Não percebi. Então se eu tenho 10 mil euros no banco, se o estado me desse 50 mil euros eu ficaria com 60 mil euros, certo?
Continuava a trabalhar e a ter o meu ordenado no final do mês.
Ok nunca tive nenhuma aula de economia, mas isto é o que o meu senso comum diz-me (algum economista que venha aqui corrigir se algo estiver mal):
Se o estado desse-te a ti 50k (valor, imaginemos escudo pois não pode ser euros pois o estado não pode fazer isso, pois não pode imprimir €€, isso é BCE) tu ficavas com 60k, mas se o estado desse a toda a gente 60k contos (á custa da impressão de moeda, esta obviamente desvalorizava.
Porque eu acho que muita gente,não sei como não percebe que o dinheiro não tem valor instrínseco absolutamente nenhum, o dinheiro vale o que o estado diz que vale, apresenta garantias e e que os outros acham que vale.
É como terem um quadro do picasso, há pessoas que dão um balúrdio por aquilo mas há outras que não dão nada. Ou seja, o quadro vale milhões porque há pessoas que acham que aquilo vale milhões.
No caso da moeda o estado fixa-lhe o valor por assim dizer (e conforme o desempenho da nossa economia, os outros fixam o valor da moeda em relação à nossa), o dinheiro representa o valor da economia.
Se se desse 60k contos a todas as pessoas o escudo deixava de ter o mesmo valor, pois se havia mais dinheiro obviamente não ias comprar o mesmo. Porque o dinheiro tem que ter alguma coisa por trás. Se Portugal tivesse petróleo e exportasse muito e o estado por conseguinte andasse a distribuir escudo, o escudo representava a nossa exportação de petróleo. Mas se o país não produzir nada e esse dinheiro não representar algum valor real (a não ser que o estado transferisse esse dinheiro dos cofres, por exemplo vendesse ouro e distribuísse os lucros pela população), a simples impressão de dinheiro lançado para o mercado sem valor qualquer não funciona.
Relativamente ao câmbio, também é de notar que, por exemplo, se fosse encontrado um poço de petróleo gigantesco o escudo supervalorizava, o estado não precisava de fazer nada pois tínhamos um super valor acrescentado que obviamente iria fazer o escudo subir, pois os investidores confiavam na moeda.
Cumprimentos.