Que carro comprar?

danielasjf

New member
  1. Que tipo de carros gostas? Audi A1, Renault clio/captur
  2. Quais os segmentos ou tipo de carro em consideração (A - Citadino, B - Utilitário, C - Pequeno Familiar, Monovolume, Jipe, Desportivo, Cabrio, etc)? Utilitário
  3. Que marcas e modelos gostas e equacionas? Audi
  4. Irás andar com passageiros atrás frequentemente? Com que frequência? Não, mas gostava que tivesse 5 portas
  5. Precisarás de levar carga com frequência?Não
  6. Que quilometragem anual costumas fazer? Ir-se-à manter nos próximos anos? Quase nada, trabalho em casa, só saio para ir ao ginásio (12 minutos de carro) e supermercado/centro (8 minutos) - ambiente urbano; e 2x por mês faço Caldas da Rainha-Alfragide
  7. Farás muitas viagens em nacionais, circulares, auto-estradas? 2x por mês faço Caldas da Rainha-Alfragide, de resto é só umas voltas nas Caldas
  8. Os consumos terão grande importância? Alguma
  9. A potência do motor terá grande importância? Não
  10. Aprecias explorar caminhos mais desconhecidos, como estradas municipais, estradas de terra, trilhos? Não
  11. Que orçamento tens, valor mínimo e máximo? 12-15 000
  12. Pretendes novo, pouco usado ou usado, a partir de determinado ano? Pouco usado (o ideal seria 2017/8 para cima; menos de 130 000kms)
Tendo isto em conta, tenho os carros abaixo em mente, todos a gasolina, vou pôr as especificações abaixo.

Basicamente gostava que me dissessem o que não faço ideia:

-Audi A1 Sportback 1.0 TFSI Sport (Preço: 14900,00€; Ano: 2016; 99000 Kms, gasolina)
-Renault Clio 1.0 TCe Intens (Preço: 14250,00€; Ano: 2020; 100000 Kms, gasolina, 100 cv)

-Renault Captur 0.9 TCE Zen (Preço: 14750,00€; Ano: 2019; 114000 Kms, gasolina, 90 cv)

se é um carro que consome muito;
se vou gastar imenso sempre que se avarie uma peça;
se é um carro que costuma dar problemas;
se o preço é exagerado;
se acham que o audi como é de 2016 pode dar problemas mais cedo;
e o que acharem relevante :)

Também gostava que me dessem outras opções, porque eu não percebo nada, então basicamente estou a ir pelo design (tendo em conta que tem 5 portas e é a gasolina)

Fiquei com a idea do audi, porque o meu irmão teve um audi A1 de 2019, que era mesmo incrivel (e não só pelo status - que para ser franca, para mim importa), o conforto de conduzir, a beleza, e eu tenho 1 metro e meio e foi o primeiro carro que se adaptava mesmo a mim (não que tivesse experimentado muitos carros recentes :P). Gostava do facto de ser pequeno (apesar de estar a escolher os renaults só pq acho giros), acho que o ideal para mim seria um carro mais pequeno.

Obrigada a todos!!

Última edição:
Não gosto muito do Fiat 500. Achas uma boa opção? A manutenção não é muito cara? Não devia procurar um carro mais recente/menos Kms ao mesmo valor? Porque tenho um bocado medo de também estar a ir pelo status, e depois ver que outra opção tinha sido melhor :'(

Não gosto muito do Fiat 500. Achas uma boa opção? A manutenção não é muito cara? Não devia procurar um carro mais recente/menos Kms ao mesmo valor? Porque tenho um bocado medo de também estar a ir pelo status, e depois ver que outra opção tinha sido melhor :'(

A Audi, em termos de qualidade e refinamento do produto, dá 10-0 a qualquer Renault, Fiat ou Opel desta vida, por isso entre as 3 opções apresentadas acima, o Audi seria largamente o meu favorito. A diferença de preço nota-se e tem uma razão de ser (ou várias).

Eu penso que ficarias bem servida com o Audi A1, qualidade de materiais, solidez, condução.

E tendo em conta que já o conduziste e gostaste da experiência é um win win situation.

O Clio ando com um de vez em quando na empresa e não me aquece nem arrefece, é um eletrodoméstico, o Captur é um Clio de saltos altos pois ajuda a subir passeios.

As opções no segmento B com mais qualidade seriam o 208, o Mini Cooper e o A1, se fosse eu a escolher seria entre o Mini e o A1.

No Audi tens o "status" que procuras e "qualidade superior", eu preferia um carro mais recente e não comprar carro para mostrar aos vizinhos[;)]

Cumps

Já viste os primos do Audi com a mesma motorização? Tens por exemplo o Polo ou o Seat Ibiza.
Ao preço do Audi vais buscar o Ibiza mas na versão FR e já vem de certeza com muito mais equipamento que o Audi, além disso salvo erro o Audi deve ser o de 95 cv caixa de 5 velocidades, e consegues arranjar o Seat com 115 cv, caixa de 6 velocidades.
A qualidade não vai ser assim tão inferior, até porque a qualidade do A1 não é nada de especial.

Já viste os primos do Audi com a mesma motorização? Tens por exemplo o Polo ou o Seat Ibiza.
Ao preço do Audi vais buscar o Ibiza mas na versão FR e já vem de certeza com muito mais equipamento que o Audi, além disso salvo erro o Audi deve ser o de 95 cv caixa de 5 velocidades, e consegues arranjar o Seat com 115 cv, caixa de 6 velocidades.
A qualidade não vai ser assim tão inferior, até porque a qualidade do A1 não é nada de especial.

Ou e ainda o Skoda. [;)]

o clio tem muitos kms para 3 anos, o captur idem aspas. além do mais, o motor do captur não é nada de especial, consumindo bastante para o que é. do 1.0 da renault, que será mais moderno, penso eu, não tenho grandes conhecimentos. o audi será sempre mais caro, mas mais fácil de vender. agora não penses que dá status. se ainda fosse no mínimo um A3 potente a gasolina ou um 2.0TDI, menos mal. ou então só a partir do A4 para cima. eu quando vejo um A1 imagino tudo menos status. é igual a um polo ou a um ibiza...

para 15 mil não estou a ver nenhum mini elétrico à venda e se os houver, atenção que a bateria dá para 200 e pico kms, apenas e só. não se arranjará por aí algum volvo V40 baratinho a gasolina com o motor T2 ou T3? provavelmente não...

Diesel para voltinhas vai dar chatices...

Gasolina sem dúvida, nem vale a pena ser bi fuel, é mais uma coisa para avariar.

Os VE também são bons para esse tipo de utilização ou para viagens e um investimento muito mais seguro, se tiver onde carregar pode valer um hipotético esforço extra na aquisição. O mini é um carro muito bonito... Menos de 20k um mini se. Se as portas atrás são um must have talvez o Mazda mx30 ou o BMW i3. Todos muito bonitos e diferentes, com aquele clichê de carros da moda, carros fofinhos, tipo como era o Audi A1 à 5 anos.
​​​​

é um motor bom, esse dci, no entanto tens que ver os teus trajetos. se forem 2 viagens mais compridas 2x por mês não vejo que vá dar assim problemas. das caldas a alfragide e depois alfragide-caldas 2x por mês ou fazes uma ida e uma vinda a cada mês? sempre são cerca de 90kms, não deves ter assim chatices. mesmo que seja uma ida e uma volta apenas.

Voltar
Superior