Pendurar as chuteiras

Altar

Well-known member
Ser jogador de futebol é a profissão de sonho para a grande maioria das crianças. Poucos conseguem atingir esse objetivo, menos ainda alcançam o estatuto de profissionais. Apesar dos salários elevados que acompanham a ascensão no mundo da bola, a maioria dos futebolistas enfrenta problemas financeiros, quando pendura as chuteiras. A SIC foi à procura do espelho dessa realidade.

continua aqui :

http://sicblogue.blogs.sapo.pt/1792292.html

------------

O Jorge Cadete esteve a receber o RSI

como é possível chegarem a este ponto ?

parece-me itneressante esta reportagem que estreia esta semana, acho eu

Gostava de ter visto essa reportagem e depois esqueci-me. Mais triste é o Miguel Veloso não querer saber nada do pai, ao que se diz.

Depois há os outros casos: mas alguma vez o Fernando Mendes tem cara de ser orientado com o dinheiro? [:D]

dos três casos apresentados tenho pena do Veloso. Primeiro porque nunca ganhou os ordenados que os outros dois ganharam e depois porque parece que perdeu os rendimentos por ter sido enganado e não por andar a viver à grande como fizeram os outros dois.

dos três casos apresentados tenho pena do Veloso. Primeiro porque nunca ganhou os ordenados que os outros dois ganharam e depois porque parece que perdeu os rendimentos por ter sido enganado e não por andar a viver à grande como fizeram os outros dois.

Verdade. E o filho a ganhar 400 mil /mês na Ucrânia...

Sim mas pelo que sei há um problema de relacionamento entre o Miguel Veloso e o pai por causa da mãe. Não sei os contornos mas o Miguel Veloso ficou do lado da mãe e basicamente cortou o relacionamento com o pai.

Lamento não poder lamentar!

Enquanto jogam, são raros os que descontam e os que o fazem é numa pequena parte.

Temos pena; há muitos que se fartaram de fazer descontos durante uma vida e, chegada a idade da reforma, ganham uma miséria, possivelmente alguns abaixo do RSI.

Os jogadores de futebol sabem, de antemão, que a carreira é curta. Que preparem outro modo de vida. A opção é deles.

E o que mais se vê é jogadores, que se fartaram de facturar, a passarem vergonhas depois de encostarem as chuteiras. Que poupassem!

Também se comentava que o pai Veloso havia "passado a perna" ao filho Veloso numa das contas deste, deixando-a a zeros...mas claro, são tudo noticias da imprensa "cor de rosa", devem ser levadas com uma pitada de sal.

Alguns jogadores de futebol, recebem num mês o que uma pessoa normal recebe num ano. E já no tempo do Veloso e companhia era assim.
Por isso, bastava a eles jogarem durante 5 anos, por exemplo, e se tivessem juízo conseguiriam amealhar o suficiente para garantirem a sua subsistência até ao fim das suas vidas.
Mas não, muitos querem ter vida de ricos.
Falam do Veloso, do Fernando Mendes, etc, mas e os outros jogadores profissionais, do tempo deles, que fizeram a carreira em clubes mais modestos? O que é feito deles?
Se pessoas como esses jogadores, não conseguiram garantir uma vida sustentável após o fim das suas carreiras desportivas, e o jogadores que fizeram a carreira em clubes modestos? Esses devem ser "sem-abrigos" com certeza.

...

Os jogadores de futebol sabem, de antemão, que a carreira é curta. Que preparem outro modo de vida. A opção é deles.

...

Isto.
Para além que uma grande percentagem dos jogadores de futebol que existem neste país, não passam dos escalões inferiores, já chegar à II Liga é bem bom, o que equivale a dizer que os ordenados não são "fortunas", que permitam vidas de lorde.

Mesmo na I Liga diria que a maioria dos clubes não pagam fortunas, que permitam amealhar o suficiente para um resto de vida sem problemas.
O que vemos no clubes de topo (4 ou 5), com os jogadores a chegar em Porsche, M3, etc., são exceções. Por isso é que todos procuram o estrangeiro.

Perante isto, deixando os estudos por norma cedo, sem grandes poupanças, o caminho natural será um pequeno negócio ou trabalhos ditos manuais.
Depois ainda há os enganados nos negócios, investimentos que correm mal, etc.

Também é uma minoria a que consegue seguir carreiras ligadas ao desporto, treinador, etc.

Há alguns que ficam bem na vida, claro, mas acho que são as exceções, os que fizeram a maior parte da carreira nos "grandes" - JVP e afins - ou no estrangeiros (Rui Costa, Costinha, Figo e afins).

Edit: Temos ainda um exemplo fresquinho, do maior jogador de todos os tempos, não fosse "agarrado" pelo SLB e FPF, estaria a fazer o que e como?

Última edição:
Tenho ideia que a generalidade dos jogadores profissionais não ganha lá muito dinheiro, certamente não tanto que os safe de terem eventualmente outro emprego. Depois há os "craques", esses sim com salários altíssimos e contratações internacionais por clubes muito conhecidos. São esses no fundo que dão a cara, que aparecem na televisão e nas revistas e deixam toda a gente a pensar que jogar à bola é grande futuro (é para 1% dos que tentam, os outros 99 desperdiçam a juventude e quando a realidade os atinge não sabem fazer mais nada).

Depois dentro dos que realmente conseguem ganhar muito dinheiro com isso, a maioria é chapa ganha, chapa batida. Levam uma vida de excessos sem se preocuparem muito com o futuro, sem noção que basta um dia caírem mal durante um treino para acabar tudo de vez. No fundo não é muito diferente do que acontece com aqueles que ganham um prémio numa lotaria (daqueles 2os ou 3os prémios do milhões, que o primeiro já é preciso fazer mesmo de propósito para ficar teso), compram um casarão e uns grandes carros, mas depois o que sobra vai-se num ano só a manter isto tudo.

Poucos são os que têm juízo para poupar ou investir o dinheiro, já a fazer contas à vida quando essa carreira acabar.

Tenho ideia que a generalidade dos jogadores profissionais não ganha lá muito dinheiro, certamente não tanto que os safe de terem eventualmente outro emprego. Depois há os "craques", esses sim com salários altíssimos e contratações internacionais por clubes muito conhecidos. São esses no fundo que dão a cara, que aparecem na televisão e nas revistas e deixam toda a gente a pensar que jogar à bola é grande futuro (é para 1% dos que tentam, os outros 99 desperdiçam a juventude e quando a realidade os atinge não sabem fazer mais nada).

Depois dentro dos que realmente conseguem ganhar muito dinheiro com isso, a maioria é chapa ganha, chapa batida. Levam uma vida de excessos sem se preocuparem muito com o futuro, sem noção que basta um dia caírem mal durante um treino para acabar tudo de vez. No fundo não é muito diferente do que acontece com aqueles que ganham um prémio numa lotaria (daqueles 2os ou 3os prémios do milhões, que o primeiro já é preciso fazer mesmo de propósito para ficar teso), compram um casarão e uns grandes carros, mas depois o que sobra vai-se num ano só a manter isto tudo.

Poucos são os que têm juízo para poupar ou investir o dinheiro, já a fazer contas à vida quando essa carreira acabar.

Eu não diria melhor.

O que aí descreves - falta de noções básicas de economia; ilusões de status; a ignorância de que se vive num sistema que pode dar bastante se assim convier, mas que também cospe as pessoas quando já não interessam (veja-se os reality shows por ex.), é mais que repetido nas notícias... mas muita gente não está preparada de todo.

Última edição:
Existe muito amor no futebol

vejam só :

Nova paixão de Blatter é 28 anos mais nova - JN

Não é só o Pinto da Costa.

Infelizmente existem muitas mulheres assim, conseguem destruir uma fortuna

quantos é que já perderam milhões em processos de divórcio ?! elas sabem bem querer ficar com a fortuna quando nunca trabalharam para ela

Só não percebi o que tem isso a ver com o futebol... essa é uma situação de interesse que acontece com qualquer um que tenha poder/dinheiro.

E quando o dinheiro é fácil, também se torna fácil derretê-lo, exactamente por ter sido fácil e não ter custado a ganhar!

E, como dizia alguém muito conhecido, quando a cabeça não tem juízo...

O mundo do futebol nacional não é como as pessoas pintam.

De facto temos jogadores muito bem pagos mas apenas nos 3/4 grandes(FCP,SLB,SCP,Braga)mas basta ir a clubes de menor dimensão e não vou referir de clubes de divisões inferiores,basta ir ao Setubal,Guimarães,Olhanense,Gil Vicente,Trofense,Leixoes..para perceber que o caso já muda de figura.Que trocado por miudos(o ordenado não é grande furtuna,cerca de 2000€,3000€ em alguns casos até menos por mês.)alguns têm 2/3 meses de salários em atraso,bastou ver o caso do Olhanense e Leiria ano passado.

Depois temos alguns jogadores que depois de pendurarem as chuteiras ficam ligadas ás equipas técnicas dos planteis,ou ligados á direção,mais uma maneira de ganhar mais uns ricos cobres,outros até abrem um pequeno negócio para depois da carreira e em alguns casos(como estes 3) ficam na miséria e no esquecimento

Esta é realidade do futebol nacional.

Voltar
Superior