O tópico do linux

Das primeiras coisas que fiz quando instalei linux era ver se havia bs player, só para nao ter que ir buscar as legendas...
Era um must!
Depois tenho uma data de jpeg de gajas boas que usava para o screensaver do windows, agora com o cinnamon ainda nao consegui por isso a funcar... instalei o xscreensaver mas nao consigo que va buscar esses jpeg's...

Já agora......falando de screenlets....
A Microsoft acabou com a maioria dos gadjets por questões de segurança......[8b]
No Linux, há carradas de screenlets e sem problemas nenhuns! E esta hein?....[:D]
Dos screenlets, destaco o radio......muito bom para ouvir as notícias ou relatos de futebol do meu FCP porque sou um nostálgico dos relatos de rádio (não necessita de browser aberto) enquanto se está no computador.
Havia o radio tray mas com estações pré-definidas estrangeiras e estilo de música muito específico.

Este tem muitas rádios nacionais:

Screenshot_08_03_2014_23_01_01.jpg

É o que eu digo... Bruno, assustas-me...
[:D]

Eu nem nunca tinha ouvido falar em screenlets!

Não deve faltar muito até o fórum ter um expert de Linux.
Qualquer dia estás a escrever livros sobre Linux.

É o que eu digo... Bruno, assustas-me...
[:D]

Eu nem nunca tinha ouvido falar em screenlets!

Não deve faltar muito até o fórum ter um expert de Linux.
Qualquer dia estás a escrever livros sobre Linux.

Epá.....informática é passatempo.....o que sei de Linux dava para um folhetozito apenas!![:D]
Mas os screenlets dão muito jeito ainda que alguns não funcionem por serem já muito antigos.

Para a malta do facebook, há screenlets que colocam as notificações no vosso ambiente de trabalho via RSS do FB!
Assim não precisam de abrir o browser para ir ao FB ver se têm alguma coisa!

Última edição:
Eu quando mudei abruptamente de Windows para Linux em 2006 (motivado pelo caos que era o Vista, e com a disponibilidade do Ubuntu) também passava quase todo o meu tempo livre a aprender sobre linux; passado umas semanas já os queixos caíam com os efeitos do compiz (acho que na altura ainda era o Beryl...) e com o PC em dual monitor, depois de multiplas edições do xorg.conf, que muitas vezes deixavam o sistema inutilizado, para já não falar em ter de instalar antes os drivers da Nvidia na linha de comandos, com o X em baixo... [:D]

Bons tempos...

Neste momento, acho que uma das grandes evoluções do Linux é a superior facilidade com que se instala quase tudo. Melhor que no windows, até, que é preciso andar muitas vezes nos sites dos fabricantes à procura dos drivers...

Eu uso Linux há muitos anos... mas em servidores.
Na altura ouvia muitos comentários tipo "o Linux substitui o Windows".
Ao que eu respondia "naaaaa... ainda não está pronto para isso".
Agora já está mais que pronto: está melhor!

Ainda assim lembro-me que a minha primeira experiência com linux terá sido no fim dos anos 90. Lembro-se de estar a compilar um kernel (na altura achava que o nirvana do geekness seria atingido no momento em que aprendesse a compilar um kernel de linux [:D] ) e lembro-me perfeitamente de aquilo dar erros a torto e a direito, a causa era ter um fantástico celeron 300A puxado a 450 Mhz, e não estar perfeitamente estável. Mas em windows corria perfeitamente...

Como sempre tive PC's com overclock, a partir daí um teste de estabilidade era compilar um kernel de linux [;)]

Mas a usabilidade e a facilidade de instalação de linux para as massas foi trazido pela Canonical, com o Ubuntu, não tenhamos dúvidas.

ontem instalei o cinnamon, e hoje estou a testar o xfce [:D]
Quem nao tem nada que fazer [:)]. eu ja achava o cinnamon rápido, mas o xfce é mais! de momento acho que vou manter este!
Só que tenho um problema, no arranque do pc quando chega a parte de escolher o sistema operativo, nao sai nada :(
sai uma mensagem no monitor: fora escala 46,4 khz 87 hz...
eu sei que se der na tecla direcional para baixo arranca o windows (xp), mas gostaria de poder ver o menu, e nao estar a cegas!!
Alguem já teve este problema?

Nunca apanhei legendas más com o BS Player.

E já vi mais de uma centena de filmes com ele.

Isso deve depender do tipo de cinema que gostas mas acredito que para filmes mais "da moda" onde existem mais opções que o BSplayer se safe bem. Agora eu costumo ver umas coisas mais "estranhas" já me aconteceu de tudo, legendas muito más, dessincronizadas e até legendas com o idioma trocado. Por isso prefiro antes de tirar algum filme vou ver a legendas que há e depois tiro versão correcta e quando não consigo arranjar legendas sincronizadas a maior parte delas são sincronizam-se facilmente com o subtitle workshop não existe para linux, mas existem alternativas Subtitle Workshop Alternatives for Linux - AlternativeTo.net

Isso deve depender do tipo de cinema que gostas mas acredito que para filmes mais "da moda" onde existem mais opções que o BSplayer se safe bem. Agora eu costumo ver umas coisas mais "estranhas" já me aconteceu de tudo, legendas muito más, dessincronizadas e até legendas com o idioma trocado. Por isso prefiro antes de tirar algum filme vou ver a legendas que há e depois tiro versão correcta e quando não consigo arranjar legendas sincronizadas a maior parte delas são sincronizam-se facilmente com o subtitle workshop não existe para linux, mas existem alternativas Subtitle Workshop Alternatives for Linux - AlternativeTo.net

Da moda por acaso não costumo ver. Vejo filmes antigos, e alguns também de cinema alternativo, mas nada de muito estranho.

Provavelmente nunca encontrei legendas erradas porque quando vou a fazer a "compra" do filme, escolho sempre as versões das "equipas" mais conhecidas em Portugal e no Brasil.

Yep, no meu caso legendas só por causa da minha mulher......ela percebe mais francês.
Por mim inglês serve perfeitamente.

Eu com o Inglês e Espanhol também me "desenrasco", o problema de gostar de cinema feito fora de Hollywood é que se acaba por ver filmes em idiomas muito estranhos que não se apanha uma, mas como sou um bocado preguiçoso ponho legendas em todos os filmes.

Eu quando mudei abruptamente de Windows para Linux em 2006 (motivado pelo caos que era o Vista, e com a disponibilidade do Ubuntu) também passava quase todo o meu tempo livre a aprender sobre linux; passado umas semanas já os queixos caíam com os efeitos do compiz (acho que na altura ainda era o Beryl...) e com o PC em dual monitor, depois de multiplas edições do xorg.conf, que muitas vezes deixavam o sistema inutilizado, para já não falar em ter de instalar antes os drivers da Nvidia na linha de comandos, com o X em baixo... [:D]

Bons tempos...

Neste momento, acho que uma das grandes evoluções do Linux é a superior facilidade com que se instala quase tudo. Melhor que no windows, até, que é preciso andar muitas vezes nos sites dos fabricantes à procura dos drivers...

Ainda tens de instalar os binários da NVIDIA assim, eu pelo menos não facilito, faço essa operação manualmente, saco-os eu, faço logout, paro o serviço do lightdm (KDE 4.12), sudo do binário e aqui vai disto. Só me correu mal uma vez no antepenúltimo que instalei, pois o binário tinha um bug, tive de o unzipar alterar um header de um ficheiro header em C, foi uma solução encontrada num fórum... chinês! [:D] [kiss]

Ainda tens de instalar os binários da NVIDIA assim, eu pelo menos não facilito, faço essa operação manualmente, saco-os eu, faço logout, paro o serviço do lightdm (KDE 4.12), sudo do binário e aqui vai disto. Só me correu mal uma vez no antepenúltimo que instalei, pois o binário tinha um bug, tive de o unzipar alterar um header de um ficheiro header em C, foi uma solução encontrada num fórum... chinês! [:D] [kiss]

Nem pensar, no Mint/Ubuntu vais ao driver manager ou coisa que o valha, que te diz que estão disponíveis "restricted drivers". Depois se concordares faz o download dos drivers da Nvidia (ou AMD se for o caso) e instala tudo automaticamente.

Manualmente só se for para instalar os drivers mais recentes ou betas, mas é uma dor de cabeça que não recomendo.

Nem pensar, no Mint/Ubuntu vais ao driver manager ou coisa que o valha, que te diz que estão disponíveis "restricted drivers". Depois se concordares faz o download dos drivers da Nvidia (ou AMD se for o caso) e instala tudo automaticamente.

Manualmente só se for para instalar os drivers mais recentes ou betas, mas é uma dor de cabeça que não recomendo.

Sim, eu instalo os mais recentes (beta só se tiver alguma funcionalidade que eu ache necessário) e não é dor de cabeça nenhuma, é fazer o que eu disse no post anterior, que é algo que qualquer utilizador de Linux que saiba usar a consola pode fazer. Além disso posso activar o DKMS para que, sempre que o kernel se actualizar, os drivers recompilam automaticamente para evitar problemas, dá para instalar os drivers de compatibilidade de 32-bits, posso deixar o ficheiro de configuração do Xorg.conf intacto se quiser ou pedir para ele ser actualizado (ele faz um backup automático), etc... [;)]

Além disso, como tenho agora o Steam no Linux, recomendo os drivers mais recentes para quem jogue.

Após estes primeiros dias de utilização do Mint, detectei alguns pormenores que provavelmente me vão obrigar a pôr as mãos na massa, visto que não funcionam bem:

- O indicador da bateria desapareceu do "panel" e não aparece disponível nos items para adicionar.
- Som: o som, no máximo, tem um volume muito inferior ao que tinha em Windows.
- Nível de brilho do ecran: sempre que o computador sai de suspensão, fica com o brilho no máximo, sendo necessário reduzi-lo manualmente.
- Combinação teclas FN+tecla função. Algumas funcionam, como é o caso das FN+F11 e F12, para aumentar e diminuir o volume de som, ou as FN+F5 e F6 para aumentar e diminuir o brilho do monitor, mas a tecla FN+F1, que eu utilizo muito e que serve simplesmente para colocar a máquina em suspensão, não funciona.

Se alguém souber como se resolve alguma destas questões ficaria agradecido![kiss]

Após estes primeiros dias de utilização do Mint, detectei alguns pormenores que provavelmente me vão obrigar a pôr as mãos na massa, visto que não funcionam bem:

- O indicador da bateria desapareceu do "panel" e não aparece disponível nos items para adicionar.
- Som: o som, no máximo, tem um volume muito inferior ao que tinha em Windows.
- Nível de brilho do ecran: sempre que o computador sai de suspensão, fica com o brilho no máximo, sendo necessário reduzi-lo manualmente.
- Combinação teclas FN+tecla função. Algumas funcionam, como é o caso das FN+F11 e F12, para aumentar e diminuir o volume de som, ou as FN+F5 e F6 para aumentar e diminuir o brilho do monitor, mas a tecla FN+F1, que eu utilizo muito e que serve simplesmente para colocar a máquina em suspensão, não funciona.

Se alguém souber como se resolve alguma destas questões ficaria agradecido![kiss]

BRILHO:
Tens Gnome misturado com XFCE.
É o Gnome que te está a meter o brilho no máximo.
Se fores ao menu de settings no XFCE deverás ter na lista dois POWER. Um Power Management e
um Power Manager. O Manager é do XFCE, o Management é do Gnome. Muda o brilho em ambos.

BATERIA:
Também no do Gnome (Management) activa o display do ícone da bateria no TAB "GENERAL".

SOM:
Tenta ver no menu SETTINGS -> VOLUME CONTROL, provavelmente tens alguns sliders a meio gás.

SUSPENSÃO:
Deverá ser FN+ESC.
Podes configurar atalhos no KEYBOARD (APPLICATION SHORTCUTS). Eu coloquei o mesmo atalho
do Windows (SUPER+L) a chamar o "xflock4".

Experimentei há uns bons anos. Tudo muito simples, demasiado até. Agora não sei como estará.

Se a máquina não for assim tão antiga iria sempre para Xfce em vez de Lxde.

Voltar
Superior