O tópico do linux

Do que consegui apanhar, sim.

Yah. É natural que te sintas satisfeito com ele. É o que está com a melhor relação
desempenho / qualidade. O problema é que vai acabar. Por isso, muito provavelmente
terei de mudar para XFCE.
KDE4, UNITY e GNOME3 estão pesados demais à custa dos eye-candy.
XFCE e LXDE estão mais despidos para conseguirem melhor desempenho em máquinas
mais antigas.
GNOME 2 estava no "ponto". Enfim...

Parece-me tudo bem...
Não vejo nada de errado.

Estava a brincar. [;)]

Correu tudo bem com a instalação e o touchpad não está a intreferir na utilização do rato. :) E claro, mostra que já estava a aceder a net apartir do XUBUNTU!

Já instalei poucas coisas mas tenho a informação que tenho 108 updates para realizar. É necessário faze-los a todos?

Mais uma vez obrigado pela ajuda, Nuno. [;)]

PS: Ainda tentei colocar o código para bloquear o touhpad mas não foi necessário faze-lo.

EDIT: Tenho a informação para instalar 108 updates, é necessário instala-los a todos?
E já falei com o meu pai e ele aceitou instalar o XUBUNTU no pc da minha irmã.

Última edição:
Estava a brincar. [;)]

Correu tudo bem com a instalação e o touchpad não está a intreferir na utilização do rato. :) E claro, mostra que já estava a aceder a net apartir do XUBUNTU!

Já instalei poucas coisas mas tenho a informação que tenho 108 updates para realizar. É necessário faze-los a todos?

Mais uma vez obrigado pela ajuda, Nuno. [;)]

PS: Ainda tentei colocar o código para bloquear o touhpad mas não foi necessário faze-lo.

Sim, convém fazer sempre os updates todos, ainda que às vezes criem bugs em lugar de
corrigi-los (é raro, mas acontece, tal como no Windows).
O objectivo em ter o sistema actualizado é evitar exploits que possam colocar a segurança
do sistema em risco. Além disso, a maioria dos pacotes tem tamanhos na ordem dos KiB,
pelo que são actualizações sempre rápidas, e não atrasam o sistema como nos updates do
Windows.

E então? O sistema, é rápido?
Já experimentaste o OPENOFFICE ou o LIBREOFFICE?
Também podes instalar o GOOGLE CHROME, que é mais rápido (muito) que o FIREFOX.

Agora que estou a ter uma utilização mais verdadeira com o Linux (Mint) posso dizer que está a ser bastante mais positiva do que a última tentativa. Ainda assim, não consigo afastar a ideia de que o portátil não está tão rápido como devia, uma vez que no Win7 a performance era no mínimo idêntica e em vários aspectos até superior, principalmente no que diz respeito a animações. Já instalei os drivers ati que ele aconselhou no primeiro boot mas ainda assim tudo parece muito "choppy". Alguma ideia do que posso fazer para pôr isto mais suave?

Sim, convém fazer sempre os updates todos, ainda que às vezes criem bugs em lugar de
corrigi-los (é raro, mas acontece, tal como no Windows).
O objectivo em ter o sistema actualizado é evitar exploits que possam colocar a segurança
do sistema em risco. Além disso, a maioria dos pacotes tem tamanhos na ordem dos KiB,
pelo que são actualizações sempre rápidas, e não atrasam o sistema como nos updates do
Windows.

E então? O sistema, é rápido?
Já experimentaste o OPENOFFICE ou o LIBREOFFICE?
Também podes instalar o GOOGLE CHROME, que é mais rápido (muito) que o FIREFOX.

Já comecei a correr a instalação dos updates e descobri lá o update do touchpad que tirei o "visto" dele para não ser instalado, que depois de instalado poderá provocar problemas.

Até ao momento, o sistema está rápido e ainda não descobri o OPENOFFICE ou o LIBREOFFICE. Qual deles o melhor?

Já passei alguns documentos do backup e daqui a pouco vou ver qual é o programa que irá abrir um documento.

NEcessitava de instalar um programa, não comercial, mas ele só é compativel com ambiente windows. Como é que achas possa contornar o problema?

O CHROME usa os mesmos addons ou tem parecidos que o Firefox?

Aonde tenho de ir para instalar o "codecs" para o leitor ler os ficheiros mp3 e etc...?

Não instalei a actualização do touchpad e tenho sempre o alerta para o fazer. Não o instalo porque tenho receio que a instalação origine que ele fique actualizado e assim complicar o movimento do rato. Depois disso não sei se o botão de bloquea-lo que tenho o teclado irá funcionar neste O.S.

PS: Experimentei os outros botões do mesmo género e não funcionam. Isto quer dizer que esse botão não irá funcionar.

Última edição:
Agora que estou a ter uma utilização mais verdadeira com o Linux (Mint) posso dizer que está a ser bastante mais positiva do que a última tentativa. Ainda assim, não consigo afastar a ideia de que o portátil não está tão rápido como devia, uma vez que no Win7 a performance era no mínimo idêntica e em vários aspectos até superior, principalmente no que diz respeito a animações. Já instalei os drivers ati que ele aconselhou no primeiro boot mas ainda assim tudo parece muito "choppy". Alguma ideia do que posso fazer para pôr isto mais suave?

Não conheço o MINT.
Não sei até que ponto estará com os pacotes todos bem actualizados.

Normalmente recomendo apenas UBUNTU, FEDORA, CENTOS e REDHAT. Os dois
primeiros para "desktops", e os dois últimos para servidores. A razão é simples,
estas distribuições têm os pacotes mais actualizados ("desktops") e estáveis
(servidores).

Se puderes experimentar XUBUNTU ou FEDORA 14 (atenção, terá de ser a versão
14 do FEDORA, para teres GNOME2), em versão LIVE (arrancando de um CD) para
não teres de instalar tudo, apesar de ficar mais lento no acesso aos ficheiros,
deverá dar para ver se a fluidez dos gráficos é melhor ou não.

Se o desempenho gráfico for mais fluído em XUBUNTU ou FEDORA 14 que em MINT,
tens aí a razão, e às tantas será melhor optar por uma dessas distribuições, em
lugar de uma que não será tão actualizada como as outras.

Basta ver que em FEDORA chego a ter vários updates por semana (também porque
tenho muita coisa instalada).

Acho que o Mint vai buscar muita coisa a Ubuntu, pelo menos a esmagadora maioria dos packages dos updates que me apareceram eram ****.ubuntu.***.
Entretanto já andei a pesquisar na net e encontrei um repositório com "drivers" mais recentes, mas continua igual, vou ver como se safa no Xubuntu e nesse Fedora então, quando puder.

EDIT: As specs do meu laptop são
Intel Dual Core T3200
3GB Ram
ATI HD340

Suponho que não deveria ter problemas a correr estas animações...

Última edição:
Já comecei a correr a instalação dos updates e descobri lá o update do touchpad que tirei o "visto" dele para não ser instalado, que depois de instalado poderá provocar problemas.

Até ao momento, o sistema está rápido e ainda não descobri o OPENOFFICE ou o LIBREOFFICE. Qual deles o melhor?

Já passei alguns documentos do backup e daqui a pouco vou ver qual é o programa que irá abrir um documento.

NEcessitava de instalar um programa, não comercial, mas ele só é compativel com ambiente windows. Como é que achas possa contornar o problema?

O ideal é instalar sempre o que existe no repositório oficial. Ou seja, procura no
"ADD/REMOVE SOFTWARE" por OFFICE, e vê qual é o que existe na tua distribuição.

Se encontrares o LIBREOFFICE, instala esse. Se encontrares o OPENOFFICE, então
instala este.
Basicamente são iguais. As diferenças são muito poucas. O LIBREOFFICE é um
fork do OPENOFFICE, que surgiu porque a SUN foi comprada pela ORACLE, e houve
pessoal do projecto OPENOFFICE que achou que a ORACLE não iria ter o mesmo
empenho no OPEN SOURCE que a SUN, pelo que decidiu criar um projecto externo.
LibreOffice - Wikipedia, the free encyclopedia

Qual é o programa para Windows?
É recente? Antigo? Complexo? Simples?

Eu não aconselho a correr nenhum programa para Windows dentro do LINUX.
Até pode acontecer existir uma alternativa OPEN SOURCE para esse programa.
Nesse caso é o ideal.

Primeiro, nem tudo para Windows é possível correr em LINUX, e depois, fica muito
mais lento.

Acho que o Mint vai buscar muita coisa a Ubuntu, pelo menos a esmagadora maioria dos packages dos updates que me apareceram eram ****.ubuntu.***.
Entretanto já andei a pesquisar na net e encontrei um repositório com "drivers" mais recentes, mas continua igual, vou ver como se safa no Xubuntu e nesse Fedora então, quando puder.

Não é boa ideia instalar quaisquer drivers que não venham com a distribuição.
Podem deixar de funcionar a qualquer momento.
O LINUX não é como o Windows, em que 99% do que se instala é externo à Microsoft.
Aqui deve ser o contrário. Instalar coisas externas à distribuição deve ser a excepção,
e não a regra.
Se instalares componentes externas à distribuição corres o risco de não existirem
actualizações, ou se serem actualizações incompatíveis, ou até de estares a
instalar "malware".

Se nos limitarmos a repositórios oficiais das distribuições, é o ideal. Se tal não for
possível, o ideal é usar um outro repositório "RECONHECIDO" pela distribuição, que
contenha o que necessitamos. A última alternativa deverá ser SEMPRE a instalação
de um pacote do qual se fez o download da Internet.

Intel Dual Core T3200
3GB Ram
ATI HD340

Sim, isso deveria ser pacífico.
Nem descobri nenhum problema relacionado com essa gráfica...
A última referência é de 2007, pelo que não deveria haver nenhum problema em
2011.

O CHROME usa os mesmos addons ou tem parecidos que o Firefox?

Aonde tenho de ir para instalar o "codecs" para o leitor ler os ficheiros mp3 e etc...?

Não instalei a actualização do touchpad e tenho sempre o alerta para o fazer. Não o instalo porque tenho receio que a instalação origine que ele fique actualizado e assim complicar o movimento do rato. Depois disso não sei se o botão de bloquea-lo que tenho o teclado irá funcionar neste O.S.

PS: Experimentei os outros botões do mesmo género e não funcionam. Isto quer dizer que esse botão não irá funcionar.

Instala o CHROME. Ficas sempre com o FIREFOX disponível, caso prefiras.
Google Chrome - Obtenha um navegador novo e rápido. Para PC, Mac e Linux

Os CODECs já tinha colocado para trás. É um repositório adicional.
Os repositórios oficiais não costumam ter funcionalidades para software proprietário.
Normalmente costumam estar em repositórios adicionais.

Actualiza o touchpad. É preferível ter o software actualizado, e desactivar manualmente
se for caso disso. Ou então, simplesmente DESINSTALA esse pacote do TOUCHPAD.
Ou ignora:
http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=227088&highlight=disable+update+manager

Quanto aos outros botões... também acho estranho não funcionarem.
Qual é o computador?
Seja como for, acho que dá para programar os botões de não estejam definidos de
origem.
https://help.ubuntu.com/community/MultimediaKeys
http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=719186

Última edição:
O ideal é instalar sempre o que existe no repositório oficial. Ou seja, procura no
"ADD/REMOVE SOFTWARE" por OFFICE, e vê qual é o que existe na tua distribuição.

Se encontrares o LIBREOFFICE, instala esse. Se encontrares o OPENOFFICE, então
instala este.
Basicamente são iguais. As diferenças são muito poucas. O LIBREOFFICE é um
fork do OPENOFFICE, que surgiu porque a SUN foi comprada pela ORACLE, e houve
pessoal do projecto OPENOFFICE que achou que a ORACLE não iria ter o mesmo
empenho no OPEN SOURCE que a SUN, pelo que decidiu criar um projecto externo.
LibreOffice - Wikipedia, the free encyclopedia

Qual é o programa para Windows?
É recente? Antigo? Complexo? Simples?

Eu não aconselho a correr nenhum programa para Windows dentro do LINUX.
Até pode acontecer existir uma alternativa OPEN SOURCE para esse programa.
Nesse caso é o ideal.

Primeiro, nem tudo para Windows é possível correr em LINUX, e depois, fica muito
mais lento.

Vai ser instalado o PENOFFICE.

O programa em auestão é do género de uma enciclopédia que usa um sistema gráfico simples e nada complexo.

Mais uma coisa, aonde posso encontrar as actualizações pode ouvir mp3 e ver filmes?

Última edição:

Intel Dual Core T3200
3GB Ram
ATI HD340

A ATI nunca foi muito boa no que toca a optimização em OpenGL. No entanto experimenta o Catalyst 11.6 da ATI(datado de 6/15/2011):
http://www2.ati.com/drivers/linux/ati-driver-installer-11-6-x86.x86_64.run

[;)]

Verifica se tens estes packages:

• XFree86-Mesa-libGL
  • libstdc++
  • libgcc
  • XFree86-libs
  • fontconfig
  • freetype
  • zlib
  • gcc
Acho que fui ao sítio certo para ver se tenho (Synaptic package manager) e a maior parte não me aparece lá como instalado. E há uma ou outra que não me aparecem só por esse nome.

EDIT: Entretanto instalei um joguito que me parecia puxar algo pelos gráficos e correu bem. Se calhar esta falta de suavidade nas transições/animações é mesmo assim e eu é que estou com preciosismos :)

Última edição:
Acho que fui ao sítio certo para ver se tenho (Synaptic package manager) e a maior parte não me aparece lá como instalado. E há uma ou outra que não me aparecem só por esse nome.

EDIT: Entretanto instalei um joguito que me parecia puxar algo pelos gráficos e correu bem. Se calhar esta falta de suavidade nas transições/animações é mesmo assim e eu é que estou com preciosismos :)

Quanto ao edit, alguma lentidão em 2D pode ser justificada por uma má implementanção do sistema PowerPlay.

Já quanto aos packages, instala todos os que faltam e verifica quais requerem versões especificas. Corre também:
Código:
xorg -configure
de modo a criar o xorg.conf.

Voltar
Superior