Como já disse, eu não acho nada de extraordinário o aparecimento das rachas. Mas acho que deveria ser o construtor a repará-las, desde as maiores até às mais pequenas que passam só com tinta.
Será que estou errado ao exigir isso ao contrutor?
As minhas paredes são de reboco, sem cobertura de estuque. Como já disse algures, eu vi a construção e vi a rebocarem as paredes e estava presente quando ainda estavam a pintar a primeira demão. Nas fotos pode não se ver, mas as paredes são ligeiramente "rugosas", e eu até gosto desse aspecto. O único estuque da casa é na "meia-cana" (acho que é assim que se chama aquele efeito de estuque entre o tecto e a parede).
Para cobrir as rachas, não era preciso pladur. Até podia ser papel de parede. Tenho um numa parede que gosto muito. É daqueles que tem relevo e dá para pintar por cima. Só que não quero isso em muitas paredes.
Não fiquem a pensar que eu acho que moro num apartamento a cair aos bocados, apenas acho que devo ser exigente, pois comprei um apartamento com um nível de acabamentos do melhor que se faz na cidade. Podia, facilmente, ter dado menos 20 000 euros por um apartamento com áreas semelhantes e na mesma zona, mas optei por bons acabamentos, desde os alumínios, estores, paredes, madeiras...