O tópico do linux

SIm, do XUBUNTU não vou esperar lentidão, só mesmo os programas que pdorei instalar e claro quantos estão abertos ao mesmo tempo.

Como a memória para o portátil não foi cara e para aproveitar que iam resolver-me o problema do touchpad, juntei o útil ao agradavel. Pelo menos foi uma boa notícia para a minha esposa: Não vou gastar dinheiro em um portátil novo. [:D]

Futuramente irei comprar um disco externo.

Quanto ao pc da minha irmã é Pentium 4 3.0GHZ com 512Mb de RAM.

Penso que não seja necessário colocar mais RAM porque ela não irá usar programas pesados.

Depende... se a gráfica também usar memória partilhada, resta muito pouca.
Mas é uma questão de fazer a experiência. Mas com tão pouca memória, não vai
dar para mais nada que não um XUBUNTU (XFCE) ou LUBUNTU (LXDE).

Depende... se a gráfica também usar memória partilhada, resta muito pouca.
Mas é uma questão de fazer a experiência. Mas com tão pouca memória, não vai
dar para mais nada que não um XUBUNTU (XFCE) ou LUBUNTU (LXDE).

O computador dela não é portátil. Tem uma placa gráfica dedicada. Foi um pc montado por mim antes de comprar este portátil. E ela ficou com ele. Comprou-se um disco de 500Gb(SATA) e 1 LCD da Asus, ficando tudo por 128€.

Julgo que chega e sobra para o XUBUNTU.

Sobre a firewall aonde a posso encontrar?

LINUX já traz isso tudo... e já deve estar instalada e a funcionar.

O computador dela não é portátil. Tem uma placa gráfica dedicada. Foi um pc montado por mim antes de comprar este portátil. E ela ficou com ele. Comprou-se um disco de 500Gb(SATA) e 1 LCD da Asus, ficando tudo por 128€.

Não estou a usar nem XFCE nem UBUNTU, por isso não sei exactamente onde está no
menu. Mas deverá ser qualquer coisa como sistema / administração e firewall. Também
podes procurar no "painel de controlo" / "preferências do sistema".

Mas em princípio não necessitas de mexer nisso.

Normalmente, todas as distribuições Linux trazem o iptables instalado, é a firewall "base" e provavelmente das melhores senão a melhor que por aí anda. O problema é que a gestão dela não é fácil e os interfaces visuais para configurar o iptables não abundam, mas também dificilmente tens de te preocupar com invasões num Linux, principalmente se a distribuição for conhecida e bem mantida.

De qualquer das formas, deixo aqui 3 interfaces para experimentares, que configuram o iptables, podes instalar a partir do Gestor de Pacotes/Software:

Firestarter
- sudo apt-get install firestarter - Firestarter

Firewall Builder - sudo apt-get install fwbuilder - Firewall Builder 4 | Simplifying Firewall Management

Gufw - sudo apt-get install gufw -Gufw – Easy to use Ubuntu Firewall

Esta última, a Gufw, deve chegar para as necessidades do pessoal iniciado:

Gufw – Firewalls have never been easier! « More than one OS

Última edição:
Não estou a usar nem XFCE nem UBUNTU, por isso não sei exactamente onde está no
menu. Mas deverá ser qualquer coisa como sistema / administração e firewall. Também
podes procurar no "painel de controlo" / "preferências do sistema".

Mas em princípio não necessitas de mexer nisso.

Fiz uma pesquisa ligeira e descobri que o XUBUNTU não "trás" e o mais recomendado é o Firestarter. Mas no XBUNTU Software apacere os seguintes. O que achas que seja o melhor?

Normalmente, todas as distribuições Linux trazem o iptables instalado, é a firewall "base" e provavelmente das melhores senão a melhor que por aí anda. O problema é que a gestão dela não é fácil e os interfaces visuais para configurar o iptables não abundam, mas também dificilmente tens de te preocupar com invasões num Linux, principalmente se a distribuição for conhecida e bem mantida.

De qualquer das formas, deixo aqui 3 interfaces para experimentares, que configuram o iptables, podes instalar a partir do Gestor de Pacotes/Software:

Firestarter
- sudo apt-get install firestarter - Firestarter

Firewall Builder - sudo apt-get install fwbuilder - Firewall Builder 4 | Simplifying Firewall Management

Gufw - sudo apt-get install gufw -Gufw – Easy to use Ubuntu Firewall

Esta última, a Gufw, deve chegar para as necessidades do pessoal iniciado:

Gufw – Firewalls have never been easier! « More than one OS

Só vi o teu post depois de colocar o meu anterior post.

Obrigado pela informação. [;)]

Fiz uma pesquisa ligeira e descobri que o XUBUNTU não "trás" e o mais recomendado é o Firestarter. Mas no XBUNTU Software apacere os seguintes. O que achas que seja o melhor?

Começa pela mais simples, a Gufw, é a 1ª que mostras aí :) Se achares que precisas de algo mais elaborado, experimenta a Firewall Builder e a Firestarter.

Já agora, se usares o Google para pesquisares o melhor software para cada área, vais encontrar MUITA coisa, muitas críticas/reviews, muitos comentários, etc... O que eu costumo fazer até é 1º limitar as pesquisas a 1 ano, que assim consigo obter o que está mais actual, mais rapidamente :) (mas não quer dizer que esteja tudo confinado ao espaço de 1 ano, podes ir alargando a pesquisa para 2-3 anos para trás) ;)

Começa pela mais simples, a Gufw, é a 1ª que mostras aí :) Se achares que precisas de algo mais elaborado, experimenta a Firewall Builder e a Firestarter.

Já agora, se usares o Google para pesquisares o melhor software para cada área, vais encontrar MUITA coisa, muitas críticas/reviews, muitos comentários, etc... O que eu costumo fazer até é 1º limitar as pesquisas a 1 ano, que assim consigo obter o que está mais actual, mais rapidamente :) (mas não quer dizer que esteja tudo confinado ao espaço de 1 ano, podes ir alargando a pesquisa para 2-3 anos para trás) ;)

Acabei por instalar essa 1ª opção. Logo irei experimenta-la.

Obrigado. [;)]

Pessoal, instalei por curiosidade o Ubuntu 10.04 no desktop e é a 1a vez que trabalho num SO diferente do Windows.

Contudo estou a ter alguns no firefox, muitas vezes se estou a ver um filme no youtube e se abrir outro separador, a pág do youtube bloqueia, ou em determinados sites se carregar no botão direito do rato para abrir o menu, a pág fica bloqueada e obriga-me a fechar o browser.

Já aconteceu isto a alguém?

Pessoal, instalei por curiosidade o Ubuntu 10.04 no desktop e é a 1a vez que trabalho num SO diferente do Windows.

Contudo estou a ter alguns no firefox, muitas vezes se estou a ver um filme no youtube e se abrir outro separador, a pág do youtube bloqueia, ou em determinados sites se carregar no botão direito do rato para abrir o menu, a pág fica bloqueada e obriga-me a fechar o browser.

Já aconteceu isto a alguém?

O mais certo é isso não ter a ver com o UBUNTU, nem com o FIREFOX.
Quase de certeza que isso tem a ver com o PLUG-IN de FLASH que tens
instalado no FIREFOX.
Qual o UBUNTU 32bits ou 64bits? Se for de 32bits, instala a última versão
do FLASH do site da ADOBE. Se for de 64bits, tens de instalar uma versão
beta, que é um pouco mais complicada de instalar.

Trazer traz. A firewall está instalada e a funcionar. O que pelos vistos não
instalou de raiz foi o GUI para a firewall. O FEDORA instala também o GUI
de raiz.

O mais certo é isso não ter a ver com o UBUNTU, nem com o FIREFOX.
Quase de certeza que isso tem a ver com o PLUG-IN de FLASH que tens
instalado no FIREFOX.
Qual o UBUNTU 32bits ou 64bits? Se for de 32bits, instala a última versão
do FLASH do site da ADOBE. Se for de 64bits, tens de instalar uma versão
beta, que é um pouco mais complicada de instalar.

Existe um plugin para Firefox que eu uso que é a melhor forma de manter o plugin de Flash, chama-se Flash-Aid: https://addons.mozilla.org/en-US/firefox/addon/flash-aid/

Este plugin instala a versão correcta do plugin de Flash no sistema sem muita preocupação (consoante a arquitectura, seja 32 ou 64 bits), mas aconselho a ler as instruções ali na página dos add-ons ;)

Última edição:
Existe um plugin para Firefox que eu uso que é a melhor forma de manter o plugin de Flash, chama-se Flash-Aid: https://addons.mozilla.org/en-US/firefox/addon/flash-aid/

Este plugin instala a versão correcta do plugin de Flash no sistema sem muita preocupação (consoante a arquitectura, seja 32 ou 64 bits), mas aconselho a ler as instruções ali na página dos add-ons ;)

Bela ajuda pessoal!

Instalei esse add-on, testei com os sites problemáticos e o youtube já não encrava! [;)]

Bem, tenho de repetir uma resposta a este post...
Realmente este tópico está a ganhar adeptos. Ou melhor, o LINUX está a ganhar adeptos.
Muito bom.

apr:) apr:) apr:) apr:) apr:)

Como principiante tou a gostar bastante, é um sistema prático mais leve e seguro.

Claro que tem a desvantagem de alguns programas serem incompatíveis e só darem no Windows, mas o essencial está lá...

Trazer traz. A firewall está instalada e a funcionar. O que pelos vistos não
instalou de raiz foi o GUI para a firewall. O FEDORA instala também o GUI
de raiz.

Se está lá, não a encontro.

Além disso instalei 1 da lista e já li o tutorial dele e fiz o seguinte que aparece na imagem. É necesário fazer mais ou alguma coisa ou deixo estar assim?

Como principiante tou a gostar bastante, é um sistema prático mais leve e seguro.

Claro que tem a desvantagem de alguns programas serem incompatíveis e só darem no Windows, mas o essencial está lá...

Já somoso 2. Os 2 mais recentes aqui no fórum a fazer a mudança. [;)]

Se está lá, não a encontro.

Além disso instalei 1 da lista e já li o tutorial dele e fiz o seguinte que aparece na imagem. É necesário fazer mais ou alguma coisa ou deixo estar assim?

Já somoso 2. Os 2 mais recentes aqui no fórum a fazer a mudança. [;)]

Nem necessitavas de ter instalado o GUI.
O normal é deixar sair tudo, e não deixar entrar nada. E isso já vem assim por
omissão.

O port UDP que aí está (51413) é para o BIT TORRENT. Se não servires ficheiros
de TORRENT, podes remover esse acesso.

Resposta a:
http://forum.autohoje.com/off-topic/100491-problema-com-o-google-chrome-2.html#post1066012048

Estou a usar o ambiente de trabalho GNOME. Para mim o ambiente gráfico não me interessa muito, se é mais bonito ou mais feio. Interessa-me sim a facilidade de navegação no próprio computador.

Para já, não estou a considerar consideravelmente mais rápido que o w7, do que estou a gostar é da facilidade em ter acesso a programas através do centro e estou-me a divertir a experimentar alguns que me parecem bem interessantes e práticos e que para windows são normalmente pagos.

Por outro lado edição de texto lybreoffice parece-me muito mais fracote que o word, ainda não experimentei mais a fundo outros mas não acredito que eu me consiga habituar pelo menos lybreoffice calc, criei uma mini folhazita de calculo mas demorei o dobro do tempo do que no excel. 1º dia ainda não convertido.

1.
Ninguém é convertido a menos que o queira ser. Isto não é uma questão de alguém se
converter ou não. É apenas uma questão de escolher a ferramenta que melhor se adequa
às necessidades. E ninguém te impede de usar duas ferramentas, uma para umas necessidades,
e outra para outras necessidades.

2.
É natural que não aches mais rápido que o W7, afinal está a correr numa máquina virtual. Acho
que só conheço um SO que é mais rápido numa máquina virtual que fora dela: WINDOWS.
E a razão é simples, dentro de uma máquina virtual é possível descurar a segurança (ter as
actualizações desactivadas, e não instalar anti-vírus), porque podemos controlar melhor a
utilização (acessos), e se acontecer alguma coisa má basta repor uma cópia da máquina
virtual (convém ter uma antes de acontecer algo de mau).

3.
A principal diferença de desempenho não se encontra em dois sistemas acabados de instalar,
mas sim passado algum tempo, uma vez que o WINDOWS tem o problema de ir ficando mais
lento com o passar do tempo.

4.
OFFICE... não conheço o LIBRE, apenas o OPEN, mas penso que a diferença não será grande,
uma vez que o LIBRE é um fork do OPEN. Em relação ao da MICROSOFT, prefiro o OPEN,
pela simples razão que detesto as ribbons. Um menu e toolbar permitem-me usar as
funcionalidades com melhor produtividade.

De qualquer modo, mesmo que prefiras continuar com o WINDOWS, já fiquei bastante
satisfeito, porque já deu para notar que o LINUX te agradou pela positiva (ainda que não em
tudo). Ou seja, deu para notar que a tua opinião sobre o LINUX era pior que aquela que tens
agora. Isso é bom.

Voltar
Superior