Pendurar as chuteiras

Só acho é que ninguém pode falar como se estivesse acima de erros deste tamanho.

Já quando ouvi a história do fabio paim, tentei pôr me no lugar dele e imaginar o quão sensato seria se aos 16 anos me pagassem 10mil euros para fazer o que mais gostava. Ia ser uma fonte de sensatez...

Essa história do 1.000.000 no banco e viver de rendimentos é sempre a mesma "lenga Lenga".

"Se eu ganhar 1 milhão no euromilhões, metia tudo no banco e vivia dos juros..." é o que mais se ouve.

Mesmo que isso seja possível, nunca se vai ter um estilo de vida de jeito, vive-se num T1 alugado? Não se muda de carro? Não se faz férias em locais bons?

As pessoas que Infelizmente estão habitiadas a viver com pouco, não conseguem entender o que é viver com muito.
Não acho que faça sentido ganhar 10.000€ por mês, viver com 3.000€ e guardar 7.000€.
Mesmo que 3.000€ mês sejam mais do que 95% da população ganha!

Olha que faz! [;)]

Então diz-me, que vida farias se ganhasses 10 000 por mês, e soubesses que daqui a 5 anos não irias ter um emprego tão bem pago?

Como é óbvio organizava-me! Mas à partida n sabes bem se vai ser assim. Se tiveres 20 anos, podes ter 10anos ou mais de ordenados bastante bons.

Lá está, ias gastar de acordo com as tuas expectativas. Mas tendo em conta que uma lesão poderia terminar a carreira mais cedo, tinhas que fazer um bom seguro para as pernas, e gastar de acordo com o nível de vida que querias ter de futuro. E não podes contar que os contratos sejam sucessivamente melhores. não sei ao cento como funciona, mas possivelmente há jogadores cujos valores de contrato decrescem muito antes do final da carreira.

Certo, mas o jogador não é obrigado a parar de trabalhar aos 35 anos!

Pode já não servir para atleta em competição ao mais alto nível, mas continua a ter pés, mãos e cabeça.

Pode enveredar por uma área afim ligada ao desporto (normalmente o que mais gostam, tal como treinadores, conselheiros, dirigentes) ou uma coisa completamente diferente. Podem dar-se ao luxo de estar 5 anos parados ou a meio gás e ir aprender qualquer coisa.

A vida deles não termina aí!

são poucos os que conseguem ficar no "ramo". Os casos que tu vês são uma gota no oceano. Até porque não há espaço nos clubes para 1% dos ex-jogadores, seja em que funções for.

Podem sim arranjar um emprego qualquer, como qualquer português com 35 anos desempregado e sem experiência

são poucos os que conseguem ficar no "ramo". Os casos que tu vês são uma gota no oceano. Até porque não há espaço nos clubes para 1% dos ex-jogadores, seja em que funções for.

Podem sim arranjar um emprego qualquer, como qualquer português com 35 anos desempregado e sem experiência

Com a primeira afirmação, concordo inteiramente.

Com a segunda afirmação, já não. Podem arranjar um emprego MELHOR do que o vulgar Zé Tuga com 35 anos desempregado e sem experiência, porque têm uma almofada financeira que lhes permite alguma tranquilidade, arriscar num negócio ou estar algum tempo sem "income" para ir estudar ou formar-se em qualquer coisa.

Só acho é que ninguém pode falar como se estivesse acima de erros deste tamanho.

Já quando ouvi a história do fabio paim, tentei pôr me no lugar dele e imaginar o quão sensato seria se aos 16 anos me pagassem 10mil euros para fazer o que mais gostava. Ia ser uma fonte de sensatez...

Não sei se isso é possível. A envolvente do Fábio Paim é que é e foi determinante. Se eu ganhasse 10.000€ aos 16 anos, poderia muito bem estar descansado com a gestão dos meus pais.

Agora vamos imaginar que desses 10.000 ele consegue poupar 5.000 limpos, todos os meses. Uma carreira de jogador com este nível de salário pode durar quanto tempo? 12 anos?

Se poupas 5.000€ limpos por ano, e fazendo umas contas à merceeiro:
Um T2 em Lisboa custa 150.000€ e rende 500€ / mês (acho que rende mais mas com não entro com IMIs, manutenção, etc., parece-me uma simplificação justa
Com o que poupas em 12 anos consegues comprar quase 5 apartamentos que te rendem 2.500€ / mês sem fazer nada!

tens mesmo um problema grave com jogadores de futebol. Está ai qualquer coisa

Eu,porque motivo dizes isso???
Apenas dou a minha opinião,e simplesmente não consigo ter pena de quem muito ganhou e não soube gerir o seu próprio património,seja ele jogador ou outra pessoa qualquer,se tivesse alguma coisa contra os jogadores de futebol não dava dinheiro muitas vezes para os ver em pleno estádio e nem ligava a futebol como ligo.

Eu,porque motivo dizes isso???
Apenas dou a minha opinião,e simplesmente não consigo ter pena de quem muito ganhou e não soube gerir o seu próprio património,seja ele jogador ou outra pessoa qualquer,se tivesse alguma coisa contra os jogadores de futebol não dava dinheiro muitas vezes para os ver em pleno estádio e nem ligava a futebol como ligo.

uma coisa é não ter pena, que acho que aqui ninguém demonstrou isso, outra é a maneira como comentas.

Como é óbvio depende de muita coisa! [;)]

Tu defines com a tua família quanto precisas para viver bem, uma casa com piscina, dois bons carros, comer bem, viajar e escola dos putos... Quanto custo isto? 3000 ou 4000€ por mês?

Se ganhas 10, não precisas de torrar 9.999€, e muito menos €11.000, se 3k chega para viver bem (ou 4 ou 5 ou lá o que for), meta-se o resto em investimentos a longo prazo porque nunca se sabe o dia de amanhã, e um bom emprego hoje pode ser uma empresa falida amanhã.

E se um gajo se puder reformar aos 50 em vez de aos 65, melhor ainda!

Acho que acima de tudo depende do bom senso de cada um!

Tu defines com a tua família quanto precisas para viver bem, uma casa com piscina, dois bons carros, comer bem, viajar e escola dos putos... Quanto custo isto? 3000 ou 4000€ por mês?

Se ganhas 10, não precisas de torrar 9.999€, e muito menos €11.000, se 3k chega para viver bem (ou 4 ou 5 ou lá o que for), meta-se o resto em investimentos a longo prazo porque nunca se sabe o dia de amanhã, e um bom emprego hoje pode ser uma empresa falida amanhã.

E se um gajo se puder reformar aos 50 em vez de aos 65, melhor ainda!

Acho que acima de tudo depende do bom senso de cada um!

Depende muito tb do ponto que estejas na vida. Se ainda és novo ou não, se tens familia etc etc.

Mas se ganhasse 10.000€ mês talvez apontava para ter como gastos globais na casa dos 50/50.
Acho que não se deve torrar os 9.999€. Mas tb acho que não se deve privar de coisas boas e viver muito abaixo do que se pode.

Ás vezes fala-se com pessoal que diz "se me sair o euromilhões comprava o andar de cima que é um T3 em vez do meu T2... "
Muitas vezes as pessoas não conseguem medir o valor do dinheiro. Não digo que o devem gastar, mas devem "saber" que há coisas caras e boas.

Se poupas 5.000€ limpos por ano, e fazendo umas contas à merceeiro:
Um T2 em Lisboa custa 150.000€ e rende 500€ / mês (acho que rende mais mas com não entro com IMIs, manutenção, etc., parece-me uma simplificação justa
Com o que poupas em 12 anos consegues comprar quase 5 apartamentos que te rendem 2.500€ / mês sem fazer nada!

estas contas não têm muito de rigorosas, em primeiro lugar como mencionaste e bem há o imposto sobre o imóvel, além de todos os outros gastos, manutenção, etc, etc. Em segundo lugar, do que recebes tens de descontar IRS a uma taxa bastante alta. Em terceiro e talvez mais importante, estás a considerar que vais ter sempre o apartamento alugado e a receber de pessoas sérias, o que na prática é difícil acontecer. Podes ter o azar de apanhar por exemplo um gajo que atrase as rendas e tenhas de meter uma acção de despejo e ainda assim ficas a arder quase um ano de rendas, em alguns casos mais. E depois podes ter o azar ainda maior de apanhar 2 ou 3 gajos iguais a este seguidos... o que não é muito raro!
Se no teu exemplo hipotético, ao fim de 10 anos tiveres recebido em média 250 euros limpos por mês, podes ficar muito contente.

Não sei se isso é possível. A envolvente do Fábio Paim é que é e foi determinante. Se eu ganhasse 10.000€ aos 16 anos, poderia muito bem estar descansado com a gestão dos meus pais.

Infelizmente o Fabio nunca teve pais com capacidades para tal. Conheço-o muito bem, já que eramos próximos quando ele era a estrela das camadas jovens. Dei-lhe conselhos muitas vezes e ele nunca deu ouvidos porque o futebol para ele era só um hobbie, o importante eram os carros e as gajas.

Quanto ao Cadete, a falta de cultura financeira empurrou-lhe para a desgraça e não sei se tenho pena ou não, porque acho que ocultou muita coisa.

Depende muito tb do ponto que estejas na vida. Se ainda és novo ou não, se tens familia etc etc.

Mas se ganhasse 10.000€ mês talvez apontava para ter como gastos globais na casa dos 50/50.
Acho que não se deve torrar os 9.999€. Mas tb acho que não se deve privar de coisas boas e viver muito abaixo do que se pode.

Ás vezes fala-se com pessoal que diz "se me sair o euromilhões comprava o andar de cima que é um T3 em vez do meu T2... "
Muitas vezes as pessoas não conseguem medir o valor do dinheiro. Não digo que o devem gastar, mas devem "saber" que há coisas caras e boas.

Conheço n pessoas (algumas próximas), que tiveram muito e hoje em dia estão na falência, alguns porque tiveram azar com os investimentos, outros por falta de cabeça. Mas a historia mais incrível que presenciei nos últimos tempos, foi de um amigo meu que trabalhava como segurança a ganhar cerca de 700 euros e que teve a sorte de acertar na lotaria no ano passado.
Dos 2,3 milhões de euros que recebeu, comprou um apartamento por 250 mil euros, uma carrinha Ford S-Max e aplicou o resto dinheiro. Daqui a 3,4 pretende comprar o carro dos sonhos dele, um jaguar.
O incrível é que ainda cumpriu o resto do contrato com a entidade empregadora, mesmo com alguns milhões no banco. Por isso acho que só cai no abismo, quem não tiver cabeça e noção das coisas.

Acabou de dar a peça com o Veloso. Parece-me prefeita para aqueles que vieram para aqui apregoar que há jogadores na primeira liga a ganhar 1000 euros, nos dias de hoje.

Em 1978, o Veloso foi para o Beira-Mar ganhar 250 euros. Na altura, o ordenado mínimo era de cerca de 30 euros. Em 1979, no Benfica, ganhava 600 euros. Isto foi há quase 30 anos!
Ele disse também que, em 1994, quando ia acabar a carreira, ganhava 15 mil euros, sendo o jogador que menos ganhava no Benfica.

Acabou de dar a peça com o Veloso. Parece-me prefeita para aqueles que vieram para aqui apregoar que há jogadores na primeira liga a ganhar 1000 euros, nos dias de hoje.

Em 1978, o Veloso foi para o Beira-Mar ganhar 250 euros. Na altura, o ordenado mínimo era de cerca de 30 euros. Em 1979, no Benfica, ganhava 600 euros. Isto foi há quase 30 anos!
Ele disse também que, em 1994, quando ia acabar a carreira, ganhava 15 mil euros, sendo o jogador que menos ganhava no Benfica.

Mas o Veloso continua a ser um exemplo de um clube grande. Ou os do fundo da tabela tb ganham todos pelos menos 15k por mês?

Penso que no caso do António Veloso o que salta mais à vista é ter um filho que ganha 5 milhões de euros por ano e estar metido numa situação destas.

O Veloso pai falhou (infidelidade no casamento) mas com certeza que o Veloso filho deve algo do que é hoje ao pai que o criou e o apoiou até chegar a profissional de futebol.

Voltar
Superior