O tópico do linux

Limitações devido aqui ao utilizador não conhecer bem, como referi. Mas sim, aquilo faz tudo, testei o "Word", fiz PDF´s mas é uma questão de habituação e ter mais bases sobre como é que aquilo funciona.

E o meu Notebook tem apenas 1GB de RAM... KUBUNTU não é muito apropriado para aquilo, mas XUBUNTU tudo tranquilo. Já agora, como é que se muda a barra para baixo e retira-se a outra "invisível" que está lá em baixo e que só aparece quando passamos lá o rato?

Botão do lado direito do rato em cima da barra, opção "customize panel" (não
sei o nome em português).

Já instalei o XUBUNTU e o KUBUNTU, com melhores resultados no X (mais leve, fácil de utilizar para instalar as aps e os upgrades). Só não gosto é da barra lá em cima no X (acho que nem dá para mudar, quem é que sabe??) e para quem esteve sempre habituado ao ambiente windows e à rebaldaria no que concerne à instalação de aplicações é um choque!! [:D]

O K tem um aspecto mais clean, mas o meu notebook passa-se com aquilo pois é muito mais pesado e mais do que uma vez ao instalar os updates, aquilo "encravava"!! Para além de que me estava sempre a pedir para colocar a pass da net wi-fi sempre que reiniciava o computador, enquanto que no X foi apenas uma vez, a primeira. E no K quando acedia às configurações da net dava ERRO!! [:D]

Foi uma boa experiência e agradeço ao Nuno156 os esclarecimentos, mas ter Linux no notebook é um bocado limitado (para mim obviamente), no entanto será algo que terei em conta num futuro PC.

Caro, Linux no Netbook é com Bodhi Linux ;) Bodhilinux.com

Estou pela primeira vez a utilizar o Wine, para instalar o Acrobat Reader X. Sim, eu sei que há alternativas nativas de Linux, mas preciso de uma função específica que apenas encontro no Acrobat.

Ora, o que estou a fazer é simplesmente sacar o ficheiro .exe, e depois clicando nele com o botão do lado direito, "abrir com o gestor Wine". Aparece todo o processo de instalação, mas no fim diz que esta foi interrompida antes de terminar. E não instala. Estou a fazer algo de errado?

Após umas pesquisas fui ter a este site como fazer dual boot com windows 7 e ubuntu e sinceramente n percebi pq é q ele cria duas partições 10GB e 2GB, n basta a primeira?

Essa de 2GiB deve ser para SWAP (tipo memória virtual do WINDOWS).
No LINUX a memória virtual é uma partição, ao contrário do WINDOWS que é
um ficheiro. Sendo uma partição o acesso é bem mais rápido que num ficheiro
no sistema operativo.

Ainda não experimentei essa, já a tinha visto e fiquei curioso, mas mesmo assim, a Bohdi dá boa resposta para quem quer o tradicional desktop e dá para ter á vontade qualquer app como nos outros desktops.

Eu experimentei muito pouco de LINPUS.
Comprei dois computadores que vinham com isso instalado de origem.

Um deles era um NETBOOK, e vinha com uma versão própria para esse
NETBOOK (optimizada). O NETBOOK tem apenas 512MiB de RAM e
um SSD (lento) de 8GiB. No entanto, o sistema ficava pronto em menos
de 10 segundos desde que se carregava no botão para ligar. E era tudo
muito rápido. Agora tenho FEDORA 14 nesse NETBOOK.

O outro tinha uma versão DESKTOP, mas como o que eu queria mesmo
era o CENTOS nessa máquina, nem testei o sistema, mas acho que
estava optimizado para Multimédia.

Às tantas, um dia destes, ainda volto a colocar o sistema original no
NETBOOK. Aquilo é mesmo rápido (e consome pouca bateria).

Estou pela primeira vez a utilizar o Wine, para instalar o Acrobat Reader X. Sim, eu sei que há alternativas nativas de Linux, mas preciso de uma função específica que apenas encontro no Acrobat.

Ora, o que estou a fazer é simplesmente sacar o ficheiro .exe, e depois clicando nele com o botão do lado direito, "abrir com o gestor Wine". Aparece todo o processo de instalação, mas no fim diz que esta foi interrompida antes de terminar. E não instala. Estou a fazer algo de errado?

Tens de correr o software de instalação do ACROBAT de dentro do
WINE.

Amanhã devo avançar com a instalação do Linux, a minha partição 1 tem 100GB, devo fazer 40GB para Linux e 60GB para 7, os dois instalados de raiz.

Faz diferença qual instalo 1º?

Devo fazer então a tal partição de SWAP?

Amanhã devo avançar com a instalação do Linux, a minha partição 1 tem 100GB, devo fazer 40GB para Linux e 60GB para 7, os dois instalados de raiz.

Faz diferença qual instalo 1º?

Devo fazer então a tal partição de SWAP?

Instalas primeiro o 7.

e depois para o Linux eu aconselho 3 partições:

1 para a /
2 para a /home
3 para o swap

a /home separada serve para manter os dados dos utilizadores separados do sistema e para depois, caso queiras instalar outra distribuição, basta fazer a instalação, manter a home e fazer setup do mesmo user para ficares com todas as tuas definições.

e a swap cria sempre, mesmo que tenhas muita RAM, just in case...

Instalas primeiro o 7.

e depois para o Linux eu aconselho 3 partições:

1 para a /
2 para a /home
3 para o swap

a /home separada serve para manter os dados dos utilizadores separados do sistema e para depois, caso queiras instalar outra distribuição, basta fazer a instalação, manter a home e fazer setup do mesmo user para ficares com todas as tuas definições.

e a swap cria sempre, mesmo que tenhas muita RAM, just in case...
é o meu conselho a todos que pretendem instalar linux. e por norma o espaço da swap é entre 2x a 4x a RAM.
faz-me muita confusão ver a /home na mesma partição do sistema. a vantagem é a partição do sistema não ter constrangimentos de espaço, mas essa vantagem é suprimida pela desvantagem de não ser fácil manter os ficheiros pessoais numa fresh install.

qual é a distro? o que queres fazer com ela?
se for para uso doméstico, estou com o nuno

É para uso doméstico apenas, manterei uma partição com W7 que irá correr os programas de trabalho.

Recapitulando, crio uma partição de 40GB e durante a instalação do Linux ele pede para escolher o tamanho dessas 3 partições? Se alguém tiver um tutorial é boa altura para partilhar.
A distro será a Mint 12 x64.

Voltar
Superior