programaçoes de potencias

Tem a santa paciência, eu vi essa reprogramação ser feita, e em certas zonas do mapa é aumentado o débito de gasóleo em relação ao que está de origem.

Se aumentaste o débito de gasóleo, achas que o consumo pode diminuir nas zonas onde tu dizes explicitamente à bomba "mete lá mais" ?

O carro não é meu, mas assisti a isso e quem mexia explicava o que fazia . . .

Lá está o que falei no meu primeiro post, é preciso saber o que se faz...

Uma coisa é eficiência na combustão outra é aumento do débito de combustível.

Bem, quando tiverem a mente mais aberta a conceitos diferentes da chapa 7, voltamos ao assunto... agora vou tentar ser mais eficiente e cumprir o mesmo trabalho com menos recursos, ou fico cá até as 22h00 como se de uma má reprogramação se tratasse...

E atenção que eu não estou a questionar a reprogramação e o aumento de potência, só estou a falar do aumento do consumo de combustível.

Questões como fiabilidades, garantias, margem de segurança, são outros 500.

Eu no post que citaste não falei em nada disso

Quem citou isso fui eu e outros quantos.
Que por questões de fiabilidade os carros vêm (bastante) limitados de fábrica.

Lá está o que falei no meu primeiro post, é preciso saber o que se faz...

Uma coisa é eficiência na combustão outra é aumento do débito de combustível.

Bem, quando tiverem a mente mais aberta a conceitos diferentes da chapa 7, voltamos ao assunto... agora vou tentar ser mais eficiente e cumprir o mesmo trabalho com menos recursos, ou fico cá até as 22h00 como se de uma má reprogramação se tratasse...

Vamos lá ser objectivos, tens dois motores, um debita 150cv, o mesmo motor foi alterado e debita 200cv, explica lá como consegues no regime de potência máxima ter um consumo de combustível menor ? :confused:

E ainda te pergunto mais, sempre que pisas a fundo há n parâmetros, tanto de pressão de turbo, como de débito de combustível que foram alterados, na situação de usar no limite e só nessa, como consegues ter um consumo inferior ?

Tanto eu como outros já disseram há situações em que com a reprogramação se baixa o consumo de combustível, mas não é a aproveitar os cavalos extra que o motor debita!

Agora outra questão diferente é comparar as diferenças de andamento, e verificar se o aumento de andamento / aumento de consumo cresce na mesma proporção ou não . . . só quando se medir isso se pode começar a tirar algumas conclusões

Isso de ser objectivo faz-te bem :P

Concordo contigo que em regime de potência máxima o consumo deve ser igual ou superior tendo em conta que o programa de origem tenha sido bastante optimizado. Mas quando falo em optimizar não é aumentar 50cv, se calhar só uns 2 ou 3 e melhorar outros parâmetros como o regime binário...

Acho que uma reprogramação deve ser pensada no ponto de vista do andamento diário e não do "prego a fundo"... isso é para os fumarolas que vão esgalhar na Vasco da Gama...

Eu digo que é possível baixar consumos médios, foi o que eu quis dizer com adaptar o carro ao utilizador. Claro que se falamos em optimização, o aumento de performance é quase intrínseco.

PS: estamos praqui a discutir coisas diferentes...

Última edição:
Isso de ser objectivo faz-te bem :P

Concordo contigo que em regime de potência máxima o consumo deve ser igual ou superior tendo em conta que o programa de origem tenha sido bastante optimizado. Mas quando falo em optimizar não é aumentar 50cv, se calhar só uns 2 ou 3 e melhorar outros parâmetros como o regime binário...

Acho que uma reprogramação deve ser pensada no ponto de vista do andamento diário e não do "prego a fundo"... isso é para os fumarolas que vão esgalhar na Vasco da Gama...

Eu digo que é possível baixar consumos médios, foi o que eu quis dizer com adaptar o carro ao utilizador. Claro que se falamos em optimização, o aumento de performance é quase intrínseco.

PS: estamos praqui a discutir coisas diferentes...

Acho que consegui perceber o teu ponto de vista :)

E até concordo contigo, se a preocupação não for o aumento de potência, mas a optimização dos consumos de facto um novo software pode ajudar alguma coisa nisso, faz parte da evolução.

Contudo, com isso conseguem-se ganhos de consumo muito moderados, mas pode ser possível ganhar alguma coisa.

Para ganhos de consumo maiores, estilo BMW 320d 177cv, vs BMW 320d 163cv, já muito hardware (a nível mecânico) tem de ser mexido, para que os ganhos possam ser maiores, aliados claro está a um upgrade também da unidade de comando do motor (centralina), que tipicamente está também associado ao aumento do numero de sensores :)

Se for este o ponto de vista compreendo-te

Então expliquem como eu tenho uma E61 2.0d de 177cv com repro e tenho consumos inferiores nas mesmas estradas e mesmas velocidades que conduzia antes. Deve ser milagre [:D] claro que a fundo gasta-me mais mas também antes chegava a 240 e não andava mais e hoje já cola nos 260km/h (atençao que vivo perto da alemanha, por isso é legal nas auto estradas alemas estas velocidades, nao é crime LOL [:)]).
muito sinceramente sao raras as pessoas que fazem as repros no carro e dizem que nas mesmas condiçoes o carro gasta mais. Apenas os teóricos gostam da teoria em contrário [8b]

Podem ficar com a taça, pode ser que um dia façam repro e abram os olhos.... [:cool:]

Então expliquem como eu tenho uma E61 2.0d de 177cv com repro e tenho consumos inferiores nas mesmas estradas e mesmas velocidades que conduzia antes. Deve ser milagre [:D] claro que a fundo gasta-me mais mas também antes chegava a 240 e não andava mais e hoje já cola nos 260km/h (atençao que vivo perto da alemanha, por isso é legal nas auto estradas alemas estas velocidades, nao é crime LOL [:)]).
muito sinceramente sao raras as pessoas que fazem as repros no carro e dizem que nas mesmas condiçoes o carro gasta mais. Apenas os teóricos gostam da teoria em contrário [8b]

Podem ficar com a taça, pode ser que um dia façam repro e abram os olhos.... [:cool:]

Isso que dizes é muito subjectivo e depende de muitos factores.

Não é só a 260 que o carro consome mais, em qualquer aceleração a fundo ele consome mais, põe o computador de bordo com consumo instantaneo e depois diz qualquer coisa . . . Aliás como já alguém disse.

É o milagre da economia...[:cool:][:D]
É isso e umas gotinhas de Fairy no deposito.

Última edição:
Se tens um motor mais solicito, é porque este injecta mais combustível. Lá porque chega mais depressa a uma certa velocidade não significa que gaste menos que o outro que demorou mais tempo. Bem pelo contrário. Pode talvez conseguir velocidades médias superiores para o mesmo consumo. Mas só mesmo com muito cuidado no pé.

Para além disso, quando se aumenta o débito está-se a aumentar a quantidade de ar necessária, e assim, aumenta-se a pressão gerada dentro das câmaras de compressão, que foram projectadas e estudadas para um certo nível de pressões.

Um BMW 2.0 passou de 163cv para 177cv e diminuiu consumos? E então? Essa diminuição deveu-se em grande parte ao sistema S&S. Agora, não foi de certeza devido a uma reprogramação [:D]

Um BMW 2.0d emite o mesmo CO2 que um clio 1.2? É verdade. Só que o dióxido de carbono nem sequer é um gás poluente. Até está para provar o efeito de estufa. Por alguma coisa são os carros a diesel que precisam de mini incineradoras, e não os a gasolina [:D]
se aumentas a eficiencia, aumentas a potencia, diminuis os consumos e diminuis as emissões. isto não é mesmo nada dificil de compreender...

agora se o chip aumenta a eficiencia em todo o regime disponivel ou em parte ou mesmo em nenhum, isso depende de carro para carro e MUITO do programador.

com ou sem aumento da eficiencia, em muitos dos casos, para o mesmo andamento que tinham ANTES do chip, gastam o mesmo ou menos. razão unica: para esse mesmo andamento, precisas de acelerar menos.
mesmo que isso vá contra os preconceitos todos, a posição do acelerador conta mesmo MUITO para a quantidade de combustivel injectada.

Eu tenho a "desconfiança" que reprogramados, para o mesmo andamento , não pisam tanto o acelerador, enganando o CB e aparentemente a média baixa, por isso. Para tirar esta duvida gostava de saber relatos de médias feitas á mão.

Cumpz

Eu tenho a "desconfiança" que reprogramados, para o mesmo andamento , não pisam tanto o acelerador, enganando o CB e aparentemente a média baixa, por isso. Para tirar esta duvida gostava de saber relatos de médias feitas á mão.

Cumpz
mas como é que "engana" o CB sem "enganar" a centralina?
como é que "enganas" o CB dum carro sem CB?

uma analogia simples:
tens uma torneira normalissima...
a torneira aberta no total faz passar 10l/m (um numero ao calhas, mas serve)
trocas a torneira por outra de diametro maior. aberta no total faz passar 11l/m. parcialmente aberta, num certo ponto, faz passar 10l/m.

e ai tens...mesmo fluxo com carga menor, mais fluxo com a mesma carga, e não enganaste ninguem.

.................
com ou sem aumento da eficiencia, em muitos dos casos, para o mesmo andamento que tinham ANTES do chip, gastam o mesmo ou menos. razão unica: para esse mesmo andamento, precisas de acelerar menos.
mesmo que isso vá contra os preconceitos todos, a posição do acelerador conta mesmo MUITO para a quantidade de combustivel injectada.

this is the question!!! [;)][:D]
tenho um coupe com 217 cv, que em ritmos "normais" 100/120/140 conduçao suave, sem aceleraçoes bruscas ou rprises de pé em baixo, baixou 0,2dl, se solicitar os 217 cv constantemente, subo 1 L (!!!) [;)][:D]

agora em conduçao suave, não é preciso nenhum milagre, é apenas conduzir com os mesmos cuidados, e objectivos de poupar, (acredito eu!) com que o arturval, fez 4,8L com um 335d [:p][:D][:)]

uma analogia simples:
trocas a torneira por outra de diametro maior. aberta no total faz passar 11l/m. parcialmente aberta, num certo ponto, faz passar 10l/m.

e ai tens...mesmo fluxo com carga menor, mais fluxo com a mesma carga, e não enganaste ninguem.

Eu entendo bem como funcionam as coisas, mas a minha duvida, é mesmo, se aqueles que dizem que ao aumentar as potencias as médias de consumo baixaram, não serão todas médias vistas no CB, sem fazer uns atestos e contas , para saberem na realidade. Por isso é que gostava de saber relatos de quem tenha chegado a essa conclusão mas sem ser pelo CB. No caso do meu carro como muitos outros o acelerador é um mero potenciómetro, nem cábo tem e penso que a posição do mesmo entra nas contas do CB para fazer médias.

"Engraçado" é alguns pensarem na poluição apenas vendo valores de CO2, quando existem muitos outros poluentes, e infelismente, mais nocivos, CO2 temos como gás nos refrigerantes e não faz mal nenhum á saúde directamente , faz sim é efeito estufa. Gostava de ver medições antes e depois de uma repro...

Cumpz

Eu entendo bem como funcionam as coisas, mas a minha duvida, é mesmo, se aqueles que dizem que ao aumentar as potencias as médias de consumo baixaram, não serão todas médias vistas no CB, sem fazer uns atestos e contas , para saberem na realidade.
a unica coisa que tenho a dizer é: alguns dos carros não tinham CB.

agora assume isto como quiseres :)

this is the question!!! [;)][:D]
tenho um coupe com 217 cv, que em ritmos "normais" 100/120/140 conduçao suave, sem aceleraçoes bruscas ou rprises de pé em baixo, baixou 0,2dl, se solicitar os 217 cv constantemente, subo 1 L (!!!) [;)][:D]

agora em conduçao suave, não é preciso nenhum milagre, é apenas conduzir com os mesmos cuidados, e objectivos de poupar, (acredito eu!) com que o arturval, fez 4,8L com um 335d [:p][:D][:)]

Entras na AE, cruise control a 100km/h e voilá...

Consumo maravilha.

Quando cansares tiras foto.[:)]

uma analogia simples:

O meu irmão teve esse problema no CB do 320d.

Depois da repro os consumos no CB eram uma maravilha, o pior era quando se fazia as contas à mão a coisa nunca batia certa.

Ele falou com outras pessoas e confirmaram que às vezes isso acontecia, depois de recalibrado começou a dar valores de consumos decentes, agora mais ou menos consumo depende muito da condução que se faz.

Quem souber tirar partido da repro, pode de facto poupar, mas é como digo depende e muito da quantidade de acelerador que se utilize . . . acredito que com os devidos cuidados se poupe :)

O meu irmão teve esse problema no CB do 320d.

Depois da repro os consumos no CB eram uma maravilha, o pior era quando se fazia as contas à mão a coisa nunca batia certa.

Ele falou com outras pessoas e confirmaram que às vezes isso acontecia, depois de recalibrado começou a dar valores de consumos decentes, agora mais ou menos consumo depende muito da condução que se faz.

Quem souber tirar partido da repro, pode de facto poupar, mas é como digo depende e muito da quantidade de acelerador que se utilize . . . acredito que com os devidos cuidados se poupe :)

Com esses cuidados também poupas sem repro...[;)]

se aumentas a eficiencia, aumentas a potencia, diminuis os consumos e diminuis as emissões. isto não é mesmo nada dificil de compreender...

agora se o chip aumenta a eficiencia em todo o regime disponivel ou em parte ou mesmo em nenhum, isso depende de carro para carro e MUITO do programador.

Mas como se aumenta a eficiência de um motor por reprogramação? Isso é dizer que quem reprograma consegue tirar mais rendimento do motor que a própria marca!

A sério as marcas precisam dessa gente!

Mas como se aumenta a eficiência de um motor por reprogramação? Isso é dizer que quem reprograma consegue tirar mais rendimento do motor que a própria marca!

A sério as marcas precisam dessa gente!

Estás a confundir e a misturar demasiadas variáveis para que possas fazer uma análise correcta.

De um modo muito sucinto, um carro (no seu todo) tem que sair para o mercado de modo que cumpra determinados requisitos (performance, durabilidade, margem de segurança no material, etc etc etc)

Nada impede que esses parâmetros não possam ser "reforçados".

Voltar
Superior