Processo Casa Pia

Um menor de 12-13 não tem livre arbitrio? Não pode recusar-se a fazer algo? Ou fazer só porque lhe apetece? Alias há bastantes que o fazem sabendo que estão a incorrer em crimes e que não podem ser julgados por serem menores.

Um adulto se pagar a um menor pra ter sexo, deixa de ser é violação. O menor está a aceitar ter sexo por dinheiro. Senão cada vez que se recorria ao serviço duma prostituta, tava-se a violá-la?

Se não houvesse dinheiro em troca de acto sexual, ou seja o menor ser obrigado a actos sexuais, sem nada em troca, aí sim seria violação. Certo?

:sh) Lê-se com cada coisa e com cada comparação mais descabida... Na prática, uma criança com 2 anos também já faz o que lhe apetece, daí a ter um desenvolvimento mental suficiente para poder não ser levada a praticar algo que não pretende por terceiros vai um grande salto.

Mais informação:
Age of consent - Wikipedia, the free encyclopedia

Não sei, mas acho que ainda assim o Carlos Cruz não conseguiu fazer prova cabal da sua inocência.

Sem querer tirar aqui partido por ninguém (até porque não tenho conhecimento suficiente do processo para o fazer, embora por uma questão de princípio acredite nas condenações), mas a acusação é que tem que fazer uma prova cabal da culpa do CC.

Faz parte do princípio de presunção de inocência.

Sem querer tirar aqui partido por ninguém (até porque não tenho conhecimento suficiente do processo para o fazer, embora por uma questão de princípio acredite nas condenações), mas a acusação é que tem que fazer uma prova cabal da culpa do CC.

Faz parte do princípio de presunção de inocência.

Contra ele há vários testemunhos coincidentes.

Dois de abusados.

E contra isso, ele, Carlos Cruz só tem a palavra dele, dai que a meu ver tenha sido condenado.

É que há testemunhos que o colocam em diversas situações e não só na Casa de Elvas como ele quer fazer crer.

Vai para aqui uma grande confusão entre orgasmos, erecções, ejaculações, etc. Vamos lá ver se nos entendemos. Um orgasmo é o ponto alto de excitação sexual. Um pessoa quando está a ser violada não atinge o orgasmo. Simplesmente ejacula, devido a reacções fisiológicas. O orgasmo não é sinónimo de ejaculação, aliás, nem se verifica em todos os mamíferos. Resumindo, orgasmo = excitação e ejaculação (no caso humano). Ejaculações e erecções podem ser atingidas por outros meios de estimulação corporal que em alguns casos não resultam em prazer para o indivíduo.

:sh) Lê-se com cada coisa e com cada comparação mais descabida... Na prática, uma criança com 2 anos também já faz o que lhe apetece, daí a ter um desenvolvimento mental suficiente para poder não ser levada a praticar algo que não pretende por terceiros vai um grande salto.

Mais informação:
Age of consent - Wikipedia, the free encyclopedia

Eu sei o que é o "age of consent". Mas tanto protege os menores, como lhes dá margem para extorquir alguém, acusando alguém de crimes que muitas das vezes não têm noção que estão a cometer (não falo de crianças de 2 anos, mas há jovens com 13-15 que passam por maiores, físicamente, muito facilmente...).

Como curiosidade apenas, destaco isto desse mesmo link, que por acaso não sabia:

Close-in-age—while most legislation dealing with age of consent sets a single age under which sexual relations are illegal, some jurisdictions (such as Canada[11]), have adopted close-in-age exemptions. In Canada the age of consent is 16, but there are two close-in-age exemptions: teenagers who are 14 or 15 may have sex with a partner who is less than five years older, and children aged 12 and 13 may have sex with a partner who is less than two years older. In the United States, these exceptions are colloquially known as "Romeo and Juliet" laws.

Um menor de 12-13 não tem livre arbitrio? Não pode recusar-se a fazer algo? Ou fazer só porque lhe apetece? Alias há bastantes que o fazem sabendo que estão a incorrer em crimes e que não podem ser julgados por serem menores.

Um adulto se pagar a um menor pra ter sexo, deixa de ser é violação. O menor está a aceitar ter sexo por dinheiro. Senão cada vez que se recorria ao serviço duma prostituta, tava-se a violá-la?

Se não houvesse dinheiro em troca de acto sexual, ou seja o menor ser obrigado a actos sexuais, sem nada em troca, aí sim seria violação. Certo?

Que aberração...

A mediatização deste processo veio demonstrar que as pessoas em geral (o povo) são demasiado ignorantes e não estão minimamente habilitadas a discutir a justiça.

Isto é muito grave, principalmente por duas razões:

- as pessoas (o povo) têm todo o direito a entender a justiça e a discutir criticamente sobre ela, pois os Tribunais administram a justiça em nome do povo. É grave, muito grave, quando o povo não entende a justiça (porque não pode).

- numa época em que a crescente complexidade da vida em sociedade impõe uma justiça cada vez mais técnica e complexa, as pessoas por outro lado estão cada vez mais afuniladas e estupidificadas para a conseguirem entender.

Isto só pode dar m€rda.

A mediatização deste processo veio demonstrar que as pessoas em geral (o povo) são demasiado ignorantes e não estão minimamente habilitadas a discutir a justiça.

Isto é muito grave, principalmente por duas razões:

- as pessoas (o povo) têm todo o direito a entender a justiça e a discutir criticamente sobre ela, pois os Tribunais administram a justiça em nome do povo. É grave, muito grave, quando o povo não entende a justiça (porque não pode).

- numa época em que a crescente complexidade da vida em sociedade impõe uma justiça cada vez mais técnica e complexa, as pessoas por outro lado estão cada vez mais afuniladas e estupidificadas para a conseguirem entender.

Isto só pode dar m€rda.

Ainda podemos dar pontinhos por bons post ? [;)]

Eu sei o que é o "age of consent". Mas tanto protege os menores, como lhes dá margem para extorquir alguém, acusando alguém de crimes que muitas das vezes não têm noção que estão a cometer (não falo de crianças de 2 anos, mas há jovens com 13-15 que passam por maiores, físicamente, muito facilmente...).

Não, não sabes.

Idade do Consentimento ≠ da Imputabilidade ≠ da Maioridade. (Aliás, bastava teres lido antes de escreveres...)

Estava a ler o processo na "diagonal" e já encontrei um erro ortográfico[:D]

"altura em que foi reclassificado como motorista de ligeiros, embota tenha exercido de facto tais funções pelo menos desde o Verão de 1998 ."

Página 109, ponto 34

Voltar
Superior