Que fio é este?

nem mais, estava exactamente assim

a localização é por aqui:

tnizg.jpg

Última edição:
nem mais, estava exactamente assim

Essa ficha estará mais ou menos nesta zona que indiquei a verde?

KAriS.jpg

Tenho mesmo de ir a um electricista auto. Infelizmente não sei de algum bom aqui no Porto, e o facto de só estar disponível para isso por volta das 6:30 não ajuda nada...
Tenho uma Bosch car service ao pé de casa, mas tenho medo que me levem fortunas ou nem me vejam isto. Já a Renault é capaz de me levar couro e cabelo, e é bem longe de minha casa, sem transportes públicos de jeito por lá perto.

EDIT: Já vi a foto que postaste na mensagem anterior... Vou ver se dou uma viste de olhos por ali... Caso esteja no estado em que mostrou o eblase, será coisa cara? :)

Desde que não seja o compressor...

Última edição:
eu tenho cá uma reliquia dessas só não é vendido porque ninguém o quer comprar, dado ia logo [:D]

fui lá ver onde liga essa ficha, por debaixo do alternador tens uns suporte com uma ficha e deves liga-la lá, está tapada por um tubo que passa mesmo em frent ao alternador

Caso seja outra, tenho de ir ver melhor.

Quais são os sintomas do Ac?

Eu já tive um problema com o mesmo e era a ficha do motor do AC, fica por baixo do tablier lado passageiro. Aparentemente estava tudo bem, quando tentei tirar a ficha não consegui porque estava toda derretida por dentro.

Nessa ficha ligam pelo menos uns 8 fios e o teu mal de certeza vem daí.

O meu pai tem um Laguna 1.8 RT que teve exactamente esse problema. Se bem me lembro a tal ficha não era vendida individualmente, tinha que se comprar o conjunto todo(???) onde essa ficha estava incluída e que na Renault custava perto dos 200€. Nem peça na concorrência havia. O electricista onde o meu pai leva os carros resolvei o assunto fazendo uma ligação directa. Até ao dia de hoje sem problemas.

P.S.: esses carros da Renault são carros de guerra. O do meu pai já passou os 505.000 km sem levar qualquer reparação no motor.

O meu pai tem um Laguna 1.8 RT que teve exactamente esse problema. Se bem me lembro a tal ficha não era vendida individualmente, tinha que se comprar o conjunto todo(???) onde essa ficha estava incluída e que na Renault custava perto dos 200€. Nem peça na concorrência havia. O electricista onde o meu pai leva os carros resolvei o assunto fazendo uma ligação directa. Até ao dia de hoje sem problemas.

P.S.: esses carros da Renault são carros de guerra. O do meu pai já passou os 505.000 km sem levar qualquer reparação no motor.

A relíquia que está aqui por casa faz anualmente os kms para a inspecção, nada mais. 110 mil [:)] no momento, 500 mil a gpl não?

eu tenho cá uma reliquia dessas só não é vendido porque ninguém o quer comprar, dado ia logo [:D]

fui lá ver onde liga essa ficha, por debaixo do alternador tens uns suporte com uma ficha e deves liga-la lá, está tapada por um tubo que passa mesmo em frent ao alternador

Caso seja outra, tenho de ir ver melhor.

Quais são os sintomas do Ac?

Eu já tive um problema com o mesmo e era a ficha do motor do AC, fica por baixo do tablier lado passageiro. Aparentemente estava tudo bem, quando tentei tirar a ficha não consegui porque estava toda derretida por dentro.

Nessa ficha ligam pelo menos uns 8 fios e o teu mal de certeza vem daí.

Será que era pedir muito tirares uma foto à ligação deste cabo, que tenho desligado, no teu Laguna? :(
Procurei mas não descobri nada do género...

Quanto à tal ficha que descobriste queimada. Era debaixo do tablier ou naquela seta que colocaste na imagem?

Última edição:
Essa ficha que mostrei está ligada ao motoventilador. É algo como isto: http://forum.autohoje.com/diario-de...2-0-gpl-ufa-foi-lavado-21.html#post1065684246

Antes de mais, parabéns! As coisas que tu fazes àquele Safrane são incríveis! Aposto que esse carro está melhor tratado que outros com metade da idade e da quilometragem!

Bem... Acho que não tenho mesmo hipótese de resolver este problema sozinho! :(
Depois de ver a manutenção que tens feito ao Safrane fiquei com medo que possa ser tudo e mais alguma coisa... de sensores a motoventiladores... desde que não seja o compressor do AC...

Acham que vale a pena levá-lo à Renault ou é melhor ir antes a um electricista auto qualquer? Parece-vos algo fácil, ou algo que possa exigir uma intervenção mais detalhada (sei que os dados não permitem concluir muito, mas só um bitaite)?

Última edição:
É óptimo ouvir falar de Laguna que estão para as curvas, já com mais de meio milhão de quilómetros! :)

Ui... E esse mecânico quanto levou?

Estou um bocado indeciso se o levo mesmo à Renault ou se a uma oficina de electricidade que se tornou bosch car service... Não conheço nenhum electricista mecânico de confiança no Porto.

Se bem me lembro foi barato. Tipo 20€ ou assim. Na altura que se levou lá o carro ao início ainda pensaram que pude-se ser da centralina do AC. Mas descobriram que o mal vinha da tal ficha que estava derretida.

Bem, levei-o à Renault e pelos vistos o tal fio não serve para nada nesta versão do carro. Pelo menos foi o que me disseram.

Quanto ao AC, disseram que para diagnosticar tinham que desmontar o pára-choques e afins e que o carro tinha que lá ficar dois dias, por isso não fui para a frente... Lá vou ter de aguentar...

Sobre a ficha, pode ser de tanta coisa. vê se tens alguma coisa desligada no raio de acção do cabo. Isso pode ser de um sensor de temperatura, sensor de admissão, etc. As fichas são iguais/parecidas. Só tens de ver se tens alguma coisa em falta. Se tiver tudo ok, a cablagem pode ser para outra coisa que o carro não tenha mas que possa vir a ter(um extra qualquer).

Bem, levei-o à Renault e pelos vistos o tal fio não serve para nada nesta versão do carro. Pelo menos foi o que me disseram.

Quanto ao AC, disseram que para diagnosticar tinham que desmontar o pára-choques e afins e que o carro tinha que lá ficar dois dias, por isso não fui para a frente... Lá vou ter de aguentar...

Vou jogar no Euromilhões..

Venho desenterrar este tópico para dar novidades.

Fui a um mecânico de confiança dos meus sogros e aparentemente aquele fio é o que liga directamente ao motor do AC. Ele disse que este tipo de compressores, quando a ficha parte, são para o lixo, e que os compressores mais recentes já têm um fiozinho que sai deles e não uma ficha lá embutida directamente.

Também me disse que é possível partir este fio ao mudar a distribuição, caso não se tenha cuidado.

Bate tudo certo, se eu pensar nisso... Tinha AC, depois mudei a distribuição e deixei de ter...

Bem, mais um desenterranço valente...

De quando em vez lá vou eu aos apalpões à procura de sítio para enfiar esta ficha e nada...

Alguma alma caridosa com um Laguna I que tire uma foto do sítio para a enfiar, caso exista e não seja mesmo para um extra qualquer? [:D]

MonteiroRibas?

Também estive a ver e parece que a embraiagem do AC não roda mesmo...

E tudo isto aconteceu depois de eu ter mudado a distribuição na Renault...

Última edição:
Antes de mais, obrigado pauliteiro e eblase.

Bem, estive a ver outra vez hoje. Não descobri absolutamente nada visível que pareça ser encaixe para aquilo...
Mas, tenho noção que quando o comprei o cabo não estava solto... (Mas sem certezas)...

De qualquer forma, e para uns bitaites finais vossos, tirei algumas fotos e um vídeo. Todas as fotos têm, imediatamente abaixo, link para a versão com mais detalhe.

Compartimento do Motor (3 fotos):

Esquerda
tnizg.jpg

Mais detalhe

Centro
em7lK.jpg
20gMHl&ZLZMk&em7lK&75507&vVb2v

Mais detalhe

Direita:
20gMH.jpg

Mais Detalhe

Pormenor 1
20gMH&ZLZMk&em7lK&75507l&vVb2v
20gMH&ZLZMk&em7lK&75507l&vVb2v
75507.jpg

Mais Detalhe

Pormenor 2
vVb2v.jpg

Mais Detalhe

Todos os carros têm tomadas sem periféricos acoplados, essa pode ser uma delas.
Pelas imagens não existe nada onde ligar essa tomada, e mesmo tu já o confirmaste.

Se o carro continua a funcionar bem, é porque essa tomada sempre esteve assim, faz parte da cablagem normal, mas como esse modelo pode faltar algum equipamento essa tomada não é usada, e não vão perder tempo a retirar todas as tomadas que não se usam, na montagem.

Isola essa tomada e prende-a para não andar por ai a passear.

já nem me lembrava disto... julgo que a ficha que referes liga ao compressor do ar condicionado (fica por baixo do alternador)

dsc0002px.jpg

dsc0002px.jpg
dsc0003cb.jpg

Aqui vês bem

dsc0005jp.jpg
dsc0005jp.jpg

Última edição:
Desculpem o desenterranço mas já está resolvido?
É que lembrei-me deste tópico porque já o tinha visto e no outro dia reparei que também tenho essa ficha desligada mas não reparei se já estava quando comprei o meu Laguna. Cá para mim não servirá para nada na nossa versão mas...

Abraços

Boas,

Preciso de ajuda com esta temática, a única diferença é que a versão de equipamento é a RXE, mas não é muito diferente.

A ventilação/AC não funcionam também. A distribuição foi mudada, mas deixou de funcionar uns dias antes, pelo que não estará relacionado.

Quando se tenta ligar alguma coisa, tá uns minutos a moer e depois aparece a palavra "service" no mostrador e nada se passa. Quando se selecciona "AC" ouve-se qualquer coisa (não sei afirmar se é o compressor, mas parece) e depois de aparecer isso tudo pára.

Mas nem a ventilação funciona, pelo que estou inclinado para a tal ficha debaixo do porta-luvas. Sabem dizer-me onde ela está efectivamente para eu a poder verificar?

Voltar
Superior