Problemas com casa nova - como resolver?

isso com fita teflon na rosca e uma massa verde que há propria para canalizaões não pinga eu garanto-te, agora essa de canalizações novas verterem sempre nunca tinha ouvido falar, alias montei uma torneira a pouco tempo e não pinga com junções novas

presumo que seja para mim..

eu nao falei que as torneiras verdem sempre...o que verte é os sifão do lava-loiças e o propria junção do lava-loiças com a pedra... isso verte sempre qdo é novo até ser isolado com selicone[;)]

Vou aproveitar este tópico, pois o título enquadra-se perfeitamente.

Comprei apartamento novo há quatro anos e meio. Como se está a esgotar o prazo legal de garantia da construção, estou a ficar inquieto com alguns pormenores. E o contacto com o construtor para a resolução dos mesmos não me deixa muito feliz.

As paredes apresentam algumas fissuras. Uma delas não apresento aqui, pois o construtor disse que ia arranjar solução. Mas diz que outras são apenas micro-fissuras e que não faz nada.

Estas são duas das micro-fissuras (que eu acho que não sejam assim tão micro). A da esquerda, por cima da porta, é a maior das "micro", e a da direita (na parede, junto a uma porta para varanda) é das mais pequenas, existindo outras pela casa.

A minha questão é se ele é obrigado a reparar ou não?

DSC06189.jpg DSC06201.jpg

Outra questão é que vários azulejos das casas de banho estão também a fissurar, como se mostra na figura a seguir.

Será que posso exigir a troca de todos os azulejos fissurados? Nesta casa de banho são poucos e todos em azulejos que foram furados, para canalizações ou para parafusos.

Na outra casa de banho existem vários fissurados sem que estejam furados. Acredito que o facto de serem azulejos rectificados (com junta muito pequena, facilite a fissuração, mas não me parece normal que aconteça em tantos. E não me parece justo que fique com os azulejos assim.

DSC06089.jpg

Comprei apartamento novo há quatro anos e meio. Como se está a esgotar o prazo legal de garantia da construção, estou a ficar inquieto com alguns pormenores. E o contacto com o construtor para a resolução dos mesmos não me deixa muito feliz.

As paredes apresentam algumas fissuras. Uma delas não apresento aqui, pois o construtor disse que ia arranjar solução. Mas diz que outras são apenas micro-fissuras e que não faz nada.

Estas são duas das micro-fissuras (que eu acho que não sejam assim tão micro). A da esquerda, por cima da porta, é a maior das "micro", e a da direita (na parede, junto a uma porta para varanda) é das mais pequenas, existindo outras pela casa.

Ver anexo 73728 Ver anexo 73729

Outra questão é que vários azulejos das casas de banho estão também a fissurar, como se mostra na figura a seguir.

Será que posso exigir a troca de todos os azulejos fissurados? Nesta casa de banho são poucos e todos em azulejos que foram furados, para canalizações ou para parafusos.

Na outra casa de banho existem vários fissurados sem que estejam furados. Acredito que o facto de serem azulejos rectificados (com junta muito pequena, facilite a fissuração, mas não me parece normal que aconteça em tantos. E não me parece justo que fique com os azulejos assim.

Ver anexo 73727

Permite-me a sinceridade, mas a garantia acaba ( supostamente) daqui a 6 meses, e tenho a certeza que essas fendas nao apareceram agora, porque ainda não reclamaste?

Ver anexo 73728 Ver anexo 73729

Ver anexo 73727

É perfeitamente normal essas rachas na parede aparecerem nos primeiros anos e nao devem ser motivo de preocupação pois devem ser apenas no estuque projectado, a solução é um dia que pintes a casa tapares as rachas.

Já os azulejos , nao me parecem azulejos mas "pedra" aglutinada e nessa pedra é normal estalar com as dilatações. Aí a resolução só substituindo ou se escolher outro material.

Permite-me a sinceridade, mas a garantia acaba ( supostamente) daqui a 6 meses, e tenho a certeza que essas fendas nao apareceram agora, porque ainda não reclamaste?

Está permitida a sinceridade.

As fissuras já apareceram há algum tempo, sendo que apenas há poucos meses são muito evidentes. Eu fui informando o construtor, reclamando.

Mas como vão sempre aparecendo novas, também não me convém que tenha cá muitas vezes pessoas a raspar paredes, pintar, ... Isso causa muitos incómodos, desde o imenso pó até ao cheiro a tinta. Por isso, preferi "juntar" todas as fissuras, para que agora sejam tratadas ao mesmo tempo. O incómodo pode ser maior, mas é só uma vez.

Cada vez que o ia informando, ele dizia: "Sim, sim, tratamos disso". Agora que estou a EXIGIR, ele não se nega, mas o discurso mudou um pouco, dizendo que "são micro-fissuras (a maior parte delas), que se calhar não vale a pena, que elas quase de certeza que voltam a aparecer".

Quanto à fissura em cima da porta, é óbvio que vai ter de arranjar, mas a minha questão é se tenho ou não razão para exigir a reparação das outras.

Última edição:
Quanto à fissura em cima da porta, é óbvio que vai ter de arranjar, mas a minha questão é se tenho ou não razão para exigir a reparação das outras.

Mas o arranjo das fendas só pode ser feito com a pintura...
ou seja numa casa com quase 5 anos se a tinta é de origem está na altura de ser pintada e nisso a garantia do construtor nada tem a ver....

Alias a garantia tem a ver com outro tipo de coisas bem mais graves que rachas no estuque que sao normais.

Eu tive uns problemas semelhantes com o meu apartamento (fissuras, etc)... Enviei uma carta registada com aviso de recepção antes de terminar a garantia... Demoraram quase um ano a ir reparar as fissuras e só o fizeram após ter ameaçado ir lá e preencher o livro de reclamações (os promotores e construtores agora têm livro de reclamações)...

Mas repararam tudo.

É perfeitamente normal essas rachas na parede aparecerem nos primeiros anos e nao devem ser motivo de preocupação pois devem ser apenas no estuque projectado, a solução é um dia que pintes a casa tapares as rachas.

Sim, eu sei que é normal aparecerem pequenas fissuras. Não me deixa preocupado com a qualidade de construção, que me parece muito boa. As paredes não são de estuque. São de cimento (ou reboco, como consta na ficha técnica da habitação). E aqui não fui enganado, pois comprei o apartamento na fase de contrução, em que o prédio estava a começar a ganhar paredes e visitava a obra com muita regularidade, sem hora marcada. Afinal, ficava a 500 m do meu trabalho.

E sei que muitas fissuras "desaparecem" com tinta. Outras nem por isso. Mas mesmo assim, acho que essa obrigação é do construtor, ou estou enganado.

E não me assusta pintar, pois já pintei muitas paredes, desde a casa dos meus pais até 4 paredes deste meu apartamento. E demoraram muito tempo a pintar, mas garanto que não ficaram nada mal.

Já os azulejos , nao me parecem azulejos mas "pedra" aglutinada e nessa pedra é normal estalar com as dilatações. Aí a resolução só substituindo ou se escolher outro material.

A mesma ideia. Não acho estranho nem preocupante, mas acho que deve ser o construtor a substituir o material danificado. E é mesmo azulejo, que eu lembro-me de eles o instalarem e de um dos reponsável da obra estar sempre a dizer: "Você sabe quanto é que custam estes azulejos?"[8b]

Mas o arranjo das fendas só pode ser feito com a pintura...
ou seja numa casa com quase 5 anos se a tinta é de origem está na altura de ser pintada e nisso a garantia do construtor nada tem a ver....

Alias a garantia tem a ver com outro tipo de coisas bem mais graves que rachas no estuque que sao normais.

A fissura por cima da porta (primeira imagem) NÃO é só "problema" de tinta. Pode-se lá passar a tinta que quiser, que aquilo não soluciona.

Sim, eu sei que é normal aparecerem pequenas fissuras. Não me deixa preocupado com a qualidade de construção, que me parece muito boa. As paredes não são de estuque. São de cimento (ou reboco, como consta na ficha técnica da habitação). E aqui não fui enganado, pois comprei o apartamento na fase de contrução, em que o prédio estava a começar a ganhar paredes e visitava a obra com muita regularidade, sem hora marcada. Afinal, ficava a 500 m do meu trabalho.

E sei que muitas fissuras "desaparecem" com tinta. Outras nem por isso. Mas mesmo assim, acho que essa obrigação é do construtor, ou estou enganado.

Se isso é um predio e a ver na foto digo que as paredes sao de estuque liso, claro que tem reboco mas este é por baixo do estuque. Se fosse de reboque estavam arperas e aí seriam pintadas com tinta de areia.

O estuque estala com muita facilidade é um fenomeno normal...convem é ser tapado e pintado com boa tinta que nao é o caso. Alias nenhuma casa nova é pintada com boa tinta[:cool:] (isto já é outra conversa)[:p]

A mesma ideia. Não acho estranho nem preocupante, mas acho que deve ser o construtor a substituir o material danificado. E é mesmo azulejo, que eu lembro-me de eles o instalarem e de um dos reponsável da obra estar sempre a dizer: "Você sabe quanto é que custam estes azulejos?"[8b]

Esses azulejos nao sao propriamente caros nem sao nada pr ai alem, alem disso nesse caso o construtor devia subtituir os que estalaram.... no estuque já ultrapassa um pouco o construtor visto ser um fenomeno normal

A fissura por cima da porta (primeira imagem) NÃO é só "problema" de tinta. Pode-se lá passar a tinta que quiser, que aquilo não soluciona.

Nunca disse que é um problema de tinta...é o estuque estalado....é normal, ha uns anos numa reparação de um apartamento com apenas 3 anos as paredes parecia que tinham ido á guerra e uma das rachas nao saia nem com massa pois era uma area de dilatação do edificio[:blush:] o que enfim seria mais grave mas pronto por norma essas rachas 90% delas nao tem importancia

sim mas é de facil solução, quando se pintar, a fenda é tapada e pintada e fica bom... as vezes o aspecto manhoso da a ideia que é grave mas nao é...outras coisas que parecem sem importancia pode ser graves.

Mesmo pintando, após alguns anos, essas rachaduras iram aparecer novamente.
Ha quem diga que a unica solução e cobrir a parede com pladur, assim nunca mais iras ver rachaduras [:D]

Mesmo pintando, após alguns anos, essas rachaduras iram aparecer novamente.
Ha quem diga que a unica solução e cobrir a parede com pladur, assim nunca mais iras ver rachaduras [:D]

Aparecem mas depende de varios factores...as rachas aparecem mais no inicio...ou seja depois de aparecerem a coisa pode estabilizar, depois de tapar com boa massa e boa tinta podem tar 10anos sem rachas visiveis....[;)]

Aparecem mas depende de varios factores...as rachas aparecem mais no inicio...ou seja depois de aparecerem a coisa pode estabilizar, depois de tapar com boa massa e boa tinta podem tar 10anos sem rachas visiveis....[;)]
Neph sabes bem que so quem compra casa agora ou não tem contacto ou sensibilidade para tar atento a isso e que não sabe o que sao rachaduras nas casas. È INEVITÁVEL. 5 ,10 ou mais anos, ira sempre aparecer, é muito relativo, nenhum proprietario esta na obra quando estao a rebocar, ou da maneira que fazem ou o material que usam por mais que isso possa estar documentado na memoria descritiva.
Não querem rachaduras que gastem mais dinheiro e cubram as paredes com pladur.

Neph sabes bem que so quem compra casa agora ou não tem contacto ou sensibilidade para tar atento a isso e que não sabe o que sao rachaduras nas casas. È INEVITÁVEL. 5 ,10 ou mais anos, ira sempre aparecer, é muito relativo, nenhum proprietario esta na obra quando estao a rebocar, ou da maneira que fazem ou o material que usam por mais que isso possa estar documentado na memoria descritiva.
Não querem rachaduras que gastem mais dinheiro e cubram as paredes com pladur.

O "pladur" nao é a solução tambem[;)]

1º é caro.
2º é desnecessário
3º a casa fica mais pequena a nivel de areas uteis
4º a paredes mais frageis
5º tambem pode rachar nas juntas
6º tem o problema de ocultar problemas graves nas paredes... por exemplo pladur em tectos de wc nao aconselho nada, alias detesto pladur nos tectos dos apartamentos novos pois desconfio logo de algo anormal na construção e ocultado pelo pladur, o que na maioria do casos se verifica.[:cool:]

O "pladur" nao é a solução tambem[;)]

1º é caro.
2º é desnecessário
3º a casa fica mais pequena a nivel de areas uteis
4º a paredes mais frageis
5º tambem pode rachar nas juntas
6º tem o problema de ocultar problemas graves nas paredes... por exemplo pladur em tectos de wc nao aconselho nada, alias detesto pladur nos tectos dos apartamentos novos pois desconfio logo de algo anormal na construção e ocultado pelo pladur, o que na maioria do casos se verifica.[:cool:]

Vantagens

1º esconde rachaduras [:D]
2º Isolamento Termico e acustico
Esqueci o resto [:D]
Mas admito que o custo é o contra.

Voltar
Superior