O volante ainda é necessário????

mpribas

Banido
Há muito tempo que ando com esta dúvida:

Os carros hoje em dia têm direcções levíssimas (quando não avariam).

O tradicional volante da direcção é extremamente leve ao manobrar-se, em qualquer automóvel, e pode ser ainda mais como já está provado pelos sistemas de assistência eléctricos à direcção que já vão sendo comuns em muitos carros.

Assim sendo, faz sentido ainda existir o volante?
É um apêndice perigoso, responsável pela morte em muitos casos de choque frontal, além de limitar o tamanho do air-bag.

Poderia ser substituido por uma manche na zona da manete das velocidades (um protótipo da mercedes dos anos 90 chegou a propôr isto) ou por um manipulo redondo tipo i-Drive da BMW (é este o nome não é?) colocado onde este i-Drive está colocado.

Qual a vossa opinião?

Não ....eu costumo conduzir com os joelhos [:)] [:)]

Agora a sério ...tens razão era bom que se caminha-se nessa direcção....é um objecto perigoso a nivel de embate

Não ....eu costumo conduzir com os joelhos [:)] [:)]

Agora a sério ...tens razão era bom que se caminha-se nessa direcção....é um objecto perigoso a nivel de embate

[:)] [:)] [:)] Eu uma vez no Porto apanhei um taxi em que o txista conduzia com a barriga [:)] [:)] [:)] ,

Num pais onde ainda nãos se vendem carros com cx automática, ia ser giro de ver venderem carros sem volante [:D]

Tens toda a razao...

Mas o volante está para o automóvel como as duas rodas estao para as motas comuns...

Acho que é um ponto de identificaçao de um automovel...

Apesar de te dar razao nos embates, etc... Tambem acho que o volante é parte do prazer de conduçao:D

Havia de ser giro o joystick avariar no meio de uma curva [:)]

Prefiro o volante, pelo menos sei que está fisicamente ligado ás rodas...

Alem de que tirar o volante do carro era tirar grande parte do prazer de condução...

edit: perguntem ao pessoal dos Mercedes de travões electrónicos qual foi a sensação de aquilo avariar...

Última edição:

...

Pois..... penso que nos sistemas actuais de assistência eléctrica já não está directamente ligado às rodas...

Alem de que tirar o volante do carro era tirar grande parte do prazer de condução...

edit: perguntem ao pessoal dos Mercedes de travões electrónicos qual foi a sensação de aquilo avariar...

Também não gosto de coisas eléctricas e sei da br0nca da MB nisso dos travões...
Mas os carros de direcção convencional (directa e mecânica) também ficam (ficavam) sem direcção, normalmente numa curva....

Obrigado pelas vossas opiniões.....

Acho que para utilização urbana o volante era bem substituído....

DEpois, estás-te a ver a fazer uma contra-brecagem com uma rodinha que cabe na tua mão??!?!?!?!?!? Era uma n0ia......

Nos carros com direção mecanica, não ficas sem direcção.

Esta apenas fica mais pesada [;)]

Tambem tenho ideia de que actualmente em alguns carros, o volante já não está ligado ás rodas mas não sei exactamente quais são...

Opiniões diferentes [:cool:]

Nos carros com direção mecanica, não ficas sem direcção.

Esta apenas fica mais pesada [;)]

Tambem tenho ideia de que actualmente em alguns carros, o volante já não está ligado ás rodas mas não sei exactamente quais são...

Opiniões diferentes [:cool:]

Quando fica mais pesada é quando perde a assistência hidráulica (nos que a têm). Mas mantem a ligação mecânica.

Nas conevcionais (mais comum de pinhão e cremalheira), se parte o veio (pouco usual), ou um tirante (pouco usual) ou uma rótula (mais frequente) então ficas MESMO sem direcção.....

Por alguma coisa é que não foi avante a experiência... :) mas que houve, houve.

Por acaso, já começa a ser tempo das marcas automóveis inventarem um sistema alternativo ao volante. A idéia de meter um joystick a controlar a direcção do carro até que não era mal pensado e podia-se acelerar e travar mediante o pressionar de gatilhos no dito joystick. Assim libertava-se toda a zona frontal do condutor de volante e pedais, que são das coisas que mais mazelas provocam em acidentes frontais.
Depressa nos habituariamos à nova forma de conduzir, além de que, com mudanças automáticas, o conforto seria muito maior.

Tirar o volante a um carro, é como tirar a **** a um homem

ou seja, sem ela, ou melhor, sem o usufruto que faz dela, o homem não vive, assim como o carro.

Por acaso, já começa a ser tempo das marcas automóveis inventarem um sistema alternativo ao volante. A idéia de meter um joystick a controlar a direcção do carro até que não era mal pensado e podia-se acelerar e travar mediante o pressionar de gatilhos no dito joystick. Assim libertava-se toda a zona frontal do condutor de volante e pedais, que são das coisas que mais mazelas provocam em acidentes frontais.
Depressa nos habituariamos à nova forma de conduzir, além de que, com mudanças automáticas, o conforto seria muito maior.

Deveria de ser lindo conduzir um carro desses... :rolleyes: [:)][:)][:)]

Pelo amor de Deus, vcs nunca ponham os pés num avião porque aqueles trambolhos são controlados "by wire" sem ligações mecânicas!

não queiram comparar com aviões.
mais depressa teremos carros que se conduzem sozinhos do que carros guiados por joystick. é impossível manter controlo e segurança com um comando desses, num automóvel.

Para um carro com joystick ou botões em vez de volante, teria de ser direcção by wire. E não vejo isso com bons olhos.

Claro que nos carros actuais a direcção pode partir e o carro fica sem direcção, mas nos by wire, isso pode acontecer devido a uma falha eletrónica simples mas que serve logo para ficar sem controlo.

É certo que os aviões já sãi by wire mas também é certo que eles fazem manobras a longo prazo (digamos assim) e nunca têm que parrar de urgência na passadeira ou virar bruscamente para fugir a um perigo inesperado na estrada. Claro que não estou a dizer que os aviões não tenham de ter reacção rápida, mas em caso de falha, os carros estão sujeitos a mais perigos, penso eu...

Voltar
Superior