O volante ainda é necessário????

não queiram comparar com aviões.
mais depressa teremos carros que se conduzem sozinhos do que carros guiados por joystick. é impossível manter controlo e segurança com um comando desses, num automóvel.

Mas impossivel porquê? Já conduziste algum carro com joystick para dizer uma coisa dessas?
Eu acho que é muito mais perigoso conduzir com volante e pedais, onde tens que coordenar os movimentos das mãos com os pés do que seria conduzir com um joystick, onde apenas terias que incliná-lo para a direita ou para a esquerda, consoante o lado para onde quisesses virar e pressionar um gatilho no próprio joystick para acelerar e outro para travar. Não vejo onde está a dificuldade e o perigo. Pior é conduzir com volante, a maior parte das pessoas nem sabe ter uma postura manual correcta ao volante.

Já há um prototipo do C5 3.0i V6 com um volante bue pequeno e que nem é redondo. Concentra as funções de direcção, travagem e acelerador.

O volante é assim tão perigoso ? hoje em dia os volantes são deformáveis e os airbags estão cada vez melhores, além disso a segurança subiu a olhos vistos.

Bom, mas mesmo com a ligação física aos tirantes da direcção, penso que o volante poderia ser diferente. Como? Tenho várias ideias, mas ninguém mas quis comprar e sem gr@veto não as passo a ninguém ;)....

Agora imaginem-se sentados na poltrona do vosso qualquer GTI. A fazerem a Lagoa Azul só com a mão direita, repousada sobre uma pequena roda que controla fisicamente a direcção ???? Que tal.....???? (mão esquerda serve para irem a tirar fotos com o telm...) :) ;)

(com os materiais e tecnologia actual isto é bem possível, os veios da coluna de direcção não precisam de ser tão espessos com eram há anos).....

Já há um prototipo do C5 3.0i V6 com um volante bue pequeno e que nem é redondo. Concentra as funções de direcção, travagem e acelerador.

O volante é assim tão perigoso ? hoje em dia os volantes são deformáveis e os airbags estão cada vez melhores, além disso a segurança subiu a olhos vistos.

Sim há mais ideias já apresentadas em salões automóveis por todo o mundo...

Quanto ao perigo do volante: é o que dizem os tipos que vão buscar os corpos do pessoal que se esp3ta e leva com ele....não quero fazer o teste....

Podias ter ido ainda mais longe:

Hoje em dia o condutor não é preciso para quase nada, temos um gps, temos cruise control com radar, era só ligar as rodas ao gps, programar uma velocidade de cruzeiro qualquer e já está, até podia bater uma soneca e tudo! [:cool:]

A tecnologia "drive by wire" é possível de implementar nos automóveis desde que siga a linha de redundância aplicada nos aviões, isto é, não é uma cpu que identifica o sinal vindo do joystick e o transmite á parte mecânica mas sim várias. O "fly by wire" é quase infalível devido á improbabilidade de toda a electrónica avariar em simultâneo.

Acho que vai haver muita gente a cometer suicídio em breve LOL

O "joystick" está a ser pensado (já estive na presença de dois protótipos com esse dispositivo), e também o facto do automóvel conduzir sozinho (já vi varios testes e presenciei um seminário acerca dessa matéria).

E quanto as direcções, assim que conseguirem simular o "feeling" da estrada, preparem-se para levar com direcções eléctricas (basicamente esse é o maior inconveniente devido a clientela não gostar de uma direcção demasiada filtrada).

Por exemplo, no Mercedes SCL600, um protótipo apresentado já há alguns anos atrás, podia-se ver uma evolução do controlo através de joystick que, para mim, é o ideal: facilidade de condução e coordenação, permite que o carro seja conduzido tanto à esquerda como à direita sem a necessidade de alterações ao nivel dos elementos mecânicos e do tablier, etc.

3366Mercedes%20Benz%20SCL600.jpg

new_benz4.jpg

scl600-5_small.jpg

scl600_07.jpg

Pode ser uma questão de hábito, mas o joystick não dá a sensibilidade do volante. Já tentei por diversas vezes em jogos e nada tem a haver com o velho volante. Para quem gosta de sentir o carro penso que é uma frustação e perde-se o gozo todo da conduçao.

Mas impossivel porquê? Já conduziste algum carro com joystick para dizer uma coisa dessas?
Eu acho que é muito mais perigoso conduzir com volante e pedais, onde tens que coordenar os movimentos das mãos com os pés do que seria conduzir com um joystick, onde apenas terias que incliná-lo para a direita ou para a esquerda, consoante o lado para onde quisesses virar e pressionar um gatilho no próprio joystick para acelerar e outro para travar. Não vejo onde está a dificuldade e o perigo. Pior é conduzir com volante, a maior parte das pessoas nem sabe ter uma postura manual correcta ao volante.

acho que nunca usaste um joystick em jogos de carros [:)] quando vires a concentração que precisas para manter o movimento adequado... e se por acaso passas num buraco a mão foge-te, desvias o joystick e espetas-te contra uma parede [:D] acho que não tens noção nenhuma do que é conduzir com um joystick.

Tem tudo a ver. Jogos e vida real (not!) [:)] [:)]

Eu conduzo razoavelmente e nos jogos de automóveis sou um zero à esquerda. Conheço muita gente que são os maiores nos jogos e com um volante real nas mãos são uns azelhas.

Tem tudo a ver. Jogos e vida real (not!) [:)] [:)]

Eu conduzo razoavelmente e nos jogos de automóveis sou um zero à esquerda. Conheço muita gente que são os maiores nos jogos e com um volante real nas mãos são uns azelhas.

Estou de acordo, sem dúvida, mas isso também depende muito dos jogos.

Sugiro um teste no LifeForSpeed (www.lfs.net) com um volante com force speed back e pedais. Este jogo é online e joga-se apenas contra outros jogadores reais online (não é contra o computador). Na versão base é gratuito e perfeitamente jogável.

O problema da esmagadora maioria do jogos é a falta de realismo, o que não acontece com este (embora não seja um simulador perfeito).

Depois digam algo [;)]

Para além da questão da falta de feeling (o joystick é de manobrabilidade muito menos intuitiva do que o volante) deixo a seguinte pergunta:

Quando o condutor faz uma travagem um pouco mais forte porque é que, geralmente, é o único ocupante cujo corpo não se inclina para a frente ? Ou, pelo menos, inclina-se muito menos ?

Resposta: porque, subconscientemente, em milésimos de segundo - e porque é o único que sabe que vai travar, todos os outros são apanhados despevenidos - exerce força muscular nos braços (nos triceps) na medida do necessário a compensar a inércia do corpo em direcção ao volante.
E contra que objecto exerce essa força ? O aro do volante.

Só um aparte: uma vez tive que fazer uma travagem a fundo. Mas como fui apanhado desprevenido (olhei para a frente e estava fila parada) não tive tempo de me segurar ao volante (travei logo) e foi o cinto que me segurou.

Última edição:
Voltar
Superior