Perda de garantia

JCF

Well-known member
Viva

Não sei se este assunto já foi debatido aqui...

Se não formos à marca mudar o oleo e fazer as revisões esta pode recusar reparar o carro em garantia? Até que ponto isto é legal?

Se a avaria resultar de má manutenção ou ausencia dela, reconheço licitude à marca em recusar pagar o arranjo mas... e se for manifesto defeito de fabrico? Se nada tiver a ver com problemas de manutenção? A centralina dar o berro, por exemplo...

É que esta a condicionar-se o direito da garantia ao pagamento de revisões com um custo muitas vezes injustificado. Oleo a 20 euros o litro quando se compra nos hipers a 10, filtros a preço de ouro (o da climatização por sinal bem pequeno custos 50 euros), alem da mão-de-obra.

Eu na Norauto por exemplo fazia revisão ao meu Ibiza 1.2 por menos de 100 euros com oleo BP Visco 7000, filtros de origem, velas de origem quando foi preciso.

Opiniões precisam-se inclusivé do pessoal ligado as marcas [;)]

Só perdes a garantia se as coisas forem mexidas fora da marca e isso causar algum problema que mais tarde se venha a provar que foi dessa mesma mexida.

É diferente na Ford ?

Olha que tenho recusado imensas garantias, e está explicito no livro que se for assistido durante a Garantia Contratual fora da marca a Garantia é cessada.

Se for defeito de fabrico cabe ao cliente provar...uma vez que a Marca nunca pôs as mãos no carro. [;)]

É diferente na Ford ?

Olha que tenho recusado imensas garantias, e está explicito no livro que se for assistido durante a Garantia Contratual fora da marca a Garantia é cessada.

Se for defeito de fabrico cabe ao cliente provar...uma vez que a Marca nunca pôs as mãos no carro. [;)]
Tenho impressão que na Ford é assim...mas amanhã confirmo...

É o que eu acho também. Se o carro não fizer uma determinada operação de manutenção e em consequência disso surgir uma avaria julgo que a marca pode questionar. Ou caso o carro bata e seja arranjado num vão de escada e venham posteriormente a surgir problemas decorrentes desse facto. Ou mesmo na montagem de acessórios, tunnings e essas coisas.

Agora se eu for mudar o Oleo e filtros a uma oficina multimarca qualquer, em que o carro levou oleo até melhor do que o que a oficina da marca usa, etc e depois, por exemplo, o ar condicionado pifar, estando o carro na garantia penso que a marca não se pode furtar às responsabilidades...

É diferente na Ford ?

Se isso é assim estas a condicionar a garantia a outros pagamentos o que me parece no minimo abusivo. Porque se é assim eu até posso estar interessado em não ter garantia como acontece por exemplo nos Estados Unidos em que para muitos produtos a garantia é opcional e paga à parte.

É diferente na Ford ?

Há uma lei qq que uma empresa certificada e que cumpra os parametros do construtor e os materiais, pode fazer a revisão e a garantia tem de se manter.

Essas "midas" "norautos" e afins fazem isso!

Se isso é assim estas a condicionar a garantia a outros pagamentos o que me parece no minimo abusivo. Porque se é assim eu até posso estar interessado em não ter garantia como acontece por exemplo nos Estados Unidos em que para muitos produtos a garantia é opcional e paga à parte.

De abusivo não tem nada...

Como garantes que não te tocam em mais nada e dai venha uma anomalia ? É a marca que tem de assumir ?

O livro de Manutenção e Condições de Garantia nisso é muito explicito, e parte do cliente optar por cumprir ou não.

Até porque não entendo muito bem isso de mudar óleo e filtro em garantia fora da marca...numa revisão em garantia apenas pagas o material de desgaste...

Como garantes que não te tocam em mais nada e dai venha uma anomalia ? É a marca que tem de assumir ?

O livro de Manutenção e Condições de Garantia nisso é muito explicito, e parte do cliente optar por cumprir ou não.

Até porque não entendo muito bem isso de mudar óleo e filtro em garantia fora da marca...numa revisão em garantia apenas pagas o material de desgaste...
Não pagas oleo e filtro durante a garantia?

Há uma lei qq que uma empresa certificada e que cumpra os parametros do construtor e os materiais, pode fazer a revisão e a garantia tem de se manter.

Essas "midas" "norautos" e afins fazem isso!

Mas isso já nada tem a ver com a Marca directamente. E nem imaginas o que dai advem.

Recusei garantia a um cliente que tinha o livro totalmente carimbado pela norauto...partiu a correia aos 60.000km e veio pedir justificações á marca...temos pena, quem lhe dá garantia agora é quem tem feito a manutenção.

O facto de as manutenções regulares não serem realizadas na marca não pode ser impedimento para a realização de uma reparação ao abrigo da Garantia.

Agora, no local onde estas forem realizadas, tem de se cumprir o preconizado pelo construtor, nomeadamente a especificação dos óleos, tempo de mão de obra, etc etc, tudo devidamente descrito na factura.

Ainda na semana passada foi substituído um motor ao abrigo da Garantia no concessionário onde trabalho e as ultimas 3 revisões tinham sido realizadas numa oficina exterior à marca. No entanto, na oficina onde foram realizadas, cumpriram escrupulosamente o preconizado pela marca.

Filtro sim...material de desgaste conforme disse...

óleo não tenho a certeza...mas ai ja pode depender da concessão...mas em garantia não tenho mesmo a certeza.

tudo depende.

se a substituição do óleo e filtro for obrigatória no decorrer de uma determinada reparação, é obviamente abrangida pela Garantia.

Fora isso, em caso algum e em nenhum concessionário a Garantia abrange esse tipo de material.

Claro que é perfeitamente abusivo. E digo-te mais, marca que me faça uma habilidade dessas nunca mais me tem como cliente.

Como é que garantes que nos carros que fazem a manutenção na Marca ninguem mexeu no carro e provocou a avaria?

O carro vai mudar o oleo à norauto e tempos depois a centralina pifa. Que justificação tem a marca para não pagar? O oleo da BP vendido na Norauto não é o mesmo?

Mas isso já nada tem a ver com a Marca directamente. E nem imaginas o que dai advem.

Recusei garantia a um cliente que tinha o livro totalmente carimbado pela norauto...partiu a correia aos 60.000km e veio pedir justificações á marca...temos pena, quem lhe dá garantia agora é quem tem feito a manutenção.

Aí tem lógica porque se calhar na norauto nunca lhe observaram a tensão da correia e o seu estado.

Vou dar aqui outro exemplo, de forma a servir de informação e também de reflexão.

Recentemente surgiu-me uma viatura com um problema de A/C e um problema de falta de desenvolvimento.

Após a realização do diagnóstico, concluiu-se que no 1º caso o problema se encontrava no compressor e no 2º no turbo.

No entanto, a viatura tinha equipada uma box de potência.

Conclusão, foi recusada a Garantia do turbo, mas realizada a Garantia do compressor.

Ou seja, em caso de inviabilização de Garantia, nunca poderá incidir sobre a totalidade dos componentes que constituem uma viatura.

Claro que é perfeitamente abusivo. E digo-te mais, marca que me faça uma habilidade dessas nunca mais me tem como cliente.

Como é que garantes que nos carros que fazem a manutenção na Marca ninguem mexeu no carro e provocou a avaria?

O carro vai mudar o oleo à norauto e tempos depois a centralina pifa. Que justificação tem a marca para não pagar? O oleo da BP vendido na Norauto não é o mesmo?

Pois entao tás mal pah...[;)] a maior parte das marcas funciona assim.

Num concessionário da Marca é a Marca que se responsabiliza pela trabalho, logo ai garante se foi ou não mal feito...tempos baréme, circulares internas, especificações que só circulam na marca por todas estas situações e mais algumas o trabalho num Reparador Autorizado no decorrer da Garantia fica sempre assegurado, e cabe á Marca e aos seus técnicos dar Garantias sobre o trabalho executado.

É como disse há situações e situações...há defeitos conhecidos pela marca, outros que só acontecem naquele carro...[;)] todas essas situações têm de ser analisadas.

Contudo as marcas muito raramente se responsabilizam por situações com viaturas assistidas fora da sua rede de reparadores.

Não garantes, mas aí a marca assume precisamente por isso, foi reparado sempre na oficina autorizada.

Aí tem lógica porque se calhar na norauto nunca lhe observaram a tensão da correia e o seu estado.
Isso depende dos casos. Estive a ver o programa de manutenção da VW em que a primeira inspecção à correia é feita aos 90 mil. Se nesse caso a correia rebentasse aos 60 mil nem no concessionario a teriam inspecionado [;)]

Voltar
Superior