pão

já banem pessoas por tentarem ajudar..
eu acredito que o pão não faça bem, faz sentido até.
no entanto preciso de comer pão.
ou arranjem-me uma solução, faço em média 7 madrugadas trabalhadas e levo duas sandes para o trabalho, acordo de tarde e como outra, ou seja, três ao dia durante as noites.
sem estar de noite a média vai para uma por dia..

como substituo o pão? iogurtes não satisfazem e não farão melhor..

A ciência evoluiu imenso em determinadas áreas, mas na nutrição parece-me que ainda é difícil estabelecer de forma inequívoca relações de causa-efeito entre a alimentação e a saúde.

Há tantos exemplos de comidas que faziam mal e eram venenos e afinal, agora, os nutricionistas reconhecem que estavam errados. E vice versa. É por isso que as pessoas ficam desconfiadas dos conselhos sobre alimentação.

O que é que esta malta das dietas e do pão ser o maior veneno para o corpo come ao pequeno almoço?

Se calhar água morna com vinagre como os romanos - tipo https://en.wikipedia.org/wiki/Posca - como um escritor que li já sugeriu, o que explicaria muita coisa [:D] (acerca dos romanos, não das dietas modernas ...)

Penso que o escritor exagerou, as fontes correntes falam em pãezinhos para o 'ientaculum' e.g. http://www.tribunesandtriumphs.org/roman-life/ancient-roman-meals.htm . Ora bolas [:p]

Última edição:
Eu se não como pão de manhã passado 30 minutos estou cheio de fome. Cereais não matam fome, e então aquelas comidas que vejo às vezes pessoal a meter fotos eu não conseguia comer. E sou bastante magro, aliás sou magro de mais mesmo, e sinto bastante falta de hidratos se não os comer, nas análises está tudo bem por isso não vejo que esteja a meter veneno nenhum para o corpo!

O que é que esta malta das dietas e do pão ser o maior veneno para o corpo come ao pequeno almoço?

Omolete_de_Espinafres ou
Lacticinios com fruta ou
Ovos estrelados.

A acompanhar um batido verde,

maça, kiwi, espinafres ou
banana, kiwi, acelga ou
pêra, aipo, agrião...
ou...

Até à hora de almoço nem me lembro de comida.

Até ao almoço fico absolutamente sem fome.

ou arranjem-me uma solução, faço em média 7 madrugadas trabalhadas e levo duas sandes para o trabalho, acordo de tarde e como outra, ou seja, três ao dia durante as noites.

Levas saladas frias para o trabalho num tupperware.
Bacalhau com grão, feijão com atum, cavala com alface e tomate, salada de frango grelhado, etc.
Tudo temperado com um fio de azeite e salsa picada.

Nem precisas de aquecer (eu gosto delas frias ou à temperatura ambiente).
Estão cheias de proteína e vitaminas e praticamente não tens hidratos de carbono.

Bem bom!

Leite sem lactose e cereais ricos em fibra;
Iogurte natural (sem açucar) com fruta cortada lá para dentro;
Aveia;
Ovos mexidos;
etc.

Alternativas saudaveis (e saborosas) para o pequeno almoço não faltam...

lido aí:

...
Junko Takahashi afirma na sua obra que por ano cada pessoa consome 53,68kg de peixe,
...
Portugal prima pelo facto de, segundo a FAO, apresentar em média anualmente 55,6 Kg per capita. O que coloca os portugueses no terceiro lugar da tabela, atrás dos irlandeses e dos japoneses.

então nós, com 55,6 kg estamos atrás dos japoneses que consomem 53,68kg :confused:

e não são os irlandeses os maiores consumidores, são os islandeses

praticamente não tens hidratos de carbono.
Mas nós precisamos também de hidratos de carbono...

Uma alimentação saudável também tem hidratos de carbono. Não podemos é exagerar...

roda_diaria.gif

Uma alimentação saudável também tem hidratos de carbono. Não podemos é exagerar...

roda_diaria.gif

Como os fundamentalistas podem verificar, os derivados dos cereais (donde sai o panito) têm uma grande fatia na alimentação

Comam tudo com moderação incluindo 1 mcdonald trimestralmente (que eu não como porque não gosto de comida plástica nem do pão dos bimbis, nem do leite aditivado de cálcio e outras mer&((()/& que adicionam nem de cremes vegetais com sabor a manteiga[:D], etc etc)

Eu se não como pão de manhã passado 30 minutos estou cheio de fome. Cereais não matam fome, e então aquelas comidas que vejo às vezes pessoal a meter fotos eu não conseguia comer. E sou bastante magro, aliás sou magro de mais mesmo, e sinto bastante falta de hidratos se não os comer, nas análises está tudo bem por isso não vejo que esteja a meter veneno nenhum para o corpo!

Experimenta comer papas de aveia. Se estiveres com fome passados 30 minutos tens um problema qualquer. [:D]

Como os fundamentalistas podem verificar, os derivados dos cereais (donde sai o panito) têm uma grande fatia na alimentação

Comam tudo com moderação incluindo 1 mcdonald trimestralmente (que eu não como porque não gosto de comida plástica nem do pão dos bimbis, nem do leite aditivado de cálcio e outras mer&((()/& que adicionam nem de cremes vegetais com sabor a manteiga[:D], etc etc)

Há várias "rodas/piramides dos alimentos".

BradyNutritionPaleoPyramid.jpg

Claro que precisamos de hidratos.
Mas é bem sabido que os portugueses consomem praticamente o dobro dos hidratos necessários.

A dose recomendada de hidratos anda nas 200 a 250 gramas por dia para a pessoa média.
Um tipo que trabalha sentado o dia inteiro no escritório, anda de carro para todo o lado e não faz exercicio, obviamente que os 200 gramas recomendados são demasiado! Para este tipo de pessoa 150 gramas seriam mais do que suficientes. O problema é que este tipo de pessoa consome mais de 300 gramas por dia só em hidratos!

O problema é que estas tabelas e gráficos alimentares são para a pessoa média. Isto é, a média entre o desportista e o sedentarista. Por outras palavras, esses gráficos mostram a comida recomendada para um pessoa que está no meio termo.

Obviamente que uma pessoa sedentária - que inclui mais de metade da população portuguesa - não se pode guiar por esses gráficos e tabelas.

Não é por mero acaso que existem tantos diabéticos e pessoas com colesterol altíssimo em Portugal e outros problemas de saúde derivados da alimentação.

Escolhe pão escuro e tenta não meter gorduras nas sandes.

A ciência evoluiu imenso em determinadas áreas, mas na nutrição parece-me que ainda é difícil estabelecer de forma inequívoca relações de causa-efeito entre a alimentação e a saúde.

Há tantos exemplos de comidas que faziam mal e eram venenos e afinal, agora, os nutricionistas reconhecem que estavam errados. E vice versa. É por isso que as pessoas ficam desconfiadas dos conselhos sobre alimentação.

Quando me formei....e já perdi a conta aos anos [:D] a Nutricionista dizia:
« O problema não é o pão, mas o que lá metemos para fazer as sandes....»

As frutas e as Saladas estão cheias de químicos, são cultivadas com todo o tipo de fertilizantes e insecticidas e depois ainda levam conservantes para aguentar o transporte.
As frutas é o mesmo, químicos para tudo.
Tal como todos que vivem nas cidade os vegetarianos estão a ser envenenados aos poucos, a juntar ao ar e água cheio de partículas tóxicas e o magnetismo e radiações dos aparelhos eléctricos, duvido da longevidade destas novas gerações.

Voltar
Superior