Quando vender?

Exacto !

Os automóveis de um modo geral pouco têm de racional.
Mesmo considerando um carro com 12 anos e 300.000 kms, será que o valor de reparações não compensaria os kms que ainda pode fazer ??

Esta é a filosofia dos táxis, vão reparando à medida que avaria e levam-nos ao maior desgaste possível.

Só que a maioria das pessoas (onde eu me incluo) farta-se do carro ou apaixona-se por um novo modelo.
A indústria automóvel é perita em criar-nos desejos de ter algo novo, diferente, com mais meia-duzia de mariquices.

Por isso penso que talvez faça pouco sentido em falar de racionalidade e carros para a maioria das pessoas.

Acho que ficou tudo dito...

Do ponto de vista financeiro, quando se perde menos dinheiro, é quando se fica com o carro o máximo de anos possível, disto não há dúvidas.

Mas depois, existem sempre outras agravantes, tais como o facto de passados esses 15 anos por exemplo, o carro valer uma insignificancia. Por outro lado, se o venderes com 3 ou 4 anos, ficas com algum dinheiro na mão, mas também perdes muito.

Espero que me tenha feito explicar.

Cumps

Ficando o carro muitos anos e pretendendo um novo, é dar para abate e/ou aproveitar uma promoção das marcas para estes casos.[;)]

Não esquecer que é sempre necessário ponderar as despesas adicionais que eventualmente a viatura possa trazer, em particular a substituição de peças muito desgastadas e caras.....

Os carros são quase sempre mau negócio.

Mas deviam pensar pq os rentings, normalmente, n passam os 4 anos, será questões fiscais?

N percebo esta vossa fixação c o abate! Por duas razões:

- Nem tdos podemos comprar carros novos;
- Há vários casos de carros, que mesmo c a idade de 15 anos, tem um valor superior ao de abate.

- Há vários casos de carros, que mesmo c a idade de 15 anos, tem um valor superior ao de abate.

Depende dos casos[;)] Aqui em casa comprou-se um corsa com desconto (trabalhador Opel)+carro de abate (custou 50€ à dois anos)...daqui por dois anos quando se vender o corsa a desvalorização para este caso específico vai ser muito pequena. Depois é só repetir o processo...apesar de actualmente começar a ser complicado comprar chassos que consigam andar por 50€.

Por norma os carros cá de casa são trocados de 4 em 4 anos com excepção de um Z3 de 96 que é para ficar e do actual carro do meu pai E220cdi que está com 6 anos e deverá durar pelo menos mais 2/3 anos.

Última edição:

O abate é uma opção...

Um corsa A de 92 não deve valer muito mais, por ex.

Agora claro que depende do carro, e do que tu queres fazer/comprar.

o maior tempo possível..

o maior tempo possível..

Sem duvida que a nivel financeiro o custo de ter um carro é menor se o tivermos o máximo de tempo possível. Vejamos o custo anual de ter o carro..

- Compra-se um carro novo por 25.000 €, tem-se o carro durante 15anos, o que dá 1667 € por ano (25.000€ / 15 anos). Tendo em conta valor residual =0

- Compra-se um carro novo por 25.000 €, tem-se o carro durante 4 anos, vende-se por 12.500€ ao fim dos 4 anos. O custo de ter o carro durante os 4 anos foi (25.000€ - 12.500 €) = 12.500 € . Logo, o custo anual de ter o carro foi (12.500€ / 4 anos) = 3125 € .

Ou seja, neste caso,
Manter o carro por 15 anos = 1667€ por ano
Trocá-lo ao fim de 4 anos = 3125€ por ano

A questão de começarem a dar problemas e terem custos de manutenção elevados é relativa,
O meu pai teve um Fiat comprado novo durante 17 anos e só ao fim dos 17 anos é que deu problemas.. por isso foi trocado, senão ainda lá andava!
Eu tenho um Seat com 15 anos e 250.000 kms e não tenho razão de queixa, é só material de desgaste e pouco +. Ainda vai fazer uns bons aninhos na minha mão.
Conheço pessoal que tem carros com menos de 6 anos e já tem problemas! E alguns até tratam muito bem os carros. É tdo uma questão de sorte!

Última edição:
No meu caso, comprei em 10/2004 um C3 1.4 Hdi Sx Pack Entreprise novo e vendi-o em 10/2006 com 68000kms. Neste negócio, após deduzir o IVA inicial e depois entregar ao estado a parte correspondente á venda, "perdi" 2719€.

Como é que funciona esta situação? O carro em questão havia sido comprado novo? É que tenho um comercial que pretendo vender, mas comprei usado...

Cumps.

Acho que é subjectivo... Matematicamente, pensando numa função, tens que pensar no ponto em que a linha do valor do carro e a linha do "jeito" que o carro te faz nesse momento se cruzam. A meu ver 2 anos é uma estupidez, 4/5 anos já é uma idade bastante aceitável e é quando alguém com possibilidades deveria começar a pensar em dar reforma ao carro. Carros com essa idade, ainda que dependendo muito de muita coisa, conseguem ser trocados por um valor aceitável.

ao fim de 2 anos o carro aproximadamente desvalorizou teoricamente (repito, teoricamente) 50% a partir daí desvaloriza cada x menos

1º ano 30%
2º ano 20%
3º ano 10%
(a desvalorização é sempre sobre o valor do ano anterior!)

isto depois varia de marca para marca.... um tasco francês a gasolina desvaloriza mais do que um alemão a diesel

[:D]

fosgasse.. deves tar maluco.. 50% em 2 anos? n sei q carro é esse, é q nem os alfas desvalorizam tanto

e no caso de vender um diesel pra comprar um hybrido?
comprei um mercedes c220 CDI em 2005 por 37.000€ o carro é do ano 2003,kando comprei tinha 14.000 km's.
na altura fazia diariamente 100km's em AE e os consumos eram 5.5l/100km's.
hoje tem 80.000 km's e nas actuais viagens esta a fazer medias de 8L, e em caso de retoma num stand vale 20.000€,como hoje ja estou mais perto do trabalho apenas faço 20km's diarios em estrda nacional.
com o hybrido irei fazer medias de 4.5l e como grande parte da viagem será feita a eletrico logo os 100km's iram demorar a fazer.
o hybrido é usado,tem 17.000km's e garantia de marca ate 2012 e custa 26.000€ - full extras.
será bom negocio, ou será melhor manter o diesel.
sei que a desvalorização daki pra frente será menor,mas o diesel esta a aumentar + do k a gasolina e daki a um ano?será k ainda haverá procura destes carros a diesel?
kal a vossa opinião,obrigado.

Nem penses nisso. Um actual não faz 10kms em modo electrico. Se actualmente fazes médias de 8 num diesel não me acredito que para a mesma situação faças 4,5 num hibrido.
Eu se fosse a ti deixava-me ficar. Perder 6000 euros para sair de um C220 CDI e comprar um carro que não me acredito que gaste menos não é lá grande neçócio. E a gastar menos os 6000 euros devem dar até ao século 23! [:D]

Do ponto de vista financeiro o ideal é maior tempo possível.

Imaginemos 2 cenários:

1º- 1 carro custa hoje 20.000 euros e é mantido 12 anos. Em 12 anos gasta-se 20.000 euros em carro.

2º - Compra-se um carro de 20.000 euros. Passado 4 anos vende-se por 10.000 euros. Compra-se outro por 22.000 euros. Vende-se passados outros 4 anos por 11.000 euros.

Neste exercício simples, no segundo exemplo o custo de ter esses dois carros foi de 21.000 euros, ou seja, mais do que o primeiro exemplo em 12 anos.

1º Nunca se gasta 20.000 Euros porque haverá sempre algum dinheiro a receber, nem que seja para abate. Mas ok, perde-se quase a totalidade do valor inicial.

2º 4X2=8. Logo pro raciocínio ficar correcto temos que adicionar a compra de mais um carro. Vamos colocar na mesma o valor do último 22.000€ e ao fim de 4 anos fica a valer novamente os 11.000€. No mesmo período de 12 anos gastou-se os 20.000€ iniciais, mais 11.000€ pra compra do 2º carro e mais 11.000€ para a compra do 3º carro. Logo no mesmo período de tempo gastou-se 44 mil Euros!!! Deste valor ainda podemos afirmar que é possível deduzir 11.000€ que é o valor comercial do último carro.

Em ambas a situações, se for para comprar mais um carro após o tal período de 12 anos, para ficar em igualdade de circunstâncias, ou seja na pose de um carro novo e com o valor hipotético de 24 mil €, temos:

1º 1000€ de abate, logo o carro fica por 23 mil Euros. No total dos 12 anos foi gasto 43 mil Euros.

2º 11.000€ o valor comercial do 3º carro adquirido, logo o carro novo fica por 13 mil €. Se somarmos aos 44 mil já gastos, dá um total de 57 mil Euros.

Não havendo despesas extras (avarias), aumento nos consumos e sendo um carro bem equipado que não se torne obsoleto com o passar dos anos, não me parece que seja muito conveniente andar sempre a trocar de carro.

Obviamente que este raciocínio apenas se aplica em situações em que as características do automóvel se adequam as necessidades com o passar dos anos.

Nem penses nisso. Um actual não faz 10kms em modo electrico. Se actualmente fazes médias de 8 num diesel não me acredito que para a mesma situação faças 4,5 num hibrido.
Eu se fosse a ti deixava-me ficar. Perder 6000 euros para sair de um C220 CDI e comprar um carro que não me acredito que gaste menos não é lá grande neçócio. E a gastar menos os 6000 euros devem dar até ao século 23! [:D]
o meu maior medo é a dsvalorização,o preço do diesel é na marca da gasolina e depois quem vai krer um disel?entendes, a minha ideia é ou troco agora e ainda consigo 20.000€ ou depois tenho de aguentar seja a k preço for.

o meu maior medo é a dsvalorização,o preço do diesel é na marca da gasolina e depois quem vai krer um disel?entendes, a minha ideia é ou troco agora e ainda consigo 20.000€ ou depois tenho de aguentar seja a k preço for.

Tás em Portugal. (Quase) Toda a gente quer diesel e se tiver uma estrela no capot ainda mais. Tenho quase a certeza que esse hibrido desvaloriza muito mais. Além do mais não sei o que te disseram mas um hibrido com sorte faz 3 ou 4kms só em electrico e a passo de caracol.

Tás em Portugal. (Quase) Toda a gente quer diesel e se tiver uma estrela no capot ainda mais. Tenho quase a certeza que esse hibrido desvaloriza muito mais. Além do mais não sei o que te disseram mas um hibrido com sorte faz 3 ou 4kms só em electrico e a passo de caracol.
sim tens razao toda a gente ker um diesel,mas isso é hoje que o diesel ainda é + barato mas como todo aponta irá ficar ao mesmo preço ou ate mais caro que a gasolina e ai ainda es da mesma opiniao?e como sabes dando o meu carro numa retoma todos os meses esta a perder valor. o k m esta a levar pra este hybrido é a possibilidade de poder colocalo a GPL,caso a gasoline continue a subir. e depois o hybrido é full extras e o meu é classic(extras só a cx automatica), e já tem alguns toques de xapa.estou num grande dilema.

Voltar
Superior