Ontem na A3...

Numa boa parte das asneiras que vejo verifico que os prevaricadores ainda ficam todos indignados e cheios de razão. Não é por aí que vamos lá... E como conheço muito bem o local e a prática que lá se verifica, embora possa estar enganado, creio bem que o erro de interpretação não será meu [;)]

Eu entendo exactamente o que tu estás a dizer. Eu também admito que possa estar enganado. Só estou é a admitir pressupostos que tu não estás, e vice-versa. [;)]

Boas durante o ultimo ano passei nesse sitio e no sentido do Porto largas dezenas de vezes, e sempre tive de travar a fundo, não houve um dia em que vindos da A7 chicos espertos não se atirassem directamente para a faixa da esquerda pisando o traço continuo e as zebras, muitas vezes tentando ser mais chicos espertos uns que os outros, pena não ter daqueles camiões americanos de frentes longas para "varrer" essa entrada.
Entre muitos carros que me fizeram isso vindo eu na faixa da esquerda ou da direita ( sim ninguem abranda ou cede prioridade quem vem que trave ), por acaso um saab 9.5 fez-me isso e obrigou-me a uma travagem muito forte, espero que não tenhas sido tu.
Abraços
RMVC

nao, es tu que tens de ver se vem alguem a 200 ou nao. E so te metes se nao interferires com a trajectoria / velocidade de quem vem na faixa da esquerda.

Desculpa, mas se vais a ultrapassar, e se ele vem a uma velocidade mais elevada, por mais precauções que tomes, pode acontecer ele vir realmente mais rápido e tu já estares a fazer a manobra quando ele se aproxima de ti. Não? :sh)

Nao me diga que nunca reduziu a velocidade! O sr. entra na estrada e é sempre a acelerar! Não pus em risco em ninguem, ao contrario do sr. da Chrysler que se encostou a mim deliberadamente...

Já fui "obrigado" imensas vezes a reduzir a minha velocidade para evitar bater em traseiras de veículos que fizeram o mesmo que o senhor!

O que fizeste é o resultado da má condução de outros que não sabem para que serve uma via de aceleração. Se os outros tivessem entrado com uma velocidade superior na A3 não necessitavas de recorrer à via da esquerda para os ultrapassar, manterias a tua marcha na via da direita.

O que fizeste também já o fiz! Mas eu, pelo contrário, não tinha qualquer veículo atrás de mim, logo não obriguei ninguém a reduzir a velocidade. Você afirma no post inicial que o tinha visto o outro veículo, teria de prever que levaria uma velocidade superior e não iniciar a ultrapassagem.

Última edição:
olhas para o espelho. não vem ninguem. metes-te a ultrapassar. depois aparece-te um gajo a 200. não é difícil. achas que o que vai a ultrapassar é culpado de alguma coisa? [:D]

Uma vez houve um topico com uma discussao semelhante... na altura o Eliselotus deu-se ao trabalho de fazer as contas e para o carro nao aparecer no espelho e se aproximar tao rapido tinha de vir a 400km/h pelo menos[:D] .

A mim nunca me aconteceu aparecer um carro vindo do nada a meio de uma ultrapassagem. Mas se calhar eu devo ter superpoderes. Ou simplesmente olho bem para o espelho[:p] .

Eu se tivesse um carro com 290cv, nunca iria levar com nenhum apressado na minha traseira nessa situação.

Aliás, eu com um carro com 118cv penso que nunca me aconteceu tal coisa... e faço bastantes "entradas de autoestrada"...

A malta também já se está a esticar um bocado... Não ofendam...

Também reparam no pormenor dos 290cv... e deram-lhe uma importância que, acho eu, o dono não deu. [:p]

Última edição:
Nesse sitio só mesmo velocidades acima de 300 é que poderiam provocar isso é zona com visibilidade a alguma distancia. Quem vem da A7 ve de certeza um carro na A3 sem este lhe ficar colado na traseira.

P.S. conheço muito bem o sitio

Isso não é bem verdade...

Se alguém for a 200 e muitos e quem vai entrar for a 100, p.e, duvido que consiga ver quando está na faixa de aceleração. Isto porque se trata de uma curva à esquerda (+ angulo morto) situada num local que inicia uma descida, precedido de subida.

Ou seja, quem vem a entrar não deve conseguir ver mais de 200 metros atrás. De qualquer forma, isso não desculpa (ainda acrescenta culpa) a quem se mete na faixa da esquerda com pouca atenção.

Se ele se meteu assim tão rápido na tua traseira, ou foi porque a ultrapassagem demorou mais que os 5-10seg ou então não foi bem calculada. Costumo perder uns 3-5seg a ver a velocidade de quem vem atrás de mim antes de iniciar uma ultrapassagem.

Condução agressiva é por exemplo o que vai acontecendo a quem faz AE, é ires na faixa da esquerda em ultrapassagem, não há hipoteses de te meteres para a direita e teres um iluminado atrás a fazer sinais de luzes e a encostar-se, talvez por usarem palas. E isto é uma situação que tanto me aconteceu a 120km/h como a 165km/h

Isto aconteceu-me alguma vezes mas já não ligo, mas quando me fazem vou ainda mais tranquilo e passo para a direita com ainda mais tranquilidade. E aliás muitas vezes ando ao ritmo da faixa da direita para poupar gasóleo e para não levar com esses anormais. E assim não me chateio.

Oh Corsa, se vais a 120 km/h a ultrapassar um gajo a 110, e o outro te aparece a 200, é ele que tem que abrandar, não é? [;)]

É óbvio que não.

Cada vez mais tenho cuidado a ir para a faixa da esquerda.

Até porque uma vez à noite se encostou um BMW na minha traseira que não o vi antes de iniciar a ultrapassagem.

E isto pode ser perigoso. Desde isto que tive mais cuidado. Não quero que me entrei pelo carro a dentro..

É a teoria do pisca! Desde que tenham o pisca têm prioridade... é até um dia!
Tu tens o "direito" de ir para a esquerda porque abriste o pisca e ele que já vem na esquerda tem de compreender e levantar pé?! :D

Seriam 20h30m... Entro na A3 vindo da A7. Como as duas viaturas que seguiam à minha frente entraram mais devagar (na A3) passei para a faixa mais à esquerda pois os outros veiculos que circulavam na A3 vinham mais para tras. Como o meu carro tem bom arranque (290cv) o meu objectivo era, depois de ultrapassar os dois que vinham comigo da A7, ultrapassar outros dois que seguiam na A3 um pouco mais à frente e depois como sempre enconstar à direita a uma velocidade estabilizada de 150km/h. Mas no meio desse processo aparece atras de mim e colado a mim uma Chrysler 300 CC Touring! Como não gosto de empatar ninguém acelero mais um pouco para completar o que tinha em mente. A Chrysler continua coladissima a mim! Encosto à direita o mais rápido possível indo já a 160km/h e ainda sou brindado com uma buzinadela! Acreditem que foi tudo rápido, jamais me arrastei na faixa da esquerda. Pergunto eu! Porque é que existem condutores que fazerm das nossas estradas uma pista de automobilismo? Aquele senhor da Chrysler teria perdido mto do seu tempo durante os 5-10 segundos que veio atras de mim? A Chrysler é assim tão competente dinâmicamente para tal condução? Nem que fosse o competentissimo Porsche 997 Turbo! Não se faz! Enfim... Se alguém conhecer o condutor da referida Chrysler diga-lhe por favor que leve a vida com mais calma, bom senso e acima de tudo, respeite os outros!
O que eu acho é que o sr. do Chrysler estava a tentar mostrar que tinha carro para te acompanhar, como não lhe ligas-te nenhuma ele apitou, como quem dis (então isso não anda)

fazendo aqui um ligeiro off-topic

hoje vi, também na A3, um audi A4 a ter, o que pareceu, uma avaria grave de motor. Enquanto seguia atrás de um focus na faixa da direita, a referida A4 ultrapassava-nos soltou um fumo anormal, ao mesmo soltou o que me pareceu umas pequenas peças metalicas pelo escape e encostou à berma.

Isso não é bem verdade...

Se alguém for a 200 e muitos e quem vai entrar for a 100, p.e, duvido que consiga ver quando está na faixa de aceleração. Isto porque se trata de uma curva à esquerda (+ angulo morto) situada num local que inicia uma descida, precedido de subida.

Ou seja, quem vem a entrar não deve conseguir ver mais de 200 metros atrás. De qualquer forma, isso não desculpa (ainda acrescenta culpa) a quem se mete na faixa da esquerda com pouca atenção.

Se forem 200 metros de diferença, um gajo que va a 200 km/h e outro a 100 km/h, ainda demora 6 segundos e muitos a ser apanhado..

Se é suficiente ou não, não sei..

Tenho lido este tópico, é impressão minha ou a última vez que me informei o limite nas AE era 120Km/h?!?

É obvio que se vem um individuo entre os 130 e os 150 a ultrapassar que passe. Um invidivuo que vem a 200, das duas uma, ou não tem autoestima, ou então tem a mania que é mais que os outros, pondo todos em risco incluindo quem não tem culpa.

Se se querem matar matem-se sozinhos. Assapem quando não há ningúem que tenha culpa das vossas irresponsabilidades. Não prejudiquem é quem vai sossegado na sua vida.

É por isso que a única forma de vencer o drama das nossas estradas passa pela aplicação de coimas pesadas. A falta de civismo é de tal ordem...

Voltar
Superior