O tópico do linux

Há cerca de duas semanas formatei o portátil, com Windows 7, e coloquei na máquina virtual o Xubuntu (as always...) e o Mint XFCE para experimentar.
Depois de ler as últimas páginas deste tópico e ainda mais esta notícia
devo dizer que estou cheio de comichão para colocar o Mint XFCE como host e o Windows 7 na máquina virtual.
Tenho uma questão:
- o meu Windows 7 é original e tenho a respectiva chave. Posso instalá-lo numa VM com essa chave? Ou é preferível instalar uma "versão sem chave" para quando fôr preciso e removê-la quando não precisar?

Depende...
Se o Windows 7 vier com o computador, e a chave for um autocolante colado no computador,
acho que não podes usar.
Se o Windows 7 tiver sido comprado separado, acho que podes instalar na VM, mas tens de
ver se existe algum procedimento para desactivar a activação antiga, porque pode acontecer
não teres hipótese de voltar a usar a chave (por já ter sido usada uma vez).
Mas acho que no tópico do Windows, ou da Informática, és capaz de conseguir melhores
respostas que aqui.

Uma coisa é certa: Não existe problema nenhum em instalar uma licença do Windows numa VM.
Só depende do tipo de chave, e de estar disponível para ser usada ou não.

Bem, eu achava que tinha 2 sockets e que só uma estava ocupada com um DIMM de 2gb
Afinal tenho 2 sockets com 1gb cada...uma vez que comprei apenas 1 DIMM de 2gb, tenho agora 3Gb em vez de 4 como pretendia....mas chega na mesma.

Screenshot_06_03_2014_22_59_56.jpg

(...)

Uma coisa é certa: Não existe problema nenhum em instalar uma licença do Windows numa VM.

Domo arigato, Nuno-san.

Vou ver se a comichão passa... senão, no f-d-s vou andar aqui a inventar com as informáticas... [:cool:][:blush:]

Ó Grilo, esse "system monitor" vem com o Mint ou instalaste depois?
O "gestor de tarefas" disto é uma beca arcaico e me gusta mucho más o "system monitor"...

Ó Grilo, esse "system monitor" vem com o Mint ou instalaste depois?
O "gestor de tarefas" disto é uma beca arcaico e me gusta mucho más o "system monitor"...

Podes instalar.
Vai ao gestor de pacotes ou de software, escreve system monitor na pesquisa, e manda instalar.

Está "sempre" tudo no gestor de pacotes/software.

Agradecido aos dois.

Tinha isso no Xubuntu mas tinha ideia que já vinha e não tinha instalado.

Outra coisa que está a chatear é que, no Xubuntu, conseguia editar o que queria ter nos sub-menus.
Por exemplo: quando passo o rato por cima de "Definições" aparece lá um monte de porras que não preciso e queria eliminar por ex. "ecrã de boas vindas", "gestor de envios", etc...

Há maneira de remover?

Agradecido aos dois.

Outra coisa que está a chatear é que, no Xubuntu, conseguia editar o que queria ter nos sub-menus.
Por exemplo: quando passo o rato por cima de "Definições" aparece lá um monte de porras que não preciso e queria eliminar por ex. "ecrã de boas vindas", "gestor de envios", etc...

Há maneira de remover?

Pronto ó Nuno....esta já não sei resolver!![:D]

Não faço ideia patareco!:sh)

Há maneira de desligar ou memorizar a password no mint?
cada vez que abro o chrome, o mint pede password para keyring...

Já vi isso em qualquer lado, mas não me recordo.

Nenhuma das minhas máquinas (reais ou virtuais) pede password do keyring.
E não me recordo de alguma vez ter feito em nenhuma delas algo que fosse evitar
que aparecesse.

Portanto, deves ter feito qualquer coisa a mais.
Ou instalaste um keyring adicional (do Mate, Cinnamon, ou outro), ou então da
primeira vez que o keyring foi chamado deste uma password diferente da do
utilizador.

Podes experimentar mudar a password do keyring para a mesma do login, ou
meter em branco (remover a password). Ou ver qual é o que está a ser usado.

linux mint for noobs: Default Keyring asks password every login

linux - Why am I always asked to unlock my login keyring at startup? - Super User

10.10 - Chrome asks for password to unlock keyring on startup - Ask Ubuntu

How to get rid of “Enter password to unlock your login keyring” prompt in Ubuntu | Black God

Tens de verificar primeiro qual é a tua situação, ou seja, a razão pela qual tens
esse pedido.

Agradecido aos dois.

Há maneira de remover?

Instala o ALACARTE (no gestor de software).

O problema é que esse programa apenas edita o "default menu".
E por omissão o menu XFCE do Mint acho que tem um ficheiro próprio definido.
Portanto, terias de ir às propriedades do menu, e alterar a configuração para
usar o "default", e assim poderes editar (aparecem com o nome "Main Menu").

Mesmo assim, acho que é bem capaz de não funcionar muito bem...

Já vi para aí falarem de um editor para LXDE que funciona no XFCE... mas
não está nos repositórios do Mint.

Já vi isso em qualquer lado, mas não me recordo.

Nenhuma das minhas máquinas (reais ou virtuais) pede password do keyring.
E não me recordo de alguma vez ter feito em nenhuma delas algo que fosse evitar
que aparecesse.

Portanto, deves ter feito qualquer coisa a mais.
Ou instalaste um keyring adicional (do Mate, Cinnamon, ou outro), ou então da
primeira vez que o keyring foi chamado deste uma password diferente da do
utilizador.

Podes experimentar mudar a password do keyring para a mesma do login, ou
meter em branco (remover a password). Ou ver qual é o que está a ser usado.

linux mint for noobs: Default Keyring asks password every login

linux - Why am I always asked to unlock my login keyring at startup? - Super User

10.10 - Chrome asks for password to unlock keyring on startup - Ask Ubuntu

How to get rid of “Enter password to unlock your login keyring” prompt in Ubuntu | Black God

Tens de verificar primeiro qual é a tua situação, ou seja, a razão pela qual tens
esse pedido.

Vou dar uma vista de olhos nos links mas sei que não instalei um keyring...
Logo à noite vejo.
Só me faz isto para o google chrome. Mais nenhuma app me pede password.
O firefox p.ex. não pedia, nem mesmo para o site do google.

Se o Windows 7 tiver sido comprado separado, acho que podes instalar na VM, mas tens de
ver se existe algum procedimento para desactivar a activação antiga, porque pode acontecer
não teres hipótese de voltar a usar a chave (por já ter sido usada uma vez).
Mas acho que no tópico do Windows, ou da Informática, és capaz de conseguir melhores
respostas que aqui.

Dá (se não for uma licença OEM que veio com um portátil, por ex), mas vai dizer que tem um problema de activação e vai ter que telefonar para o 800-qualquer coisa da MS e digitar uma matriz de números, e depois inserir no computador outra que eles dão. Já me aconteceu, tenho também um Win7 home edition numa máquina virtual.

Convém antes fazer "slmgr -upk" numa linha de comandos em modo de administrador para remover a licença na máquina em que está instalado, mas não deve ser estritamente necessário, pois na altura já tinha formatado a máquina onde estava a instalação antiga e deu na mesma.

Voltar
Superior