Procuro testemunhas de acidente

Neste caso pequenos pormenores podem fazer a diferença...
Se tiveres ou puderes fazer um esboço melhor.

Se estavas na faixa de acelaração em principio, tinhas um sinal de perda de prioridade, resta saber que distancia ja tinhas percorrido quando bateram, para saber se esta em causa perda de prioridade ou mudança de fila...
Se estavas na faixa da direita ja, o outro teria que ter sempre atençao ao mudar de fila.

Como coloquei em cima...

(a bold, foi a decisão de uma cia de seguros, na mesma situação, entre um pesado e um ligeiro, como já tinham percorrido umas dezenas de metros, a resp foi atribuida ao pesado por mudança de fila)

Como coloquei em cima...

(a bold, foi a decisão de uma cia de seguros, na mesma situação, entre um pesado e um ligeiro, como já tinham percorrido umas dezenas de metros, a resp foi atribuida ao pesado por mudança de fila)

Como disse esta faixa tem cerca de 200m, quando o camião me bateu, teriamos percorrido cerca de 100, logo estariamos no meio.

se o camião circulava na AE5 e ia sair e tu ias entrar, e se ele circulava para ca da linha continua es tu o culpado, nestes casos tens sempre o sinal de perda de prioridade no fim da curva de onde vinhas e tens sinalização horizontal nesse sentido

se o camião circulava na AE5 e ia sair e tu ias entrar, e se ele circulava para ca da linha continua es tu o culpado, nestes casos tens sempre o sinal de perda de prioridade no fim da curva de onde vinhas e tens sinalização horizontal nesse sentido

Tens o sinal de perda de prioridade ok.
Tu passas ali, ves um camião na faixa da direita sem qq sinalização, o que fazes? páras ou continuas na faixa de acelaração até estares à mesma velocidade que os outros e depois entras?
Se o camião pq até vem andar bem, ao teu lado sem sinalização muda de faixa, como é que podias ter cedido passagem?

Por aconselhamento do meu mediador de seguros, accionei a clausula de danos próprios do meu seguro (sem franquia), independentemente, de considerar que a culpa foi do camião. Deste modo, a minha viatura poderá ser reparada após peritagem, que é já amanhã. E, eu quero é o carro reparado!No entanto, este processo seguirá os seus tramites normais.

O valor da reparação será posteriormente apresentado à companhia de seguros do camião.

Não havendo testemunhas identificadas, pela Polícia, no local do sinistro, poderão elas aparecer posteriormente? Terão a credibilidade suficiente para decidir um caso?

Depende das testemunhas.

Ministros e outros políticos são muito maus em termos de credibilidade.[:D]

Construtores civis, empresários, advogados e FPs, idem.

O ideal seria arranjares uns padres ou juizes.[;)]

Mais a sério, boa sorte na resolução.

valium, nesse caso se o camião se manda para cima de ti sem fazer pisca e ele o culpado pk tu inda não começas-te a iniciar a manobra para entrares na AE5, se foi esse o caso, então peço desculpa , pois não percebi.E o user tava a sinalizar a manobra? e que se nao sinalizou o condutor do camião pode pensar que ele vai em frente e tem de abrandar para deixar passar o camião. Há muitas situações destas que o pessoal tenta passar a frente de camiões porque são mais lentos e saltam pedras.

valium, nesse caso se o camião se manda para cima de ti sem fazer pisca e ele o culpado pk tu inda não começas-te a iniciar a manobra para entrares na AE5, se foi esse o caso, então peço desculpa , pois não percebi.E o user tava a sinalizar a manobra? e que se nao sinalizou o condutor do camião pode pensar que ele vai em frente e tem de abrandar para deixar passar o camião. Há muitas situações destas que o pessoal tenta passar a frente de camiões porque são mais lentos e saltam pedras.

Isto agora depende de N factores, só quis alertar que às vezes não é assim tão claro...

Pelo que eu percebi, tu estavas na faixa de aceleração para entrar na A5, e o camião saiu da A5 para a faixa de desacelaração para entrar na A9.

Se foi isto, a culpa é tua, visto teres o sinal de perda de prioridade.

O pisca do camião, nunca vais provar se ele fez ou não.

Se não foi assim, então o resultado pode ser diferente

Pelo que eu percebi, tu estavas na faixa de aceleração para entrar na A5, e o camião saiu da A5 para a faixa de desacelaração para entrar na A9.

Há qualquer coisa aqui que me está a escapar:

Supõe que a viatura A entra na faixa de acelaração (vindo da A9) ao mesmo tempo que a viatura B vem na faixa de rodagem mais à direita da A5 para entrar na faixa de desacelaração, que é aquela onde a viatura A vem. Vão as duas lado a lado e continuam lado a lado por mais alguns metros. Se nenhuma destas viaturas travar continuarão lado a lado até que a viatura A entre novamente na A9 e a viatura B continue na A5.

Ora o Código da Estrada diz o seguinte:

Via de aceleração: Via de trânsito resultante do alargamento da faixa de rodagem e destinada a permitir que os veículos que entram numa via pública adquiram a velocidade conveniente para se incorporarem na corrente de trânsito principal.

Via de abrandamento/desacelaração: Via de trânsito resultante do alargamento da faixa de rodagem e destinada a permitir aos veículos que vão sair de uma via pública diminuam a velocidade já fora da corrente de trânsito principal.

Não deveria ser a viatura B a diminuir a velocidade para entrar na faixa de abrandamento e não a viatura A?

Ou eu estou a ver isto mal ou não me está a fazer sentido.

Ao chegares ao mesmo tempo, estando o outro sinalizando a manobra, deves deixar entrar, pois deves ter um sinal de cedência de prioridade atrás...

Agora se já estás em plena acelaração, praticamente no fim, parece-me que deverá ser o outro a desacelarar e passares à frente...

Orçamento para a reparação da minha viatura, na Citroen: 7000 EUR :eek::eek::eek:

Parece absurdo mas é verdade!

Agora é esperar o que a Companhia de Seguros vais dizer...

Pela tabela de desvalorização a considerar para perda total, o meu carro vale mais ou menos 9000 EUR

Se for esse o valor comercial, não é perda total... só ultrapassando a reparação o valor comercial.

Resta saber a franquia que tens e o valor porque está seguro o carro

Há qualquer coisa aqui que me está a escapar:

Supõe que a viatura A entra na faixa de acelaração (vindo da A9) ao mesmo tempo que a viatura B vem na faixa de rodagem mais à direita da A5 para entrar na faixa de desacelaração, que é aquela onde a viatura A vem. Vão as duas lado a lado e continuam lado a lado por mais alguns metros. Se nenhuma destas viaturas travar continuarão lado a lado até que a viatura A entre novamente na A9 e a viatura B continue na A5.

Ora o Código da Estrada diz o seguinte:

Via de aceleração: Via de trânsito resultante do alargamento da faixa de rodagem e destinada a permitir que os veículos que entram numa via pública adquiram a velocidade conveniente para se incorporarem na corrente de trânsito principal.

Via de abrandamento/desacelaração: Via de trânsito resultante do alargamento da faixa de rodagem e destinada a permitir aos veículos que vão sair de uma via pública diminuam a velocidade já fora da corrente de trânsito principal.

Não deveria ser a viatura B a diminuir a velocidade para entrar na faixa de abrandamento e não a viatura A?

Ou eu estou a ver isto mal ou não me está a fazer sentido.

Mas o que acontece é que ambos vão sair da faixa de rodagem em que estão, para passarem para outra.
Tu da faixa de aceleração para a A5, o camião da A5 para a faixa de desacelaração, a diferença é que tu tens um sinal que perda de prioridade.
Alem de que não faz sentido ser o camião a desacelarar em plena A5, para te pores na frente dele, visto que pode provocar um acidente com algum veiculo que venho atras dele.

Com respeito ao orçamento, se for inferior ao valor que a companhia tem como valor venal da viatura, esta é obrigada a reparar a viatura.

Se for esse o valor comercial, não é perda total... só ultrapassando a reparação o valor comercial.

Resta saber a franquia que tens e o valor porque está seguro o carro

Na teoria é perda total quando o valor orçado para a reparação mais o valor do salvado for superior ao valor comercial do veiculo. Não é so o valor de reparação que conta.

Na teoria é perda total quando o valor orçado para a reparação mais o valor do salvado for superior ao valor comercial do veiculo. Não é so o valor de reparação que conta.

Não achei que dessem 2000 euros pelo salvado... mas tens razão, é a soma dos 2 valores que tem que ser superior à reparação...

Para confirmar, passei lá hoje e não vi sinal nenhum de perda de prioridade! Antes de entrar na faixa de acelaração apenas existe o sinal de proibição de virar à esquerda. Deduzo que deve ser por causa do traço contínuo.

Não é assim desde Set. do ano passado, com a entrada em vigor do DL 83/06.

Agora é a soma do valor do salvado e comercial, ultrapassando em 100% é perda total, não ultrapassando podes exigir a reparação.
Se quiseres mais tarde ponho o artigo.

Voltar
Superior