Ontem na A3...

O bom senso diz que eu deveria ter o direito de ir na faixa da esquerda sem ser importunado por pessoal que se mete na faixa sem as devidas precaucoes. Se eu sou obrigado a alterar a minha velocidade e a travar por causa disso é uma ultrapassagem mal calculada.

Quando vamos numa estrada nacional nunca ultrapassamos com base no pressuposto que o carro que vem em sentido contrario desacelere ou trave para nos passarmos. Porque é que em AE nao se faz o mesmo?

Sem as devidas precauções???!! Eu tinha espaço e tempo para a manobra de ultrapassagem a qual sinalizei! Não esperei nada do condutor que vinha la tras. E tenho quase a certeza que ele nem travou!
Mas o senhor Corsa 1200 Sport tem de facto uma boa solucao para o problema! O melhor é mesmo nao ultrapassar ninguem e vamos tomar num carreirinho como as formigas...

Quando vi o título do tópico até pensei que fosse referente a um 630i que se despistou contra os "rails" de cimento logo após as portagens da Maia. [:blush:]
Não, caro Bj40. Felizmente nunca me despistei e nunca provoquei acidente. Alias a minha seguradora tambem acredita no meu bom senso...

O bom senso diz que eu deveria ter o direito de ir na faixa da esquerda sem ser importunado por pessoal que se mete na faixa sem as devidas precaucoes. Se eu sou obrigado a alterar a minha velocidade e a travar por causa disso é uma ultrapassagem mal calculada.

Quando vamos numa estrada nacional nunca ultrapassamos com base no pressuposto que o carro que vem em sentido contrario desacelere ou trave para nos passarmos. Porque é que em AE nao se faz o mesmo?

E já agora qual a solução que dá para os condutores que ocupam a faixa da esquerda quando tem a da direita livre?
Eu cá acho que a Policia nao devia importunar esses condutores!!!!!

Sem as devidas precauções???!! Eu tinha espaço e tempo para a manobra de ultrapassagem a qual sinalizei! Não esperei nada do condutor que vinha la tras. E tenho quase a certeza que ele nem travou!
Mas o senhor Corsa 1200 Sport tem de facto uma boa solucao para o problema! O melhor é mesmo nao ultrapassar ninguem e vamos tomar num carreirinho como as formigas...

Obviamente que foi sem as devidas precaucoes, pois se deu tempo para ele se colar... a menos que ele fosse num veyron e acelerasse a fundo mal o visse a ir para a esquerda[:D] .

Nunca ninguem se cola a mim quando ultrapasso, pois eu simplesmente nao vou para a faixa da esquerda se houver essa possibilidade.

De qq maneira nao acho que isso justifique buzinadelas, etc, a menos que tenha sido uma situacao notoriamente perigosa.

Eu, que passo aí quase todos os dias, estou com o Euler.

Quem vem da A7, quando vai ainda no inicio da faixa de aceleração, facilmente atinge os 120 km/h. A entrada tem também boa visibilidade. E por norma, apanham-se carros mais lentos nessa entrada, a velocidades a rondar os 80 - 100.

Posto isto, também faço normalmente o que por aqui chamaram de "entrada à papo seco". Certamente não conhecem o local, é uma manobra habitual e que não comporta nenhum risco, se feita conscientemente.

Se há coisa que abomino é ir na AE a uma velocidade normal 130 - 140 e, enquanto vou a ultrapassar outros veículos, sem hipótese de me desviar, ter que levar com os pilotos que vêm colados, a dar os máximos e a apitar.

Hum... isso do eu tenho o direito...
Se o viste lá atrás deverias ter calculado melhor se devias ou não ter entrado e, na minha opinião, fazer isso logo que que se acaba de entrar numa AE é meio caminho para dar confusão... se soubesse o número de acidentes desse génereo...

Eu, que passo aí quase todos os dias, estou com o Euler.

Quem vem da A7, quando vai ainda no inicio da faixa de aceleração, facilmente atinge os 120 km/h. A entrada tem também boa visibilidade. E por norma, apanham-se carros mais lentos nessa entrada, a velocidades a rondar os 80 - 100.

Posto isto, também faço normalmente o que por aqui chamaram de "entrada à papo seco". Certamente não conhecem o local, é uma manobra habitual e que não comporta nenhum risco, se feita conscientemente.

Se há coisa que abomino é ir na AE a uma velocidade normal 130 - 140 e, enquanto vou a ultrapassar outros veículos, sem hipótese de me desviar, ter que levar com os pilotos que vêm colados, a dar os máximos e a apitar.

E qual é o problema de ir um pouco atrás dos gajos que vão a 100?
O ser uma manobra "habitual" não a faz ser legal...

Eu tb não concordo com o pessoal que se encosta quando vou a ultrapassar, no entanto já me aconteceu não ter outra hipotese pois "atiraram-se" para a minha frente, claro que eu ainda vinha distante, o problema é que a 150 o distante foi o tempo de travar quase a fundo para não lhe bater.

a7a3.jpg

é normal no ponto amarelo passar para a faixa da esquerda. Não porque quero mas sim para ultrapassar os veículos mais lentos. é uma manobra perfeitamente legal.

Pelo que percebo do relato do Euler, o Chrysler colou-se a ele enquanto ia a ultrapassar.

Seriam 20h30m... Entro na A3 vindo da A7. Como as duas viaturas que seguiam à minha frente entraram mais devagar (na A3) passei para a faixa mais à esquerda pois os outros veiculos que circulavam na A3 vinham mais para tras. Como o meu carro tem bom arranque (290cv) o meu objectivo era, depois de ultrapassar os dois que vinham comigo da A7, ultrapassar outros dois que seguiam na A3 um pouco mais à frente e depois como sempre enconstar à direita a uma velocidade estabilizada de 150km/h. Mas no meio desse processo aparece atras de mim e colado a mim uma Chrysler 300 CC Touring! Como não gosto de empatar ninguém acelero mais um pouco para completar o que tinha em mente. A Chrysler continua coladissima a mim! Encosto à direita o mais rápido possível indo já a 160km/h e ainda sou brindado com uma buzinadela! Acreditem que foi tudo rápido, jamais me arrastei na faixa da esquerda. Pergunto eu! Porque é que existem condutores que fazerm das nossas estradas uma pista de automobilismo? Aquele senhor da Chrysler teria perdido mto do seu tempo durante os 5-10 segundos que veio atras de mim? A Chrysler é assim tão competente dinâmicamente para tal condução? Nem que fosse o competentissimo Porsche 997 Turbo! Não se faz! Enfim... Se alguém conhecer o condutor da referida Chrysler diga-lhe por favor que leve a vida com mais calma, bom senso e acima de tudo, respeite os outros!

Sê homenzinho e admite que cometeste um erro, aprende com o mesmo e para a próxima não o voltes a fazer. Lá porque tens um carro com 5165843131535238 cavalos, isso não significa que a estrada é só tua. Começa por respeitar quem nela já circula.

Ver anexo 41497

é normal no ponto amarelo passar para a faixa da esquerda. Não porque quero mas sim para ultrapassar os veículos mais lentos. é uma manobra perfeitamente legal.

Pelo que percebo do relato do Euler, o Chrysler colou-se a ele enquanto ia a ultrapassar.

Se o Chrysler colou-se é porque já ia na faixa da esquerda e a uma velocidade considerável, o euler só tinha que se manter na faixa da direita, esperar que o Chrysler o ultrapassasse e então começar ele a sua manobra de ultrapassagem. Lá porque isso é uma faixa de aceleração, lá porque nesse ponto a faixa acaba, lá porque os da frente vão a menos de 200km/h e o carro do euler até tem mais 200 cavalos que o da frente, isso não lhe dá o direito de se meter à campeão na faixa da esquerda. Mas não faz mal, talvez um dia as coisas não lhe corram assim tão bem e depois venha para aqui abrir um tópico com o titulo "Ontem na A3 enfaixaram-se na minha traseira..."

No picanço? A Chrysler é que se cola a mim e eu é que vou no picanço? Eu ia sossegado com a minha familia, incluindo o meu bébé! Tinha o direito de ocupar a faixa da esquerda porque iniciava ultrapassagem e havia sinalizado esta manobra! Manobra esta que demorou pouco tempo, mas o senhor da Chrysler é que se julgou dono da estrada! Se "fosse no picanço, teria ido atras dele (ou à frente!) não acha sr. Nephlin?
Vim aqui relatar algo que é comum nas nossas estradas: uma conduta agressiva por parte dos nossos condutores que é preciso acabar urgentemente! Mas pelos vistos as minhas palavras foram em vão, a avaliar pelos comentários à história que é minha mas que também pode ser vossa... Enfim... A policia deveria multa-lo a si, senhor Nephilim por apoiar condução agressiva...

Ias sossegado com a tua familia e o teu bebé a 160klm/h?:eek:

imagino se fosses com pressa...[:blush:]

Acho piada dizeres que vens sossegado a 160 e ainda acusares os outros de condução agressiva,,,[:D] mas tudo bem estamos num forum...alem de multado devias era ficar pelo menos 6meses sem carta, as AE não sei se sabes sao para ir a 120klm/h mais que isso dá multa.[;)]

Falta o Euler esclarecer.

Eu acho que o chrysler se colou a ele já depois de ter ultrapassado os dois primeiros carros, por isso refere o meio do processo, e depois, como ia ultrapassar os outros 2 carros que estavam apenas umas dezenas de metros mais à frente, não se desviou pois senão quem iria ter que fazer uma manobra perigosa, com travagens à mistura, seria ele.

a curva onde se passou esta situação é perigosa, já quando são os carros a entrar apenas na faixa da direita, ainda mais o é quando se metem logo na esquerda.

Parece-lhe assim tão descabida a velocidade de 150 km/h? Nao me parece que fosse naquela situacao em que fiquei com estrada livre! Para o senhor da Chrysler muito menos pois em poucos segundos desapareceu-me do horizonte... Por outro lado, temo-nos de adequar à viatura que conduzimos. Qual a vantagem de um carro rapido numa ultrapassagem? Permite que ela seja mais celere e segura! Assim foi! E se se der ao trabalho de ler todo o historico deste topico, descobre que eu ja havia dito que nao entrei obliquamente na auto-estrada! Uma faixa de cada vez!
Por fim ainda bem que fala em civismo, pois é isso que venho aqui apelar...

Pela descrição pareceu-me que foi praticamente diagonal..claro que para chegar à esquerda tem sempre que passar pela direita..[:p]

Quando ao adequar a condução à viatura.. o meu tem 70 cavalos.. ando geralmente entre os 100/115 km's hora..sim..já lhe dei umas esgalhadelas..a última deu 184 sem trânsito atrás nem à frente..

Outras vezes ando com o do meu pai.. tem 110 cavalos.. ando geralmente entre os 110/115 .. já levou uma esgalhadela uma vez.. foi aos 195.. sem trânsito atrás nem à frente..

Já andei com um Celica e com uma Ibiza TDI..sem esgalhadelas.. velocidade entre os 100/115..[:p]

Não foi por ter carros mais potentes nas mãos que deixei de ter a habitual condução..

Cumprimentos, e juízo, que por essa ordem de ideias o da Crysler dever ter pensado.. "este gaijo vê-me aqui a vir a dar a minha esgalhadela diária e amanda-se ou bota-se para a minha frente"..[:p]logicamente também sem razão..uma vez que se vem a 120 e vai alguém a empatar na esquerda é uma coisa..se vão a 200 e apanham um a 150 a empatar..é outra..nenhum tem razão..se vão a 200 e apanham um a "empatar" a 120..tb não tem razão porque o empata vai nos limites legais..[:p]

É como eu vejo isto..

Sê homenzinho e admite que cometeste um erro, aprende com o mesmo e para a próxima não o voltes a fazer. Lá porque tens um carro com 5165843131535238 cavalos, isso não significa que a estrada é só tua. Começa por respeitar quem nela já circula.

Se o Chrysler colou-se é porque já ia na faixa da esquerda e a uma velocidade considerável, o euler só tinha que se manter na faixa da direita, esperar que o Chrysler o ultrapassasse e então começar ele a sua manobra de ultrapassagem. Lá porque isso é uma faixa de aceleração, lá porque nesse ponto a faixa acaba, lá porque os da frente vão a menos de 200km/h e o carro do euler até tem mais 200 cavalos que o da frente, isso não lhe dá o direito de se meter à campeão na faixa da esquerda. Mas não faz mal, talvez um dia as coisas não lhe corram assim tão bem e depois venha para aqui abrir um tópico com o titulo "Ontem na A3 enfaixaram-se na minha traseira..."

Não, meu caro. Não entrei à campeão. Os cálculos que se fiz no momento em que decidi ultrapassar diziam-me que podia faze-lo em seguranca. E assim foi. Agora o sr da Chrysler nao teve bom senso e inclusive mesmo vendo-me na faixa da esquerda deve ter continuado a acelerar o que explica o facto de rapidamente ter chegado junto de mim!
Sr. Citroen C5, esqueca os cavalos. Nao sou gabarolas! Referi a potencia so para dar a entender que foi suficiente para ultrapassagem rapida e segura...
Alias parece que so um senhor no forum me entendeu, por conhecer mto bem o local da referida auto-estrada. Nao censuro os outros. Estamos numa democracia. Cada um de nós é livre de se exprimir. Mas pelos vistos continuam a insistir que eu entrei à "papo-seco" ou à "campeão". Enfim...
De resto, já me aconteceu muitas vezes e certamente ao senhores, ir na faixa da esquerda e de repente sair alguem para a minha frente, tendo como consequencia uma travagem inesperada de minha parte. Posso ter ficado aborrecido em cada uma dessas situacoes, mas nunca me colei a ninguem com postura agressiva. É isto que está em causa...

Acho piada dizeres que vens sossegado a 160 e ainda acusares os outros de condução agressiva,,,[:D] mas tudo bem estamos num forum...alem de multado devias era ficar pelo menos 6meses sem carta, as AE não sei se sabes sao para ir a 120klm/h mais que isso dá multa.[;)]

Sim, meu caro. Se viajar a 160 km/h no meu carro estou a faze-lo de forma tranquila. Obviamente esta velocidade se for reduzido ou nulo o transito...
Nao sei as auto estradas que frequenta, mas eu vejo carros menos seguros que o meu a desafiarem mais ou limites da fisica e do bom senso...

Obviamente que foi sem as devidas precaucoes, pois se deu tempo para ele se colar... a menos que ele fosse num veyron e acelerasse a fundo mal o visse a ir para a esquerda[:D] .

Nunca ninguem se cola a mim quando ultrapasso, pois eu simplesmente nao vou para a faixa da esquerda se houver essa possibilidade.

De qq maneira nao acho que isso justifique buzinadelas, etc, a menos que tenha sido uma situacao notoriamente perigosa.

Nao foi perigosa, acredite!

Falta o Euler esclarecer.

Eu acho que o chrysler se colou a ele já depois de ter ultrapassado os dois primeiros carros, por isso refere o meio do processo, e depois, como ia ultrapassar os outros 2 carros que estavam apenas umas dezenas de metros mais à frente, não se desviou pois senão quem iria ter que fazer uma manobra perigosa, com travagens à mistura, seria ele.

Exactamente! Foi o que sucedeu...

[:D][:D][:D][:D][:D][:D]

Voltar
Superior