a minha espectativa é fazer tudo o que faço actualmente com o xp mas com melhor performance. apenas isso. seja tratamento de imagem avançada, seja gravação e edição de faixas de som, seja a converter vídeo ou a jogar flight simulator. não me interessa grandes visuais, quanto menos melhor. (e não começou bem a congelar 2 vezes e a não encerrar)
por exemplo, como uso o scaner? o software que vem com ele e gosto de usar não da...
outra coisa, não consegui chegar as resoluções do monitor nem características da placa gráfica para acertar o monitor.
em parte acho que para um sistema simplificado, precisa de muito trabalho inicial para ficar no ponto
Em LINUX não corres software do WINDOWS.
Eu disse isto logo no início, quando apareceu pessoal a dizer que era possível correr software
do WINDOWS com o WINE.
O WINE existe. E até funciona. Mas nem todo o software corre. E o que corre... não corre...
coxeia.
Para correr software WINDOWS numa máquina com LINUX o ideal é usar máquina virtual. Ou
seja, instalar o WINDOWS numa máquina virtual que corre em LINUX. Ou então (melhor
ainda, usar dual boot).
Mas nenhuma destas soluções é viável para máquinas antigas. Primeiro porque dual boot não
melhora o desempenho do WINDOWS. Depois porque uma máquina virtual é normalmente
mais lenta que o sistema não virtualizado (embora no modo que o uso acabe por ser mais
rápido porque dispenso as actualizações do windows e o anti-vírus), mas pior que isso:
necessita de uma máquina com mais memória que um sistema não virtualizado (tem 2 a
correr). E por último porque o WINE é apenas uma solução de recurso final que eu não
aconselho mesmo nada.
O teu exemplo do scanner é igual ao exemplo da banda larga móvel.
1. Não há drivers nem software do fabricante a instalar como no WINDOWS.
2. O LINUX já tem lá tudo.
3. Basta procurar no repositório.
4. Normalmente o repositório tem várias soluções para um mesmo problema, basta escolher
a que agradar mais.
No LINUX existe uma opção do tipo ADD/REMOVE SOFTWARE do WINDOWS. Todo o
software está aí. Desde ferramentas gráficas, de vídeo, de som, de texto, jogos, etc., está
tudo aí (o que não está são excepções, e normalmente porque não são boas opções).
Em lugar de procurar na Internet (como fazem para o WINDOWS), têm de se habituar a
procurar sempre primeiro no repositório. Normalmente o que procuram está lá.
Às vezes procuro primeiro na Internet (para ver screenshots da aplicação), e depois de saber
bem o que quero experimentar, coloco o nome da aplicação na pesquisa do repositório e
marco para download. Está feito. Com actualizações sempre que as houver. É a vantagem
maior deste modo de ter o software: não é apenas o sistema operativo que tem actualizações,
é todo o software.
A nível do display, tens um control panel, como no WINDOWS. Se nenhuma das opções
te permitir fazer o que queres, experimenta procurar por display no repositório de software.
O mais certo é haver qualquer coisa que permita fazer o que queres.
Ou então, procura na Internet com o teu hardware. Tipo:
XUBUNTU 11.04 display + marca e modelo do teu hardware (monitor e/ou placa gráfica)
Foi assim que vi isso da placa de som.
XUBUNTU (ou UBUNTU) creative audigy
É bastante simples. A maioria dos problemas têm soluções simples. A vantagem do OPEN
SOURCE é que qualquer pessoa pode corrigir um problema, e dizer aos outros como corrigir.