Processo Casa Pia

Ali para o Alentejo diz que as pessoas se deitam cedo....

E para muitas pessoas, isto

red-hot-1992-mazda-miata.jpg

é um Ferrari.

Isso é um mazda....

Não querendo prestar aqui juízos de valor sobre as vítimas ou réu/culpados, acho que este processo foi o maior circo que alguma vez assistimos neste pais.

Juízes, com J grande afastados por incomodarem quem não deviam.

Pressões políticas

Boys protegidos e afastados a vida social para o público esquecer que eles existem.

Psiquiatras e psicólogos parciais, cujo currículo deixaria muito a desejar.

Exposição mediática das alegadas vítimas.

Exposição mediática dos condenados.

Milhões de € gastos.

E, para terminar em grande, condenações baseadas única e exclusivamente em prova testemunhal, prova esta que descreve os factos como ocorridos em intervalos de semanas ou meses.

Culpados ou não, independentemente do crime, toda a gente tem direito a um julgamento justo. Infelizmente não me parece de todo que tenha sido o caso.

Basicamente as ilações que se podem tirar são: qualquer grupo de jovens, amigos entre si, sofrendo ou não abusos sexuais, daqui em diante podem acusar quem quer se seja e conseguir a sua condenação apenas por prova testemunhal.

Volto a repetir, sendo ou não culpados, todos têm direito a um julgamento justo e, com isto, refiro-me a hipótese de defesa sustentada em acusações "palpáveis". Com isto considero falhas justificativas de anulação/não condenação toda e qualquer acusação que não possa ser comprovada física e cronologicamente.

Não querendo prestar aqui juízos de valor sobre as vítimas ou réu/culpados, acho que este processo foi o maior circo que alguma vez assistimos neste pais.

Juízes, com J grande afastados por incomodarem quem não deviam.

Pressões políticas

Boys protegidos e afastados a vida social para o público esquecer que eles existem.

Psiquiatras e psicólogos parciais, cujo currículo deixaria muito a desejar.

Exposição mediática das alegadas vítimas.

Exposição mediática dos condenados.

Milhões de € gastos.

E, para terminar em grande, condenações baseadas única e exclusivamente em prova testemunhal, prova esta que descreve os factos como ocorridos em intervalos de semanas ou meses.

Culpados ou não, independentemente do crime, toda a gente tem direito a um julgamento justo. Infelizmente não me parece de todo que tenha sido o caso.

Basicamente as ilações que se podem tirar são: qualquer grupo de jovens, amigos entre si, sofrendo ou não abusos sexuais, daqui em diante podem acusar quem quer se seja e conseguir a sua condenação apenas por prova testemunhal.

Volto a repetir, sendo ou não culpados, todos têm direito a um julgamento justo e, com isto, refiro-me a hipótese de defesa sustentada em acusações "palpáveis". Com isto considero falhas justificativas de anulação/não condenação toda e qualquer acusação que não possa ser comprovada física e cronologicamente.

Concordo.

É por aí é. Pq o "médico do ferrari", defendeu-se a dizer que não tinha um Ferrari, e que por isso teria sido impossível que o tivessem visto num Ferrari em Elvas.

O problema é que ele teve mesmo o Ferrari, há documentos e tudo. E um Lotus também. Apenas não se viu o Ferrari em Elvas. Nem outras grandes bombas.

Mas eles sofreram abusos sexuais continuados... está nos relatórios médicos.

Mas eles sofreram abusos sexuais continuados... está nos relatórios médicos.

Abomino totalmente a pedofilia, seja qual for o contexto (casamentos ciganos, casamentos no médio e em alguns locais do extremo oriente, violação e abuso, etc). E sou um grande defensor da castração química dos criminosos de índole sexual.

No entanto, como cidadão, acho que existiram demasiadas interferências para que o julgamento fosse justo. É uma acusação que faço a ambos os lados da barricada, aos "aldeões com tochas e forquilhas" e aos "simpatizantes destes senhores agora condenados".

Quando escrevi o que citaste, estava a extrapolar para um outro grupo qualquer que criasse novamente este mesmo cenário no futuro ou semelhante.

Tentando-me explicar melhor, imagina que em vez de adolescentes do sexo masculino, tinhas raparigas de 18's, todas elas strippers ou acompanhantes de luxo, a apontarem o dedo à figura pública A, B ou C. Será que neste caso, perante as mesmas provas (ou falta delas) alguém seria condenado ? Alguém perderia tempo a investigar as coisas a fundo indo buscar coisas passadas no início da década ? Eu tenho as minhas dúvidas, no entanto, se a justiça fosse "cega", a credibilidade e importância dada a uns também teria de ser dada a outros.

Expliquei-me melhor ? [;)]

Última edição:
Imaginem uma violação que ocorreu há 8 anos, quando a criança tinha oito anos.

Imaginem que só agora com 20 anos, a vítima tem coragem para denunciar o caso.

Nestes pressupostos a prova testemunhal (que depois será escrutinada e avaliada) é o único meio de provar o crime.

Caberá ao tribunal decidir quem está a mentir e quem está a dizer a verdade... Juízes com experiência e formação irão decidir o caso. Evidentemente que eles não são imunes ao erro e para isso temos o recurso.

A prova testemunhal foi a primeira a ser considerada em qualquer tribunal ao longo dos tempos, deste dos tempos clássicos.

Só agora com a moda dos CSIs é que as pessoas menosprezam o valor da prova testemunhal.

Nestes pressupostos a prova testemunhal (que depois será escrutinada e avaliada) é o único meio de provar o crime.

Caberá ao tribunal decidir quem está a mentir e quem está a dizer a verdade... Juízes com experiência e formação irão decidir o caso. Evidentemente que eles não são imunes ao erro e para isso temos o recurso.

A prova testemunhal foi a primeira a ser considerada em qualquer tribunal ao longo dos tempos, deste dos tempos clássicos.

Só agora com a moda dos CSIs é que as pessoas menosprezam o valor da prova testemunhal.

Exactamente, a prova pericial é extremamente importante (cada vez mais com o avanço das técnicas de análise forense) e pode muitas vezes contradizer a testemunhal, mas não é a única.

E neste caso o problema é que não houve acesso (por motivos óbvios) à prova pericial que normalmente se usa nestes casos - exame de medicina legal na altura dos abusos - portanto recorreu-se à prova testemunhal (penso que com algumas provas periciais para a suportar).

Um dos arguidos afirma que apresentou extractos da Via Verde, do telemóvel (seus) e que isso prova que ele esteve noutro local.

Ora, o aparelho de via verde prova que o aparelho passou às tantas horas naquele local, e as chamadas provam que foi feita uma chamada num determinado local a uma determinada hora...

Porém não prova que a pessoa esteve nesses locais, nessas horas, pois o aparelho pode ser utilizado por qualquer pessoa...

Ainda espero que apareçam provas factuais, como tinham dito que existiam.

Depois uma coisa que me fez pensar (dito agora na opinião pública/sic notícias), se uma pessoa foi condenada por pedofilia, do porquê poder continuar a viver com uma filha menor?

Ainda espero que apareçam provas factuais, como tinham dito que existiam.

Depois uma coisa que me fez pensar (dito agora na opinião pública/sic notícias), se uma pessoa foi condenada por pedofilia, do porquê poder continuar a viver com uma filha menor?
O que é que uma coisa tem a ver com a outra? :confused:

Pedofilia não é o mesmo que incesto.

Nesse caso o crime já teria prescrito.

Num programa recente na SIC noticias - penso que na noite da Sexta Feira em foi lido a sentença - um dos presente era Felicia Cabrita.

A Srª voltou a reforçar e relembrou que os exames da Medicina Legal, corroborados com observações médicas identificam distúrbios físicos permanentes em Jovens Abusados.

Um deles é Incontinência Anal Crónica.

Pergunta-se.

Isto também se simula ou foram os rapazes que andaram a brincar com vibradores ?

Isto é demasiado hediondo para ser tratado com leviandade.

Num programa recente na SIC noticias - penso que na noite da Sexta Feira em foi lido a sentença - um dos presente era Felicia Cabrita.

A Srª voltou a reforçar e relembrou que os exames da Medicina Legal, corroborados com observações médicas identificam distúrbios físicos permanentes em Jovens Abusados.

Pergunta-se.

Isto também se simula ou foram os rapazes que andaram a brincar com vibradores ?

Os rapazes já andavam no jardim durante ou após os crimes?

Os rapazes não teriam relações entre eles?

Os incestos existiram, isso já sabemos, agora porquem ao certo, é que muitos safaram-se, outros.

Pergunta-se.

Eu sei pouco sobre este tema, assim como a generalidade das pessoas sabe pouco, quase nada, mas muitos porque lêm umas noticiase vêm tv acham que estão por dentro [:D]

Isto resume-se a dizer mal dos poderosos e nunca estar satisfeito.

De inicio o problema é que a justiça não presta e os poderosos nunca serão condenados, agora que foram e como o Carlos Cruz está a fazer o papel do "coitadinho" é a decisão que não foi bem tomada.

Eu com o pouco que sabemos acho que obviamente devemos acreditar que a decisão do tribunal foi bem tomada.

Os rapazes já andavam no jardim durante ou após os crimes?

Os rapazes não teriam relações entre eles?

Os incestos existiram, isso já sabemos, agora porquem ao certo, é que muitos safaram-se, outros.

É a primeira vez que oiço falar em incesto no processo Casa Pia ?
Confusão que pela certa está ser feita por si.

Outra situação que pergunto é.

Porque razão uns descredibilizam e tentam denegrir a imagem dos rapazes conotando-os como sendo prostitutos ?

Quantos advogados de defesa tentaram esta abordagem, tentando ligar todos os rapazes á prostituição do Parque Eduardo VII ?

Voltar
Superior