O tópico do linux

Estou c + umas dúvidas:
- O 3º botão do rato n me está a funcionar, o da roda. A roda em si claro q funca mas, o scroll rápido n! Há alguma coisa q se possa fazer?

- O 'su' serve p/? Sei q é o root mas, n defini qq pwd para o user e qd coloco a minha n funciona.

E isto:
Tenho + uma questão:
Consegue-se fazer "reset" ao Grub? Penso q fiz alterações q n devia e queria voltar ao inicio.
Perdi o logotipo do Xubuntu ao iniciar em Linux (fico só c o cursor a piscar no lado esquerdo superior) e antes o menu de escolha era a cores e ficou a preto&branco.

Edd :)

Última edição:
no linux em geral? ou no ubuntu? [;)]

se quiseres uma coisa mais cutting-edge, vai para o sidux!

O sidux passou a aptosid há já algum tempo, por causa de conflitos dos developers com a fundação que o geria e é das minhas distros favoritas: aptosid.com :: aptosid - Debian hot and spicy!

Muito rápida e fluída, mas por ser cutting edge, às vezes dá-lhe uns vipes ao ser actualizada e conve´m ir lendo os forums antes de fazer actualizações, é uma distribuição que exige um pouco mais de atenção por parte do utilizador, já é para utilizadores intermédios.

XFCE é rápido mas diga-se que está cravejado de bugs. são pequenos bugs sem importância mas um bocado chatos... Copy pastes que funcionam mal e porcamente, não dar para maximizar janela com duplo clique na barra, icons que ficam manhosos etc.

Ando há 1 semana e tal a usar LINUX diariamente e tenho que admitir, não é para meninos.[8b]

Até atinar com a mrd das permissões foi o pesadelo completo...
Eu percebo que é para bem da segurança mas porra. Cada vez que meto uma pasta num directório com privilégios de admin, lá tenho que ir alterar as preferências.

Chatei-me no linux tb a falta de coerência de interfaces gráficas dos programas. Cada programa usa icons e "lógica" conforme a paranóia de quem o programou...

Tudo se ultrapassa mas não me venham com histórias: continua a ser um SO que exige alguma discernimento.

Por exemplo dou comigo a usar constantemente a janela de terminal para tudo inclusivamente para correr programas... [:D][:D]

Já agora como é que faço para actualizar o firefox para última versão via linha de comandos?

Mas não desisto.

Já tenho servidor APACHE + SQL tudo a bombar 5 estrelas[kiss]
Só me falta aprender a usar o GIMP como deve ser para ficar livre do Windows a 100%.

Há uma semana? Correr programas normais por linha de comandos? :s A distribuição mais user-friendly que eu já experimentei foi a do Linux Mint e só tenho a dizer coisas boas.

Tirando uma outra coisa que às vezes é preciso por a mão na massa para por a dar (fruto de alguma incompatibilidade ou má pré-configuração automática de hardware, normalmente por ser proprietário), tipo hibernação ou sleep do PC (já bati muitas vezes com a cabeça por causa disto, mas acabei quase sempre por conseguir resolver), configurar teclas rápidas de acesso, a wireless que não dá logo de imediato, etc..., no que toca a aplicações nunca tive grandes chatices.

Outra coisa é que há software que está sempre à distância da instalação de um repositório, não sei porque é que isso te há-de "chatear", é adicionar o repositório uma vez e provavelmente nunca ou dificilmente teres de te preocupar em actualizar de novo o mesmo. Onde é que no Windows e no Mac fazes isso à distância de 2 ou 3 cliques? Também podes adicionar repositórios graficamente, através dos gestores de software.

O sidux passou a aptosid há já algum tempo, por causa de conflitos dos developers com a fundação que o geria e é das minhas distros favoritas: aptosid.com :: aptosid - Debian hot and spicy!

Muito rápida e fluída, mas por ser cutting edge, às vezes dá-lhe uns vipes ao ser actualizada e conve´m ir lendo os forums antes de fazer actualizações, é uma distribuição que exige um pouco mais de atenção por parte do utilizador, já é para utilizadores intermédios.

ena, não sabia. eu usei sidux durante 2 ou 3 anos, até há um par de anos atrás... e regressei de novo ao sabayon.
a actualização daquilo era, por vezes, roleta russa [:D]

vendo bem, tenho sido um inconstante... comecei com mandrake (1998! 1999?), depois mepis (que boas recordações me deixou!), opensuse, kororaa (opengl para fazer inveja), gentoo (uma tarde para compilar o openoffice hahaha!), mint (salvou-me de uma asneira no gentoo), sabayon (o portage ficou-me no sangue), sidux (quando achei que distros binárias é que era), e regressei ao sabayon (com o equo, gestor de instalação de binários) ...

o debian, uma das poucas distros que sobreviveram com o passadar dos anos (juntamente com redhat, slackware e suse) tem 3 tipos de nível de desenvolvimento. uma delas, a sid (sid é a personagem rapaz rufia do toystory) é a instável por usar pacotes nas suas últimas versões. já agora, ao contrário do ubuntu que batiza as versões que lança de uma forma aleatória (parece! :-D) as versões da debian usam os nomes das personagens da toystory. a única que não muda de nome é a sid.
o sidux era uma distro baseada em debian-sid, mas com algum trabalho de forma a mantê-la estável. lembro-me do kernel ser compilado pela malta do sidux.

o debian, uma das poucas distros que sobreviveram com o passadar dos anos (juntamente com redhat, slackware e suse) tem 3 tipos de nível de desenvolvimento. uma delas, a sid (sid é a personagem rapaz rufia do toystory) é a instável por usar pacotes nas suas últimas versões. já agora, ao contrário do ubuntu que batiza as versões que lança de uma forma aleatória (parece! :-D) as versões da debian usam os nomes das personagens da toystory. a única que não muda de nome é a sid.
o sidux era uma distro baseada em debian-sid, mas com algum trabalho de forma a mantê-la estável. lembro-me do kernel ser compilado pela malta do sidux.

Isso não mudou no aptosid, continua a ser assim ;)

via ANSOL

De acordo com a ESOP, o Estado gastou 160 milhões de Euro em 2009 em "Software
Informático", e esse valor podia ser reduzido para metade com recurso ao
Software Livre.[1]

O Orçamento de Estado de 2012, aprovado na generalidade, prevê o gasto de
101.716.447€ em "Software Informático", 48.347.469€ para Serviços e Fundos
Autónomos, e 52.269.008€ para Serviços Integrados. A ANSOL defende a
obrigatoriedade em usar Software Livre, sempre que possível, como restrição
para o uso deste valor, prevendo que tal medida faria reduzir substancialmente
o valor efectivamento usado nestas rúbricas.

O PCP fez ontem uma proposta de alteração nesse sentido[2], a qual a ANSOL
subscreve. Relembramos que foi apresentada uma proposta semelhante para o
Orçamento de Estado de 2011[3], que, contudo, foi rejeitada com o voto contra
do PS e a abstenção do PSD.

Lê-se na proposta:
"As despesas com aquisição de licenças de software, previstas nas rubricas
“software informático” dos orçamentos dos serviços integrados e dos serviços e
fundos autónomos, apenas poderão ser executadas nos casos em que seja
fundamentadamente demonstrada a inexistência de soluções alternativas em
software livre."

Esta proposta aguarda agora Voto em Comissão, mas ainda não há data prevista
para esta votação.

[1] ESOP » Estado gasta 160 milhões de Euros por ano em software
[2]
Detalhe Proposta de Alteração
[3]
Propostas de Alteração à Proposta de Lei n.º 42/XI/2ª

apesar da notícia não estar directamente ou unicamente associada ao linux, parece-me que este poderia ser um bom sítio para a colocar... ou então no tópico da crise.

Pessoal, preciso da vossa ajuda para um problema aqui com o Ubuntu.

Desde à uns tempos, nas actualizações há um pacote que me dá erro e acaba por não fazer nenhum actualização.

Necessitei agora de instalar o Flash e mesmo pela consola, dá-me erro...

Já estive no Synaptic a tentar fazer as instalações e do flash, já estive a procurar pela net e não consegui resolver o meu problema.

Vou deixar uma imagem dum Print Screen do erro que me aparece quando faço o "Recarregar".

Obrigado

EDIT: Ja consegui instalar o Flash, pesquisei "Flash" pelo Synaptic, Marquei para instalação, "Apliquei" e instalou direito, funciona impec até ver.

Mantem-se é o problema das actualizações, continua a dar-me aquele erro!

EDIT2: Acabei de instalar 270 pacotes em falta, mas continua a aparecer-me o raio do erro...

Última edição:
não terás tu, em alguma altura, acrescentado um repositório que entretanto foi descontinuado?

Provavelmente foi isso que lhe aconteceu, mas não há problema nenhum! Não vais deixar de fazer os downloads, é só um aviso a dizer que esse repositório não foi encontrado. Podes sempre ir às opções do Synaptic, editar os repositórios e eliminar/comentar esse para o erro não voltar a aparecer. Mas olha que eu acho que esse URL do respositório está errado, até porque é Grub Customizer e não costumizer :P

Boas pessoal eu vou definitivamente livrar-me do wubi e vou instalar agora o XUBUNTU através da instalação ''como deve ser'' vou gravar o CD agora, só que não tenho aqui CD's comigo só tenho DVD's e não me aptece tar a ir comprar, posso gravar o XUBUNTU aí e instalar a partir daí?

Linux Mint 12 Released Today - Slashdot

excelente distro para quem quer entrar no mundo linux (ou para quem já lá ande), sem os atrofios do gnome3.

karane96: podes gravar uma imagem para uma pen. no site do ubuntu está tudo explicado.
depois, reinicias a máquina com a pen metida (poderás ter que ir à BIOS para lhe dizer que deve tb ir à pen ANTES de ir ao disco rígido).

Linux Mint 12 Released Today - Slashdot

excelente distro para quem quer entrar no mundo linux (ou para quem já lá ande), sem os atrofios do gnome3.

karane96: podes gravar uma imagem para uma pen. no site do ubuntu está tudo explicado.
depois, reinicias a máquina com a pen metida (poderás ter que ir à BIOS para lhe dizer que deve tb ir à pen ANTES de ir ao disco rígido).

Pois, mas já consegui com DVD, mas acho que o meu PC não dá para fazer boot atrvés de uma pen:sh)

mas anyway, tou agora com este problema do wireless

Erm...podia dizer-me onde fica a consola é que eu instalei o XUBUNTU em ingles.

EDIT:já encontrei vou exprimentar agora

Última edição:
Fiz isso, mas não refere nada de wireless

aqui fica o resultado:

00:00.0 Host bridge: Intel Corporation 82865G/PE/P DRAM Controller/Host-Hub Interface (rev
02)
00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation 82865G Integrated Graphics Controller
(rev 02)
00:06.0 System peripheral: Intel Corporation 82865G/PE/P Processor to I/O Memory Interface
(rev 02)
00:1d.0 USB Controller: Intel Corporation 82801EB/ER (ICH5/ICH5R) USB UHCI Controller
#1 (rev 02)
00:1d.1 USB Controller: Intel Corporation 82801EB/ER (ICH5/ICH5R) USB UHCI Controller
#2 (rev 02)
00:1d.2 USB Controller: Intel Corporation 82801EB/ER (ICH5/ICH5R) USB UHCI Controller
#3 (rev 02)
00:1d.3 USB Controller: Intel Corporation 82801EB/ER (ICH5/ICH5R) USB UHCI Controller
#4 (rev 02)
00:1d.7 USB Controller: Intel Corporation 82801EB/ER (ICH5/ICH5R) USB2 EHCI Controller
(rev 02)
00:1e.0 PCI bridge: Intel Corporation 82801 PCI Bridge (rev c2)
00:1f.0 ISA bridge: Intel Corporation 82801EB/ER (ICH5/ICH5R) LPC Interface Bridge (rev
02)
00:1f.1 IDE interface: Intel Corporation 82801EB/ER (ICH5/ICH5R) IDE Controller (rev 02)
00:1f.3 SMBus: Intel Corporation 82801EB/ER (ICH5/ICH5R) SMBus Controller (rev 02)
00:1f.5 Multimedia audio controller: Intel Corporation 82801EB/ER (ICH5/ICH5R) AC'97
Audio Controller (rev 02)
01:05.0 Ethernet controller: Realtek Semiconductor Co., Ltd. RTL-8139/8139C/8139C+ (rev 10)

Já agora a minha pen de wireless é uma ralink rt2870

Voltar
Superior