Que raio de mentalidade

Mas isso é normalíssimo!
Eu tenho 22 anos, estou no 4º ano de uma Engenharia (já perdi um ano e meio), e já ouço bocas dessas dos meus pais, tudo depende do benchmark que tens à tua volta.
No meu caso tenho uma prima que nunca perdeu um ano na vida, e tirou medicina: claro que contra isto não tenho argumentos! [:)]

O que realmente interessa é estares bem contigo própria, e teres a consciência de que dás sempre o teu melhor e te empenhas em tudo o que fazes, a partir daí que se lixe o que os outros dizem ou deixam de dizer.
Sei que haverá sempre aqueles melhores que eu, e sei que muitas há também piores, mas eu só sei competir comigo mesmo, e se der o meu melhor, sei que a água irá chegando sempre ao meu moinho.
As bocas ou comentários dos pais aparecem sempre, bons quando te safas, menos bons quando algo te correr pior, mas no fundo sabes que só dizem isto porque se preocupam contigo e te querem ver a voar sozinha com as tuas próprias asas.

Cumprimentos

Ouves bocas?!

Mas tu és novíssimo!

Acabares aos 23 ou 24 acho que não faz diferença nenhuma!

DarkRose, se achas que tirar um curso não é um bem assim tão necessário, porque é que estás a pensar em licenciar-te ou estás a fazer de tudo para que isso aconteça?

Já agora, creio que não seja muito ético as pessoas julgarem os outros pelos cursos que tiram. Se são mais fáceis ou não, se têm menos saídas... Enfim, cada um sabe de si.

Acho até que muita gente tira cursos porque gostam da área... Se conseguírem arranjar emprego, ainda bem. Senão, tenta-se outra coisa. Ao menos nunca ficam com o remorso que nunca terem tirado um curso que gostavam, tendo possibilidade para isso.

Não me fiz entender, claro que pode ser necessário.
É só porque tende-se a julgar as pessoas pela formação que têm.

Acho que cada curso tem o seu quê de dificuldade, aliada à moticação de cada um. Já imaginaste ter de saber o ossos das mãos e dos pés e descrevê-los?

O estar na queima é sinal de muito ou pouco trabalho? Eu por exemplo saía muitas vezes e depois até fazia directas para trabalhos e para estudar. Porque lido bem com a pressão.

Cursos exactamente fáceis não, há cursos é que dão mais trabalho que outros e acredita que numa engenharia tens de saber muuuito mais que isso, que se for estudado com antecedencia nem se torna complicado.

exacto... dou-te o meu exemplo... provavelmente vou seguir engenharia quimica (tenho muitas outras possibilidades), mas nao vou tirar o curso que desde pequeno queria: professor de matematica ou professor de biologia e geologia... ha que olhar para o futuro, e fazer um bom "negocio", ao escolher um curso que depois compense o esforço (economico e pessoal) que faço agora ...

Porra... eu quando me candidatei à publica tb entrei em Engenharia Química LOL Como nao ia la fazer nada, fui para Ciências Farmacêuticas. Todos os cursos que tenham Matemática, para mim são para esquecer. E tenho imensa pena, porque se tivesse boas bases a Matemática tlvz ingressasse no curso de Engenharia Automovel em Aveiro. Com pena minha nunca vai valer a pena!

Boa sorte se entrares! É um curso com emprego praticamente garantido!

Abraço

Boas.

Sinceramente, acabar o cursor com 23, 24, 25, 26, etc., como se costuma dizer, isso é tudo treta. Tens é de ser bom/boa naquilo que fazes e para além disto ter alguma sorte.

Por exemplo, o meu curso era de 5 anos. Fi-lo em 6. E porquê? Porque nos dois primeiros anos fiz 1 cadeira em cada semestre! Lindo! Por outro lado fiquei versado em cartas. Sabes o que aconteceu? Alguns dos meus colegas que saíram no ano "certo", ou seja, no 5º, ainda andavam à procura de um emprego razoável quando eu saí, ou seja, um ano depois, e sorte ou não, com trabalho ou não o que é certo que consegui arranjar um trabalho porreiro que me tem permitido evoluir a nível de carreira e a nível pessoal, portanto isso de acabar com a "idade certa" tem muito que se lhe diga. Se eles eram "piores" que eu? Não, muito pelo contrário. Estavam lá muitos dos cromos do meu curso só que a vida tem coisas maradas e apanharam uma das piores alturas do mercado de trabalho da área de informática.

Não ligues às bocas da idade. Pensa é em efectuar um bom trabalho e sacar o máximo de conhecimento que conseguires. O resto é conversa.

Abraço,
McDriver

Ouves bocas?!

Mas tu és novíssimo!

Acabares aos 23 ou 24 acho que não faz diferença nenhuma!

A questão é que faz parte do papel dos pais não te compararem com aqueles que estão pior que tu (porque acredita que há sempre quem esteja pior que tu) mas sim compararem-te com os melhores.
Os meus pais também tem amigos ou conhecidos cujos filhos demoraram 10 anos ou mais a tirar o curso, e outros que desistiram da universidade e nunca chegaram a acabar os seus cursos.
Achas que cabe ao pais compararem-te com esses? Claro que não!

O papel deles é compararem-te com aqueles que se safaram bem, não é com os que não se safaram, no meu caso tenho uma prima que fez medicina sem perder um ano, um primo afastado que tirou engenharia e hoje está bem na vida a trabalhar e a ganhar bem numa multinacional, esses são os benchmarks e sempre que chumbo ou a conversa se propicia já sei que o exemplo deles vai ser chamado à mesma, é perfeitamente normal...
Eu estou a contar acabar o meu curso lá para os 24 anos, terei nessa altura demorado 7 anos a tirar o meu curso (visto que entrei com 18 anos), estou perfeitamente consciente das minhas capacidades e vivo bem com isso, uma pessoa tem de levar na desportiva as comparações com outros melhores que tu.
Eles só te querem "picar" para te sentires espicaçada a também acabares o teu curso.

Cumprimentos

Ora acontece que os cursos desses filhos é tudo gestão, economia, psicologia, etc, nada a ver com Engenharia, isto sem dizer que os cursos que mencionei têm forçosamente de ser fáceis, mas em relação ao meu de certeza que sim!

Olha que economia e gestão não são assim tão fáceis como parece à 1ª vista.

Cursos exactamente fáceis não, há cursos é que dão mais trabalho que outros e acredita que numa engenharia tens de saber muuuito mais que isso, que se for estudado com antecedencia nem se torna complicado.

É isso. É claro que uma Engenharia é bem mais complicada que um curso de Psicologia por exemplo, isto sem querer desacreditar quem está em Psicologia!

Porra... eu quando me candidatei à publica tb entrei em Engenharia Química LOL Como nao ia la fazer nada, fui para Ciências Farmacêuticas. Todos os cursos que tenham Matemática, para mim são para esquecer. E tenho imensa pena, porque se tivesse boas bases a Matemática tlvz ingressasse no curso de Engenharia Automovel em Aveiro. Com pena minha nunca vai valer a pena!

Boa sorte se entrares! É um curso com emprego praticamente garantido!

Abraço
wow era contigo que precisava de falar! [;)]

entraste em E.Q e como mudaste para C.Farm? é assim, eu provavelmente concorria 1º a CF, mas nao sei se entro (acho que nao, as medias sao uma beca altas), mas sei que entro em EQ... pode-se pedir transferencia de EQ?

Dei apenas um exemplo, e acho que é impossível comparar cursos. Podemos comparar as experiências que passamos e não as experiências que nós e outros vivemos. Eu acredito que seja muito difícil. Mas não acho coerente dizer-se que engenharias é que é difícil como os outros não fossem.

POIS pois...

Isso dos cursos muitas vezes é para meninos dos papás que têm essas possibilidades, por isso se vê que tira nas privadas, o dinheiro compra tudo ;)

Dou-vos dois casos completamente diferentes...

tenho uma amiga que sempre foi boa aluna, tirou medicina e fez o conservatório de pricípio ao fim, de se lhe tirar o chapéu sem dúvida...

tenho um amigo que não estudou, aprendeu uma profissão com o pai e hoje tem mais procura que a maioria dos licenciados têm de oferta para o curso que tiraram, vive bem, muito bem e não tirou nenhum curso, aprendeu uma profissão que a maioria tem vergonha de dizer que pregaram um prego....

Por isso meus amigos...
Cursos nem todos têm saída e nem todos são bons, há que saber incentivar os estudantes ao que é preciso na realidade e não abrir cursos só porque tem um nome pomposo...
Não me venham dizer que o governo está a trabalhar bem... porque eu digo que NÃO...

Se estivesse a trabalhar bem via as necessidades e tentava formar pessoas para as áreas em falta isso é que era trabalhar bem, ver se havia excesso de licenciados de uma área sem emprego, então não abriam esses curso nesse ano...

Devia formar pessoas para coisas mais específicas e não andar a formar pessoas que no fim fazem o trabalho de outros que tiraram um curso para aquela função ou área...

ISSO SIM ERA GOVERNAR A EDUCAÇÃO EM CONDIÇÕES...

Dei apenas um exemplo, e acho que é impossível comparar cursos. Podemos comparar as experiências que passamos e não as experiências que nós e outros vivemos. Eu acredito que seja muito difícil. Mas não acho coerente dizer-se que engenharias é que é difícil como os outros não fossem.

Exacto. Se tivesse ido para psicologia nesta altura ainda lá estava. [:D]

Cada curso è fácil ou difícil conforme a vocação de cada um.
Quem tem vocação para eng. informático podia demorar 10 anos para tirar direito e 50 para medicina, etc
Engenharia não é mais difícil do que medicina, direito, filosofia... é apenas diferente.

POIS pois...

Isso dos cursos muitas vezes é para meninos dos papás que têm essas possibilidades, por isso se vê que tira nas privadas, o dinheiro compra tudo ;)

Dou-vos dois casos completamente diferentes...

tenho uma amiga que sempre foi boa aluna, tirou medicina e fez o conservatório de pricípio ao fim, de se lhe tirar o chapéu sem dúvida...

tenho um amigo que não estudou, aprendeu uma profissão com o pai e hoje tem mais procura que a maioria dos licenciados têm de oferta para o curso que tiraram, vive bem, muito bem e não tirou nenhum curso, aprendeu uma profissão que a maioria tem vergonha de dizer que pregaram um prego....

Por isso meus amigos...
Cursos nem todos têm saída e nem todos são bons, há que saber incentivar os estudantes ao que é preciso na realidade e não abrir cursos só porque tem um nome pomposo...
Não me venham dizer que o governo está a trabalhar bem... porque eu digo que NÃO...

Se estivesse a trabalhar bem via as necessidades e tentava formar pessoas para as áreas em falta isso é que era trabalhar bem, ver se havia excesso de licenciados de uma área sem emprego, então não abriam esses curso nesse ano...

Devia formar pessoas para coisas mais específicas e não andar a formar pessoas que no fim fazem o trabalho de outros que tiraram um curso para aquela função ou área...

ISSO SIM ERA GOVERNAR A EDUCAÇÃO EM CONDIÇÕES...

Há vários cursos profissionais que equivalem ao 12º ano. Caso não queira seguir uma vida académica, ao menos faça um curso profissional.

E não me venham dizer que o 12º não é necessário.. Por amor de Deus!

wow era contigo que precisava de falar! [;)]

entraste em E.Q e como mudaste para C.Farm? é assim, eu provavelmente concorria 1º a CF, mas nao sei se entro (acho que nao, as medias sao uma beca altas), mas sei que entro em EQ... pode-se pedir transferencia de EQ?

Se entrares em E.Q. tens sempre a possibilidade de conseguir transferência para C.F.. Isto porque há muitas cadeiras em comum, e se conseguires a transferência já te dão equivalências, so fazes aqulas cadeiras uma vez. Se por exemplo pedires transferencia de E.Q. para por exemplo Gestão, começas do início, pois sao áreas completamente diferentes.
Convém é, se pretenderes fazer isto, quando entrares em E.Q. fazeres o máximo de cadeiras possiveis e com a melhor nota possivel, pois assim quase que garantes a transferencia de curso. Nao te esquecas que costuma haver muita gente a tentar fazer o mesmo que tu. Tens a teu favor o facto de haver muita gente a entrar em C.F. mas que queria ir para Medicina, e acabam tb por conseguir transferência, ficando umas vagas em aberto [;)]
Eu entrei em Ciências Farmacêuticas numa Privada, pois tinha uma mísera média de 13:sh)
Tambem so escolhi este curso para nao deixar fugir uma oportunidade de uma vida, pois a minha mãe tem farmácia. Se nao fosse isso, o meu curso de eleição teria sido Veterinária [;)]

Se entrares em E.Q. tens sempre a possibilidade de conseguir transferência para C.F.. Isto porque há muitas cadeiras em comum, e se conseguires a transferência já te dão equivalências, so fazes aqulas cadeiras uma vez. Se por exemplo pedires transferencia de E.Q. para por exemplo Gestão, começas do início, pois sao áreas completamente diferentes.
Convém é, se pretenderes fazer isto, quando entrares em E.Q. fazeres o máximo de cadeiras possiveis e com a melhor nota possivel, pois assim quase que garantes a transferencia de curso. Nao te esquecas que costuma haver muita gente a tentar fazer o mesmo que tu. Tens a teu favor o facto de haver muita gente a entrar em C.F. mas que queria ir para Medicina, e acabam tb por conseguir transferência, ficando umas vagas em aberto [;)]
Eu entrei em Ciências Farmacêuticas numa Privada, pois tinha uma mísera média de 13:sh)
Tambem so escolhi este curso para nao deixar fugir uma oportunidade de uma vida, pois a minha mãe tem farmácia. Se nao fosse isso, o meu curso de eleição teria sido Veterinária [;)]
hmm interesting... e para a transferencia, quais os factores de escolha? nota das disciplinas que se fez ate à data? e se nao tiver feito nenhuma? notas dos exames para ingresso? nota do secundario? exames especiais para transferencia?

PS: se fizer transferencia vai ser do Tecnico para a FF da classica...

Ora acontece que os cursos desses filhos é tudo gestão, economia, psicologia, etc, nada a ver com Engenharia, isto sem dizer que os cursos que mencionei têm forçosamente de ser fáceis, mas em relação ao meu de certeza que sim!

Bem dito umbigo, que o meu curso é que é difícil.
O resto é uma cambada de burros que nunca se atreveriam a tirar um curso de Engenharia, ou se se atrevessem ficavam pelo meio de certeza.

Que raio de mentalidade.

Voltar
Superior