e uma delas caiu mesmo ao chão (aliás caíram várias) e partiu, o que pode voltar a acontecer facilmente (daí ter posto caixas a amparar para não rolarem).

Gostei da ideia da rede com abraçadeiras, é capaz de funcionar. Melhor que fio de pesca ou andar a tentar meter vigas de madeira que não sei como prender.

A 1º tentativa ontem foi meter papel de celofane e falhou redondamente [:)][:)], não consegue suportar peso nenhum.

Screen-Shot-2021-08-12-at-13-15-01.png

Eu para a minha estante em madeira, comprei uns rolos daquela fita de borracha com auto-adesivo que se usa para vedar janelas, (há uma no Le Roi Merlin que tem uma forma de meia lua qb resistente, e foi a que usei) e coloquei em tiras que "travam" a garrafa.

Pratico, é só cortar e colar!

Voltar
Superior