oleo usado

pjpereira

New member
amigos ,
muitos de nós fazemos a manutenção aos nossos carros , e eu tudo aquilo que sei e posso fazer , faço-o para poupar alguns trocos e ao mesmo tempo sei que foi feito e bem feito...

... mas as mudanças de oleo estão a preocupar-me , pois não tenho onde colocar o oleo usado ...

o que voçes costumam fazer ?

eu nem digo o que faço senão os ambientalistas atiram-se a mim.
ha uns carros que recolhem os oleos nas oficinas,mas vou a oficina entregar o oleo e eles devem me dizer logo "então porque não mudou o oleo aqui?"
e manda-me dar um passeio.

amigos ,
muitos de nós fazemos a manutenção aos nossos carros , e eu tudo aquilo que sei e posso fazer , faço-o para poupar alguns trocos e ao mesmo tempo sei que foi feito e bem feito...

... mas as mudanças de oleo estão a preocupar-me , pois não tenho onde colocar o oleo usado ...

o que voçes costumam fazer ?
ECOLUB - Mapa de Recolha de Óleos Usados

É só seleccionares o ponto de recolha mais próximo de ti e levares lá o óleo.

Já deixei no da Ericeira, e foi 1 minuto. [;)]

Óleo Usado

Óleo Usado

Aqui está um tópico bem interessante e que até tem muito interesse para mim como a seguir vão ver.

Eu estou a montar uma oficina de automóveis com 3 secções. Dentro do espaço oficinal existe um recinto com portão fechado que serve para lá encaixar à vontade 9 bidões sendo alguns para óleo e outros para peças usadas só de um lado da parede e cabe na outra os artigos de uso geral entre os quais se incluem baldes e esfregonas, vassouras, mangueiras e demais artigos com que dia a dia somos obrigados a lidar.

Aluguei aquilo e depressa descobri um bidão de óleo queimado bem cheio que os anteriores locatários lá deixaram como "recordação" da sua estadia ao seguinte inclino (que neste caso sou eu). Verifiquei todo o bidão e ele está sem uma única perda de óleo e em bom estado. Resolvi então comunicar à Ecolub via e-mail o favor de me marcarem uma data para me retirarem o dito bidão que tal como consta da sua informação a recolha é gratuita.

Seguindo todos os passos dos folhetos que esta empresa apresenta no seu site e propondo-lhe a minha necessidade de me ver livre dessse óleo, até agora qualquer que fosse a resposta deles........ nunca veio!

Anúncios de Proteja o Ambiente!, Comunique Com a Gente, Use o seu poder de Cidadaão e faça proteger um valor futuro que é a nossa Terra, etc, etc e tal e eu aqui à pensar como é que vou dar "sumiço" aos tais 180 litros de óleo queimado.... :confused:

ha uns carros que recolhem os oleos nas oficinas,mas vou a oficina entregar o oleo e eles devem me dizer logo "então porque não mudou o oleo aqui?"

Não sou ambientalista mas podes dizer. Se não o fazes por gozo, podes sempre aprender a fazê-lo como deve ser. É que basta uma pequena quantidade de óleo para contaminar muitos e muitos litros de água ou o solo.

Como já disseram e bem, nos ecocentros há recolha dos óleos. É só lá ir. E se não me engano, as oficinas são obrigadas a receber o óleo mesmo sem lá o trocar.

ès um criminoso. Devias ter vergonha de dizer o que estás a dizer.

Levas a o oleo a um ecocentro e cumpres o teu dever.

Não me importava que deitasses o oleo pelo cano abaixo, desde que a agua e solo que vais poluir fosse só teu, para tu beberes e cultivares, para os teus filhos brincarem e chapinarem.

ha coisas que nao percebo nos tempos actuais....

Eu custumo guardar no garrafao do oleo novo que compro. Serve para lubrificar alguma coisa, ou para quem tem motoserra, serve que é um mimo. Penso que nao é uma opçao prejudicial ao ambiente.

ès um criminoso. Devias ter vergonha de dizer o que estás a dizer.

Levas a o oleo a um ecocentro e cumpres o teu dever.

Não me importava que deitasses o oleo pelo cano abaixo, desde que a agua e solo que vais poluir fosse só teu, para tu beberes e cultivares, para os teus filhos brincarem e chapinarem.

ha coisas que nao percebo nos tempos actuais....

sim,fica a 62km o ecoponto mais perto de mim,segundo esse link.
fazer 62km para deixar 4 litros de oleo? não obrigado, a gasolina tá a 1,60. e tambem não referi que deito o oleo pelo cano ou em ribeiras ou rios,uso na motoserra,por isso não ha problema,pensava que era contra o ambiente usar na motoserra mas assim ja vi que não,esta assim resolvido o mal entendido do meu post anterior

Última edição:
até mesmo quem esteja em faro o ecoponto mais perto é em setubal.
o que se gasta em combustivel mais vale fazer a mudança de oleo numa oficina

sim,fica a 62km o ecoponto mais perto de mim,segundo esse link.
fazer 62km para deixar 4 litros de oleo? não obrigado, a gasolina tá a 1,60. e tambem não referi que deito o oleo pelo cano ou em ribeiras ou rios,uso na motoserra,por isso não ha problema,pensava que era contra o ambiente usar na motoserra mas assim ja vi que não,esta assim resolvido o mal entendido do meu post anterior

Mesmo que não usasses, e também para quem não tem ecocentros ou oficinas onde o deixar, há-de haver um dia em que passas lá perto e aproveitavas para o deixar lá. Não é por estar guardado que polui nem ninguém obriga a que uma pessoa vá correr reciclá-lo. Eu, por exemplo, tenho uns 2l de óleo usado desde o inicio do ano para ir deixar na reciclagem. Quando me der jeito, logo lá vou.
Usar o óleo para lubrificar é obvio que não faz mal. O que faz mal é que seja ou corra o risco de ser derramado no solo ou cursos de água.

até mesmo quem esteja em faro o ecoponto mais perto é em setubal.
o que se gasta em combustivel mais vale fazer a mudança de oleo numa oficina

É claro que ninguém vai de Faro a Setúbal de propósito deixar óleo para reciclar. Há-de haver sítios mais perto. E olha aqui:

Óleos lubrificantes

Este tipo de resíduos paga uma taxa para ser feito o seu tratamento. Assim, no local de compra do novo são obrigados a receber o óleo usado, por troca. As oficinas dos hipermercados que vendem óleos lubrificantes devem receber os óleos usados.

Em alternativa, a entrega de óleos lubrificantes poderá de ser feita no Ecocentro, que está equipado para receber óleos minerais (geralmente utilizados em motores de veículos ou como lubrificantes), sem contaminação de água. Cada utilizador poderá depositar no contentor existente para o efeito até 50 Litros por semana.

Para grandes quantidades ou produções regulares deverá ser contactada a entidade gestora deste resíduos - Sogilub. A empresa que tem acordo com esta entidade, para a zona de Lisboa, é a Auto-Vila (21 206 49 05/06).

Esta entidade faz a recolha sem qualquer custo para o produtor. Refira-se que é proibido despejar este tipo de resíduos nos esgotos ou no solo.

no site DHURS: Fluxos Resíduos Especiais

Portanto, quando forem comprar óleo, avisem logo que lá vão deixar o velho.

Tristes daqueles que têm dinheiro para manterem um carro,mas quando chega a hora de fazer um trabalho porco que custa meia dúzia de euros a mandar fazer numa estação de serviço,o fazem no quintal,e depois não sabem o destino a dar ao lixo (grande poupança)[8b][8b][8b]

olha eu deixei há pouco tempo o óleo de um par de mudanças na junta do local onde mudei. esses até têm um fosso para quem quiser mudar lá... tentem essa solução.

se nao ia deixar ao ponto de recolha que é aqui perto [;)]

Tristes daqueles que têm dinheiro para manterem um carro,mas quando chega a hora de fazer um trabalho porco que custa meia dúzia de euros a mandar fazer numa estação de serviço,o fazem no quintal,e depois não sabem o destino a dar ao lixo (grande poupança)[8b][8b][8b]

se calhar tens um ordenado bom[;)]
eu ja não posso dizer o mesmo,e todos os euros fazem falta

mas eu tambem estou a ser estupido,existem hipermercados que mudam o oleo gratuitamente se lá comprar-mos o oleo,como o jumbo.
[8b]
o calor da-me cabo dos miolos[:D]

Como sempre o dinheiro vem primeiro!!

1- Sei o que lá entra, as suas especificações...
2- Sei o que é mudado
3- O óleo fica a escorrer até parar. Da ultima vez foram mais de 2 horas. Achas que na oficina fazem isso? Como sempre o dinheiro vem primeiro, e tempo é...
4- Pagar e bem para mudar o óleo na marca e depois chegar ao carro e metade estar por cima do motor? Não obrigado! Faço as coisas com o cuidado de serem minhas...
5- Sempre tive gosto em fazer as coisas eu e não tenho medo de sujar as mãos, tenho a politica de que se eu sei fazer faço, e as vezes se não sei aprendo.

Voltar
Superior