O tópico do linux

Volto a repetir:

Não é boa ideia instalar drivers externos ao repositório.

Normalmente existem dependências entre os pacotes (como as que o Audigy
referiu), e ao instalar pacotes externos aos repositórios, essas dependências
deixam de ser asseguradas. Em qualquer momento uma actualização poderá
fazer com que o que foi instalado externamente ao repositório deixe de
funcionar. Neste caso (gráfica), é particularmente chato se deixar de funcionar.

Para os menos nerds e menos geeks, se instalaram os drivers proprietários da gráfica (oficiais da NVidia ou ATI para linux), o que acontece é que quando um novo kernel for instalado (ao actualizar o sistema) provavelmente vão ser levados directamente para o terminal "normal" do Linux, o que quer dizer que os drivers precisam de ser re-instalados. Aí colocam o utilizador e a password, vão à pasta onde colocaram o driver e "só" precisam de voltar a corrê-lo em modo "sudo". Basicamente é executar o comando "cd pasta_onde_esta_o_driver" para a pasta respectiva e executarem o ficheiro com o comando "sudo ./driver_da_gráfica" (o "./" é usado para garantir que estão a correr o ficheiro na pasta onde se encontram ;) ).

Pode acontecer o ficheiro não ser executável e aí há 2 soluções. Ou mudam as permissões do ficheiro para correr (após fazerem o "cd" para a pasta respectiva) com o comando "chmod +x ./driver_da_gráfica" (isto tornará o ficheiro correctamente executável). A 2ª solução é utilizarem o comando "sudo sh ./driver_da_gráfica".

(PS- A password pedida pelo comando "sudo" é a mesma do vosso user)

Diz-me aonde tenho de corrigir o código para desligar o touchpad?

1.
Estás a misturar o conteúdo de um ficheiro de configuração com comandos do LINUX.
Apenas o comando xinput é um comando. O resto é conteúdo de um ficheiro. Para
fazer essas alterações ao conteúdo, o ficheiro terá de ser editado (eu não ia já por
aí, esquece o conteúdo do ficheiro por enquanto).

2.
No comando, falta um espaço entre xinput e --set-prop
Portanto, tenta executar (onde fizeste tudo isso):

Código:
xinput --set-prop 'SynPS/2 Synaptics TouchPad' "Synaptics Off" 1

Faz copy & paste, para não te enganares.
Para fazer o paste na consola, faz SHIFT-CTRL-V.

1.
Estás a misturar o conteúdo de um ficheiro de configuração com comandos do LINUX.
Apenas o comando xinput é um comando. O resto é conteúdo de um ficheiro. Para
fazer essas alterações ao conteúdo, o ficheiro terá de ser editado (eu não ia já por
aí, esquece o conteúdo do ficheiro por enquanto).

2.
No comando, falta um espaço entre xinput e --set-prop
Portanto, tenta executar (onde fizeste tudo isso):

Código:

Faz copy & paste, para não te enganares.
Para fazer o paste na consola, faz SHIFT-CTRL-V.

Não fiz COPY/PASTE, escrevi exactamente como disseste e não deu erro mas também não apareceu mensagem nenhuma. Presumo que ficou executada a função.

Mais uma vez, obrigado. [;)]

A sério? Ainda não tinhas visto o XUPUNTU a cizento? Eu gosto assim porque é mais suave para a vista.

Ainda não escolhi o Chrome porque necessito do addon, PsicoTsi, no Firefox para o Hattrick. Ferramenta essa que não existe no Chrome.

Não fiz COPY/PASTE, escrevi exactamente como disseste e não deu erro mas também não apareceu mensagem nenhuma. Presumo que ficou executada a função.

(...)

Mas olha que é capaz de não ter resolvido o problema...
Porque onde está 'SynPS/2 Synaptics TouchPad' deverias ter colocado o nome do teu
touchpad.

Deverias ter executado o comando:
Código:
xinput --list

Este comando dá uma lista de valores, como os que indiquei:
http://forum.autohoje.com/off-topic/60117-o-topico-do-linux-67.html#post1065998026

E deverias ter usado o nome do touchpad que aparece no teu computador.
No meu caso seria:
Código:
xinput --set-prop 'ETPS/2 Elantech Touchpad' "Synaptics Off" 1
em vez de:
Código:

No teu caso tens de ver o que aparece.

recebi isto:
Olá a todos, CDs oferecidos pela Canonical à equipa Ubuntu-PT do Ubuntu 11.04 estão em Lisboa, e ainda há muitos para distribuir. Qualquer membro da comunidade Ubuntu que queira CDs para um evento, apresentar numa aula, "instalation party", distribuir na escola/universidade ou qualquer outra actividade relacionada com o Ubuntu e Software Livre pode pedir a quantidade pretendida enviando email: Endereço: locoteam ARROBA ubuntu-pt.org Assunto: "CDS NATTY" Se não puder fazer o levantamento dos CDs em Lisboa indique no email tal facto para acertar método de envio. Para referência, a encomenda recebida era composta por: Ubuntu: PC: 250 unid. Kubuntu: PC: 50 unid. Server PC: PC: 50 unid. Abraços Ubunteros,

Mas olha que é capaz de não ter resolvido o problema...
Porque onde está 'SynPS/2 Synaptics TouchPad' deverias ter colocado o nome do teu
touchpad.

Deverias ter executado o comando:
Código:
xinput --list

Este comando dá uma lista de valores, como os que indiquei:
http://forum.autohoje.com/off-topic/60117-o-topico-do-linux-67.html#post1065998026

E deverias ter usado o nome do touchpad que aparece no teu computador.
No meu caso seria:
Código:
xinput --set-prop 'ETPS/2 Elantech Touchpad' "Synaptics Off" 1
em vez de:
Código:

No teu caso tens de ver o que aparece.

O TOUCHPAD é esse mesmo, igual ao teu. Eu desliguei com aquele anterior código mas depois de reiniciar o portátil deixou de fazer efeito. Existe algum código para bloquea-lo para sempre ou vou ter que desmontar o portátil e desligar o fio dele?

Muito obrigado pela informação. Já fiz o download do Chrome e amanhã irei instalar os scripts e o psicotsi. [;)]

O TOUCHPAD é esse mesmo, igual ao teu. Eu desliguei com aquele anterior código mas depois de reiniciar o portátil deixou de fazer efeito. Existe algum código para bloquea-lo para sempre ou vou ter que desmontar o portátil e desligar o fio dele?
(...)

Experimenta o comando mas com o nome correcto do touchpad.
Deveria ficar gravado no tal ficheiro. Senão, é editar o ficheiro e colocar lá a linha que te
indiquei, no local que te indiquei.

Ficheiro:
/usr/share/X11/xorg.conf.d/50-synaptics.conf
(edita com um editor de texto simples, nada de openoffice)

Coloca a linha:
Código:
    Option "TouchpadOff" "1"

Em:
Código:
Section "InputClass"
        Identifier "touchpad catchall"
        Driver "synaptics"
        MatchIsTouchpad "on"
        MatchDevicePath "/dev/input/event*"
EndSection

De modo a ficar:
Código:
Section "InputClass"
        Identifier "touchpad catchall"
        Driver "synaptics"
        MatchIsTouchpad "on"
        MatchDevicePath "/dev/input/event*"
        Option "TouchpadOff" "1"
EndSection

Isto deverá resolver o problema definitivamente.

Desculpa-me, mas sou um bocado leigo em código. Eu tentei assim:

Como começo a colocar o código? :confused:

Não.
Editar o ficheiro com um editor de texto simples (como o notepad do windows).
Só não te dou o nome de um editor, porque não sei o que tens instalado.
Terás o gedit? Não sei.

E o nome ficheiro e path é igual ao que escrevi. Não substituis /usr/ pelo nome do
utilizador. /usr é um directório no LINUX.

Não.
Editar o ficheiro com um editor de texto simples (como o notepad do windows).
Só não te dou o nome de um editor, porque não sei o que tens instalado.
Terás o gedit? Não sei.

E o nome ficheiro e path é igual ao que escrevi. Não substituis /usr/ pelo nome do
utilizador. /usr é um directório no LINUX.

Além do processador de texto só tenho o programa de notas.

Já experimentaste o xinput com o nome do teu touchpad?
É capaz de ser mais simples do que andares a editar ficheiros do sistema...

Experimentei este comando que serviu até quando desliguei o sistema. Na inicialização a seguir deixou de fazer efeito.

Voltar
Superior