Problema com a Allianz

No passado dia 30 de setembro tive um pequeno acidente que envolveu 3 viaturas a estou com problemas com a Allianz.

Seguia na Nacional n.º 118 e existe um carro parado á minha frente num semáforo. Á medida que me vou aproximando, vou travando ligeiramente e desengato o carro pois já estou praticamente parado. Nessa altura vem um outro carro que não se apercebendo que estamos parados, me bate por trás.

Como não tenho o pé no travão, a batida faz com que avance e bata no carro parado á minha frente.

Ou seja, todo o acidente foi causado pelo carro que me bateu a mim e me fez bater no da frente.

Ora preenchemos as participações amigáveis, a condutora descreveu o que fez, fizemos os desenhos do acidente, chamou-se a guarda etc...

O meu carro fez uma peritagem numa oficina convencionada da Allianz já no passado dia 4 de outubro. No mesmo dia, foi tudo enviado para a companhia com o respectivo orçamento.

Até aos dias de hoje, a resposta destes tipos é aguardar, aguardar, aguardar porque ainda não houve uma tomada de posição. Hoje recebi um email dando conta que a peritagem se encontra incompleta??!

Que anedotice é esta? Que raio faz tanto atrasar um processo em que a culpada está á vista de todos e têm tudo assinado nas participações?

Cheira-me que vou ter chatices!!

Uma seguradora hoje em dia nao atrasa um processo porque sim, ate porque estao previstas multas dependendo para atrasos sem motivo na regularizaçao de um sinistro. Ate porque podes seguir a via judicial e, um atraso sem motivo, podes alegar privaçao de uso, regulamentado no codigo civil, e pedires a respectiva indeminizaçao.

Agora, basta uma declaraçao mal preenchida, um condutor ter mudado o ''relato'' da historia, para haver contradiçoes e entrarmos numa suspeita de fraude com a devida averiguaçao.

Ja foste contactado por algum perito?

Tenta fazer força para saberes o porque da peritagem condicional.

O Artigo 36º do Dec. Lei 291/2007, dá 30 dias úteis às seguradoras, para comunicar a assunção ou não da responsabilidade, contado da data de comunicação do mesmo.

Logo, a seguradora ainda está dentro do prazo para comunicar a posição.

Quanto à peritagem ficar condicional, é normal, atendendo a que estamos perante um choque em cadeia.

No passado dia 30 de setembro tive um pequeno acidente que envolveu 3 viaturas a estou com problemas com a Allianz.

Seguia na Nacional n.º 118 e existe um carro parado á minha frente num semáforo. Á medida que me vou aproximando, vou travando ligeiramente e desengato o carro pois já estou praticamente parado. Nessa altura vem um outro carro que não se apercebendo que estamos parados, me bate por trás.

Como não tenho o pé no travão, a batida faz com que avance e bata no carro parado á minha frente.

Ou seja, todo o acidente foi causado pelo carro que me bateu a mim e me fez bater no da frente.

Ora preenchemos as participações amigáveis, a condutora descreveu o que fez, fizemos os desenhos do acidente, chamou-se a guarda etc...

O meu carro fez uma peritagem numa oficina convencionada da Allianz já no passado dia 4 de outubro. No mesmo dia, foi tudo enviado para a companhia com o respectivo orçamento.

Até aos dias de hoje, a resposta destes tipos é aguardar, aguardar, aguardar porque ainda não houve uma tomada de posição. Hoje recebi um email dando conta que a peritagem se encontra incompleta??!

Que anedotice é esta? Que raio faz tanto atrasar um processo em que a culpada está á vista de todos e têm tudo assinado nas participações?

Cheira-me que vou ter chatices!!

Independentemente do que seja referido na DAAA, a seguradora pode entender averiguar o sinistro para confirmar as circunstâncias em que ocorreu.

Em casos de choques em cadeia de 3 ou mais veículos, é perfeitamente normal que assim seja feito, precisamente para se confirmar se houve ou não projeção.

Embora a condutora tenha assinado a DAAA, na participação que entregou (que, á partida, não conheces), pode ter deixado a duvida no ar quanto á projeção.

Em relação á peritagem, é normal ficar condicional quando ainda não foi assumida a responsabilidade, como é o caso.

O facto da peritagem ficar "incompleta" não é nenhuma idiotice!!! É algo extremamente comum hoje em dia pois só após efetuar desmontagens se consegue avaliar a real extensão dos danos! Ou querias que o perito pagasse apenas o que está á vista?

Tem atenção aos prazo legais que a seguradora tem a cumprir. Enquanto estiverem a ser cumpridos, pouco podes fazer.

Ora depois de receber o email da Allianz, liguei para lá para me explicarem o que querem dizem com peritagem não concluída.

Quando mencionei idiotice sobre a peritagem, isso tinha um motivo: eu desloquei-me a uma oficina convencionada da rede deles e a viatura foi totalmente vista pelo perito sendo feito ainda nessa manhã o orçamento de arranjo, isto a 4 de outubro. Ora se está feito o orçamento e tudo concluído, porque dizem estar incompleta ao fim de tanto tempo?

Então segundo eles, o que ainda não está concluído é a peritagem ao acidente, ainda não chegaram a uma conclusão. Outra coisa que não percebo. Foi tudo devidamente preenchido, chamou-se a GNR e preencheu-se o mesmo nos atos da ocorrência. Para quê tanta papelada e burocracia se depois de nada serve?

Neste momento nada posso fazer a não ser aguardar, segundo a seguradora, dispõem de 30 dias úteis para dar um parecer e tomada de posição. Neste momento, vamos ainda com 16 dias.

Há que esperar, mas isto quanto a mim vai dar para o torto, mas vamos ver.

Sim, para averiguação do acidente.
Só num pais destes é que perante o acidente que estamos a falar são necessários 30 dias (uteis ainda por cima) para haver uma tomada de posição por parte da seguradora em relação ao sinistro em causa. É simplesmente vergonhoso! Tinha a Allianz como uma seguradora rápida e eficaz a atuar, pelo menos a pedir dinheiro aos segurados são bem astutos.

Sim, para averiguação do acidente.
Só num pais destes é que perante o acidente que estamos a falar são necessários 30 dias (uteis ainda por cima) para haver uma tomada de posição por parte da seguradora em relação ao sinistro em causa. É simplesmente vergonhoso! Tinha a Allianz como uma seguradora rápida e eficaz a atuar, pelo menos a pedir dinheiro aos segurados são bem astutos.

Tens informação acerca de qual é o prazo noutros países?

Tens informação acerca de qual é o prazo noutros países?

Não, mas isso também pouco importa.
O que está em causa aqui é levar-se ao limite o tempo de averiguação quando o caso em questão é de uma simplicidade extrema e não sou o único envolvido no sinistro que o digo.
Eu quando tenho reparações na minha empresa para despachar também tenho não sei quantos dias para o fazer, mas isso não quer dizer que tenha que esgotar o tempo todo em cada reparação.
A verdade é que isto é um país de burocratas sempre á procura de virar o bico ao prego.

Não, mas isso também pouco importa.

Pensei que sabias, face á forma como o afirmaste...

O que está em causa aqui é levar-se ao limite o tempo de averiguação quando o caso em questão é de uma simplicidade extrema e não sou o único envolvido no sinistro que o digo.

A simplicidade é sempre muito relativa, principalmente para quem está sentado numa secretária e não viu o acidente.

E, tal como já te disse, este tipo de sinistro (colisão em cadeia com mais de 2 veículos), mesmo sendo "fácil", tem sempre que ver as circunstâncias confirmadas, nomeadamente no que se refere á projeção.

Eu quando tenho reparações na minha empresa para despachar também tenho não sei quantos dias para o fazer, mas isso não quer dizer que tenha que esgotar o tempo todo em cada reparação.

Se efetuares uma reparação rapidíssima e passado 1 mês o teu cliente vier dizer que houve um problema na máquina reparada, provocado pela reparação, que levou a um prejuízo de 2.000€ na empresa, sempre quero ver se também és tão rápido a pagar os 2.000€ sem perguntar nada! Provavelmente vais querer saber em concreto o que se passou, mas isto digo eu...

A verdade é que isto é um país de burocratas sempre á procura de virar o bico ao prego.

Neste caso será mais á procura da verdade que, neste caso, acredito que seja a que tu descreves, o que não impede tenha que ser confirmado.

Respeito o teu ponto de vista mas para mim estás errado, mas isto sou eu que digo, que fiquei com o prejuízo maior num acidente pelo qual não tive qualquer culpa, claro que quem fala de fora vê as coisas com muito mais paciência.
Vamos aguardar.

Respeito o teu ponto de vista mas para mim estás errado, mas isto sou eu que digo, que fiquei com o prejuízo maior num acidente pelo qual não tive qualquer culpa, claro que quem fala de fora vê as coisas com muito mais paciência.
Vamos aguardar.

Eu não vejo as coisas de fora, vejo de dentro, não da seguradora em causa, mas do ramo em si, e sei, e compreendo, como as coisas funcionam. Sei nomeadamente que por vezes as coisas mais evidentes do mundo são as mais complicadas, e as que parecem complicadas afinal são simples.

Compreendo que estejas chateado pois é o teu carro que está danificado - és lesado na situação, mas este tipo de situação é assim que funciona.

Sinceramente só não acho correto, embora compreenda, que se comece desde logo a apelidar as pessoas de isto e daquilo, quando afinal estão apenas a fazer o seu trabalho de acordo com as regras, tal como tu fazes certamente o teu, e acredito que bem.

Embora não conheça internamente a seguradora em causa, e muito menos o teu processo, acredito que ninguém esteja apenas a deixar passar tempo, ou a encontrar subterfúgios para fugir a responsabilidades. Certamente que se pretende apenas confirmar as circunstâncias do acidente, nada mais, mas isso leva o seu tempo.

...Embora não conheça internamente a seguradora em causa, e muito menos o teu processo, acredito que ninguém esteja apenas a deixar passar tempo, ou a encontrar subterfúgios para fugir a responsabilidades. Certamente que se pretende apenas confirmar as circunstâncias do acidente, nada mais, mas isso leva o seu tempo.

Ok, então vamos pelo teu ponto de vista que como já disse respeito.
O acidente ocorreu a 30 de setembro, foi tudo participado ás companhias no respetivo dia pelos três intervenientes. A GNR tomou nota da ocorrência e cada um preencheu um papel onde se descreveu o acidente não havendo contradição alguma.
A mim ninguém me pergunta nada, ao dono do veiculo a quem bati após ter levado a pancada disseram-lhe o mesmo que mim...de que forma se está a apurar as circunstâncias do acidente? De forma trabalha a seguradora neste sentido após tanto tempo? Ou melhor, o que lhe vai permitir chegar a alguma tomada de posição?

A Allianz já respondeu finalmente mas ao fim de 2 meses e de exaustivas pesquisas só me querem pagar os danos na traseira.[8b]

A frente quem paga? Eu? Isto deve ser brincadeira.

Vai seguir email a reclamar obviamente, não aceito reparações a 50% quando não tive qualquer culpa, se bati no da frente foi porque me bateram por trás. Agora espero que não demorem mais 2 meses a responder!

A Allianz já respondeu finalmente mas ao fim de 2 meses e de exaustivas pesquisas só me querem pagar os danos na traseira.[8b]

A frente quem paga? Eu? Isto deve ser brincadeira.

Vai seguir email a reclamar obviamente, não aceito reparações a 50% quando não tive qualquer culpa, se bati no da frente foi porque me bateram por trás. Agora espero que não demorem mais 2 meses a responder!

As seguradoras gostam é de tramar as pessoas, é vergonhoso... quando é para pagar o prémio tem que ser até ao dia X ou nada feito, agora quando é para eles cumprirem a parte deles começam logo a colocar entraves em todo lado. Um contrato são duas partes, e as seguradoras gostam muito de receber dinheiro mas quando é para pagar já têm de fazer as peripécias todas possíveis para não pagarem.

Acho que deves reclamar e ir até lá fisicamente até resolverem o problema; facto 1: não tiveste culpa, facto 2: pagaste o seguro, portanto é para eles pagarem e calarem.

Espero que consigas resolver o mais rápido possível.

p.s. liga para eles todos os dias pelo menos duas vezes por dia, não deixes respirar se não estás tramado....

"Engraçado" que tive um problema do género e com a Allianz... Bateram-me por trás e fui bater no da frente. Andaram a "engonhar" e só começaram a mexer-se pois não lhes largava o telefone, quando foi marcada a peritagem, liga-me o meu mecânico a rir-se com a conversa do perito: queria que ele fosse à procura nas sucatas por peças usadas pra reparar o que tava partido :sh)

Chega a parte do carro ir a reparar e novo stress com o carro de substituição, queriam que eu pagasse o valor de aluguer de fim de semana ou então que a oficina arranjasse maneira de reparar o carro em 5 dias uteis... Tive que me passar e ir aos escritórios resolver o assunto pessoalmente, umas c@ralhadas bem aviadas e tudo no ponto. Chegou a altura de renovar o seguro e mandei-os dar a volta.

"Engraçado" que tive um problema do género e com a Allianz... Bateram-me por trás e fui bater no da frente. Andaram a "engonhar" e só começaram a mexer-se pois não lhes largava o telefone, quando foi marcada a peritagem, liga-me o meu mecânico a rir-se com a conversa do perito: queria que ele fosse à procura nas sucatas por peças usadas pra reparar o que tava partido :sh)

Chega a parte do carro ir a reparar e novo stress com o carro de substituição, queriam que eu pagasse o valor de aluguer de fim de semana ou então que a oficina arranjasse maneira de reparar o carro em 5 dias uteis... Tive que me passar e ir aos escritórios resolver o assunto pessoalmente, umas c@ralhadas bem aviadas e tudo no ponto. Chegou a altura de renovar o seguro e mandei-os dar a volta.
É a vontade que dá quando não nos sentimos bem serviços/injustiçados.

So um reparo, nos meus carros, sem duvida que prefiro peças reutilizadas (aka, sucata) que aftermarket por razoes simples:

- Sao peças de origem.
- Sao mais barata que aftermarket e nem se compara com novas.
- A colocaçao dessas peças é por vezes de longe mais simples que aftermarket, por serem peças de origem, entao para-choques, para mim, ou é novo ou de sucata.

No caso dos para-choques é flagrante, por 30€ paus compras um para-choques na sucata, com sorte em excelente estado e ja pintado à cor do carro, um polimento e a coisa fica impecavel, entra à primeira e fica alinhado como novo. Aftermarket... com 30 paus, depende logicamente do carro mas no geral, compra-se algo ainda por pintar, muitas vezes so de pegar aqui quase que se parte (logo a parte de segurança fica-se pior) e mete-lo no carro é 1h e ficar alinhado é tarefa heroica por vezes.

As seguradoras gostam é de tramar as pessoas, é vergonhoso... quando é para pagar o prémio tem que ser até ao dia X ou nada feito, agora quando é para eles cumprirem a parte deles começam logo a colocar entraves em todo lado. Um contrato são duas partes, e as seguradoras gostam muito de receber dinheiro mas quando é para pagar já têm de fazer as peripécias todas possíveis para não pagarem.

Sim, até porque se tiveres um cão e um gajo qualquer chegar junto de a pedir-te dinheiro pelas 20 galinhas que o teu cão comeu, tu vais pagar de imediato, sem perguntas e de olhos vendados...

facto 1: não tiveste culpa,

Ai não? Estavas lá? Viste? Averiguaste? Um facto é algo provado, não é algo que se julga que sim...

PS: Não quero com isto dizer que o user teve culpa, mas acho um piadão ás averiguações de sinistros efetuadas via net mediante a (vaga) versão escrita de um intervenientes...

...pagaste o seguro, portanto é para eles pagarem e calarem.

Voltamos á questão do cão...

Mas, vendo bem as coisas, por ai vais mal, pois o user não pagou o seguro á seguradora á qual está a reclamar...

Voltar
Superior