Ontem na A3...

Ainda há a agravante do chico-espertismo da pretensão de se meter na frente de quem já circulava à direita para entrar na A3 (ou pelo menos essa intenção). Depois não os deixam entrar (com toda a justiça) e ficam a bloquear a AE em plena via [8b]

Depois ficamos muito admirados de assistirmos às via da esquerda da AE paradas... uns porque vieram a ultrapassar até ao limite, porque eles são os donos da estrada e têm sempre direito a entrar, e se não entram param! Quem vier atrás, mais uma vez, que se lixe! Boa Sr. condutor [8b]

Os senhores que circulavam à direita para entrar na A3, entraram sem problemas na A3, só depois os ultrapassei e so depois é que apareceram os farois da Chrysler... E eu resolvi ultrapassar os outros dois carros a frente porque sabia que nao demoraria muito e seria mais seguro para mim do que enfiar-me de repente atras destes...

Permite-me discordar da tua opinião euler, já que, na minha perspectiva, foste tu que não respeitaste a via da esquerda. Mandam as regras que a mudança de via só deve ser efectuada depois de tomadas todas as precauções, onde se inclui a circulação nessa mesma via. A situação agrava-se mais quando tomaste a esquerda por breves momentos já que irias retornar à direita [;)] Teria sido correcto nem teres abandonado a direita!

Criticas o outro condutor pela perda irrisória de alguns segundos quando tu próprio não os quiseste perder!

Permite-me discordar da tua opinião euler, já que, na minha perspectiva, foste tu que não respeitaste a via da esquerda. Mandam as regras que a mudança de via só deve ser efectuada depois de tomadas todas as precauções, onde se inclui a circulação nessa mesma via. A situação agrava-se mais quando tomaste a esquerda por breves momentos já que irias retornar à direita [;)] Teria sido correcto nem teres abandonado a direita!

Criticas o outro condutor pela perda irrisória de alguns segundos quando tu próprio não os quiseste perder!

isso era dantes, pelo que aprendi neste topico o pisca resolve tudo e da prioridade

Eu critico o outro condutor por se ter aproximado demasiado intencionalmente! Repito, intencionalmente! Agora andamos na estrada a intimidar os outros?!

E como é que o sr Titanio ultrapassa? Nao toma a esquerda por breves momentos (os necessarios) e depois retoma a direita?

Meu Caro,

A minha crítica é direccionada, em especial, para os seguintes pontos:

- Ultrapassagem desnecessária (eu conheço o local), já que nem deveria ter iniciado qualquer ultrapassagem;

- Ultrapassagem perigosa (porque não cumpriu os requisitos que a antecedem);

- Atitude incorrecta perante os restantes utentes da via (ao meter-se na frente, como é habitual nesses casos, de quem já circulava na direita para entrar na AE);

- Colocou em risco os restantes utentes da via, já que correu o risco de não conseguir tomar a direita a tempo de entrar (ou de não lho permitirem), podendo ter causado embaraço no trânsito em plena AE;

- ...

Como me tenho deparado demasiadas vezes com este tipo de atitudes, não estranhe o Caro Colega a minha indignação na sua postura.

Cumprimentos,

Para dizer que termino aqui a participação no tópico iniciado por mim.
Ficou claro que a maioria dos participantes é a favor da máxima de que os meios justificam os fins. Apologistas da tolerância zero na estrada. Se alguém faz uma manobra que não gostamos há que puni-lo de imediato ligando os máximos, buzinando, dar-lhe um toque na traseira, persegui-lo, intimidá-lo... Valerá tudo, porque mesmo se a referida manobra não pôs ninguem em perigo, ela foi contra as nossas ideias e há que prevalecer estas a bem do nosso ego...

Os senhores que circulavam à direita para entrar na A3, entraram sem problemas na A3, só depois os ultrapassei e so depois é que apareceram os farois da Chrysler... E eu resolvi ultrapassar os outros dois carros a frente porque sabia que nao demoraria muito e seria mais seguro para mim do que enfiar-me de repente atras destes...

Quando se muda de via (aquilo a que chamamos habitualmente de faixas), não temos prioridade sobre quem lá circula - independentemente de quaisquer desculpas que possamos ter para o fazer.

Imagina um caso extremo em que desvias para a via da esquerda porque só assim conseguiste evitar um acidente de alguém que se atravessou à tua frente. Com essa manobra, alguém que vinha na via da esquerda que agora ocupas, não consegue evitar-te e bate-te por trás. A culpa desse acidente é tua mesmo que esse sujeito viesse em excesso de velocidade.
Ele será eventualmente multado por excesso de velocidade, tu serás legalmente o culpado do acidente.

Michael

Meu Caro,

A minha crítica é direccionada, em especial, para os seguintes pontos:

- Ultrapassagem desnecessária (eu conheço o local), já que nem deveria ter iniciado qualquer ultrapassagem;

- Ultrapassagem perigosa (porque não cumpriu os requisitos que a antecedem);

- Atitude incorrecta perante os restantes utentes da via (ao meter-se na frente, como é habitual nesses casos, de quem já circulava na direita para entrar na AE);

- Colocou em risco os restantes utentes da via, já que correu o risco de não conseguir tomar a direita a tempo de entrar (ou de não lho permitirem), podendo ter causado embaraço no trânsito em plena AE;

- ...

Como me tenho deparado demasiadas vezes com este tipo de atitudes, não estranhe o Caro Colega a minha indignação na sua postura.

Cumprimentos,

Bem, tive de voltar só para corrigir o senhor Titanio... Eu havia entrado na A3 a caminho do Porto e a minha ultrapassagem não causou embaraço a ninguem que circulava na faixa da direita...
Cumprimentos

Ficou claro que a maioria dos participantes é a favor da máxima de que os meios justificam os fins. Apologistas da tolerância zero na estrada. Se alguém faz uma manobra que não gostamos há que puni-lo de imediato ligando os máximos, buzinando, dar-lhe um toque na traseira, persegui-lo, intimidá-lo... Valerá tudo, porque mesmo se a referida manobra não pôs ninguem em perigo, ela foi contra as nossas ideias e há que prevalecer estas a bem do nosso ego...

Podemos ter as nossas ideias, as nossas tolerâncias, as nossas pressas ou os nossos vagares.
Em caso de "conflito de interesses", prevalecem as regras do código da estrada. ...e é preferível cumprir com ele, do que forçar o próximo a ter alguma boa vontade que embora seja sempre bem-vinda, não pode ser forçada.

1. Uma coisa é entrar sem prioridade porque (boa vontade) alguém no-la cedeu.
2. Outra completamente diferente, é forçá-la (contando com boa vontade).

A primeira opção e só essa, é perfeitamente válida.

Michael

Quando se muda de via (aquilo a que chamamos habitualmente de faixas), não temos prioridade sobre quem lá circula - independentemente de quaisquer desculpas que possamos ter para o fazer.

Imagina um caso extremo em que desvias para a via da esquerda porque só assim conseguiste evitar um acidente de alguém que se atravessou à tua frente. Com essa manobra, alguém que vinha na via da esquerda que agora ocupas, não consegue evitar-te e bate-te por trás. A culpa desse acidente é tua mesmo que esse sujeito viesse em excesso de velocidade.
Ele será eventualmente multado por excesso de velocidade, tu serás legalmente o culpado do acidente.

Michael
Está dificil sair do forum:)
Concordo Michael e a proposito do seu comentario lembrei-me de acrescentar algo que possa nao ter ficado claro. Na pratica ultrapassei 4 carros (2+2) e so depois do 4º é que encostei à direita. Entre o primeiro grupo e o segundo é que me aparece a Chrysler e era mais seguro para todos eu ultrapassar o 2º grupo e so depois regressar a faixa da direita. Mas o sr da Chrysler queria que me atirasse para a direita atras do 2º grupo assim sem mais nem menos! Como nao o fiz, resolveu punir-me com conducao de intimidacao...

a meio da 3 pagina o outro ja te perseguiu, intimidou-te
vai na volta ainda saltou do carro e bateu-te e voltou ao carro dele

consoante o pessoal critica a historia vai mudando

Caro euler,

Em nenhuma intervenção minha afirmei que o Chrysler teve a atitude correcta. A bem da segurança e do são convívio entre os condutores, deveria ter levantado o pé e evitado a buzina.

Mas (há sempre um "mas"), não será que ele esperaria que encostasse à direita após a ultrapassagem dos dois primeiros carros? Daí ter ficado tão colado a si!

Continuo a afirmar que mostrou indignação por terem sido apenas uns míseros segundos de perda de tempo para o Chrysler, como também o poderiam ter sido para si [;)]

Cumprimentos,

Onte binha aeu na minha crisler 300 cc vanheira, com a mulhere, sogra e filhus, pela autoestrada numero tres em direcçaum ao porto quando um senhore num carro de 290 cabalos vindo da autoestrauda numbero sete entra a campeaum para a faixa da esquerda. Acreditem! Eu binha debagarzinho e tive que avrandare e esperare que o senhore acavasse a manovra. É claro que fiqueie chateado, muito chateado e de castigo PIIIIIIIIII...

Se segue o carro que vai a sua frente colado a ele, nao o vai a perseguir e intimidar?! Nem que seja por breves segundos é comportamento intimidatório...
Mas também já deu para perceber que o sr. Bruno é uma pessoa de exageros, com uma ironia pouco fértil...

Onte binha aeu na minha crisler 300 cc vanheira, com a mulhere, sogra e filhus, pela autoestrada numero tres em direcçaum ao porto quando um senhore num carro de 290 cabalos vindo da autoestrauda numbero sete entra a campeaum para a faixa da esquerda. Acreditem! Eu binha debagarzinho e tive que avrandare e esperare que o senhore acavasse a manovra. É claro que fiqueie chateado, muito chateado e de castigo PIIIIIIIIII...

Outro senhor com ironia pouco fértil...

Naum pah, ixo eu naum fiz! Soue um home muito carlmo, Eue naum fizxe nada dixo que apontaum.

Última edição:
Se segue o carro que vai a sua frente colado a ele, nao o vai a perseguir e intimidar?! Nem que seja por breves segundos é comportamento intimidatório...
Mas também já deu para perceber que o sr. Bruno é uma pessoa de exageros, com uma ironia pouco fértil...

eu não entrei a matar, como entras-te
vinha da a7 a entrar na a3 no meu maquinão de 290 cv, estão a ver 290cv, 290cv
como o meu carro tem 290cvs faixa da direita??? eu??? nepias meus, eu é logo faixa da esquerda, quem la vier que trave, mas o ze do bone do outro carrito colou-se a mim porque não gostou de vir na dele e eu me meter a frente, mas eu sou o dono da estrada, o gaijo não me respeitou como dono e ainda apitou, eu fiquei chatiado, se o conheçerem digam ao dread que não se apita a um carro de 290cvs, ouviram bem 290

Mas que raio!!

Sr. Euler, eu ENTENDI A RAZÃO DO SEU POST !!!

e também ficaria estupefacto com a falta de civismo ou respeito por parte dos condutores como esse da Chrysler.

A estrada é de todos. Ora isto significa que para todos usufruirem dela em segurança temos de estar TODOS atentos ao que se passa em nosso redor. O Sr. Euler pelo que escreve fez atenção a quem lá vinha antes de iniciar a manobra de ultrapassagem. Esse carro chegou mais rápido ao pé de si do que o Sr. esperava, provavelmente... Contudo, não tinha mais que fazer do que levantar o pé e esperar que o Sr terminasse a ultrapassagem em segurança, e só depois poder voltar ao ritmo inicial. E sem buzinar.

Só que este comportamento só está ao alcance de alguns neste país... infelizmente.

Mas que raio!!

Sr. Euler, eu ENTENDI A RAZÃO DO SEU POST !!!

e também ficaria estupefacto com a falta de civismo ou respeito por parte dos condutores como esse da Chrysler.

A estrada é de todos. Ora isto significa que para todos usufruirem dela em segurança temos de estar TODOS atentos ao que se passa em nosso redor. O Sr. Euler pelo que escreve fez atenção a quem lá vinha antes de iniciar a manobra de ultrapassagem. Esse carro chegou mais rápido ao pé de si do que o Sr. esperava, provavelmente... Contudo, não tinha mais que fazer do que levantar o pé e esperar que o Sr terminasse a ultrapassagem em segurança, e só depois poder voltar ao ritmo inicial. E sem buzinar.

Só que este comportamento só está ao alcance de alguns neste país... infelizmente.

se as contas fossem bem feitas ele nem tinha la chegado, não podemos e pensar em nos meter a frente dos outros e ainda vir reclamar

Voltar
Superior