Que raio de bicho é este??? Como matar??

Podes sempre chamar o "Exterminador Implacável"
porqueasmulheresnaopode.jpg

[:)][:)][:)][:)][:)]

e alem disso o que se pode fazer?
Pois, não serei a pessoa mais indicada para te dizer uma vez que nem eu nem os meus pais os conseguimos exterminar.

Os sacanas aparecem sempre na casa de banho ou no quarto adjacente à mesma. Os meus pais quando fizeram obras à casa mudaram tudo que era rodapé de madeira, mosaico (chão e paredes) e durante a extracção dos mesmos não vimos um unico bicho. O que é certo é depois das obras concluidas eles apareceram...

Já não vejo um há algum tempo, mas a verdade é que eles "andem" aí! Medo!

Por aqui também existem muitos....uma vez fartei-me de os ver a sprintar de vez em quando pela casa e enchi os cantos todos das portas com raid até espumar...saiam 3 ou 4 para respirar e zás![:D]

Depois passaram-se uns meses sem ver os bichanos.....agora estão a voltar outra vez...deve ser do calor.:confused:

Edit: Lol....bela foto do bicho joaobernardo...até fez pose... xD

Última edição:
normalmente vejo-os nas arrumações, e à noite no WC,
e cáááá nojoo...

no outro dia fiz uma pintura na parede..:sh):sh)

mete nojo...

quando os vejo mato tudo tudo, mas com um chinelo tapado para não saltar nada para mim...[:D][:D]

não gosto cá de bichos desses..:sh)

Esses bichos andam no papel, comem papel. Também os tinha.

O pior é quando aparecem os ninhos, reproduzem-se e chega a haver milhares, o pior é quando saem dos ninhos de noite e andam pela casa à procura de alimento, e se não forem mortos antes de atingirem a idade adulta, crescem até aos 10 cm, vão à despensa e ratam tudo.

Isso é uma traça, ainda não seja voadora.

É dos poucos insectos que não me mete nojo.

Tudo o que faça barulho a matar tipo "crack" é horripilante, às vezes perfiro nem matá-los!!

Última edição:
Esses bichos andam no papel, comem papel. Também os tinha.

O pior é quando aparecem os ninhos, reproduzem-se e chega a haver milhares, o pior é quando saem dos ninhos de noite e andam pela casa à procura de alimento, e se não forem mortos antes de atingirem a idade adulta, crescem até aos 10 cm, vão à despensa e ratam tudo.

só se tomarem proteína [:D]

Eu não me lembro de ver nada disso cá por casa. Mas o melhor é mesmo matar isso com o aspirador, escusas de depois estar a pintar a parede passado uns anos [:D].

Isso é um Lacrau, foge disso páh!

Acho que cá em Portugal o mais comum também é chamar-lhe traças. Pelo menos Lepisma nunca na vida tinha ouvido falar!

Para mim Lacrau é um escorpião. Pelo menos é como a minha avó lhe chamava quando andávamos pelo campo à cata de grilos! [:)]
Tinha-se de ter cuidado quando levantávamos as pedras, porque em vez de grilo poderia lá estar um "Lacrau".

Bons tempos esses. [:cool:]

Na minha terra chamam a isso as bixas cadela, vai-se lá saber porque....

Moços, bicha cadela, ou lacrau não tem nada a ver com aquele bicho, excepto a forma poder ser vista como mais ou menos semelhantes em foto.
No Alentejo (pelo menos as zonas que eu conheço) chamam lacrau à bicha cadela e também não têm nada a ver um com o outro. A não ser o facto que a picada de ambos deve ser terrível. De escorpião nunca tive o prazer, de bicha cadela, é giro...not!
Aquele bichinho da imagem é cinzento, não faz mal a ninguém, e costuma ser pequenino (uns 2 cm máximo, já a contar com as antenas), a bicha cadela tem uns 5 cm, é avermelhada/acastanhada e tem duas tenazes na traseira (o escorpião/lacrau tem a famosa cauda com espigão) e é bastante agressiva.

Isto é a bicha cadela, que como disse conheço como denominada (mal) nalguns sítios de lacrau:
http://1.bp.blogspot.com/_tzetViMvHMY/SPuW9V_aCcI/AAAAAAAABJ4/zPpy1dgG1aE/s400/bicha-cadela.jpg

Isto sim, um lacrau, que é uma variante de escorpião:
http://ipt.olhares.com/data/big/150/1503126.jpg

EDIT: Quero aqui fazer a correcção e pedir desculpa aos meus compadres Alentejanos. Já os estava a acusar de chamar nomes errados aos bichos e a minha memória é que estava em falha. Não há confusão nenhuma com o lacrau. Lacrau é mesmo lacrau e não o que eles chamam à bicha cadela como eu disse. Eles chamam-lhe o nome correcto. O que chamam à bicha cadela, ou pelo menos a um bicho extremamente semelhante é Rapino.

Última edição:
O bicho em causa é da família "Thysanura : Lepismatidae" , vulgarmente conhecido por Traça em Portugal. Não tenho dúvida alguma.

LEPISMA50.jpg

O nome específico desta penso que é "ctenolepisma longicaudata", mas não tenho a certeza absoluta.

.

Última edição:
Quando comprei a minha casa tinha bastantes bichos desses. Vinham essencialmente dos rodapés.

Normalmente só os encontrava à noite ou quando me levantava de madrugada. Não fazem mal nenhum mas há alguns que crescem bastante e tornam-se nojentos.

Fiz obras à 3 anos e durante um tempo deixaram de me visitar.

Mas desde há uma semana para cá já encontrei 2...

E não sei donde vêm visto já não ter rodapés de madeira.

Voltar
Superior