O tópico do linux

Desde há algum tempo uso o ubuntu numa virtualbox e funciona 5 estrelas. Vou usar para homebanking e navegar por mares onde a virose abunda [:)].
Só há uma coisa que me irrita, quando fica em fullscreen, não me consigo voltar ao Windows sem fazer logout do ubuntu.
Do mesmo modo, tenho um Win xP tb virtual e posso mudar através duma barra de ferramentas que não me aparece no ubuntu.

Eu fiquei-me no 11.04 mas, n estou a gostar mt tb... parece-me algo pesado. Agora n sei é c/ é q se desintala e volta a colocar outra em cima.

Edd :)

Não precisas desinstalar nada.
Instala XFCE no UBUNTU.
No login escolhe XFCE, e tens o problema resolvido.

UNITY / GNOME3 / KDE4 são comilões de recursos.
Pelo que basta mudar de ambiente gráfico. E o XFCE é o mais equilibrado.

Desde há algum tempo uso o ubuntu numa virtualbox e funciona 5 estrelas. Vou usar para homebanking e navegar por mares onde a virose abunda [:)].
Só há uma coisa que me irrita, quando fica em fullscreen, não me consigo voltar ao Windows sem fazer logout do ubuntu.
Do mesmo modo, tenho um Win xP tb virtual e posso mudar através duma barra de ferramentas que não me aparece no ubuntu.

Qual a máquina virtual que usas? VIRTUALBOX?
Se sim, experimenta colocar o rato no fundo do ecrã a meio, e deverá aparecer uma barra
que te permite mudar para o modo normal, entre outras coisas.

Nuno,
Podes colocar aqui c/ é q isso se faz? Dps conseguimos fazer c q o XFCE fique o ambiente p omissão ou temos de seleccionar?

Pode ficar por omissão.
Para instalar é como qualquer outro programa. Vais ao gestor de pacotes, escreves XFCE e mandas
procurar. Picas os que tiverem XFCE no nome, e mandas instalar.

Não sei como é no UBUNTU, mas no FEDORA até tem um conjunto de pacotes logo com o nome
XFCE, e basta instalar esse.

attachment.php

attachment.php

XFCE.jpg
XFCE2.jpg

Como o Nuno já disse é XFCE.

Bem vou tentar explicar isto às 3 pancadas, se eu dizer alguma asneira alguém que me corrija.

Basicamente são todos de base Linux (ou Unix julgo eu) e a diferença resido no ambiente gráfico. O Ubuntu é o "standard" que nos ultimos anos tem apostado muito na modernização do ambiente gráfico, para ficar mais bonito e "maquilhado".

O Xubuntu acaba por ser a distribuição para computadores mais velhotes e sem grande capacidade de processamento, é mais básico no seu ambiente gráfico, apesar de eu o achar bonitinho até.

O xubuntu que instalei foi mesmo o 11.10, e tá impecável, com uma rapidez muito acima do razoável. O computador é o que falei na página anterior. O ambiente gráfico continua a ser o "normal", sem barrinhas de acesso rápido do lado esquerdo e essas coisas. Se tiveres curiosidade espreita no Youtube.

Também se pode usar a solução adoptada pelo andred, que tem o Xubuntu com o Ubuntu sobreposto (pelo menos foi o que eu percebi [:D]) mas isso já é muito para mim, e sinceramente, não o pretendo fazer no meu caso.

Como o Nuno explicou posteriormente, a "base" do UBUNTU e do XUBUNTU é a mesma. Sendo que eu instalei inicialmente o XUBUNTU e posteriormente adicionei o ambiente gráfico do UBUNTU. [;)]

Se quiser mudar, ao fazer login é só escolher o XUBUNTU ou o XFCE.

Continuo com o UBUNTU, porque não o considero lento neste portátil e já começo a habituar-me a barra de atalho.

Qual a máquina virtual que usas? VIRTUALBOX?
Se sim, experimenta colocar o rato no fundo do ecrã a meio, e deverá aparecer uma barra
que te permite mudar para o modo normal, entre outras coisas.

Exactamente esse.
Não aparece com o ubuntu [8b] Já tentei tudo.
Com o windows XP aparece.

Exactamente esse.
Não aparece com o ubuntu [8b] Já tentei tudo.
Com o windows XP aparece.

Tem de aparecer.
Tens de meter o ponteiro do rato no local certo.

De qualquer modo tens uma alternativa via teclado:
1. No VirtualBox Manager vais ao menu FILE -> PREFERENCES
2. Vês em INPUT qual a HOST KEY que está definida (por omissão é o
CTRL do lado direito, mas podes definir outra).
3. Quando estiveres a usar a máquina virtual, podes alternar no modo
de ecrã usando a tal tecla com F (Full Screen) ou L (Seamless).

Exemplo:
Eu defini a tecla PAUSE.
Se eu fizer PAUSE+F, fico em FULL SCREEN.
Voltando a fazer PAUSE+F volto a ecrã normal.

Actualização lol

Já tenho o Kubuntu 11.10 instalado, dual boot com win 7 lol
Até agora está a ir bem, apenas uma coisa.

Não detecta a placa wireless pci, é uma Gigabyte GN-WP01GM, como faço para a instalar etc? Já andei à procura mas não me consegui safar, pelo que diz aqui: https://help.ubuntu.com/community/H...ntsWirelessNetworkCardsGigabyteTechnology#PCI deveria ser algo out of the box?

De notar que com win 7 esta placa também é meio esquisita lol

Alguém pode dar uma ajuda?

Tem de aparecer.
Tens de meter o ponteiro do rato no local certo.

De qualquer modo tens uma alternativa via teclado:
1. No VirtualBox Manager vais ao menu FILE -> PREFERENCES
2. Vês em INPUT qual a HOST KEY que está definida (por omissão é o
CTRL do lado direito, mas podes definir outra).
3. Quando estiveres a usar a máquina virtual, podes alternar no modo
de ecrã usando a tal tecla com F (Full Screen) ou L (Seamless).

Exemplo:
Eu defini a tecla PAUSE.
Se eu fizer PAUSE+F, fico em FULL SCREEN.
Voltando a fazer PAUSE+F volto a ecrã normal.

Que cabeça de burro., nem quero acreditar...
facepalm.gif

Eu sabia qual era a tecla host mas não me dei ao trabalho de procurar os atalhos.
De maneiras que carregava no host e ficava ali a olhar para morte da bezerra...

Actualização lol

Já tenho o Kubuntu 11.10 instalado, dual boot com win 7 lol
Até agora está a ir bem, apenas uma coisa.

Nâo detecta a placa wireless pci, é uma Gigabyte WP01GM, como faço para a instalar etc? Já andei à procura mas não me consegui safar, pelo que diz aqui: https://help.ubuntu.com/community/H...ntsWirelessNetworkCardsGigabyteTechnology#PCI deveria ser algo out of the box?

De notar que com win 7 esta placa também é meio esquisita lol

Regra geral: no LINUX não se instalam DRIVERS.
As excepções são para tratar com IMENSO cuidado.
Tanto cuidado que, o ideal é confirmar primeiro se realmente é necessário
instalar o que quer que seja.

Segundo o LINK que colocaste, não é necessário instalar nada.

Portanto, tens de ver na gestão de rede o que lá tens. Provavelmente será um
problema de configuração.

Não sei como é no KDE4 (KUBUNTU), mas no GNOME2 (e outros), existe a
possibilidade de chamar o NETWORK MANAGER do ícone de rede. Também não
sei qual foi a ideia de instalar isso com KDE... mas enfim...

My Perfect Kubuntu 10.04 Desktop | bigbrovar
Network Manager
Kubuntu uses the plasma-widget-networkmanagement which is just ok for basic network management tasks but when it gets real complicated, you might want something much more robust and stable. The kde 4 frontend to network manager is still under heavy development and currently is not on per with the gnome network manager in area of features and stability. It is for this reason that I prefer the gnome frontend to network manager. More so since it require very minimal gnome dependencies to run. (Its a matter of choice really)

Verifica se tens o NETWORK MANAGER instalado, e o WPA_SUPPLICANT.

https://help.ubuntu.com/community/NetworkManager0.7
https://help.ubuntu.com/community/NetworkManager
wpa_supplicant - Wikipedia, the free encyclopedia

UNITY [:vm)]
GNOME3 [:vm)]
KDE4 [:vm)]
GNOME2 [:cool:]
XFCE [:cool:]
LXDE [:cool:]

Mas cada um que escolha o veneno que quiser...

Linus Torvalds Ditches GNOME For Xfce
Why GNOME refugees love Xfce ? The Register

Pode ficar por omissão.
Para instalar é como qualquer outro programa. Vais ao gestor de pacotes, escreves XFCE e mandas
procurar. Picas os que tiverem XFCE no nome, e mandas instalar.

Não sei como é no UBUNTU, mas no FEDORA até tem um conjunto de pacotes logo com o nome
XFCE, e basta instalar esse.

attachment.php

attachment.php

Ver anexo 103921
Ver anexo 103920
Nuno156,

Estive a tentar achar o pacote de XFCE mas, n há disponível.
Tenho KDE e Gnome - XFCE nada, no entanto, se procurar p XFCE ou XUBUNTU aparecem algumas coisas, só q agora c/ sou nabo nestas coisas n estou a achar ou melhor, tenho receio de instalar coisas q n são.

Como o Nuno explicou posteriormente, a "base" do UBUNTU e do XUBUNTU é a mesma. Sendo que eu instalei inicialmente o XUBUNTU e posteriormente adicionei o ambiente gráfico do UBUNTU. [;)]

Se quiser mudar, ao fazer login é só escolher o XUBUNTU ou o XFCE.

Continuo com o UBUNTU, porque não o considero lento neste portátil e já começo a habituar-me a barra de atalho.
OK!
Agora e fazer ao contrário? hehe [:D]

são os meta-pacotes. as distros binárias que conheço têm esse conceito de meta-package.
Deixa-te lá de coisas e explica-la c/ é q instalo o XFCE em cima do Ubuntu... [:D] [;)]
Na brinca! [:p]

Nuno156,

Tenho KDE e Gnome - XFCE nada, no entanto, se procurar p XFCE ou XUBUNTU aparecem algumas coisas, só q agora c/ sou nabo nestas coisas n estou a achar ou melhor, tenho receio de instalar coisas q n são.

OK!

Deixa-te lá de coisas e explica-la c/ é q instalo o XFCE em cima do Ubuntu... [:D] [;)]

Estás a "mancar" comigo?
[;)]

Foste tu que colocaste esta imagem do teu sistema:

capturaecragestordepacoy.png

Ora, naquela lista do lado esquerdo, o que é que está ali escrito na 6ª opção a
contar do fim?

Última edição:
Nuno156,

OK!

Eddyeu estou a fazer o mesmo que tu. Segui a indicação do ElGamal e procurei o tal meta-pacote.
No centro de programas escreve na pesquisa "XFCE". No fim da pesquisa tens uma opção em baixo para mostrar os ficheiros técnicos ocultos ou lá o que é... Clic lá e procura o meta-pacote do XFCE desktop Environment.

Agora sou eu que peço ajuda. No fim de instalar o tal meta-pacote do XFCE como faço para o activar? tenho que reiniciar o pc? escrever algo na linha de comando?

Eddyeu estou a fazer o mesmo que tu. Segui a indicação do ElGamal e procurei o tal meta-pacote.
No centro de programas escreve na pesquisa "XFCE". No fim da pesquisa tens uma opção em baixo para mostrar os ficheiros técnicos ocultos ou lá o que é... Clic lá e procura o meta-pacote do XFCE desktop Environment.

Agora sou eu que peço ajuda. No fim de instalar o tal meta-pacote do XFCE como faço para o activar? tenho que reiniciar o pc? escrever algo na linha de comando?

Na janela de login deverás ter a possibilidade de escolher o ambiente
no qual pretendes trabalhar depois de fazer login.

Se isso não acontecer... responde à questão:
Qual foi o ambiente original que instalaste?
Acho que há alguns que não pedem isto que acabei de referir.

Terei de ver para o caso concreto.

Voltar
Superior